You are on page 1of 15

A dimenso tica da responsabilidade social nas organizaes

Maria de Ftima Arajo Frazo


Mestre em Administrao Estratgia pela UNIFACS, Professora da Faculdade Batista Brasileira. Professora da Faculdade da Cidade do Salvador e da UNIRB. E-mail: fatimafrazao@ig.com.br

Silvana Salomo Costa.


Administradora de Empresas

Fernanda Nassif de Oliveira Neves


Administradora de Empresas

Resumo A sociedade contempornea tem exigido das organizaes um comportamento tico no somente nos aspectos do cumprimento de suas obrigaes legais, do respeito aos consumidores e aos concorrentes, ao no uso de suas influncias para benefcio prprio, entre outros. Ao gerir seus negcios pautados em padres ticos que agreguem valor para a sociedade e que contribuam para o desenvolvimento e o bem-estar social, ela assume um papel mais amplo, transcende sua vocao que gerar lucros e indica ser socialmente responsvel. Este artigo analisa a dimenso tica da Responsabilidade Social nas organizaes, por meio de uma pesquisa bibliogrfica em literatura e da observao indireta sobre o tema, apresentando os aspectos conceituais da Responsabilidade Social e da tica, buscando o entendimento e as diferenas das diversas abordagens que indicam um novo modelo de organizao contempornea socialmente responsvel, pressupondo a participao dessa no desenvolvimento social, econmico e do meio ambiente, no relacionamento com os stakeholders, - clientes, acionistas, fornecedores, prestadores de servios, funcionrios, no desenvolvimento de atividades para preservar os recursos naturais disponveis e utilizados, na melhoria da qualidade de vida da sociedade, no apoio s entidades comunitrias e em todo o ambiente em que est inserida. Destaca-se o fato de que, a Responsabilidade Social pode ser entendida como uma forma de gesto que contribuir para transformar a realidade social e imprimir mais tica e transparncia nos negcios. Palavras-chave: Responsabilidade Social. tica. Organizao. Gesto. Stakeholders.

The ethical dimension of social responsibility in organizations


Abstract Contemporary society demands that organizations behave ethically in fulfilling their legal obligations, in respecting consumers and competitors, in not using their influence for their own benefit, and in other ways too. By conducting its affairs on the basis of ethical standards which add value to society and contribute to social development and well-being, an organization transcends its profit-making function and shows itself to be socially responsible.
Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

196

This article analyzes the ethical dimension of social responsibility in organizations by means of research in the relevant literature and indirect observation on the subject. It presents the conceptual aspects of social responsibility and ethics and seeks to understand the diverse approaches which point to a new and contemporary model of socially responsible organization. In so doing, it presupposes the role organizations play in social and economic development, environmental issues, and relations with their stakeholders---customers, stockholders, suppliers, service providers, employees---as all of this relates to taking action to preserve natural resources and improve the quality of life in society in cooperation with community organizations and others. This article emphasizes that social responsibility can be understood as a form of management which will help transform the social reality and bring more ethics and transparency into business life. Key words: Social responsibility. Ethic. Organization. Management. Stakeholders.

INTRODUO

Abordar o tema Responsabilidade Social nas organizaes remete definio de tica, pois ambas esto intrinsecamente ligadas. A tica ilumina o ser humano, norteia a conduta individual e social e pode-se dizer que a base da Responsabilidade Social, expressa atravs dos princpios e valores adotados pela organizao, na conduo dos seus negcios. A tica e a Responsabilidade Social tm despertado o interesse das organizaes passando a ser uma varivel importante na relao destas com os seus diversos pblicos, funcionrios, fornecedores, clientes, sociedade, governo, dentre outros, que participam direta ou indiretamente do ambiente de negcios e de suas atividades. Ao longo dos tempos, vem-se percebendo uma mudana significativa nas prticas empresariais, pois, proprietrios e dirigentes tm ampliado a viso a respeito da atuao, tanto com a sociedade quanto com seus empregados. Os cuidados com a comunidade local e o ambiente onde esto inseridas, deixam de ser apenas manifestaes de conscincia social e passa pelo envolvimento nas questes sociais. Por outro lado, tem-se cada vez mais uma sociedade consciente, articulada e engajada na fiscalizao de prticas empresariais pautadas pela tica. As organizaes que administram suas relaes, sem tica com os pblicos internos e externos e sem os devidos cuidados com as necessidades da sociedade e do ambiente, podem cometer erros, significando riscos de sobrevivncia no mercado e pouca ateno aos problemas sociais. A Responsabilidade Social est diretamente relacionada conscincia social e a tica, ao respeito com as partes integrantes da sociedade, com seu desenvolvimento e conseqentemente a capacidade de sobrevivncia das futuras geraes. A tica uma cincia
Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

197

prtica, com carter filosfico, que norteia os atos do homem na sociedade e diz respeito conduta moral nas relaes pessoais, comerciais, ou qualquer outra. No mundo empresarial, surgem questionamentos, decorrentes da adoo e das prticas dos conceitos de Responsabilidade Social e tica, levando indagao: como as organizaes podem contribuir para a soluo dos problemas da sociedade, gerar lucros e desenvolver produtos ecologicamente corretos conduzindo seus negcios com tica? Este artigo explora os questionamentos sobre o tema e pressupe que a Empresa no somente agente econmico, produtor de riqueza e gerador de lucros, mas tambm um agente social, com participao e influncia sobre a comunidade, empregados e no empregados, e com atuao sobre o meio ambiente, tendo como objetivo no s o retorno aos acionistas, mas tambm a gerao de bem-estar social, desenvolvimento da comunidade onde atua, colabora na preservao do meio ambiente e cria condies de trabalho favorveis.

TICA

Por vezes, o conceito de tica confundido com o conceito de moral. necessria, portanto, uma abordagem na diferenciao de ambos, uma vez que possuem significados idnticos e origens distintas, conforme relata Passos (2004) em seus estudos sobre tica nas organizaes:
Moral vem do latim mores, que quer dizer costume, conduta, modo de agir; enquanto tica vem do grego ethos, e do mesmo modo, quer dizer costume, modo de agir. Essa identidade existente entre elas marca a tendncia de serem tratadas como a mesma coisa. Contudo, alguns autores, entre eles Sanches Vasquez admitem que, apesar do estreito vnculo que as une, elas so diferentes. Constituem-se em realidades afins, porm diversas. (PASSOS, 2004, p. 22).

Dando continuidade ao pensamento de Passos (2004) quanto aos conceitos de tica e moral:
[...] a moral, enquanto norma de conduta, refere-se s situaes particulares e quotidianas no chegando superao desse nvel. A tica, destituda do papel normatizador, ao menos no que diz respeito aos atos isolados, tornase examinadora da moral. Exame que consiste em reflexo, em investigao, em teorizao. Poder-se-ia dizer que a moral normatiza e direciona a prtica das pessoas, e a tica teoriza sobre as condutas, estudando as concepes que do suporte moral. So, pois dois caminhos diferentes que resultam em status tambm diferentes; o primeiro, de objeto, e o segundo, de cincia. Donde deduzimos que a tica a cincia da moral. (PASSOS, 2004, p. 22).

Na viso de Srour (2000), tica e Moral so:


Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

198

[...] o que vem a ser a moral? Um conjunto de valores e de regras de comportamento, um cdigo de conduta que coletividades adotam, quer sejam uma nao, uma categoria social, uma comunidade religiosa ou uma organizao. Enquanto tica diz respeito disciplina terica, ao estudo sistemtico, a moral corresponde s representaes imaginrias que dizem aos agentes sociais o que se espera deles, quais comportamentos so bemvindos e quais no. Em resumo, as pautas de ao ensinam o bem fazer ou o fazer virtuoso, a melhor maneira de agir coletivamente; qualificam o bem e o mal, o permitido e o proibido, o certo e o errado, a virtude e o vcio. (SROUR, 2000, p. 29)

Com a finalidade de enriquecer os conceitos de tica e Moral, apresenta-se a seguir a citao do telogo e escritor Boff (2003):
A tica a parte da filosofia. Considera concepes de fundo acerca da vida, do universo, do ser humano e de seu destino, estatui princpios e valores que orientam pessoas e sociedades. Uma pessoa tica quando se orienta por princpios e convices. Dizemos, ento, que tem carter e boa ndole. A moral parte da vida concreta. Trata da prtica real das pessoas que se expressam por costumes, hbitos e valores culturalmente estabelecidos. Uma pessoa moral quando age em conformidade com os costumes e valores consagrados. Estes podem, eventualmente, ser questionados pela tica. Uma pessoa pode ser moral (segue os costumes at por convenincia) mas no necessariamente tica (obedece a convices e princpios). (BOFF, 2003, p. 37).

A tica tem sua origem na Grcia antiga com os Scrates (470-399 a.C.), Plato (427347 a.C.) e Aristteles (384-322 a.C.). Na viso de Passos (2004, p. 31), foi um perodo em que os filsofos se voltaram para as questes sociais e morais:
No perodo considerado Clssico da Idade Antiga, no qual viveram os filsofos Scrates, Plato e Aristteles, a tica adquire grande valor, Aps o momento pr-socrtico, em que o interesse investigativo concentrou-se no mundo fsico, na tentativa de compreenderem sua essncia, os filsofos se voltaram para o ser e para os problemas sociais e morais. As condies da Grcia, especialmente de Atenas, baseada na democracia escravista e na democratizao da vida poltica, entre outras, favoreceram o surgimento da filosofia moral. (PASSOS, 2004, p. 31).

A concepo sobre a Filosofia e tica de Scrates conhecida por meio de seus discpulos, principalmente Plato, em seu primeiro escrito Apologia de Scrates. Scrates fez da Filosofia sua profisso, andava pelas ruas questionando as pessoas sobre a vida, a tica, a virtude, entre outras abordagens. Considerado o homem mais sbio da Grcia, foi condenado injustamente morte, pelo senado ateniense (PASSOS, 2004). Plato foi discpulo de Scrates e, tambm, mestre de Aristteles. Escrevia em forma de dilogos que esto destacados em trs fases: dilogos da juventude, dilogos da maturidade e dilogos da velhice. Ele se refere ao mundo ideal, no qual comportar-se eticamente agir de
Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

199

acordo com o logos, ou melhor, com retido de conscincia. Baseava-se na idia de que este mundo no o verdadeiro mundo, por isso as coisas no so como deveriam ser (ARRUDA, WHITAKER, RAMOS, 2001). Para Aristteles, a tica a cincia de praticar o bem. O bem de cada coisa est definido em sua natureza: esse bem um objetivo a atingir. No realismo aristotlico, toda ao livre tem como finalidade um bem. O bem o objeto de nossas aspiraes. A felicidade seria o bem supremo do homem. Esta consiste na atividade da alma de acordo com a virtude. A Idade Mdia foi caracterizada pelo Renascimento, perodo vivido por Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino, de forma preconceituosa, num momento de obscurantismo, conforme relata Passos (2004):
A situao poltica e social era mais complexa, de modo que no se podia pretender a mesma harmonia da polis grega. Tambm por questes ideolgicas, houve o predomnio da teoria sobre a prtica. O Cristianismo tornou-se a religio oficial e influenciou tudo, inclusive a prtica moral. Nesse novo contexto, o contedo moral modificou-se, entrando em cena a autonegao e humildade e a disposio para obedecer, uma vez que os seres humanos eram considerados como imagem e a semelhana de Deus. O que os unificava era a autoridade de Deus, identificada como a origem e o fundamento da lei moral. [...]. A tica crist estabelece a relao entre Deus e o homem, baseando-se em verdades reveladas. Nela, Deus colocado

como origem e fim de tudo, inclusive das aes humanas. Assim, resta ao ser humano seguir as leis divinas, submeter-se a Ele. (PASSOS, 2004, p. 37). Entre os sculos XVI e XIX, estabelecida a Idade Moderna, com caractersticas totalmente diferentes da poca anterior, principalmente no que diz respeito poltica, economia, aspectos sociais e espirituais. A razo e a f se separam, os indivduos passam a ter valores por si mesmos e no por serem a imagem e semelhana de Deus. Destacam-se nesse perodo, as idias de Kant, conforme aborda Arruda, Whitaker e Ramos (2001):
Enquanto Scrates, Plato e Aristteles tinham propostas ticas fundamentadas na idia do bem, para Kant o fundamento da tica era o dever. Outrossim, enquanto os gregos clssicos observavam a realidade para buscar a causas das coisas, Kant dispensava o processo de observao da realidade. Na tica kantiana, a cincia consiste no dever pelo dever, o que difcil de compreender em outras abordagens ticas. De acordo com Kant (1724-1804): aspirar ao bem egosmo, e o egosmo no pode fundamentar os valores morais. A nica atitude no egosta bem sem restrio a boa vontade, isto , agir por obrigao, por cumprir um dever. A moralidade, portanto, no deve depender do bem, mas da inteno. (ARRUDA, WHITAKER; RAMOS, 2001, p. 31).

Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

200

Seguindo as consideraes de Passos (2004) sobre o pensamento de Kant a respeito da moral, observa-se que: Kant reconhecia que os preceitos da sua tica eram duros e difceis de
serem colocados em prtica, contudo, estava convencido de que uma sociedade perfeita s seria possvel se a beleza, a felicidade, o amor, se submetessem ao dever e moralidade. (PASSOS,

2004, p. 41).

Vale salientar as observaes de Arruda, Whitaker e Ramos (2001) quanto ao pensamento de Adam Smith sobre a moral,
Adam Smith (1723-1790), criador da economia poltica e pai do liberalismo, defende a idia de que a simpatia a condio necessria e suficiente para fundamentar a moral. O juzo moral explica-se pela simpatia, pois julgar aprovar ou desaprovar, e isso nada mais do que uma demonstrao da presena ou da ausncia de simpatia. (ARRUDA, WHITAKER; RAMOS, 2001, p. 34).

A Idade Contempornea caracteriza-se pela valorizao do ser humano, marcada pelos avanos cientficos; os direitos fundamentais passam a ser a igualdade e a liberdade tambm chamadas de virtudes pblicas. O Marxismo, o Pragmatismo e o Existencialismo representam essa poca, com maior significado do ponto de vista tico. Neste sentido, destaca-se a contribuio de Marx para os estudos da tica e Moral, no mundo real e objetivo, apresentada por Passos (2004):
Karl Marx (1818-1883) nasceu em Trves, na Alemanha, no seio de uma famlia de classe mdia. Foi o fundador e maior representante do materialismo histrico. Partindo do princpio de que o idealismo mistificava a realidade ao faz-lo decorrente dos conceitos e, dessa forma, criava uma moral tambm mistificada, pois embasada em princpios irreais, inaugurou uma nova teoria moral com bases assentadas no concreto, no real, na prtica. Entendia que o ser humano era ao mesmo tempo social e histrico, objetivo e subjetivo, capaz de criar e de interferir na realidade e transform-la sua medida. Nesse processo, ele no s construa o seu mundo concreto, como tambm a sua fundamentao valorativa. (PASSOS, 2004, p. 42).

Com a finalidade de enriquecer as abordagens apresentadas nessa pesquisa, torna-se oportuno transcrever a opinio de Valls (1994) a cerca da tica na atualidade:

A tica contempornea aprendeu a preocupar-se, ao contrrio das tendncias privativistas da moral, com o julgamento do sistema econmico como um
Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

201

todo. O bem e o mal no existem apenas nas conscincias individuais, mas tambm nas prprias estruturas institucionalizadas de um sistema. Antigos compendias de moral, de inspirao catlica, ainda afirmavam, h cinqenta anos, por exemplo, que o socialismo seria intrinsecamente mau, enquanto o capitalismo permitiria corrigir os seus erros eventuais. Hoje dificilmente um livro de tica teria a coragem de fazer uma afirmao deste tipo. (VALLS, 1994, p. 73).

A prtica da tica pressupe-se incondicional, ou seja, no se pode ser tico em determinados assuntos e no em outros, ou ento tico em determinados dias da semana, assim como ser tico com determinadas pessoas ou locais e promover arbitrariedades em outros momentos. A simples meno da palavra tica pode indispor uma negociao, desde que uma das partes envolvidas no internalize os conceitos inerentes a essa filosofia e que haja interesses conflitantes. Na atualidade, apresenta-se um sistema socioeconmico que prioriza aes ticas e responsveis por parte das organizaes, conforme aborda Srour (1998):
A partir da segunda metade do sculo XX, e graas ao funcionamento da democracia representativa, esses fatores todos desembocaram num novo sistema socioeconmico, de carter capitalista, e esculpiram nele uma dupla lgica a do lucro e a da responsabilidade social. No capitalismo social, a maximizao dos lucros d lugar sua otimizao e a produo de excedentes em limites socialmente compatveis. O que isso significa? Que foi incorporado um novo termo equao capitalista ou uma nova chavemestra: as empresas capitalistas deixam de fixar-se apenas na funo econmica (ainda que esta se mantenha determinante) e passam a orientarse, de modo indissocivel, pela funo tica da responsabilidade social. (SROUR, 1998, p. 47).

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por volta do sculo XIX, nos Estados Unidos e Europa, a tica e a Responsabilidade Social eram aceitas como doutrina, apenas podendo ser aplicadas pelos monarcas nas negociaes corporativas, mas no pela iniciativa privada. Na trilha da anlise evolutiva do conceito de responsabilidade social, a histria mostra que: aps a independncia dos Estados Unidos e, at incio do sculo XX, a legislao sobre corporaes regia a realizao de lucros para os seus acionistas, sem uma preocupao efetiva das organizaes com investimentos sociais. O julgamento do caso Dodge versus Ford, ocorrido em 1919, motivado pela deciso de Henry Ford, presidente e acionista majoritrio da empresa Ford, no ano 1916, de no distribuir os lucros aos acionistas, revertendo-o para investimento social, postura que os

Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

202

desagradava, promoveu discusso cerca da Responsabilidade Social. A Suprema Corte de Michigan, nos Estados Unidos, deu parecer favorvel aos Dodges, baseado no princpio de que a corporao existe para o benefcio de seus acionistas, tendo os seus dirigentes a nica obrigao de gerar lucros, e estes no podem ser utilizados para outros fins. A Filantropia apenas poderia ser utilizada se fosse baseada em gerar lucros para os acionistas. (KARKOTLI; ARAGO, 2004). Aps a Segunda Guerra Mundial, este princpio voltado para o lucro aos acionistas foi bastante combatido. As corporaes tomavam novas propores, assim como, tambm, sua influncia na sociedade, e estes fatos relatados acima, repercutiram nas domadas de decises das Cortes norte-americanas, passando a serem favorveis s aes filantrpicas das corporaes. Em 1953, tambm nos Estados Unidos, a justia de Nova Jersey julga um caso semelhante ao de Ford, mas nesta nova situao, a deciso foi favorvel doao de recursos para a Universidade de Princeton, contrariando interesses de um grupo de acionistas e estabelecendo uma brecha para o exerccio da filantropia corporativa, configurando-se como lei (ASLHEY, 2005). Aps esta deciso, passou-se a questionar que outras aes, alm da filantropia e daquelas voltadas ao social, seriam de igual legitimidade. Tal discusso teve incio nos Estados Unidos, surgindo no final da dcada de 60, na Europa. Na dcada de 60, para os Estados Unidos, o conflito do Vietn desencadeia manifestaes por parte da populao, contra a produo e uso de armamentos blicos, principalmente as armas qumicas. Emergem as preocupaes com os problemas ambientais. Nesse perodo, deu-se incio s atividades em defesa dos direitos do consumidor. No ano de 1962, o ento presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em um discurso, reconhece quatro direitos bsicos do consumidor: direito segurana, informao, livre escolha, e de ser ouvido. As organizaes no podiam mais vender o que desejassem, da forma que desejassem. Surge ento, a partir deste fato, um instrumento atravs do qual a sociedade pode questionar os valores sociais e seus direitos como cidados (KARKOTLI; ARAGO, 2004). No Brasil, a criao da Associao dos Dirigentes Cristos de Empresas (ADCE) um marco do inicio da utilizao da expresso Responsabilidade Social, principalmente, aps a publicao da Carta de Princpios do Dirigente Cristo de Empresas, em 1965, que se baseava na funo social voltada para os trabalhadores e a comunidade em geral. O perodo marcado pela ditadura militar, aps 1964, restringiu a liberdade de atuao (ASHLEY, 2005). Na dcada de 70, surgiu no pas as primeiras organizaes de defesa do consumidor, assim como tambm aprovao do Cdigo Brasileiro de Auto-regulamentao Publicitria, incio do
Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

203

pensamento nas questes de Responsabilidade Social no pas. Ocorre a expanso das multinacionais originrias da Europa e dos Estados Unidos promovendo choques culturais. Iniciam-se questionamentos quanto s organizaes e suas obrigaes sociais. A dcada de 80 foi marcada pelas mudanas polticas no Brasil, eleies diretas, redemocratizao, elevao das causas de defesas ambientalistas, crescimento da globalizao. nesse cenrio que surge as Organizaes No Governamentais (ONGs) que voltadas para programas e aes sociais promovam a sustentabilidade das localidades e regies, ganha impulso a mobilizao de trabalho voluntrio nas organizaes da sociedade civil e das lutas sindicais. Transformaes importantes ocorreram na sociedade, e no mercado empresarial e financeiro, promovendo as participaes ativas dos cidados, refletindo no fortalecimento das discusses relacionadas Responsabilidade Social (TINOCO, 2001). Os anos 90 promoveram avanos em relao s prticas da Responsabilidade Social, com utilizao mais intensa do tema e suas aes efetivas, acentuaram-se as mudanas no panorama corporativo no Brasil, no que se refere a essa abordagem. A viso econmicofinanceira relacionada sobrevivncia corporativa, volta-se para a estratgia competitiva, em decorrncia de o pas atravessar uma abertura de mercado, permitindo uma livre concorrncia com o mercado mundial. Nesta perspectiva, vale ressaltar as transformaes sociais das ltimas dcadas. A economia capitalista vem sofrendo modificaes em suas bases de relacionamento - as organizaes, seus dirigentes, os trabalhadores e a sociedade. As classes trabalhadoras promovem reivindicaes e incluses sociais, diminuindo os percentuais de excluses, atravs de manifestaes dentro dos seus diversos segmentos, conduzindo as organizaes cada vez mais necessidade de adequar suas posturas, adotando medidas que buscam a mediao nas negociaes, que promovam o equilbrio entre as partes. Exige-se prudncia dos dirigentes, adaptao s diferenas culturais, sociais e comprometimento com uma realidade social excludente. Em tempos atuais, passou-se a questionar a posio das organizaes nas reas sociais, uma mudana significativa na crena de que cabe apenas aos poderes pblicos, a responsabilidade pela melhoria do bem-estar social, atravs da assistncia e servios disponibilizados comunidade. Deste modo, cresce a conscientizao da sociedade sobre esta temtica e promove-se tambm, o despertar das organizaes para a percepo da necessidade de atuao mais ampla, ultrapassando seus muros, propiciando maior entrosamento nas esferas pblica e privada.

Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

204

Algumas instituies como o Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, e o Grupo de Institutos Fundaes e Empresas (GIFE), entre outras, apiam a responsabilidade social empresarial, alm de disseminar seus conceitos e aplicaes para conscientizar as organizaes dos problemas sociais e ambientais existentes, para que estas desempenhem seu papel de forma a amenizar a realidade social vigente. Neste contexto, o esclarecimento de Oliveira (2002) quanto s classificaes dos setores de atuao na responsabilidade social, faz-se necessrio:
Para cumprir esse papel, o terceiro setor comea a ocupar o seu espao. O primeiro setor corresponde s aes de carter pblico exercidas pelo Estado. O segundo setor, s aes de carter privado praticadas pelas empresas. J o terceiro setor um espao institucional que abriga aes de carter privado, associativo e voluntarista, voltado para a gerao de bens de consumo coletivo, sem que a entidade se aproprie dos excedentes econmicos eventualmente gerados durante o processo. O terceiro setor composto principalmente por entidades sem fins lucrativos que desenvolvem aes sociais. (OLIVEIRA, 2002, p. 3).

nesta perspectiva que emerge o conceito de responsabilidade social empresarial vinculado as diversas vertentes, que pode ser entendida tanto como obrigao legal, quanto como filantropia empresarial, que por vezes confundida com caridade; tambm, como estratgia de marketing, com aes que visam unicamente elevao na obteno de lucros; mas percebe-se uma conscientizao pelo comportamento baseado em princpios e valores, com aes verdadeiramente voltadas para a integrao e desenvolvimento social. A responsabilidade social de uma organizao se manifesta de vrias formas: internamente, preocupando-se com o bem-estar dos pblicos que se relaciona (stakeholders), clientes, funcionrios, acionistas, fornecedores, prestadores de servios, criando condies internas de satisfao, realizao pessoal e motivao, sendo tico e oferecendo aos seus funcionrios condies dignas de trabalho bem como, externamente, no desenvolvimento de atividades para preservar os recursos naturais disponveis e utilizados, na melhoria da qualidade de vida da sociedade, no apoio s entidades comunitrias e em todo o ambiente em que est inserida. Tem-se, cada vez mais, uma sociedade consciente, articulada e engajada na fiscalizao de prticas empresariais pautadas pela tica. As organizaes que administram suas relaes, sem tica com os pblicos internos e externos e sem os devidos cuidados com as necessidades da sociedade e do ambiente, podem cometer erros, significando riscos de sobrevivncia no mercado e pouca ateno aos problemas sociais.

Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

205

A determinao de atuar com tica e aes de Responsabilidade Social promove mudanas significativas nas organizaes, quer sejam pblicas ou privadas, em suas bases culturais, em sua filosofia e prticas gerenciais, conduzidas por profissionais, evitando-se assim aes apenas filantrpicas e iniciativas isoladas e sem continuidade. O questionamento de alguns administradores que, por ter resultados de longo prazo a Responsabilidade Social, poder elevar os custos, causando diminuio nos lucros dos acionistas. So necessrias estratgias para equacionar lucro e sensibilidade, atendendo as necessidades de seus clientes internos e externos, quanto qualidade dos produtos e servios, preservao ambiental, tica nas relaes com colaboradores, fornecedores e governo. Friedman (1970) e Kanitz (2001) discordam dos conceitos de responsabilidade como um compromisso para com a sociedade, uma contra-partida em funo do uso dos recursos utilizados, sejam eles financeiros, humanos, naturais, entre outros; desse modo, corroboram com o pensamento de que a nica responsabilidade social das organizaes gerar lucros para os acionistas, e que a responsabilidade social empresarial est em pagar bons salrios aos funcionrios, melhorando a sua qualidade de vida e oferecendo produtos de qualidade ao mercado.

A dimenso tica da Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social sendo conduzida como uma dimenso tica pelos administradores, proprietrios e dirigentes empresariais fortalecem as relaes entre as partes envolvidas nas diversas negociaes existentes, nos mais distintos mbitos, atingindo os interesses dos stakeholder. Neste contexto, segundo Passos (2004):
A responsabilidade social pressupe conscincia e compromisso das empresas com mudanas sociais. Impe que elas reconheam sua obrigao no s com acionistas e clientes, mas tambm com os seres humanos, com a construo de uma sociedade mais justa, honesta e solidria, uma sociedade melhor para todos, assim, ela uma prtica moral. uma prtica orientada pela tica, que vai alm das obrigaes legais e econmicas, rumo s sociais, respeitando-se a cultura e as necessidades e desejos das pessoas. (PASSOS, 2004, p. 166).

Andando na trilha de Passos (2004), quanto importncia da tica como base para as aes de responsabilidade social, destaca-se a abrangncia de uma atuao pautada nessa dimenso:
[...] sendo a responsabilidade social uma questo tica, as empresas precisam comportar-se de forma justa com todas as pessoas com quem elas
Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

206

relacionam-se direta ou indiretamente: colaboradores, clientes, fornecedores, consumidores, acionistas e comunidade. Precisam ficar atentas s necessidades das pessoas que so afetadas por elas, no como uma postura legal ou filantrpica, mas como compromisso e responsabilidade. A responsabilidade social s existe em empresas que foram alm das obrigaes impostas e absorveram conscientemente outras. (PASSOS, 2004, p. 167).

Neste sentido, torna-se pertinente citao de Oliveira (2002), tendo a tica como lastro para a responsabilidade social e sua relao com a gesto empresarial, gerando valor para as partes interessadas:
O conceito de Responsabilidade Social amplo, referindo-se tica como princpio balizador das aes e relaes com todos os pblicos com os quais a empresa interage: acionistas, empregados, consumidores, rede de fornecedores, meio ambiente, governo, mercado, comunidade. A questo da Responsabilidade Social vai, portanto alm da postura legal da empresa, da prtica filantrpica ou do apoio comunidade. Significa mudana de atitude, numa perspectiva de gesto empresarial com foco na responsabilidade social das relaes e na gerao de valor para todos. (OLIVEIRA, 2002, p. 5).

Diante das opinies mostra, percebe-se oportuno registrar o parecer emitido por Ashley (2005) quanto s abordagens relativas ao interesse da academia pelo aspecto tico da Responsabilidade Social:
Especificamente na rea de tica e responsabilidade social, h muitos trabalhos interessantes que mostram preocupao com a cultura. Em administrao, vrios autores tambm esto se voltando, com freqncia, para esses mesmos temas. Em comum entre eles essas duas vertentes da literatura acadmica h um reconhecimento de que tica, cultura e valores morais so inseparveis de qualquer noo de responsabilidade empresarial. Afinal, o prprio fato de se considerar que uma organizao tem determinadas responsabilidades para com seus interlocutores necessariamente envolve uma elaborao tica e vice-versa: qualquer reflexo sobre tica sempre tem em mente as responsabilidades percebidas como intrnsecas s organizaes. (ASHLEY, 2005, p. 3).

Melo Neto e Froes (2004) dizem que h um reflexo positivo nos funcionrios das organizaes socialmente responsveis e apresentam sua justificativa no sentido da dimenso da causa e efeito do comportamento tico-social no exerccio da responsabilidade social interna e externa, observando que:
[...] a tica empresarial cria, dissemina e institucionaliza valores que se refletem em atitudes, comportamentos e prticas gerenciais. Tais valores vo consolidar as relaes da empresa com seus empregados e familiares (exerccio da responsabilidade social interna). (MELO NETO; FROES, 2004, p. 135).

Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

207

CONSIDERAES FINAIS A Responsabilidade Social uma prtica que vem ganhando destaque no cenrio mundial, tendo em vista que a organizao no constituda apenas por seus recursos de produo, pois influencia e influenciadora de comportamentos, valores e de postura transparente por todos os agentes da sociedade, os stakeholders. No Brasil, a responsabilidade social empresarial toma fora na dcada de 90, com o surgimento das campanhas sociais, que tiveram o apoio de toda a sociedade. Entretanto, a efetivao da responsabilidade social no propriamente uma novidade, mas tm ganhado notoriedade e destaque em virtude da concepo da responsabilidade social como estratgia empresarial para a formao de uma imagem positiva da organizao, o que confere uma vantagem competitiva frente aos concorrentes e gera valor para os consumidores. Alm disso, os consumidores esto cada vez mais exigentes e conscientes de seus direitos, pois tem melhores nveis educacionais e mais acesso s informaes, e por isso, conhece mais os seus direitos. Dessa maneira, com esse novo perfil dos consumidores, h uma tendncia das empresas em se conscientizarem de que tambm tem seu papel a desempenhar no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitria, assim como na preservao dos recursos naturais. interessante ressaltar que h diferentes entendimentos sobre o conceito de responsabilidade social, tendo em vista que, muitas vezes, o conceito no confere com a prtica organizacional, ou seja, algumas empresas tm realizado aes filantrpicas, de curto prazo, que pretende amenizar a situao de determinada comunidade, e se autodenominam socialmente responsveis. A prtica da responsabilidade social engloba uma atitude mais ampla, pois se refere conscientizao da organizao no desenvolvimento do social, aliando os objetivos da mesma com as necessidades da sociedade. Desse modo, entende-se a responsabilidade social como uma atitude da empresa contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, de forma coerente e sistemtica. Ao se falar em responsabilidade social empresarial torna-se inevitvel falar em tica, pois este princpio serve como direcionador das atitudes tomadas pela organizao. Assim, o comportamento tico das empresas refere-se ao cumprimento das suas obrigaes e no se utilizar sua influncia para conseguir algum benefcio. Desse modo, o comportamento tico vital para as organizaes, na medida em que solidifica as relaes com os stakeholders.

Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

208

O que se pode verificar que, atualmente, o sucesso da organizao no depende apenas dos produtos com preos baixos, mas tambm do comportamento tico atrelado responsabilidade social empresarial. Assim, as organizaes, para alcanarem uma vantagem competitiva, no podem pensar apenas nos lucros e nos seus concorrentes, mas tambm em alinhar seus interesses aos da sociedade; desse modo, alcanar benefcios, como a valorizao da marca e da imagem institucional. Destaca-se a relevncia da responsabilidade social empresarial, dos benefcios da sua aplicabilidade, tanto para a organizao quanto para a sociedade e a necessidade de ampliar a discusso da temtica, de maneira que se consiga entender a resistncia de algumas empresas em assumir seu papel perante a sociedade, bem como analisar os benefcios, ou no, da efetivao da responsabilidade social, exclusivamente, para fins promocionais, contribuindo para disseminao da tica e responsabilidade social empresarial.

REFERNCIAS

ARRUDA, Maria Ceclia Coutinho; WHITAKER, Maria do Carmo; RAMOS, Jos Maria Rodrigues. Fundamentos de tica empresarial e econmica. So Paulo: Atlas, 2001. ASHLEY, Patrcia Almeida (Coord.). tica e responsabilidade social nos negcios. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. BOFF, Leonardo. tica e Moral: a busca dos fundamentos. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 2003. DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanas. 3. ed. So Paulo: Pioneira, 1996. FERRELL, O. C.; FRAEDRICH, John; FERRELL, Linda. tica empresarial: dilemas, tomadas de decises e casos. 4. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001. FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. So Paulo: Nova Cultural, 1970. GARRIDO, Ana Paula. Os novos desafios da responsabilidade social. Falando de Qualidade, So Paulo, v. 14, n. 150, p. 22-35, nov. 2004. INSTITUTO ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL. Disponvel em: <http://www.ethos.org.br/>. Acesso em: 30 maio 2005. KANITZ, Stephen. O importante comear. Veja, So Paulo, v. 34, n. 51, p. 23, dez. 2001. Edio especial. Guia para fazer o bem. KARKOTLI, Gilson; ARAGO, Sueli Duarte. Responsabilidade social: uma contribuio gesto transformadora das organizaes. Petrpolis: Vozes, 2004.
Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

209

MELO NETO, Francisco P.; FROES, Csar. Gesto da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualimark, 2004. MOREIRA, Joaquim Manhes. tica empresarial no Brasil. So Paulo: Pioneira, 2002. NASH, Laura L. tica nas empresas: guia prtico para solues de problemas ticos nas empresas. So Paulo: Makron Kooks, 2001. OLIVEIRA, Marco Antonio de. SA 8000: o modelo ISO 9000 aplicado responsabilidade social. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. PASSOS, Elizete. tica nas organizaes. So Paulo: Atlas, 2004. PORTER, M. E.; KREMER, M. R.A. A vantagem competitiva da filantropia corporativa. Harvard Business Review, v. 80, n. 12, p. 42, 2002. SA 8000: o modelo ISO 9000 aplicado responsabilidade social. Rio de janeiro: Qualitymark, 2002. SROUR, Robert Henry. tica empresarial: posturas responsveis nos negcios, na poltica e nas relaes pessoais. Rio de Janeiro: Campus, 2000. ______. Poder, cultura e tica nas organizaes. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. TINOCO, Joo Eduardo Prudncio. Balano social: uma abordagem da transparncia e da responsabilidade pblicas organizaes. So Paulo: Atlas, 2001. VALLS, lvaro L. M. O que tica. 9. ed. So Paulo: Brasiliense. 1994. (Coleo Primeiros Passos).

Artigo recebido em 27/12/2006 e aceito para publicao em 27/09/2007.

Maiut. dig. R. Fil. Ci. afins, Salvador, v. 1, n. 2/3, p. 196-210, set. 2006/abr. 2007

210

You might also like