You are on page 1of 3

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

1) Calcule o nmero de partculas dispersas (Npd) para as seguintes solues a) 0,3mol/L de sulfato de alumnio Al2(SO4)3 =75% b) 1,2mol/L nitrato de prata AgNO3 =60% c) 0,7mol/L cido sulfrico H2SO4 =60% d) 2,0 mol/L cido ortofosfrico H3PO4 =27% e) 3,0 mol/L hidrxido de clcio Ca(OH)2 =90% f) 1,0 mol/L cloreto de sdio NaCl =98% nessa soluo, sabendo que o grau de ionizao do referido cido de 92% h) Considere uma soluo que contm 32,8g de cido sulfuroso (H 2SO3) em gua. Sabendo que o grau de ionizao do referido cido de 30%, calcule o nmero de partculas dispersas nessa soluo. g) Dissolvem-se 18,9g de cido ntrico (HNO3) em gua. Descobrir o nmero de partculas dispersas

2) Temos uma soluo de partes iguais de gua, ter etlico e etanol (lcool comum) em um recipiente fechado.
a) b) c) d) e) As presses parciais dos vapores dos lquidos esto na seguinte ordem crescente: etanol, gua, ter. gua, etanol, ter. ter, lcool, gua. ter, gua, lcool. gua, ter, lcool.

3) (VUNESP) A soluo aquosa que apresenta menor ponto de congelao a de: a) CaBr2 de concentrao 0,10 mol/L
b) KBr de concentrao 0,20 mol/L c) Na2SO4 de concentrao 0,10 mol/L d) Glicose (C6H12O6) de concentrao 0,50 mol/L e) HNO3 de concentrao 0,30 mol/L 4) Sejam dadas as seguintes solues aquosas:

I) II) III) IV)

( C12 H 22O11 ) 0,3 mol/L de fosfato de potssio ( K 3 PO4 ) 0,2 mol/L de cido ntrico ( HNO3 ) 0,1 mol/L de glicose ( C6 H12O6 )
0,2 mol/L de sacarose

Coloque as solues acima em ordem crescente de presso de vapor.

5) (FGV-SP) Considere clorofrmio, etanol e gua, todos lquidos, temperatura ambiente. A dependncia das
presses de vapor dos trs lquidos em funo da temperatura mostrada no grfico a seguir.

No topo de uma certa montanha, a gua ferve a 80C. nesse local, dentro dos limites de erro de leitura dos dados, pode-se afirmar que ... a) a presso atmosfrica igual a 800 mmHg. b) o clorofrmio, em sua temperatura de ebulio, apresenta presso de vapor igual do etanol a 60C. c) o etanol entrar em ebulio a uma temperatura menor que a do clorofrmio. d) a gua apresenta foras intermoleculares mais fracas que a dos outros dois lquidos. e) o etanol entrar em ebulio a 78C. 6) A figura a seguir representa o diagrama de fases da gua. Atravs desse diagrama, podemos obter importantes informaes sobre o equilbrio entre fases. As linhas nele presentes representam a coexistncia das fases: slido-lquido, lquido-vapor e slido-vapor.

0 1

2
3

Com base nas informaes analise: 0 A fase slida a fase mais estvel na regio I. 1 A fase mais estvel na regio III do diagrama a fase vapor. 2 No ponto B do diagrama esto em equilbrio as fases slida e vapor. 3 No ponto A esto em equilbrio as fases slida, lquida e vapor. 4 Na regio II do diagrama a fase mais estvel a lquida.

7) A figura representa o diagrama de mudana de estado do CO 2. Pela consulta ao diagrama e correto afirmar
que:

01) sob presso de 60 atm, o CO2 e liquido a temperatura de 10C e solido a temperatura de 60oC. 02) no ponto A, o CO2 encontra-se em equilbrio nos estados solido, liquido e gasoso. 04) a presso de sublimao esta abaixo de 5 atm. 08) os valores de temperatura e presso correspondentes a linha AB representam equilbrio entre os estados slido e gasoso. Determine a soma dos valores correspondentes as alternativas corretas.

8) Em pases onde os invernos so rigorosos, coloca-se sobre o leito de ruas consideradas prioritrias ao
trnsito, uma mistura de sal (NaCl), cloreto de clcio (CaCl 2) e areia, para diminuir os riscos de derrapagens dos veculos, durante os perodos de nevadas. Cada um desses produtos tem uma funo definida, que associadas so muito eficientes. Indique a afirmao correta. O sal abaixa o ponto de congelamento da gua, o cloreto de clcio quando se dissolve, absorve calor, e a areia aumenta a aderncia dos pneus ao solo. O sal eleva o ponto de congelamento da gua, o cloreto de clcio quando se dissolve, absorve calor, e a areia aumenta a aderncia dos pneus ao solo. O sal abaixa o ponto de congelamento da gua, o cloreto de clcio quando se dissolve, libera calor, e a areia aumenta a aderncia dos pneus ao solo. O sal abaixa o ponto de congelamento da gua, o cloreto de clcio dissolve-se atravs de uma reao endotrmica, e a areia aumenta a aderncia dos pneus ao solo. O sal eleva o ponto de congelamento da gua, o cloreto de clcio dissolve-se atravs de uma reao endotrmica, e a areia aumenta a aderncia dos pneus ao solo.

a) b) c) d) e)

9) O grfico abaixo representa a presso de vapor (eixo das ordenadas), em atm, em funo da temperatura em
C, de trs amostras, I, II e III. Se uma destas amostras for de gua pura e as outras duas de gua salgada, podemos afirmar que:

a) b) c) d) e)

A amostra I a amostra de gua salgada. A amostra I a mais voltil. A amostra II mais concentrada que a amostra III. A amostra I a menos voltil. Na temperatura TIII e 1 atm a amostra II ainda no entrou em ebulio.

10) Os trs frascos a seguir contm gua pura a 25C.

Vrios estudantes, ao medirem a presso de vapor a 25C, fizeram quatro anotaes: Quantas dessas anotaes esto corretas? a) uma. b) duas. c) trs. d) todas. e) nenhuma.

You might also like