You are on page 1of 6

Assunto: Instrues e Procedimentos Tcnicos e Regulamentares. Referencia: Regulamentao para fabricao de veculos rodovirios rebocados artesanalmente.

Destinatrios: Proprietrios/condutores de veculos e profissionais da rea de transito. Data Ultima atualizao: 15/01/2010. Legislao: Resoluo/Contran 063/1998 - Registro e licenciamento de veculos de fabricao artesanal, conforme o art. 106 do Cdigo de Trnsito Brasileiro; e, Portaria/Inmetro 030 e 32/2004 (RTQ-24) Inspeo de veculos Rodovirios Automotores Modificado ou Fabricao Artesanal; Tipo Rebocados leves Rebocados mdios Rebocados pesados Espcie Carga Carga Carga

Conceito: Veculo fabricado artesanalmente - Veculo projetado e fabricado sob a responsabilidade de pessoa fsica ou jurdica, atendendo a todos os preceitos de construo veicular, de modo que o nome do primeiro proprietrio sempre coincida com o nome do fabricante.

01 - Solicitar Autorizao e numero do chassi junto ao CRVA/Detran-RS(autorizao DenatranSISCVS e a da base Estadual-Detran/RS) para fabricao de reboque artesanal de acordo com a Resoluo 063/1998-Contran e seus anexos. Nota: Na autorizao especialmente da Base Estadual(Detran-RS) obrigatrio o Peso Bruto TotalPBT (PBT=Tara + a Capacidade de carga), cor, ano e modelo de fabricao, n do chassi, a espcie/tipo, n de eixos. Observao: Os campos 8 e 9(chassi) identificam a capacidade de carga/lotao conforme a tabela abaixo: - "PC" - at 350 quilogramas; - "MC" - de 351 750 quilogramas; e, - "GC" - Acima de 750 quilogramas. Quando se tratar de lotao considera-se o peso normal de um passageiro(pessoa) como sendo 70 quilogramas; 02 - Fotocpia da Autorizao Detran e Denatran-SISCSV e documentos de identificao do proprietrio e condutor(CNPJ ou CPF, Carteira de Identidade ou Cart. Nacional de Habilitao); 03 - Fotocpia dos documentos fiscais(notas das peas/equipamentos e mo de obra e recibos) da aquisio dos componentes / conjuntos utilizados na fabricao e montagem do veculo; 04 - Especificar os componentes novos ou recondicionados em bom estado, utilizados na fabricao artesanal de veculos: - Fabricao prpria de reboques com Peso Bruto Total - PBT (peso prprio mais carga), at 500 (quinhentos) quilogramas; - Componentes novos: rodas; rolamentos; amortecedores; instalao eltrica e de iluminao; - Fabricao prpria de reboques com Peso Bruto Total - PBT acima de 500 quilogramas; - Componentes novos: pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; amortecedores; sistema completo de freio; sistema eltrico e de iluminao; sistema de engate normalizado; pneus; 05 - O reboque fabricado artesanalmente deve estar com sua montagem completa, com longarina de chassi, carroceria, rodas, eixos, sinalizao, pintura(cor), Marca/Modelo, espcie/tipo, cor predominante, ano/modelo, deve saber o seu PBT(peso bruto total) = Peso do veiculo(tara) + Lotao(capacidade de carga) e a Tara = peso vazio em ordem de marcha); 06 - Declarao do proprietrio de que o veculo atende integralmente os requisitos de segurana veicular pertinentes a legislao vigente, conforme projeto de engenharia e memorial descritivo arquivado sob sua responsabilidade com as caractersticas do veiculo(temos formulrio modelo);

07 - Desenhos tcnicos com as dimenses e especificaes tcnicas do veculo(atravs Engenheiro Mecnico); 08 - Declarao do engenheiro mecnico responsvel de que o veculo atende integralmente os requisitos de segurana veicular pertinentes a legislao vigente, conforme projeto de engenharia e memorial descritivo arquivado sob sua responsabilidade com as caractersticas do veiculo. 09 - Anotao de responsabilidade tcnica (ART) paga, do engenheiro responsvel pelo projeto e fabricao do veculo(Engenheiro Mecnico); 10 Reboque com PBT acima de 500 Kgf dever possuir sistema de freio(PBT soma da Carga + Tara); 11 Sistema de sinalizao lanternas indicadoras de direo(sinaleira) e posio(piscas), lanternas de freio e lanterna de iluminao da placa traseira, olhos de gato nos pra-lamas dos rodados parte de atrs vermelha e parte da frente amarela); 12 Reboque com mais de 03(trs) metros de comprimento dever possuir sinaleiras(lanternas) laterais na cor amarela e faixas refletivas e se for menor que 03(trs) metros refletores(olho de gato) laterais na cor amarela; 13 Veiculo igual ou inferior a 4600 kgf de PBT(4,6Ton), no alcanado ou enquadrado nos termos da Resoluo 0152/2003-Contran, dever ser de acordo com a Resoluo 805/1995Contran. Para tanto, o Pra-choque poder ter as faixas(listradas) pintadas nas cores amarela e preta(Resoluo 805/1995) ou usar a faixa refletiva nas cores branca e vermelha(Resoluo 152/2004); 14 - Gravar a numerao do chassi fornecido(autorizao) pelo CRVA/DETRAN/DENATRAN. Pinar em baixo relevo e em 02(dois) pontos(lugares) diferentes. Um na longarina do chassi(lana) e o outro numa das laterais. (*)E no lado oposto da lateral onde foi gravado o numero do chassi, afixar uma plaqueta de identificao com: Data da autorizao, chassi, PBT, Tara e Lotao(gravao em baixo ou alto relevo). Temos a plaqueta aqui; 15 - Gravar/pinar os ltimos 08(oito) dgitos da numerao do chassi(VIS Seco Indicadora de Veiculo) em baixo relevo, no(s) eixo(s) do veiculo; 16 (*)Afixar uma plaqueta de identificao(rebitada) na sua estrutura, ou seja no lado oposto da lateral onde foi gravado o n do chassi, com a data da fabricao; n do chassi, Tara, Lotao e PBT, pinados em alto ou baixo relevo na plaqueta(observao temos a plaqueta aqui); 17 O proprietrio do veiculo dever trazer comprovante da Tara(peso) do reboque(pesar o reboque vazio), ou seja ticket de peso da balana; 18 - Quanto ao engate do reboque, vide a Resoluo 197/2006 e Deliberao 55/2007-ambas do CONTRAN Que trata sobre os engates dos Reboques em veculos; 19 - Na acopla da lana do reboque, deve possuir um dispositivo de Segurana trava para evitar que o mesmo no desacopla do veiculo tracionador; 20 - Tambm dever possuir um dispositivo de segurana(corrente ou cabo de ao) entre o reboque e o veiculo tracionador com capacidade de absorver pelo mnimo em 3(trs) vezes a capacidade do PBT-Peso Bruto Total; 21 Para os Rebocados com PBT acima de 2.000 kgf. O Engate do rebocado deve acoplando no Caminho(veiculo tracionador) o modelo:

22 - O CMT(Capacidade Mxima de Trao) do Caminho(veiculo) tracionador do Rebocado(pesado) deve ser superior ou igual soma do PBT(Peso Bruto Total) do caminho estabelecido pelo fabricante e o PBT(tara mais a carga) do reboque estabelecido pelo fabricante(projeto de fabricao). No caso o PBT(Peso Bruto Total) do rebocado for 6.000 kgf ou superior a Categoria da CNH E. (PBT corresponde a soma da capacidade de carga e a tara do veiculo); 23 - O Veiculo ser submetido a uma inspeo veicular completa(verificado) ABNT/NBR 14040: -Informaes constantes nos desenhos, projetos, memorial descritivo, montagem, notas fiscais, ART, etc, com as conformidade das Caractersticas(Veiculo); -Portaria/Inmetro 30/2004 Regulamento Tcnico de Qualidade -RTQ-24; -Resoluo/Contran 063/1998-Contran; -Inspeo mecanizada e computadorizada do sistema de alinhamento, da suspenso, do freio e folgas(por roda, por eixo, por conjunto de eixos, freio estacionrio); -Inspeo mecanizada e computadorizada do sistema de emisso de gases, poluentes e rudos(motor-funcionamento, sistema de exausto-descarga). O veiculo no pode apresentar vazamento de leo e fluidos; -Pesos e dimenses; -Equipamentos Obrigatrios e Proibidos; -Sistema de sinalizao; -Sistema de Iluminao; -Sistema de Freios; -Sistema de Direo; -Eixos e Sistema de Suspenso; -Pneus e Rodas; -Sistema e Componentes Complementares; -N Chassi, motor, e agregados; -Ensaios dinmicos(teste em pista e circuito); -Inspeo visual(completa conforme a legislao) -Ensaio de toro(testes e ensaios de foras e pesos equivalente 3 vezes a sua capacidade de carga); - Estado geral da carroaria, da estrutura, quanto existncia de avarias e corroses, etc; Ensaios e testes dinmicos de pista(estrada pavimenta), curvas, aclives, declives, frenagem, velocidade, comandos, suspenso; e, -CONDIES Gerais do Veculo; 24 - Mtodos de Avaliao: 24.1 -Visual: verifica o estado e condies gerais, equipamentos obrigatrios e proibidos, sistema eltrico e funcionamento dos sistemas e componentes de veculo, atravs da observao visual e da atuao sobre os comandos e componentes do mesmo, incluindo a inspeo de identificao, com a conferncia dos indicativos de autenticidade documental(CRV/CRLV) e a verificao da numerao da placa, do chassi, chassis, plaquetas e agregados e de possveis sinais de adulterao da estrutura e demais caractersticas. 25.2 - Mecanizada: Realizada com auxilio de equipamentos especficos que determinam medidas e parmetros, a condio de desempenho dos sistemas e componentes do veculo atravs de placa de desvio lateral, banco de suspenso, frenmetro, detector de folgas, opacmetro, analisador de gases, decibelmetro, regloscpio, resistncia/ensaio de toro(sinistrados), teste de pista, que determinam as reais condies de desempenho de componentes e/ou sistemas do veculo(entre outros).

26 - No campo de observao e verso do CSV, ser lanado as observaes expressas Veculo fabricado artesanalmente por ___________________. Medidas: Comprimento ____mm, largura ____mm, Altura ___ mm, distancia entre eixos ____mm e Balano traseiro ___mm; -Observao: Caso necessite maiores informaes e ou Engenheiro Mecnico para os desenhos e especificaes tcnicas do veiculo, favor ligar para 55-3513-1110. APS Encaminhar toda a documentao no CRVA mais prximo do seu endereo, para prosseguir com a documentao para o cadastramento junto a Base Renavam(BIN) para o posterior registro e licenciamento do veculo na Base Renavam e Estadual. Estes e os demais procedimentos esto: Portaria 030 e 32 RTQ-do Inmetro Acesso nos OIC_SV ou Internet; Resoluo 063/1998 do Contran - Acesso na Internet, OIC_SV, CRVAs, Despachantes, etc; e, Memo 020/2005DV-DETRAN-RS - Acesso nos CRVAs e OIC-SV. Santa Rosa, RS, 15 de janeiro de 2010.
Euclides J. Matte Direto Geral Inspecar Santa Rosa - RS inspecar@destran.com.br

Art. 106-CTB da lei 9.503/1997-(CTB). No caso de fabricao artesanal ou de modificao de veculo ou, ainda, quando ocorrer substituio de equipamento de segurana especificado pelo fabricante, ser exigido, para licenciamento e registro, certificado de segurana expedido por instituio tcnica credenciada por rgo ou entidade de metrologia legal, conforme norma elaborada pelo CONTRAN.

O presente tem como objetivo apresentar a metodologia para proceder o registro e licenciamento de veculos de fabricao prpria, atravs da obteno do cdigo VIN (NMERO DE IDENTIFICAO DO VECULO) Para efeito de padronizao de identificao destes veculos foi fixado pela ABNT o WMI (IDENTIFICADOR INTERNACIONAL DO FABRICANTE), como sendo 9EZ, onde o primeiro dgito identifica o continente, o segundo caracteriza o pas e o terceiro caracteriza "Fabricao prpria". O quadro abaixo apresenta a composio do Cdigo VIN, especfico para os veculos de fabricao prpria. - Os campos 1, 2 e 3 esto reservados para o sistema de identificao internacional WMI. - Os campos 4 e 5 identificaro a unidade da Federao (UF ), no sendo permitido a utilizao das letras I, O e Q, substituindo-se quando necessrio a letra O pelo 0 (zero) e I pelo 1. - Os campos 6 e 7 caracterizam o tipo de veculo - sistema RENAVAM, conforme art. 96. do Cdigo de Trnsito Brasileiro. - Os campos 8 e 9 identificam a capacidade de carga/lotao conforme a tabela abaixo: "PC" - at 350 quilogramas "MC" - de 351 750 quilogramas "GC" - Acima de 750 quilogramas Obs.: Quando se tratar de lotao considera-se o peso normal de um passageiro como sendo 70 quilogramas.

O campo de nmero 10 identifica o ano de modelo, conforme dispe a Resoluo n 24/98 do CONTRAN
IDENTIFICADOR INTERNACIONAL FABRICANTE 1 2 3 9 E Z COMPOSIES
1 2 3 4 6 8 Posio Posio Posio e 5 Posio e 7 Posio e 9 Posio

TIPO VECULO 4 5 UNIDADE FEDERAO

CAPACIDADE DE CARGA

ANO MODELO

IDENTIFICAO

NUMERAO SEQNCIAL

6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 TABELA TABELA TABELA DETRAN/ RENAVAM RENAVAM CIRETRAN IDENTIFICAO INTERNACIONAL DO FABRICANTE

10 Posio 11 13 Posio 14 17

Identifica o Continente Identifica o Pas onde o veiculo foi fabricado Significa fabricao prpria Indica a Unidade da Federao do Registro Indica o Sistema Renavam Tipos de veculos Indica a capacidade de carga, lotao (PC= at 350 kg; MC= 351 750 kg; CG= acima de 750 kg Indica o ano de Fabricao Indica DENATRAN/CIRETRAN/CRVA de Registro Numero sequencial de fabricao

UTILIZAO DOS CARACTERES NA IDENTIFICAO VEICULAR: Na identificao dos veculos sero utilizados os algarismos arbicos 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0, e as letras A, B, C, D, E, F, G, H, J, K, L, M, N, P, R, S, T, V, W, X, Y e Z. A no utilizao das letras I, O e Q, pelo fato das mesmas serem facilmente adulteradas. Na inscrio no veculo da numerao do chassi podero ser utilizados divisores nos limites de cada linha entre as sees do VIN, no devendo ser impressos na documentao e nem serem usados smbolos ou caracteres que possam ser confundidos com algarismos por letras no VIN o VIN quando impresso em documentos, dever ser disposto em uma nica linha sem espaos em branco e sem divisores entre as sees. Quando gravado ou afixado no veculo, poder ser disposto em uma ou duas linhas sem espao em branco e sem omitir nenhuma seo.

IDENTIFICAO DO ANO MODELO I FABRICAO ATRAVS DA COLOCAO DE CARACTERES NA POSIO 10. DO VIN (Nesta posio no aparecero as Letras I, O, Q, U e Z) ANO 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984 1985 CDIGO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F ANO 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 CDIGO M N P R S T V W X Y 1 2 3 4 5 ANO 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 2025 CDIGO B C D E F G H J K L M N P R S ANO 2031 2032 2033 2034 2035 2036 2037 2038 2039 2040 2040 2042 2043 2044 2045 CDIGO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F

1986 1987 1988 1989 1990

G H J K L

2006 2007 2008 2009 2010

6 2026 T 7 2027 V 8 2028 W 9 2029 X A 2030 Y ABNT/NBR 6066/2001

2046 2047 2048 2049 2050

G H J K L

LOCALIZAO E FIXAO DA NUMERAO DO CHASSI: O VIN deve ser localizado no lado direito do veculo e, sua localizao deve ser facilmente visvel e de modo a evitar sua destruio ou alterao, devendo constar no manual do proprietrio ou equivalente. Para a fixao do VIN ao veculo podem ser usadas as alternativas a seguir: a) Gravado diretamente numa pea integrada ao veculo; b) Na sua estrutura ou em veculo com estrutura integrada carroceria, num componente que no seja facilmente removido ou substitudo; c) Gravado numa plaqueta e afixada permanentemente ao veculo. A altura dos caracteres usados na gravao do VIN deve ser de 7mm no mnimo, quando gravado diretamente no veculo, e de 4mm no mnimo, quando gravado numa plaqueta. Uma vez criado o sistema no rgo executivo de trnsito dos Estados e do Distrito Federal, e estabelecida a numerao seqencial, o mesmo dever ser repassado para o rgo mximo executivo de trnsito da Unio, para registro e controle.

Observaes

componentes novos ou recondicionados em bom estado, utilizados na fabricao artesanal de veculos. 1 - Fabricao prpria de reboques com Peso Bruto Total - PBT (peso prprio mais carga), at 500 (quinhentos) quilogramas. 1.1 - Componentes novos: rodas; rolamentos; amortecedores; instalao eltrica e de iluminao. 2 - Fabricao prpria de reboques com Peso Bruto Total - PBT acima de 500 quilogramas. 2.1 - Componentes novos: pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; amortecedores; sistema completo de freio; sistema eltrico e de iluminao; sistema de engate normalizado; pneus. 3 - Fabricao prpria de veculos de passageiros. 3.1 - Componentes novos: pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; brao de direo; ponteira de direo; caixa de direo; amortecedores; molas; rodas; pneus; sistema de freio completo (dianteiro e traseiro); sistema eltrico e de iluminao; lanternas sinalizadoras. 3.2 - Os demais componentes, no especificados, podero ser recondicionados ou em bom estado de conservao, verificados pela entidade credenciada pelo INMETRO.

Especificao para uso dos

You might also like