You are on page 1of 2

Curso bsico de sonoplastia Introduo Este estudo tem o objetivo de treinar pessoas interessadas em executar a funo de sonoplasta atravs

da socializao de algumas informaes bsicas para o funcionamento do som na igreja. Perfil do sonoplasta. O Sonoplasta deve ser paciente, calmo, interativo, que sabe ouvir as pessoas envolvidas no seu trabalho, disposto, inovador, interessado, descomplicado, compromissado e a caracterstica mais valorizada saber servir nos bastidores sem querer aparecer mais que aquele que est sendo beneficiados com o seu trabalho, em nosso caso cantores, instrumentistas e pregadores. Nomenclaturas bsicas da rea. Caixa Ativa x Passiva: As caixas ativas: So aquelas que tm amplificador embutido recomendadas para som de mdio e baixo porte elas possuem mixagem individualizada na prpria caixa, caixa ativa tem que ligar mesa e na energia eltrica. As caixas passivas: So as tradicionais e mais comuns que usam amplificador externo; essas caixas dependendo da configurao de potncia so usadas em qualquer tipo de evento e sua mixagem feita somente pela mesa de som. Para melhor compreendermos sobre esse assunto que envolve instrumentos e equipamentos de udio devemos ter a seguinte percepo: Instrumentos ativos e passivos: Ativos so aqueles que necessitam de uma bateria 9v para funciona e o passivo funcionam sem energia extra. Curiosidade: O que melhor? Ativo ou o passivo? R: No caso do instrumento vai da preferncia de cada msico, pois a diferena de ativo para passivo d-se pela diferenciao de timbre e funcionalidade sonora do instrumento e quanto caixa, depende da proposta do evento, do profissional que manuseia ou da idia de custo beneficio que cada um tem.

Direct boxes: Tambm conhecidos como DIs, so dispositivos usados para alterar o sinal de sada de uma fonte sonora, mudando seu nvel e impedncia, de forma a adequ-los entrada do mixer, permitindo a conexo de instrumentos musicais eletrnicos a um sistema de som.

You might also like