You are on page 1of 3

Da parlapatice ao linchamento moral

Alceu A. Sperana

As armas dos estudantes: livros e cadernos

Este pas est dando medo. A tentativa de criminalizar a rebelio estudantil contra as ms condies de ensino e desemprego juvenil, vinculando-a com drogas, como se fez na USP, uma parlapatice fenomenal. Seu nico fruto, mais para o jil, gorilas esfregando as mos de contentamento. Afinal, um retorno aos anos de chumbo, quando a notcia na universidade no era uma descoberta cientfica, mas a represso violenta contra professores e estudantes. Baderneira e alucingena, criminosa e estupefaciente a dvida monumental que as autoridades brasileiras pagam em fortunas bilionrias mensais, obedientes aos grandes especuladores. Que, alis, produziram a atual crise. Uma crise que o mximo em entorpecente, deixa o crack no chinelo, alm de devoradora de empregos. Mas no se v represso aos criadores de crises e sim s suas vtimas. A dvida uma droga j de dois trilhes que suga quase a metade do que pagamos em impostos.

O oramento federal de 2010 vazou em 44,93% como juros, amortizaes e refinanciamento da dvida. Ou seja, a parte do leo foi reservada aos banqueiros. Apenas 2,89% foi para a educao. A dvida, portanto, sugou 15 vezes mais recursos que a minscula dotao do ensino. Coube 3,91% para a sade e uma importncia to minguada para a habitao que no chegou a 1%. O grosso do oramento federal deveria melhorar a sade e a educao, estruturar o desenvolvimento e combater o analfabetismo completo e funcional, mas quase metade escapa ao exterior, na forma de pagamentos imorais. A dvida pblica precisa urgentemente de uma auditoria para que os pagamentos sejam moralizados. Soma-se a isso uma crescente e tambm bilionria remessa de lucros das transnacionais que se locupletam sobre os setores privatizados, alm da enorme sangria das importaes, que geram empregos l fora e fazem mingu-los aqui dentro. Enquanto banqueiro se farta, as deficincias na estrutura educacional condenam cerca de 4 milhes de crianas e jovens brasileiros dos sete aos 16 anos, que deveriam estudar, a ficar fora da escola. Quando os estudantes resolvem lutar contra isso, so chamados de baderneiros.

A reforma agrria que ficou sem fazer feita agora, com a destinao de reas imensas a proprietrios estrangeiros, cujos dlares e euros vo comprando adoidado terras e negcios de brasileiros, justamente quando nossos deslumbrados fazem turismo perdulrio l fora. Estrangeiro oportunista vem fazer turismo de negcios, brasileiro faz turismo de gastana. O primeiro toma conta da economia nacional e o segundo se endivida. Nenhum governante brasileiro dos ltimos trs sculos, nenhum mesmo, poder dizer que melhorou a participao da maioria do povo na repartio das riquezas nacionais. Faz no mnimo 300 anos que os 10% mais ricos abocanham entre 70% e 75% da riqueza produzida no Brasil. Os mais humildes, muitos deles entre os 45% de brasileiros analfabetos funcionais, sequer sabem que pagam impostos ao fazer compras. E quando seus filhos exigem moradia, emprego, boa educao e sade pblica, so tratados como criminosos, enfrentando cassetete e sofrendo a humilhao das algemas que deveriam adornar os pulsos dos corruptos. Ouve-se dizer que a China fuzila ministros corruptos. Aqui, terra da anistia marota, sofrem um mero linchamento moral. A mdia fala uma semana e eles vivem como nababos espera das prximas eleies, quando todos tero esquecido suas parlapatices e o caixa de campanha estar abarrotado.

You might also like