You are on page 1of 14

Ariadne aki so tem sobre equao de Maxuwell eu acho ta tudo bem explicado, e no fina j tem a bibliografia blz.

Qualquer duvida me fala


Equaes de Maxwell As Equaes de Maxwell so um grupo de quatro equaes, assim chamadas em honra de James Clerk Maxwell, que descrevem o comportamento dos campos eltrico e magntico, bem como suas interaes com a matria. As quatro equaes de Maxwell expressam, respectivamente, como cargas eltricas produzem campos eltricos (Lei de Gauss), a ausncia experimental de cargas magnticas, como corrente eltrica produz campo magntico (Lei de Ampre), e como variaes de campo magntico produzem campos eltricos (Lei da induo de Faraday). Maxwell, em 1864, foi o primeiro a colocar todas as quatro equaes juntas e perceber que era necessria uma correo na lei de Ampre: alteraes no campo eltrico atuam como correntes eltricas, produzindo campos magnticos. Alm disso, Maxwell mostrou que as quatro equaes, com sua correo, predizem ondas de campos magnticos e eltricos oscilantes que viajam atravs do espao vazio na velocidade que poderia ser predita de simples experincias eltricasusando os dados disponveis na poca, Maxwell obteve a velocidade de 310.740.0 m/s . Maxwell (1865) escreveu: Esta velocidade to prxima da velocidade da luz que parece que temos fortes motivos para concluir que a luz em si (incluindo calor radiante, e outras radiaes do tipo) uma perturbao eletromagntica na forma de ondas propagadas atravs do campo eletromagntico de acordo com as leis eletromagnticas. Maxwell estava correto em sua hiptese, embora ele no tenha vivido para ver sua comprovao por Heinrich Hertz em 1888. A explicao quantitativa da luz como onda eletromagntica considerada um dos grandes triunfos da fsica do sculo XIX. Na verdade, Michael Faraday postulou uma descrio similar da luz em 1846, mas no foi capaz de dar uma descrio quantitativa ou predizer a velocidade. Alm disso, serviu como base para muitos desenvolvimentos futuros na fsica, tais como a relatividade restrita e sua unificao entre os campos magntico e eltrico como uma nica quantidade tensorial e a Teoria de Kaluza-Klein da unificao do eletromagnetismo com a gravidade e a relatividade geral. Histrico do desenvolvimento das equaes de Maxwell e relatividade

As formulaes de Maxwell em 1865 estavam em termos de 20 equaes de 20 variveis, que incluam diversas equaes hoje consideradas auxiliares do que chamamos de "Equaes de Maxwell" a Lei de Ampre corrigida (equao de trs componentes), Lei de Gauss para carga (uma equao), a relao entre densidade de corrente total e de deslocamento (trs equaes), a relao entre campo magntico e o vetor potencial (equao de trs componentes, que implica a ausncia de carga magntica), o relacionamento entre campo eltrico e os potenciais escalar e vetorial (equaes de trs componentes, que implicam a Lei de Faraday), o relacionamento entre campos eltrico e de deslocamento (equaes de trs componentes), Lei de Ohm relacionando intensidade de corrente e campo eltrico (equaes de trs componentes), e a equao de continuidade relacionando intensidade de corrente e densidade de carga (uma equao). Deve-se a formulao matemtica moderna das equaes de Maxwell a Oliver Heaviside e Willard Gibbs, que em 1884 reformularam o sistema de equaes original em uma representao mais simples utilizando clculo vetorial. (Em 1873 Maxwell tambm publicou notao de base de quaternies que acabou se tornando impopular.) A mudana para notao vetorial produziu uma representao matemtica simtrica que reforava a percepo das simetrias fsicas entre os vrios campos. Esta notao altamente simtrica inspiraria diretamente o desenvolvimento posterior da fsica fundamental. No final do sculo XIX, por causa do surgimento da velocidade,

Equaes de Maxwell2 nas equaes, as equaes de Maxwell foram tidas como servindo apenas para expressar o eletromagnetismo no referencial inercial do ter luminfero (o meio postulado para a luz, cuja interpretao foi consideravelmente debatida). O experimento conduzido por Edward Morley e Albert Abraham Michelson produziu um resultado nulo para a hiptese da mudana da velocidade da luz devido ao movimento hipottico da Terra atravs do ter. Porm, explicaes alternativas foram buscadas por Lorentze outros. Isto culminou na teoria de Albert Einstein da relatividade especial, que postulava a ausncia de qualquer referencial absoluto e a invarincia das equaes de Maxwell em todos os referenciais. As equaes do campo eletromagntico tm uma ntima ligao com a relatividade especial: as equaes do campo magntico podem ser derivadas de consideraes das equaes do campo eltrico sob transformaes relativsticas sob baixas velocidades (em relatividade, as equaes so escritas em uma forma mais compacta, manifestamente covariante, em termos de um quadritensor da intensidade do campo anti-simtrico de ordem 2, o que unifica os campos elctrico e magntico em um nico objecto). Kaluza e Klein demonstraram na dcada de 1920 que as equaes de Maxwell podem ser derivadas ao se estender a relatividade geral a cinco dimenses. Esta estratgia de se usar dimenses maiores para unificar diferentes foras uma rea de interesse ativo na pesquisa da fsica de partculas. Sumrio das equaes

As variveis em negrito nas equaes representam campos vetoriais ou vetores, as integrais so integrais de superfcie sobre uma superfcie "fechada" , as integrais so integrais de superfcie em uma superfcie aberta e as integrais so integrais de linha em um caminho fechado .

Caso geral NomeDiferencial parcialIntegral Forma integral Lei de Gauss:

Lei de Gauss para o magnetismo (ausncia de monopolos magnticos): Lei da induo de Faraday: Lei de Ampre + extenso de Maxwell:

onde:

a densidade volumtrica de carga eltrica (unidade SI: coulomb por metro cbico), no incluindo dipolos de cargas ligadas no material a densidade superficial de fluxo magntico (unidade SI: tesla), tambm chamada de induo magntica.

o campo eltrico de deslocamento ou densidade superficial de campo eltrico (unidade SI: coulomb por metro quadrado).

a intensidade de campo eltrico (unidade SI: volt por metro), a intensidade de campo magntico (unidade SI: ampre por metro) a densidade superficial de corrente eltrica (unidade SI: ampre por metro quadrado)

o operador gradiente que em coordenadas cartesianas pode ser escrito como

Equaes de Maxwell3

o divergente do campo vetorial (unidade SI: 1 por metro), o rotacional do campo vetorial (unidade SI: 1 por metro).

Unidades Note que embora as unidades SI sejam dadas aqui para os vrios smbolos, as equaes de Maxwell permanecem inalteradas em muitos sistemas de unidades (e com somente minutas alteraes em todas os outros). O sistema mais usualmente empregado o de unidades SI, usadas em engenharia, electrnica e a maior parte dos experimentos prticos de fsica, e as unidades de Planck (tambm conhecidas como "unidades naturais"), usadas em fsica terica, fsica quntica e cosmologia. Um sistema mais antigo de unidades, o Sistema CGS de unidades, algumas vezes usado tambm. A segunda equao define a inexistncia de monoplos magnticos. A fora exercida sobre uma partcula carregada por um campo eltrico e um campo magntico definida pela equao de fora de Lorentz:

no qual a carga da partcula e a velocidade da partcula. Note que esta equao expressa de outra forma no sistema CGS, abaixo. importante notar que as equaes de Maxwell so geralmente aplicveis a "mdias macroscpicas" dos campos, os quais podem variar violentamente numa escala microscpica na vizinhana de tomos individuais (onde eles tambm se submetem a efeitos qunticos). somente nesse sentido de mdia que se podem definir grandezas tais como a permissividade e a permeabilidade de um material, abaixo. (As equaes

microscpicas de Maxwell, desprezando-se efeitos qunticos, so aquelas simplesmente do vcuo; mas se necessita incluir todas as cargas atmicas e assim por diante, o que normalmente um problema intratvel.) Em materiais lineares Em materiais lineares, os campos D e H so relacionados a E e B por:

nos quais: a constante dielctrica ou permissividade eltrica. a permeabilidade magntica. (Isto pode tambm ser estendido para lidar com materiais no-lineares, fazendo e dependendo da intensidade do campo; veja, por exemplo, o efeito Kerr e o efeito Pockels, e ainda para materiais no-isotrpicos, nos quais e passam a ser tensores que mudam a direo do campo ao qual so aplicados.) Em meios isotrpicos e no dispersivos, e so escalares independentes do tempo, e as equaes de Maxwell se reduzem a

Em um meio uniforme (homogneo) e so constantes independentes da posio, e podem portanto ser trocadas pelas derivadas espaciais. Mais geralmente, e podem ser tensores de segunda ordem (matrizes 33) descrevendo materiais birrefringentes (anisotrpicos). Equaes de Maxwell4 Alm disso, embora para muitos propsitos a dependncia tempo/freqncia destas constantes possa ser desprezada, todo material real exibe alguma disperso material pela qual e/ou dependem da freqncia (e a causalidade vincula esta dependncia s relaes de Kramers-Kronig). No vcuo, sem cargas ou correntes O vcuo um meio linear, homogneo e isotrpico, e suas constantes eltricas so designadas por 0 e 0 (desprezando pequenas no-linearidades devido a efeitos qunticos). Caso no haja presena de correntes ou cargas eltricas, obtm-se as equaes de Maxwell no vcuo:

Estas equaes tm uma soluo simples em termos de ondas progressivas planas senoidais, com as direes dos campos eltricos e magnticos ortogonais um ao outro e direo do deslocamento, e com os dois campos em fase:

Mas: O que permite obter a equao da onda eletromagnetica:

De onde se obtem a velocidade da onda eletromagnetica (c):

Maxwell percebeu que essa quantidade "c" simplesmente a velocidade da luz no vcuo, e concluiu que a luz uma forma de radiao eletromagntica. Equaes de Maxwell5 Detalhamento Densidade de carga e campo eltrico A forma integral equivalente (dada pelo teorema da Divergncia), tambm conhecida como Lei de Gauss, :

pela teorema da Divergncia: e pela Lei de Gauss: logo

onde a rea de um quadrado diferencial numa superfcie fechada A com uma normal dirigida para fora definindo sua direo, e a carga livre abrangida pela superfcie. portanto:

onde a densidade de carga eltrica livre (em unidades de C/m3), no incluindo diplos de cargas ligadas no material, e o campo deslocamento eltrico (em unidades de C/m2). Esta equao corresponde lei de Coulomb para cargas estacionrias no vcuo.

Em um material linear, diretamente relacionado ao campo eltrico via uma constante dependente do material chamada permissividade :

Qualquer material pode ser tratado como linear, desde que o campo eltrico no seja extremamente intenso. A permissividade do espao livre referida como , e aparece em:

onde, novamente, o campo eltrico (em unidades of V/m), densidade de carga total (incluindo as cargas ligadas), e (aproximadamente 8,854 pF/m) a permissividade no vcuo. tambm pode ser escrito como , onde a permissividade relativa do material ou sua constante dielctrica.

Compare com a equao de Poisson. A estrutura do campo magntico

a densidade de fluxo magntico (em unidades de tesla, T), tambm chamada a induo magntica. Forma integral equivalente:

a rea de um quadrado diferencial com uma normal superficial apontando para fora definindo sua direo.

Nota: semelhantemente forma integral do campo eltrico, esta equao somente funciona se a integral for calculada sobre uma superfcie fechada. Esta equao relacionada estrutura do campo magntico porque afirma que quele dado elemento de volume, a magnitude lquida dos componentes vectoriais que apontam para fora da superfcie deve ser igual magnitude dos componentes vectoriais que apontam para dentro. Estruturalmente, isto significa que as linhas do campo magntico Equaes de Maxwell6 devem ser linhas (trajetrias) fechadas. Outra maneira de se afirmar isso que as linhas de campo no podem se originar de outro lugar; tentando seguir as linhas de volta sua fonte de volta posio original. Portanto, esta a formulao matemtica da hiptese de que no h monoplos magnticos. Campos magnticos e eltricos variveis

Forma integral equivalente: Usando o teorema de Stokes temos:

e como pela lei de Faraday :

onde logo

onde B o fluxo magntico atravs da rea A descrita pela segunda equao E o campo eltrico gerado pelo fluxo magntico c um contorno fechado na qual a corrente induzida, tal como um fio. S a superfcie enlaada pela curva c.

A fora eletromotriz (algumas vezes denotada como , no deve ser confundida com a permissividade acima) igual ao valor desta integral. Esta lei corresponde lei de Faraday de induo eletromagntica. Nota: alguns livros-textos mostram o lado direito do sinal da integral com um N (representando o nmero de espiras de fio que esto a volta da aresta de A) na frente da derivada do fluxo. O N pode ser tomado com cuidado no clculo de A (mltiplas espiras de fio significam mltiplas superfcies que o fluxo deve atravessar), e isto um detalhe de engenharia tal que isto foi omitido aqui. Note o sinal negativo; isto necessrio para manter a conservao da energia. Isto to importante que tem seu prprio nome, lei de Lenz. Esta equao relaciona os campos eltrico e magntico, mas isso tambm tem vrias aplicaes prticas. Esta equao descreve como motores eltricos e geradores eltricos trabalham. Especificamente, isto demonstra que a "voltagem" pode ser gerada pela variao do fluxo magntico passando atravs de uma dada rea no tempo, tal como acontece com uma espira girando uniformemente atravs de um campo magntico fixado. Em um motor ou gerador, a excitao fixa fornecida pelo circuito de campo e a voltagem varivel medida pelo circuito da armadura. Em alguns tipos de motores/geradores, o circuito de campo montado sobre o rotor e o circuito da armadura montado sobre o estator, mas outros tipos de motores/geradores empregam a configurao contrria. Nota: As equaes de Maxwell aplicam-se a um sistema de coordenada destro. Aplic-las inalteradas a um sistema de coordenadas esquerdo significaria uma troca de polaridade dos campos magnticos (no inconsistentemente, mas confusamente contra a conveno). Equaes de Maxwell7 A fonte do campo magntico

onde H a intensidade de campo magntico (em unidades de A/m), relacionado ao campo magntico B por uma constante chamada permeabilidade magntica, (B = H), e J a densidade de corrente, definida por:

onde v o campo vetorial chamado de velocidade de arraste que descreve as velocidades de um portador de carga que tem uma densidade descrita pela funo escalar .

Utilizando o Teorema de Stokes temos:

logo:

Lei de Ampere: Contribuio de Maxwell:

Icirculada a corrente circulada pela curva c (a corrente atravs de qualquer superfcie definida pela equao: .

No vcuo, a permeabilidade a permeabilidade do espao vazio, 0, que definida como sendo exactamente 410-7 W/A m. Tambm, a permissividade torna-se a permissividade 0. Portanto, no vcuo, a equao torna-se:

Forma integral equivalente:

s a aresta de uma superfcie A (qualquer superfcie com a curva s como sendo sua aresta dever servir), e Icirculada a corrente circulada pela curva s (a corrente atravs de qualquer superfcie definida pela equao: Iatravs de A =AJ dA.) Nota: se a densidade de fluxo eltrico no variar muito rapidamente, o segundo termo do membro direito (o fluxo de deslocamento) desprezvel, e a equao se reduz lei de Ampre. Equaes de Maxwell8 Equaes de Maxwell em unidades Gaussianas As equaes acima so dadas no Sistema Internacional de Unidades, ou SI para abreviar. No sistema de unidades Gaussiano, as equaes tomam forma mais simtrica, como segue:

Onde c a velocidade da luz no vcuo. A simetria mais aparente quando o campo eletromagntico considerado no vcuo. As equaes tomam a seguinte forma altamente simtrica:

A fora exercida por um campo eltrico e um campo magntico sobre uma partcula carregada dada pela equao da fora de Lorentz equao:

onde a carga da partcula e a velocidade da partcula. Note que esta levemente diferente da expresso do SI acima. Por exemplo, aqui o campo magntico tem as mesmas unidades do campo eltrico .

Nota: Todas as variveis que so dadas em negrito representam grandezas vectoriais. Formulao das equaes de Maxwell na relatividade especial Na relatividade especial, para expressar mais claramente o fato de que as equaes de Maxwell (no vcuo) tomam a mesma forma em todos os sistemas de coordenadas inerciais, as equaes de Maxwell so escritas em termos de 4-vetores e 4-tensor na forma "manifestamente covariante" :

onde J a 4-corrente, F o tensor intensidade de campo (tensor de Faraday) (escrito como uma matriz 4 4 ), e o 4-gradiente (tal que seja o operador d'Alembertiano). (O na primeira equao

implicitamente somado de acordo com a conveno da notao de Einstein.) A primeira equao tensorial expressa as duas equaes inomogneas de Maxwell: lei de Gauss e a lei de Ampre com a correo de Maxwell. A segunda equao expressa as outras duas equaes homogneas: a lei de induo de Faraday e a ausncia de monoplos magnticos. Mais explicitamente, J = (c, J) (como um vetor contravariante), em termos da densidade de carga e a densidade de corrente J. Em termos do 4-potenciall (como um vetor contravariante,) , onde o potencial

eltrico e A o potencial vetor magntico pelo calibre de Lorenz , F pode ser expresso como:

o que conduz a uma matriz 4 4 (tensor de 2a ordem): Equaes de Maxwell9

O fato de que ambos os campos: eltrico e magntico so combinados em um nico tensor, que expressa que, de acordo com a relatividade, ambos os campos so diferentes aspectos da mesma coisa. E assim pela troca dos referenciais, o que parecia ser um campo eltrico em um referencial se afigura como um campo magntico em outro referencial, e vice-versa. (Veja Quadripotencial eletromagntico para o relacionamente entre o d'Alembertiano do quadripotencial e a quadricorrente, expressa em termos da antiga notao de operadores vetoriais). Note que diferentes autores algumas vezes empregam diferentes convenes de sinal para os tensores e 4-vetores (o que no afeta a interpretao fsica). Note tambm que F e F no so os mesmos: eles so as formas do tensor contravariante e covariante , relacionados pelo tensor mtrico g. Na relatividade especial o tensor mtrico introduz as mudanas de sinal em algumas componentes de F; dualidades mtricas mais complexas so encontradas na relatividade geral. Equaes de Maxwell em termos de formas diferenciais

No vcuo, onde e so constantes em toda parte, as equaes de Maxwell simplificam-se consideravelmente uma vez que se use a linguagem da geometria diferencial e formas diferenciais. Com isso, os campos eltrico e magntico so conjuntamente descritos por uma 2-forma numa variedade espao-temporal 4-dimensional, a qual usualmente chamada F. As equaes de Maxwell ento se reduzem identidade de Bianchi

onde d a derivada exterior, e a equao fonte

onde o asterisco * a Hodge star. Aqui, os campos so representados em unidades naturais onde 0 1. Aqui, J a 1-forma chamada a "corrente eltrica" satisfazendo a equao da continuidade

Eletrodinmica clssica em um espao fibrado A formulao mais concisa e abrangente das equaes de Maxwell e da eletrodinmica clssica em geral como um espao fibrado com fibra U(1). A conexo no espao fibrado d+A com A sendo o 4-vetor compreendendo o potencial eltrico e o potencial vetor magntico. A curvatura da conexo F=dA a intensidade de campo. Embora a princpio a reformulao como um espao fibrado possa parecer ao estudante mdio como uma curiosidade matemtica sem sentido, h um resultado criticamente importante que mostra que esta a abordagem correta: a holonomia em um espao fibrado descreve o efeito Aharonov-Bohm. Embora o efeito Aharonov-Bohm seja algumas vezes admitido como um efeito quntico, sua explicao no requer qualquer quantizao do campo eletromagntico. O efeito pode ser entendido em termos puramente clssicos como a holonomia de uma curva em um espao fibrado. Sem a formulao do espao fibrado, o efeito Aharonov-Bohm parece ser uma fantasmagrica ao a distncia, inexplicvel pelas tradicionais equaes de Maxwell . (Veja Micheal Murray, Line Bundles [1], 2002 (PDF web link) para uma reviso matemtica simples desta formulao. Veja tambm R. Bott, On some recent interactions between mathematics e physics, Canadian Mathematical Bulliten, 28 (1985)) no. 2 p 129164.) Equaes de Maxwell10 Ver tambm Teoria galvnica para maiores detalhes Clculo vectorial Unidades naturais Unidades Lorentz-Heaviside Referncias James Clerk Maxwell, "A Dynamical Theory of the Electromagnetic Field", Philosophical Transactions of the

Royal Society of London 155, 459-512 (1865). (Este artigo acompanha uma apresentao de 8 de dezembro de 1864 Royal Society.) James Clerk Maxwell, A Treatise on Electricity e Magnetism, 3rd ed., vols. 1-2 (1891) (reprinted: Dover, New York NY, 1954; ISBN 0-486-60636-8 e ISBN 0-486-60637-6). John David Jackson, Classical Electrodynamics (Wiley, New York, 1998). Edward M. Purcell, Electricity e Magnetism (McGraw-Hill, New York, 1985). Banesh Hoffman, Relativity e Its Roots (Freeman, New York, 1983). Charles F. Stevens, The Six Core Theories of Modern Physics, (MIT Press, 1995) ISBN 0262-69188-4. Landau, L. D., The Classical Theory of Fields (Course of Theoretical Physics: Volume 2), (Butterworth-Heinemann: Oxford, 1987). Fitzpatrick, Richard, " Lecture series: Relativity e electromagnetism [2]". Advanced Classical Electromagnetism, PHY387K. University of Texas at Austin, Fall 1996. Charles W. Misner, Kip S. Thorne, John Archibald Wheeler, Gravitation, (1970) W.H. Freeman, New York; ISBN 0-7167-0344-0. (Fornece um tratamento das equaes de Maxwell em termos de formas diferenciais.) Referncias [1] http://w.maths.adelaide.edu.au/people/mmurray/dg99/line_bundles.pdf [2] http://farside.ph.utexas.edu/~rfitzp/teaching/jk1/lectures/node6.html Fontes e Editores da Pgina11 Fontes e Editores da Pgina Equaes de Maxwell Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=20653483 Contribuidores: Adailton, Alexandreanzai, Avancorafael, Bons, Carloskleber, Cvalente, Daniella Villela, Dmharvey, EDULAU, Gerbilo, Gessinguer, Giro720, Gunnex, Lbertolotti, Lechatjaune, Lus Felipe Braga, Mschlindwein, Oolong, Paclopes, Samir rodrigues, Sofia Galvo, Thiago R Ramos, Villarinho, W2raphael, Wilson simo, 30 edies annimas

You might also like