You are on page 1of 3

Existem vrios tipos de energias renovveis, e cada vez mais, com o desenvolvimento das tecnologias, h inovaes e se descobrem novas

formas de produzir energia elctrica


utilizando como fonte os fenmenos naturais, como exemplo da recente inovao na criao de um hidrogerador cujo princpio semelhante ao de um aerogerador, diferindo no facto de o movimento das ps ser provocado pelas correntes martimas. Dos vrios tipos de energias renovveis existentes iremos tratar apenas de alguns. A principal fonte de energia existente hoje o petrleo, mas alm de no ser renovvel, e ser um dos principais responsveis pelo efeito estufa o petrleo ainda ser motivo de muitas guerras e conflitos entre os pases, principalmente aqueles pases que dependem muito dessa fonte energtica como os Estados Unidos. Diversas naes do mundo inteiro esto investindo muito dinheiro em projectos que utilizam as fontes de energia alternativa como a energia solar, a energia elica, a energia geotrmica, o biodiesel, a energia obtida atravs do hidrognio, a energia das mars, o etanol e a biomassa. Essas fontes de energia alternativas citadas so as mais abordadas em projecto para uma menor contribuio para o aquecimento da Terra e tambm para tentar alcanar cada vez mais uma independncia com relao ao petrleo. . Algumas das energias alternativas desenvolvimento de pesquisa:
o

onde

actualmente

existe

um

maior

Biomassa: utiliza matria de origem vegetal para produzir energia (bagao de cana-de-acar, lcool, madeira, palha de arroz, leos vegetais etc). Energia solar: utiliza os raios solares para gerar energia oferece vantagens como: no polui, renovvel e existe em abundncia. A desvantagem que ainda no vivel economicamente, os custos para a sua obteno superam os benefcios. Energia elica: a energia gerada atravs da fora do vento captado por aerogeradores. Suas vantagens so: abundante na natureza intenso e regular e produz energias a preos relativamente competitivos. Etanol: produzido principalmente a partir da cana-de-acar, do eucalipto e da beterraba. Como energia pode ser utilizado para fazer funcionar motores de veculos ou para produzir energia elctrica. Suas vantagens so: uma fonte renovvel e menos poluidora que a gasolina. Biodiesel: o biodiesel substitui total ou parcialmente o leo diesel de petrleo em motores ciclo diesel. Vantagens: renovvel, no poluente. Desvantagem: existe o esgotamento do solo.

Fontes renovveis
Fontes de energia inesgotveis ou que podem ser repostas a curto ou mdio prazo, espontaneamente ou por interveno humana. Estas fontes encontram-se j em difuso em todo o mundo e a sua importncia tem vindo a aumentar ao longo dos anos representando uma parte considervel da produo de energia mundial. Exemplos de Fontes de Energias Renovveis:
o o o o o o

Energia Hdrica; Energia Elica; Energia Solar; Energia Geotrmica; Energia das Ondas e Mars; Energia da Biomassa.

. Fontes de energia no renovvel


Actualmente, a procura de energia assenta fundamentalmente nas fontes de energia no renovveis, as quais tm tecnologia difundida, mas possuem um elevado impacte ambiental. Importa inverter esta tendncia, tornando o seu consumo mais eficiente e substituindo-o gradualmente por energias renovveis limpas. Exemplos de Fontes de Energias no Renovveis:
o o o o

Energia Do Carvo; Energia do Petrleo; Energia do Gs Natural; Energia do Urnio.

Mas antes de se transformar em calor, frio, movimento ou luz, a energia sofre um percurso mais ou menos longo de transformao, durante o qual uma parte desperdiada e a outra, que chega ao consumidor, nem sempre devidamente aproveitada.

You might also like