You are on page 1of 2

Dirio de aula

No mbito da disciplina de Filosofia Aula n 5 Sumrio: 03 Out 2011

- 1.3 A dimenso discursiva do trabalho filosfico - Sugestes para o trabalho individual - Competncias bsicas para o trabalho filosfico

1.3 A dimenso discursiva do trabalho filosfico


Sugestes para o trabalho individual
Este tema, tem como principal objectivo facilitar-nos as nossas tarefas, como alunos, sugerindo mtodos para facilitar, simplificar e assim melhorar, o nosso trabalho individual. Sendo elas: Para o estudo nos sugerido, principalmente, a leitura atenciosa dos textos e documentos, a realizao de apontamentos e a releitura dos mesmos e, se encontradas, o esclarecimento das dvidas numa prxima aula directamente com o professor. nos aconselhado tambm o estudo dirio da matria leccionada e no o estudo na vspera de testes, deixando assim, acumular a matria. Nos que diz respeito leitura e aos apontamentos, organizao a palavra chave. Retirar da leitura e apontar apenas as ideias principais, definies e informao essencial e relevante uma estratgia fundamental para alcanar o sucesso e facilitar a assimilao da matria dada na aula. Quanto pesquisa, so aspectos muito importantes a origem da informao, ou seja, importante consultar pessoas idneas, confiveis portanto, e a verificao das fontes da informao, ou seja, verificar se a informao parte de universidades, centros de investigaes, etc. tambm importante a identificao de todas as fontes utilizadas, dos autores de citaes indicadas no trabalho e das obras consultadas. Toda a informao utilizada e consultada deve ser mencionada. Em suma, se tivermos em conta todos estes procedimentos todos os nosso trabalho individual ser facilitado.

Competncias bsicas para o trabalho filosfico

Dirio de Aula realizado pela aluna Ana Brs N5 10 H

Ano Lectivo 2011/20112

Sendo a Filosofia uma actividade reflexiva e crtica, a tarefa dos filsofos pensar criticamente sobre um conjunto de problemas. As teorias filosficas apresentam-se num discurso (oral ou escrito). Definio de discurso: Discurso um conjunto coerente de argumentos que visam expor um determinado assunto, formular um problema e apresentar uma resposta devidamente justificada. Competncias especficas que nos permitem produzir esse tipo de discurso Problematizar: descobrir e formular problemas que desafiem a nossa reflexo. , no fundo, questionar; Argumentar: Construir um conjunto de proposies a justificar uma posio; Conceptualizar: elaborar conceitos, isto , noes gerais.

Instrumentos lgicos do pensamento


No entanto, o discurso filosfico tem tambm uma grande exigncia racional e sendo assim preciso os seguintes instrumentos: Conceito (representao mental)/ Termo (conceito expresso verbal, escrito ou gestual): conjunto de caractersticas essenciais de uma classe de seres ou objectos. Raciocnio (operao mental) / Argumento (exteriorizao do raciocnio): sequncia de preposies organizadas de tal modo que a concluso a que chegamos tem por base outra ou outras proposies a que chamamos de premissas. Exemplo: Todos os homens so azuis. (preposio 1) O Paulo homem. (preposio 2) Encadeamento de juzos Logo o Paulo azul. (concluso) Quando um argumento vlido e com premissas verdadeiras um argumento slido. Juzo (operao mental onde articulamos conceitos de forma afirmativa ou negativa)/ Proposio (exteriorizao do juzo): o que afirmado ou negado numa frase declarativa.

Dirio de Aula realizado pela aluna Ana Brs N5 10 H

Ano Lectivo 2011/20112

You might also like