You are on page 1of 14

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CAMPUS DE CAMPO MOURO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Produ??o de Serapilheira

CAMPO MOURO - PR Maio de 2010

Andria de Freitas Gouveia Mariana S. Perez Pmela Servat

Produo de Serapilheira

Relatrio elaborado como um dos requisitos de avaliao da disciplina de Ecossistemas. Com a Professora: Dbora Cristina de Souza 2 Perodo do Curso de Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus de Campo Mouro.

CAMPO MOURO PARAN

SUMRIO RESUMO........................................................................................................03 INTRODUO................................................................................................04 REVISO BIBLIOGRFICA...........................................................................05 MATERIAIS E MTODOS..............................................................................07 RESULTADOS E DISCUES......................................................................08 CONCLUSO...................... ..........................................................................11 BIBLIOGRAFIA...............................................................................................12

5 Resumo O experimento iniciou-se no dia dezesseis de maro de 2010, na qual adrentramos a mata para coleta da primeira amostra de serrapilheira. Demarcou-se uma rea de 50 x 50cm, em seguida, a rea foi coberta com um sombrite de rea 75 x 75 cm, para possibilitar a anlise da quantidade da entrada de serapilheira no local. O material coletado foi separado, embalado e pesado, e posteriormente devolvido mata. As datas de coleta foram: dezesseis de maro, vinte de abril e dezoito de maio. O local em estudo foi avaliado de forma mensal, na qual era recolhido os sacos e o material depositado no sombrite, para se realizar a pesagem dos mesmos, e, em segiuda eram devolvidos ao local de origem (o material depositado no sombrite era pesado e aps, descartado). Houve perda de biomassa do incio ao trmino do experimento. As folhas apresentaram perda de 62,57% em relao primeira pesagem, os caules de 58,83%, as razes 46,05%, as sementes 30% e os animais 25%.

Introduo A serrapilheira depositada sob os solos florestados compreende a camada mais superficial, sendo formada por folhas, fragmentos de cascas, galhos, flores, frutos, etc., que exercem inmeras funes para o equilbrio e dinmica desses ecossistemas. Este material protege o solo contra as elevadas temperaturas, armazena grande quantidade de sementes e abriga uma abundante diversidade de microrganismos que atuam diretamente nos processos de decomposio e incorporao do material fornecendo nutrientes ao solo. O estudo da ciclagem de nutrientes minerais via serrapilheira, fundamental para o conhecimento da estrutura e funcionamento de ecossistemas florestais. Parte do processo de retorno de matria orgnica e de nutrientes para o solo florestal se d atravs da produo de serapilheira, sendo esta considerada o meio mais importante de transferncia de elementos essenciais da vegetao para o solo. Os ecossistemas florestais tropicais apresentaram produo contnua dessa camada no decorrer do ano, sendo que a quantidade total produzida nas diferentes pocas depende do tipo de vegetao estudada. O conhecimento do comportamento das espcies em um ecossistema estvel, diante das variaes sazonais de clima, primordial para se estabelecer planos e programas de recuperao de reas degradadas. A importncia de se avaliar a produo de serrapilheira est na compreenso dos reservatrios e fluxos de nutrientes, nestes ecossistemas, os quais se constituem na principal via de fornecimento de nutrientes, por meio da mineralizao dos restos vegetais.
A serrapilheira pode servir de abrigo, camuflagem para muitos animais, como cobras, aranhas, sapos, etc., onde tambm outros, como as aves podem formar seus ninhos escondidos entre as folhas. Os solos das florestas so frteis devido esse processo de decomposio da serrapilheira, se a cobertura vegetal for tirada, o solo empobrece, alm disso, juntamente com a vegetao, a serrapilheira permite que a gua da chuva penetre lentamente no solo, sem causar eroso, sendo assim absorvida, contribuindo para formao dos lenis freticos.

O presente experimento objetiva avaliar o potencial da deposio do material formado da serrapilheira em uma rea situada em frente a Universidade Tecnolgica Federal do Paran, campus Campo Mouro. Reviso Bibliogrfica

Em todas as tipologias florestais, sabe-se que a produo de serrapilheira representa o primeiro estgio de transferncia de nutrientes e energia da vegetao para o solo, pois a maior parte dos nutrientes absorvidos pelas plantas retorna ao piso florestal por meio da queda de serapilheira ou lavagem foliar (CARPANEZZI, 1997).

A serrapilheira importante por atuar na superfcie do solo como um sistema de entrada e sada, recebendo entradas via vegetao e, por sua vez, decomposta supre o solo e as razes com nutrientes e matria orgnica, sendo essencial na restaurao da fertilidade do solo. Conforme Montagnini & Jordan (2002), as condies climticas e a ao microbiana na decomposio da serrapilheira so os principais processos de ciclagem de nutrientes em um ecossistema florestal. Vrios fatores biticos e abiticos afetam a produo de serrapilheira, tais como; tipo de vegetao, altitude, latitude, precipitao, temperatura, regimes de luminosidade, relevo, deciduosidade, estgio sucessional, disponibilidade hdrica e caractersticas do solo. Dependendo das caractersticas de cada ecossistema um determinado fator pode prevalecer sobre os demais. Dentre os fatores, Mason(1980) e Bray e Gorham (1964) afirmaram que, sem dvida, o clima o mais importante. De acordo com Bray e Gorham (1964), temperaturas elevadas, maior durao no perodo de crescimento e maior quantidade de insolao constituem-se nos fatores climticos mais relevantes para a produo de serapilheira. Os mesmos autores acrescentaram que, de maneira geral, a serrapilheira composta de 60 a 80% de folhas, 1 a 15% de ramos e 1 a 25 % de casca. A precipitao juntamente com temperaturas elevadas, so os principais fatores a influenciar proporcionalmente de forma direta o processo de decomposio da serrapilheira. Diferentes ecossistemas florestais depositam diferentes quantidades de serrapilheira que tambm podem apresentar diferentes propores de fraes constituintes. De acordo com Haag (1985), essas diferenas advm do ciclo biolgico, das condies climticas, entre outros fatores. uma das principais fontes de matria orgnica do solo. Uma vez formada no solo a decomposio desta matria orgnica acontece mais lentamente; porm, uma das maiores fontes de carbono no solo. O carbono

que no liberado para a atmosfera incorporado no hmus do solo, ou solubilizado na gua de percolao. Os organismos mortos, que compe esse material, so decompostos em partculas grandes, da em partculas menores e, finalmente, em pequenas molculas, como dixido de carbono, gua e componentes minerais. Essa decomposio representa um processo essencial na manuteno dos teores de nutrientes do solo e na reciclagem dos compostos da serapilheira, sendo um fator que influencia a fertilidade de solos e o funcionamento de ecossistemas florestais, especialmente, em regies de solos muito intemperizados como os tropicais (VALENTINI, 2004).

Materiais e Mtodos

A mata em anlise situa-se em frente a Universidade Tecnolgica Federal do Paran, localizada no municpio de Campo Mouro. Apresenta clima subtropical mido mesotrmico, com veres quentes e geadas pouco freqentes, com tendncia de concentrao das chuvas nos meses de vero, sem estao seca definida. A mdia das temperaturas dos meses mais quentes superior a 22 graus centgrados e a dos meses mais frios inferior a 18 graus centgrados. Os ndices pluviomtricos apresentam-se em mdia entre 1.400mm e 1.500mm por ano. apresenta clima subtropical mido, com veres quente e chuvosos, e invernos rigorosos de secos. A mdia das temperaturas dos meses mais quentes superior a 22 C e a dos meses mais frios inferior a 18C. O experimento iniciou-se no dia dezesseis de maro de 2010, na qual adrentramos a mata para coleta da primeira amostra de serapilheira. De incio, demarcou-se uma rea de 50 x 50cm, e, com o auxlio de uma p coletora, recolheuse a serapilheira daquele local, na qual foi armazenada em um recipiente de plastico, em seguida, a rea foi coberta com um sombrite de rea 75 x 75 cm, para possibilitar a anlise da quantidade de serapilheira a anlise da entrada de serrapilheira no local. J na Universidade, o material coletado foi separado de tal forma: folhas, caule, frutos, razes e animais, na qual foram embalados em sacos, e aps, realizou-se a pesagem, feita por intermdio de uma balana analtica.(os sacos tambm foram pesados enquanto ainda vazios, para que se obtivesse o peso dos componentes com mais exatido). Feito isso, levou-se os sacos mata, para deix-los submetidos as mesmas condies, e assim analizar se houve ganho ou perda de biomassa nas prximas pesagens. O local em estudo foi avaliado de forma mensal, na qual era recolhido os sacos e o material depositado no sombrite, para se realizar a pesagem dos mesmos, e, em segiuda eram devolvidos ao local de origem (o material depositado no sombrite, era pesado e aps, descartado). Monitorou-se durante 3 meses a quantidade de biomassa da serapilheira, devido a incidentes ocorridos.

Resultados e discuses

A decomposio da serrapilheira ocorre pela ao dos microrganismos decompositores de matria orgnica, na qual encontra-se em diferentes estgios. A quantidade disponibilizada desses nutrientes depende da velocidade de decomposio que, por sua vez, depende, de outros fatores, como a composio da serapilheira, temperatura, pH do solo, precipitao pluviomtrica e da qualidade do stio. Analisando o clima, a qualidade da

serapilheira e a fauna do solo como determinantes no processo de decomposio, observa-se que atravs a biomassa do compostos vai diminuindo.
A primeira pesagem realisou-se no dia desesseis de maro de 2010, o ambiente era quente, mido com vegetao baixa, pouco sol, o solo apresentava-se mido e escuro, muitos arbustos pouco espalhados, com presena de humus, fungos e animais de pequeno porte. Os dados colhidos no primeiro dia apresentam-se na tabela 1. Componentes da Serrapilheira Caule Folhas Razes Sementes Animais 82,95 81,35 3,80 1,00 0,20 Massa do Componente (g)

Tabela 1: Massas da pesagem do 16/03/2010 A segunda pesagem, foi realizada no dia vinte de abril de 2010, sobre o sombrite havia uma pequena camada de serrapilheira que ali depositou-se no intervalo de tempo que foi realizado a primeira pesagem. A tabela 2 representa os valores colhidos nesse dia.

11 Tabela 2: Massas da pesagem do dia 20/04/2010 Componentes da Serrapilheira Massa do Componente (g) Caule Folhas Razes Sementes Animais Folhas depositadas no sombrite Caule depositado no sombrite 46,85 35,70 2,50 0,75 0,20 9,0 10,30

A terceira e ltima pesagem realizou-se no dia dezoito de maio de 2010, dia estava chuvoso e, o material coletado encontrava-se bastante mido, devido a isso, precisou-se utilizar a estufa, e a pesagem foi feita no dia posterior a este. Segue abaixo a tabela 3. Tabela 3: Massas da pesagem do dia 19/05/2010. Componentes da Serrapilheira Massa do Componente (g) Caule Folhas Razes Sementes Animais Folhas depositadas no sombrite Caule depositado no sombrite 34,15 30,45 2,05 0,70 0,15 13,55 8,30

No estudo, nota-se que houve perda de biomassa do incio ao trmino do experimento, fato esse explicado devido s diferenas entre as caractersticas funcionais de cada componente. Para analisar a decomposio foi calculada a porcentagem de perda de biomassa, na qual apresentou valores diferenciados, pois h distino na capacidade de decomposio de cada elemento da serrapilheira. As folhas apresentaram perda de 62,57% em relao primeira pesagem, os caules de 58,83%, as razes 46,05%, as sementes 30% e os animais 25%.

A anlise foi feita mensalmente devido a um erro de pesagem na segunda data (substituda posteriormente) de coleta e anlise da serrapilheira j contida nos saquinhos coletados na primeira data. A experincia a princpio deveria ser feita quinzenalmente, contudo devido a este problema foi realizada no intervalo de trinta dias. No entanto pode-se analisar a partir da os valores possveis de perda de serrapilheira se fosse no intervalo de quinze dias, pois mesmo com condies abiticas diferentes, no alterariam em grandes porcentagens as taxas de perda de biomassa.

13

Concluso A metodologia empregada para estudar a decomposio de serrapilheira foi satisfatria e propiciou uma boa estimativa da perda de biomassa analisada na mata em estudo. As taxas de decomposio se correlacionam significativamente com os fatores edafoclimticos, sendo os mais considerveis: a chuva e a temperatura na qual agilizam a velocidade da decomposio da serrapilheira. Verificou-se no decorrer do experimento que a taxa de decomposio foi mais acentuada no perodo entre a primeira e a segunda pesagem, possivelmente, devido as altas temperaturas climticas, que mudaram significativamente da segunda para a terceira pesagem.

Bibliografia http://www.unemat.br/revistas/rcaa/docs/vol5/7_artigo_v5.pdf - Acessado dia 19/05 http://www.scielo.br/pdf/rarv/v29n4/a08v29n4.pdf - Acessado dia 19/05 http://www.seb-ecologia.org.br/viiiceb/pdf/1767.pdf - Acessado dia 19/05 http://www.iflorestal.sp.gov.br/publicacoes/Serie_registros/IFSerReg31/Alan.pdf Acessado dia 19/05 - LANDBERG, J.J.; GOWER, S.T. 1997. Applications of physiological ecology to forest management. San Diego: Academic Press. p.19-50.

You might also like