You are on page 1of 22

SUN/UNAC/UNACE SAUS Quadra 6 Blocos H Ed. Ministro Srgio Motta 8 andar - Braslia/DF CEP: 70.

070-940 (61) 2312-2060

Fust
novembro/2004

Fundo de Universalizao dos Servios de Telecomunicaes

INSTRUES PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAO DO CLCULO DA CONTRIBUIO AO FUST NO NOVO MDULO DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DO FUST SACF

NDICE

1. 2. 3. 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 4.

A IMPORTNCIA DA UNIVERSALIZAO E CONTINUIDADE ......................... 3 A LEI DO FUST ................................................................................................................. 4 CLCULO DA CONTRIBUIO................................................................................... 5 COMO CALCULAR A CONTRIBUIO AO FUST? ........................................................... 5 O QUE UM SERVIO DE TELECOMUNICAO? ........................................................... 5 O QUE PODE SER ABATIDO DA BASE DE CLCULO? ...................................................... 5 COMO SE CHEGA AO VALOR DA CONTRIBUIO? ........................................................ 5 DVIDAS? ........................................................................................................................ 5 OPERAO DO PROGRAMA DECLARAO ON-LINE..................................... 6

4.1 CABEALHO .................................................................................................................... 9 4.2 LANAMENTO DAS INFORMAES....................................................................... 10 4.2.1. RECEITAS ................................................................................................................... 10 4.2.1.1 DECLARAO DO SACF NORMAL.................................................................. 10 4.2.1.3 PREENCHIMENTO DOS DEMAIS CAMPOS ....................................................... 10 4.2.2. TRANSFERNCIAS ...................................................................................................... 11 4.3 ESPELHO DE DECLARAO DO SACF / EMISSO DE BOLETO ..................... 15 5. 6. 7. OPERAO DO PROGRAMA DECLARAO DE NO OBRIGAO........... 17 FORMATO DO ARQUIVO DE DECLARAO ........................................................ 19 SERVIOS SUJEITOS DECLARAO DO SACF................................................ 21

1. A IMPORTNCIA DA UNIVERSALIZAO E CONTINUIDADE

A tecnologia da informao tornou-se pea fundamental no desenvolvimento da economia e da prpria sociedade. No que tange aos servios de telecomunicaes, a necessidade de propiciar ao usurio brasileiro servios de telefonia e transmisso de dados, imagem e voz com qualidade e rapidez, tornou imprescindvel o processo de privatizao do sistema nacional de telecomunicaes. Em face da dinmica do setor de telecomunicaes brasileiro, o mercado foi baseado em trs pilares bsicos: competio, qualidade e universalizao. A Lei n. 9.472, de 16 de julho de 1997, Lei Geral de Telecomunicaes LGT, trata das Obrigaes de Universalizao e de Continuidade dos Servios Prestados em Regime Pblico, o que significa que os servios devem estar disponveis para todos, de forma regular e contnua. Em seu artigo 80, a Lei estabelece que as obrigaes de universalizao sero objeto de metas peridicas, conforme plano especfico elaborado pela Anatel e aprovado pelo Poder Executivo. Esse plano trata do Plano Geral de Metas de Universalizao e refere-se, entre outros aspectos, disponibilidade de terminais de uso coletivo ou individual, ao atendimento de deficientes fsicos, instituies de carter pblico ou social, bem como de reas rurais ou de urbanizao precria e de regies remotas e de fronteira. Para a promoo da universalizao, a LGT prev em seu artigo 81, especificamente em seu inciso II, a criao de um fundo destinado a cobrir a parcela de custo exclusivamente atribuvel ao cumprimento das obrigaes de universalizao. Portanto, prestadoras de servios de telecomunicaes em regime pblico tero garantido a cobertura da parcela do custo que no possa ser recuperada com a explorao eficiente do servio, a fim de preservar seu equilbrio econmico-financeiro. Assim, nas questes relativas universalizao das telecomunicaes no Brasil, deve-se considerar sempre o objetivo final de toda ao pblica ou privada: a melhoria das condies de vida do cidado. Ter acesso informao, cultura e ao entretenimento direito do cidado e dever do Estado.

2. A LEI DO FUST

A Lei n 9.998, de 17 de agosto de 2000, instituiu o Fundo de Universalizao dos Servios de Telecomunicaes - Fust. A Lei do Fust, como passou a ser conhecida, significa uma complementao ao ponto de partida, um marco normativo e norteador da poltica de universalizao pretendida pela administrao pblica. O Fust foi criado com o intuito de levar os servios de telecomunicaes para a populao excluda do mercado, primordialmente nas reas de educao, de sade, de segurana e as bibliotecas e regies remotas e de fronteira, priorizado, principalmente ao acesso de deficientes,. O Fundo constitudo por recursos de vrias origens, dentre as quais est a contribuio de interveno de domnio econmico cuja criao foi fundamentada no art.149 da Constituio de 1% sobre a receita operacional bruta decorrente de prestao de servios de telecomunicaes. A Lei do Fust estabelece duas normas que merecem ser citadas, relativas contribuio: a) de sua base de clculo devem ser excludos os montantes relativos ao ICMS, Cofins, ao PIS/PASEP e as transferncias para outras prestadoras referentes a prestao de servios de telecomunicaes; b) o montante da contribuio para o Fust no pode ser acrescido ao valor do servio prestado (a Lei estabelece que a contribuio no ensejar reviso das tarifas e preos o que deve constar da conta emitida ao usurio). A arrecadao da contribuio ao Fust devida por todas as prestadoras de servios de telecomunicaes, a partir de fevereiro de 2001, referente ao ms de competncia de janeiro de 2001. A declarao no Sistema de Acompanhamento do Fust SACF, denominada Prestao de Contas, servir para o acompanhamento e controle do clculo da contribuio em tela e dever ser efetuada at o dia 10 de cada ms, referindo-se sempre as receitas do ms anterior.

3. CLCULO DA CONTRIBUIO

3.1 Como Calcular a Contribuio ao Fust?


A base de clculo para a contribuio ao Fust ser sempre a Receita Operacional Bruta (ROB) obtida atravs de prestao de servios de telecomunicaes, com as devidas dedues, como se mostra a seguir.

3.2 O que um servio de telecomunicao?


o conjunto de atividades que possibilita a oferta de telecomunicao, inclui-se nesta definio tambm o servio de radiodifuso sonora de sons e imagens.

3.3 O que pode ser abatido da base de clculo?


Das receitas oriundas da prestao de servios de telecomunicaes devero ser deduzidos da base de clculo, os seguintes tributos:
ICMS; PIS; COFINS.

dedutvel ainda, o abatimento dos valores relativos s transferncias efetuadas a outras prestadoras de servios de telecomunicaes, segundo os preceitos descritos no Despacho SUN n. 029/2003, que implica na responsabilidade solidria entre as prestadoras de servios de telecomunicaes em regime pblico e privado quando ocorrem transferncias entre elas, para o correto recolhimento de contribuio de carter compulsrio. Essas transferncias devem ser relatadas em campo prprio no Sistema de Acompanhamento do Fust SACF, conforme item 5 da presente cartilha.

3.4 Como se chega ao valor da contribuio?


O valor da contribuio ser obtido multiplicando-se o valor da base de clculo (menos as dedues) por 1% (um por cento).

3.5 Dvidas?
A Anatel se coloca disposio para sanar qualquer dvida por meio de seus Escritrios Regionais e Unidades Operacionais ou pelo e-mail sistemas@anatel.gov.br.

4. OPERAO DO PROGRAMA Declarao On-Line

Para a declarao das prestadoras de servios de telecomunicaes que obtiverem receitas. importante enfatizar que todas as prestadoras devero encaminhar as informaes solicitadas por meio eletrnico do SACF, at o dia 10 (dez) do incio do ms subseqente, prestando as informaes referentes ao ms anterior. Aps entrar no endereo eletrnico do site da Anatel http://sistemas.anatel.gov.br/SACF, aparecer duas opes: Prestao de Contas e Para outras funcionalidades no listadas IDENTIFIQUE SE. Clicar em Prestao de Contas > Declarao > Download, aparecer os cones: Cartilha de orientaes, que sugerimos uma leitura bastante atenta antes de continuar outros passos; Formato do Arquivo das Declaraes, que um utilitrio que facilitar o envio de informaes por parte de prestadoras que detm elevados nmeros de Fistis, conforme o item 7 da presente cartilha; e Para outras funcionalidades no listadas IDENTIFIQUE SE.

Clique em Para outras funcionalidades no listadas IDENTIFIQUE SE, para se cadastrar

Clique em Entrar

O responsvel pelo preenchimento da declarao da contribuio ao Fust dever indicar o seu CPF e a sua senha no respectivo campo. Caso esse no tenha se cadastrado clique em Ainda no sou cadastrado, o qual ser cadastrado no Sistema de Segurana - Sis e vinculado a esta entidade. Receber imediatamente a sua senha via email. Aps efetuar essas operaes clicar em .

Clique em Menu Principal > DECLARAO > Declarao On Line, como se segue abaixo:

Clique uma vez no aplicativo

O programa Declarao On-line de fcil operao, sendo formado de uma nica tela, onde todos os componentes da declarao podem ser visualizados, exceo da guia Transferncias, que poder ser visualizada com um simples clique, localizado na parte inferior da tela Aps clicar em Declarao On-Line aparecer a tela de cadastro de responsvel. Atravs desta tela, os usurios so obrigados a indicar o responsvel legal de suas declaraes, selecionando o CPF dentro da listagem, como demonstrado na prxima tela. importante ressaltar as seguintes informaes: os dados do responsvel legal so recuperados a partir do cadastro do Sis. Assim, torna-se obrigatrio que este cidado esteja previamente cadastrado no Sis e vinculado a esta entidade; e toda vez que o usurio tentar acessar alguma funcionalidade, o sistema verifica se este cadastro de responsvel j est preenchido. Caso negativo, o sistema redirecionar o usurio para preenchimento desta tela. Nenhuma funcionalidade acessada enquanto este cadastro no tiver sido atualizado.

Clique no campo com sucesso.

, aparecer uma nova janela indicando que o cadastro foi realizado

Para retornar Declarao On-Line, basta clicar no Menu Principal, Prestao de Contas, Declarao, Declarao On-Line e clicar uma vez sobre o aplicativo. A configurao do sistema apresentada a seguir:

4.1

Cabealho

O primeiro item a ser selecionado o nmero do Fundo de Fiscalizao das Telecomunicaes Fistel. O nmero do Fistel dever ser aquele fornecido para o servio outorgado relativamente ao qual se est declarando a contribuio no SACF. Vale lembrar que para cada servio outorgado a Anatel fornece o nmero de Fistel e, portanto, devero ser prestados os clculos, em separado, para cada nmero de Fistel que estiver vinculado ao CNPJ/CPF da respectiva declarao do SACF.

Clique na seta do campo Fistel, n.s de Fistis da prestadora, a qual est em operao.

, o sistema ir exibir a relao dos

Selecione o n. do Fistel desejado. Logo aps sero preenchidos os campos: CPF/CNPJ, Nome/Razo Social, Logradouro, N., CEP, Bairro, Municpio, UF e Servios. -Clique no campo de atualizao de endereo, caso haja mudana de endereo.

4.2

Lanamento das Informaes

Na tela anterior, tambm mostra o formulrio que dever ser preenchido com as informaes financeiras/contbeis relacionadas ao servio prestado.

4.2.1. Receitas
A Declarao do SACF poder ser efetivada em 2 (dois) modos distintos: Normal e Retificadora.

4.2.1.1

Declarao do SACF Normal

considerada Normal a declarao do SACF daqueles outorgados que obtiveram alguma receita proveniente de prestao de servios de telecomunicaes

4.2.1.2

Declarao do SACF Retificadora

A Declarao do SACF Retificadora dever ser realizada, quando, por algum equvoco, foram prestadas informaes incorretas em uma declarao do SACF Normal, realizada anterior-

4.2.1.3

Preenchimento dos demais campos

O campo seguinte, Ms/Ano, dever ser indicado o ms e o ano em cada declarao efetuada pela prestadora.

Dever ser lanado no campo Receita deste Servio o valor da Receita Operacional Bruta relativa ao servio objeto da declarao do SACF, ou seja, o valor proveniente da prestao daquele servio vinculado ao Fistel objeto da declarao do SACF.

Devero ser lanados manualmente os valores relativos ao ICMS, ao PIS e COFINS, que incidiram sobre o servio objeto da declarao do SACF.

10

Para as Transferncias, os valores sero obtidos a partir dos lanamentos efetuados na respectiva guia. Este valor ser lanado automaticamente para a guia Receitas - como est exemplificado no prximo item 5.2.2. Transferncias. A Base de Clculo e o valor do Fust a Recolher referente ao servio objeto da declarao do SACF sero calculados automaticamente, aps clicar no boto (calcular).

4.2.2. Transferncias
Transferncia entre outorgados toda operao de dbito ou crdito financeiro realizada entre prestadores de servios de telecomunicaes. Na configurao do sistema, abaixo da tela, encontra-se o link Transferncias, que poder ser visualizada a sua guia com simples clique, como demonstrado na ltima tela.

Clique neste boto Pesquisar Dados das Prestadoras

11

Na tela das Transferncias, acima demonstrada, o primeiro item a ser preenchido o n. do Fistel. Se a prestadora no tiver o n. do Fistel do destinatrio da transferncia relativo ao servio objeto da prestao de servios, clique no ponto de . O sistema disponibilizar a seguinte tela: ao lado do campo Fistel.

Indique os campos: Nome de Prestadora ou Servio ou CPF/CNPJ de Prestadora.. Clique em , como indicado na tela acima. Logo aps, aparecer uma nova tela indicando os dados da(s) prestadora(s): Nome da Prestadora, CNPJ/CPF, Fistel e Servio. Copie o n. do Fistel desejado e clique no boto guia Transferncias, como se segue: para voltar

12

Digite o n. do Fistel 2 1

Aps digitar o n.do Fistel, automaticamente sero preenchidos os campos: Nome/Razo Social e CPF/CNPJ. 1 Indique no campo Transferido o valor da transferncia realizada a outra prestadora de servios de telecomunicaes. 2

Quando o outorgado receber a transferncia, o procedimento dever ser idntico ao anterior. Dever ser levado em considerao o nmero de Fistel (de quem recebe a transferncia) relativo ao servio prestado. Neste caso, o valor dever ser lanado somente no campo Recebido. 2

Aps a insero das informaes, dever ser acionado o boto declarao do SACF no espao abaixo dos campos de informaes.

, o que adicionar a

Para se excluir qualquer informao j lanada, poder ser usado o boto . Clica-se uma vez sobre o CNPJ/CPF que se quer excluir e em seguida clica-se uma vez no boto . Aps fazer todos esses lanamentos na guia Transferncia, clicar em

13

Surgir a tela do sistema completa em relao a declarao no SACF pela prestadora de servio de telecomunicaes Para abater os valores das Transferncias, clicar em

Clique em Enviar para finalizar a declarao

Clique em Enviar; aparecer uma tela para a prestadora de servio de telecomunicao se responsabilizar da veracidade dos dados declarados no SACF, aps clicar em

Em seguida aparecer a prxima tela:

14

4.3

Espelho de Declarao do SACF / Emisso de Boleto

A partir da tela demonstrada anteriormente, teremos acesso ao Espelho de Declarao do SACF.

Clique em SACF:

, aparecer detalhadamente o espelho de declarao do

15

16

5. OPERAO DO PROGRAMA Declarao de No Obrigao

A Declarao de No Obrigao serve somente para as prestadoras de servios de telecomunicaes que no obtiverem receitas. Caso esta receita prolongar por 12 (doze) meses, a prestadora far a declarao de no obrigao anual. importante enfatizar que a prestao de contas mensal e anual dever ser realizada at o dcimo dia do ms seguinte e em janeiro de cada ano, respectivamente, por meio do site da Anatel, no endereo http://sistemas.anatel.gov.br/SACF, no Sistema de Acompanhamento do Fust SACF Declarao do SACF. Aps acessar o site da Anatel no endereo eletrnico anteriormente descrito e clicar em Prestao de Contas, DECLARAO, Declarao de No Obrigao, aparecer a seguinte tela:

Clique em Enviar para finalizar a Declarao de No Obrigao

Inicialmente, clique na seta do campo Fistel, a relao dos n.s de Fistis da prestadora, a qual est em operao.

, o sistema ir exibir

Selecione o n. do Fistel desejado. Logo aps sero preenchidos os campos: CPF/CNPJ, Nome/Razo Social, Logradouro, N., CEP, Bairro, Municpio, UF e Servios.

17

A prestadora dever indicar o Perodo Incio (ms e ano) e o Perodo Fim (ms e ano), antes de clicar o boto .

Aps clicar o boto Enviar, aparecer uma tela para a prestadora de servio de telecomunicao se responsabilizar da veracidade dos dados declarados no SACF, aps clicar em

Aparecer a seguinte tela:

Clique em Retornar para declarar outro servio da prestadora que no obteve receita.

Clique em SACF.

, ser demonstrado detalhado o espelho de declarao do

18

6. FORMATO DO ARQUIVO DE DECLARAO


O Formato do Arquivo de Declarao mais uma opo para todas as prestadoras de servio de telecomunicao realizarem a declarao da contribuio ao Fust no SACF. Clique em Menu Principal > Prestao de Contas > DECLARAO > DOWNLOAD > Formato do Arquivo de Declarao. Este link fornece aos usurios do SACF a configurao do arquivo de declaraes para envio de informaes Anatel. A prestadora poder utilizar um programa prprio para gerao deste arquivo de informaes, baseado na tecnologia XML, conforme exemplo:

19

SACF Sistema de Acompanhamento do Fust


Formato do arquivo de declaraes
Tipo do Arquivo: XML
<!ELEMENT ArquivoDeclaracao(listaDeclaracao)> <!Element listaDeclaracao(declaracao+)> <!Element declaracao(periodoReferencia,prestadora,receita,listaTransferencia?) <!Element periodoReferencia(dataMes,dataAno)> <!Element dataMes (#PCDATA)> <!Element dataAno (#PCDATA)> <!Element prestadora(nomePrestadora,endereco?)> <!Element nomePrestadora (#PCDATA)> <!Element endereco(nomeLogradouro,nomeBairro,nomeMunicipio,siglaUF)> <!Element nomeLogradouro (#PCDATA)> <!Element nomeBairro (#PCDATA)> <!Element nomeMunicipio (#PCDATA)> <!Element nomeSiglaUF (#PCDATA)> <!Element receita(valorReceita,valorReceitaContrato,valorIcms?,valorPis?,valorCofins?,valorBaseCalculo?)> <!Element valorReceita (#PCDATA)> <!Element valorReceitaContrato (#PCDATA)> <!Element valorIcms (#PCDATA)> <!Element valorPis (#PCDATA)> <!Element valorCofins (#PCDATA)> <!Element valorBaseCalculo (#PCDATA)> <!Element listaTransferencia(transferencia)> <!Element tranferencia(prestadora,valorTransferido,valorRecebido)> <!Element valorTransferido (#PCDATA)> <!Element valorRecebido (#PCDATA)> <!Attlist declaracao intTipoDeclaracao CDATA #REQUIRED> <!Attlist prestadora numFistel CDATA #REQUIRED> <!Attlist prestadora numServico CDATA #REQUIRED> <!Attlist prestadora numCpfCnpjPrestadora CDATA #REQUIRED> <!Attlist endereco numLogradouro CDATA #REQUIRED> <!Attlist endereco codCep CDATA #REQUIRED>

Formato dos Dados: Campo Tipo de Dados Exemplo Formato Tipo Declarao 1 caracter I No Obrigao N Normal R Retificadora Data Ms 2 dgitos 00 Data Ano 4 dgitos 0000 Valores Separador decimal: , (vrgula) Separador milhar: . (ponto) 0.000.000,00 Nmero Fistel 11 dgitos 00000000000 Nmero Servio 3 dgitos 000 CNPJ 18 caracteres (com mscara) 00.000.000/0000-00 CPF 14 caracteres (com mscara) 000.000.000-00 CEP 10 caracteres (com mscara) 00.000-000

Caso a prestadora deseje imprimir o comprovante de Declarao, dever acessar Menu Principal > Prestao de Contas > Declarao > Consultar e clicar uma vez sobre o aplicativo. Em Consultar declaraes a prestadora dever selecionar o n. do Fistel, perodo inicial e o pero. do final desejados. Aps clicar em consultar

20

7. SERVIOS SUJEITOS DECLARAO DO SACF


Servios Servio Mvel Pessoal SMP Servio Limitado Especializado SLE (Interesse Coletivo) Servio Mvel Celular SMC Servio Limitado Mvel Especializado SLME (Interesse Coletivo) Servio Rede Transporte Telecomunicaes SRTT Servio Rede Transporte Telecomunicaes Satlite SRTT SLMP Prestados a Determinados Grupos de Usurios Servio para Linha Dedicada SLD Servio Rede Comutada para Pacote SRCP Servio Rede Comutada para Circuito SRCC Servio de Comunicao Multimdia SCM Servio Especializado Radiochamada SER Servio Mvel Martimo Especializado Servio Avanado Mensagem SAM Servio Circuito Especializado Interesse Coletivo Servio Rede Especializado Interesse Coletivo Servio Rdio Txi Especializado Servio Especializado Radiodeterminao Interesse Coletivo Servio Telefone Pblico Mvel Rodovirio Telestrada Servio Especializado Superviso e Controle Terceiros Servio Comunicao Textos Servio Especializado Televiso para Assinatura Servio Telefnico Fixo Comutado Servio Limitado Especializado por Satlite Servio Rede Especializado por Satlite Servio Circuito Especializado por Satlite 21

Servio Mvel Global por Satlite SMGS Servio Comunicao Dados Comutado Servio de TV a CABO Servio de Distribuio de Sinais de TV/ udio por Assinatura Via Satlite Servio Especializado Distribuio de Sinais Multiponto/Multicanal Servio Distribuio de Sinais Televiso DISTV

Obs: REGULAMENTO DOS SERVIOS DE TELECOMUNICAES RESOLUO N 73, DE 25 DE NOVEMBRO DE 1998


(...)

Art. 3. No constituem servios de telecomunicaes: I o provimento de capacidade de satlite; II a atividade de habilitao ou cadastro de usurio e de equipamento para acesso a servios de telecomunicaes; III os servios de valor adicionado, nos termos do art. 61 da Lei 9472 de 1997.

Pargrafo nico A Agncia poder estabelecer outras situaes que no constituam servios de telecomunicaes, alm das previstas neste artigo.
(...)

22

You might also like