You are on page 1of 4

Re pr e s en t an t e da ca teg o ri a p r ofi s si on al do s

EMPREGADOS NO COMRCIO ATACADISTA E VAREJISTA


Co m AB R A N G N CI A em
ALFENAS, AREADO, BAEPENDI, BOA ESPERANA, CAMBUQUIRA, CAMPANHA, CAMPO DO MEIO, CAMPOS GERAIS, CARMO DA CACHOEIRA, CAXAMBU, COQUEIRAL, ELI MENDES, ITAJUB, LAMBARI, MACHADO, MONSENHOR PAULO, PARAGUAU, SANTANA DA VARGEM, SO GONALO DO SAPUCA, SO LOURENO, TRS PONTAS e V A R G I N H A d o Es t a d o d e M i na s G e r a i s .

Comercirio
Visite o SINDECOM Venha conhecer nossos trabalhos e nossas lutas. Conhea seus direitos, deveres e benefcios.

Sede Social - VARGINHA

Subsede - ITAJUB

Fale com a gente

www.facebook.com/sindecom

@sindecomvga

sindecomvga.tumblr.com

sindecomvga

sindecomvga@yahoo.com.br

www.sindecomvga.com.br

(35) 3221-1682
Rua Santos Anjos, 67 Centro Varginha/MG 37.002-460

(35) 3622-6380
Rua Virgnio Dias, 170A So Vicente Itajub/MG 37.502-025

O SINDECOM possui vrias atribuies que esto consagradas na Constituio Federal, na Consolidao das Leis do Trabalho, no prprio Estatuto, bem como, nos Acordos e Convenes Coletivas de Trabalho, em DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES, inclusive na assistncia das homologaes de resciso de contrato de trabalho. Confira a seguir:

DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA HOMOLOGAO


* Empregado com mais de um ano de servio * Termo de Resciso de Contrato em 5 vias; CTPS - Carteira de Trabalho devidamente atualizada; Livro de Registro de empregados ou fichas; Comprovante do Aviso Prvio; Extrato de FGTS (atualizado e constando todo perodo laboral do funcionrio); Chave de Conectividade para que o empregado possa sacar o saldo do FGTS; Guia de recolhimento do FGTS dos ltimos 6 meses (quando no Extrato faltar alguma competncia); Requerimento do Seguro Desemprego - CD/SD; Atestado Mdico Demissional; Recolhimento da Multa Rescisria do FGTS 40%; Guia de Contribuio Sindical dos Empregados; Guia de Contribuio FAA dos Empregados; Carta de preposto ou procurao quando necessrio; Relao de mdia de horas extras, comisses e adicionais se for o caso; Cpia da conveno ou acordo coletivo de trabalho, ou sentena normativa, quando for necessrio; Ato constitutivo do empregador acompanhado das alteraes, quando houver. Em caso de TRCT de Falecimento Declarao do INSS constando relao de Dependentes, juntamente com a certido de bito, ou Alvar Judicial nominando o inventariante. Demais particularidades, fale conosco.

PREENCHIMENTO TRCT - Termo de Resciso de Contrato de Trabalho


Campo 31 Cdigo Sindical S.89793 ou 005.093.897.937 Campo 32 CNPJ e Nome da Entidade Sindical Laboral 25.656.687/0001-49 Sindicato dos Empregados no Comrcio de Varginha e Regio

PRAZOS PARA PROCEDER COM A HOMOLOGAO DE RESCISO


ao 1 dia til imediato ao trmino do contrato, quando o aviso prvio for trabalhado; ao 10 dia subseqente data da comunicao da demisso, no caso de ausncia do aviso prvio, indenizao deste ou dispensa do seu cumprimento. Havendo o cumprimento parcial do aviso prvio, o prazo para pagamento das verbas rescisrias ser de at 10 dias, contados a partir da dispensa do seu cumprimento, desde que no ocorra primeiro o termo final do aviso prvio. A inobservncia dos prazos ora referidos, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador tiver dado causa, sujeitar o empregador no pagamento de multa, em favor do empregado, do valor equivalente ao seu salrio. Outro ponto relevante a ser destacado no sentido de que, quando os prazos recarem em sbados, domingos e feriados, a nova regra imposta pelo Ministrio do Trabalho e Emprego reza que poder se proceder com a resciso no dia til imediatamente seguinte. Salientamos que o simples depsito das verbas rescisrias na conta bancria do empregado, no dilata os prazos e no exime o empregador de adimplir com os prazos disposto no art. 477 da CLT.

PAGAMENTOS
O pagamento das verbas salariais e indenizatrias constantes do Termo de Resciso do Contrato de Trabalho ser efetuado no ato da assistncia junto entidade sindical profissional, em: Moeda corrente (dinheiro) Cheque visado/administrativo (cheque emitido pelo banco) Depsito bancrio em conta corrente do empregado, ordem bancria de pagamento ou ordem bancria de crdito (mediante comprovao).

IMPEDIMENTOS
Na falta de: apresentao de todos os documentos necessrios, irregularidade na representao das partes, estabilidade e/ou inaptido do trabalhador, suspenso contratual, falta de pagamento, fraude caracterizada, etc., o Sindecom resguarda-se no direito de no efetuar a homologao da resciso.

AGENDAMENTO
As homologaes devero ser agendadas com no mnimo de 3 a 5 dias de antecedncia. Quando se tratar de um nmero maior de homologaes da mesma empresa e mesma data, favor entrar em contato antecipadamente.

LEI N 7.238 - DE 29 DE OUTUBRO DE 1984 - DOU DE 31/10/84


Art. 9 - O empregado dispensado, sem justa causa, no perodo de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correo salarial, ter direito indenizao adicional equivalente a 1 (um) salrio mensal, seja ele optante ou no pelo Fundo de Garantia por Tempo de Servio FGTS. Data Base = 1 JANEIRO 30 dias que antecede - 02/Dezembro/2011 a 31/Dezembro/2011 Seja AVISO TRABALHADO ou INDENIZADO.

DIREITOS garantidos pela CONVENO


TRABALHO EM FERIADOS
A BR A N G N C I A - COMRCIO ATACADISTA de VARGINHA e ATACADISTA e VAREJISTA da REGIO Fica autorizada a utilizao de mo-de-obra dos colaboradores de estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas de GNEROS ALIMENTCIOS (somente essa categoria). SUPERMERCADOS HIPERMERCADOS MERCEARIAS - HORTIFRUTIGRANJEIROS E AFINS

EXCETO nos seguintes FERIADOS:


1 de janeiro (Dia da Confraternizao Universal) 07/03/2011 (Segunda-Feira de Carnaval) 22/4/2011 (Sexta-feira da Paixo) 1/5/2011 (Dia do Trabalhador) 25/12/2011 (Natal) CONDIES ESTABELECIDAS
JORNADA ESTABELECIDA 8 (oito) horas, com no mnimo 1 (uma) hora de intervalo para descasno e alimentao. No permitida, em nenhuma hiptese, a realizao de hora extra. GRATIFICAO R$40,00 (quarenta reais) por cada feriado trabalhado. Pagamento junto com a folha do ms correspondente ao feriado trabalhado. COMPENSAO 1 (uma) folga compensatria para cada feriado trabalhado, no prazo de at 60 (sessenta) dias, a contar do feriado trabalhado. Decorrido o respectivo prazo sem compensao, o empregado far jus ao recebimento de horas extras, calculadas base de 100% (cem por cento).

ATENO: NO AUTORIZADA UTILIZAO DE MO-DE-OBRA COMERCIRIA NESSES FERIADOS.

Para o TRABALHO EM FERIADOS deve-se observar


Fica estabelecido que nenhum DSR Descanso Remunerado poder recair em feriado no trabalhado. As empresas devero fornecer empregados, na forma da lei. vale-transporte Semanal aos seus

Fica estabelecido que o no cumprimento de quaisquer das condies previstas, implicar na incidncia de multa de R$100,00 (cem reais) a favor do empregado prejudicado, cumulativa por cada infrao.

CONFIRA: Quando for trabalhar FERIADOS e/ou DOMINGOS consulte a Conveno Coletiva especfica e garanta seus direitos.

Dvidas e maiores esclarecimentos, fale com a gente.

DIREITOS garantidos pela CONVENO * Data Base 1 JANEIRO *

You might also like