You are on page 1of 66

Alessandra Savassa Gonalves Keese

CONSERVAO TXTIL A importncia da preservao do patrimnio txtil para a moda.

UNISAL Americana 2006

Alessandra Savassa Gonalves Keese

CONSERVAO TXTIL A importncia da preservao do patrimnio txtil para a moda.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia parcial para obteno do grau de Bacharel em moda no Centro Universitrio Salesiano de So Paulo, sob a orientao da Prof Ms. Joelma Leo.

UNISAL Americana 2006

COMISSO JULGADORA

Prof Ms. Joelma Leo

Professor Ms. Jarbas Martins

Professor Dr. Marcos Tognon

Se me fosse dado escolher no amontoado dos livros que sero publicados cem anos aps a minha morte, sabe o que eu escolheria? (...) eu escolheria tranqilamente, meu amigo, uma revista de moda para ver como as mulheres estaro vestidas um sculo aps meu falecimento. E estes pedacinhos de tecido me diriam mais sobre a humanidade futura do que todos os filsofos, romancistas, pregadores e sbios.

Anatole France

RESUMO
A importncia da conservao dos txteis tratada neste trabalho, tomando o universo dos acervos museolgicos e os motivos pelos quais artefatos so preservados, fazendo parte da cultura material de uma sociedade. Assim a documentao museolgica abordada, bem como o processo de identificao material para que posteriormente seja feita a conservao dos objetos e seu acondicionamento. Os tratamentos de conservao so rapidamente colocados, pois, o foco principal a conservao preventiva, evitando alguns tratamentos intervencionistas. A importncia deste trabalho se d diante da possibilidade de estudos da moda atravs dos artefatos e as experincias que podero ser obtidas atravs de um acervo desta tipologia.

Palavras-chave: preservao, conservao de txteis, acondicionamento.

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente a DEUS, por Sua bondade, sabedoria, fora e f, fazendo-me crer que seria possvel a realizao deste trabalho, mesmo diante de todas as adversidades.

A todos os professores que contriburam para o meu enriquecimento cultural ao longo destes trs anos de graduao.

Em especial, a minha orientadora Professora Joelma Leo, pelo apoio e emprstimo de preciosas bibliografias, necessrias no processo de elaborao desta monografia, que com muito amor e dedicao, compartilhou sua sabedoria, conduzindo este trabalho de maneira sria e comprometida e de incontestvel importncia nesta fase de minha vida acadmica.

A todos os colegas que, direta e indiretamente, colaboraram na concluso deste trabalho.

A minha famlia pelo apoio, incentivo e pacincia.

Deus vos abenoe!

SUMRIO
INTRODUO 1. A CONSERVAO DOS TXTEIS 2. A IMPORTNCIA DE PRESERVAR 3. CULTURA MATERIAL, PATRIMNIO E MUSEOLOGIA 3.1 Cultura material 3.2 Museologia 3.3 Patrimnio 4. DOCUMENTAO E IDENTIFICAO DO ARTEFATO 4.1 Documentao 4.2 Identificao dos materiais e sua construo 5. CONSERVAO PREVENTIVA E ACONDICIONAMENTO 5.1 Conservao preventiva 5.2 Acondicionamento 5.3 Tratamentos de conservao CONCLUSO REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 56 58 67 08 10 15 21 21 23 26 29 30 35 39 39 45

INTRODUO
A abordagem deste trabalho oportuna para aqueles que desejam pensar no planejamento de um acervo txtil, pois, levanta as questes sobre a importncia da sua preservao como objeto de estudo da cultura material, bem como a sua documentao e acondicionamento, onde, atravs da salvaguarda destes artefatos, podero surgir questionamentos sobre a moda e sua importncia, seu uso social, comportamento das pessoas, enfim, os diversos aspectos do ser humano e sua produo. A conservao e restaurao txtil so rapidamente colocadas no captulo 1, com um breve histrico para situar o leitor da evoluo da conservao de txteis a partir do sculo XIX; mas no ser prioridade neste trabalho consideraes tcnicas aprofundadas sobre limpeza, lavagens a gua ou a seco, conceitos de reversibilidade, consolidao por costura, entre outros aspectos que remetem s inmeras escolas que trabalham similaridades e diferenas dentro deste mesmo tema. A importncia da preservao colocada no Captulo 2 como fator primordial para conservar a memria, bem como, coloca que a importncia da permanncia dos objetos possibilita a identificao dos indivduos com as coisas. A cultura material, o patrimnio e a museologia se apresentam no Captulo 3, para sinalizar a estrutura requerida por um acervo desta tipologia. Descreve a importncia do contexto o qual se incluem os objetos, reportando-se a uma determinada comunidade, revelando-se patrimnio e introduzido em locais preparados a conserv-los. Todos esses objetos, abrigados pelos museus ou outras instituies, devem ser documentados, assim como os livros o so dentro de uma biblioteca. Essa organizao e o reconhecimento dos materiais, bem como sua estrutura, tcnicas empregadas tanto na sua

bidimensionalidade e tridimensionalidade, so imprescindveis para se iniciar qualquer estudo com esses artefatos, portanto se encontram comentados no Captulo 4. Assim, a conservao preventiva aqui colocada atravs do acondicionamento ideal para o objeto txtil, visto de maneira imprescindvel para que ele no se deteriore com facilidade, poupando-o de intervenes restauradoras, rapidamente explicadas no Captulo 5. A premissa deste trabalho constatar o pequeno nmero de bibliografias na lngua portuguesa, mas que j demonstram os sinais de interesse pelo assunto, como a iniciativa do Museu da USP, em organizar o primeiro Seminrio Internacional de Txteis e sua Conservao no Brasil, realizado em maio deste ano, na cidade de So Paulo, onde estiveram presentes profissionais de vrios pases e muitos interessados pelo tema, como restauradores de outros materiais, estudantes, muselogos, etc.

1. CONSERVAO DE TXTEIS

10

Historicamente, a conservao de txteis desenvolveu-se a partir das tradies e tcnicas da restaurao. Ambas se baseiam num fundamento comum, de habilidades manuais, para realizar os tratamentos escolhidos. Incomodados com as perdas de informao implcitas nos trabalhos de restaurao e convencidos da necessidade de intervir o menos possvel, os conceitos de conservao, aos poucos, desenvolveram-se, de modo a possibilitar uma abordagem alternativa no tratamento de txteis histricos (BROOKS, CLARK, EASTOP E PETSCHEK, 1994, p.238).

Foi no sculo XIX, que objetos txteis comearam a ser inseridos nos museus, surgindo ento, a primeira grande questo de como preserv-los. Em 1920, Fritz Witth, diretor do Cologne Schntgen Museum publica o ensaio: A Serious Word about Restoration1. Em 1949, na Alemanha, houve mudanas decisivas atravs de Sigrid Mller Christensen, com a restaurao dos artefatos do Papa Clemente II, executado com grande dificuldade. Em 1950, a conservao Txtil comea a se desenvolver atravs de estudiosos. Em 1964 aconteceu a primeira Conferncia sobre Conservao Txtil na Holanda, colocando os presentes em choque, por causa da introduo de mtodos cientficos. Em 1970, houve uma reestruturao da atividade em grandes museus e uma preocupao com a formao de um novo perfil de profissional, com a sistematizao do conhecimento. Em 1980, multiplicaram-se as publicaes peridicas, manuais, edies e encontros temticos. Em 1990, surge a expresso que define a nova prtica: Less is More2. 1990 - 2000: Espera-se, hoje, muito mais, que o conservador/restaurador exera o papel de um administrador dos processos de deteriorao dos objetos, do que aquele anterior, do profissional que, embora apoiado em mtodos e tcnicas cientficas, causava modificaes irreversveis nos objetos (PAULA, 1994, p.301).

Ensaio sobre restaurao publicado por Fritz Witth. Menos mais, denota que a menor interveno tem melhores resultados, devido a interferncia mnima na constituio do objeto.
2

11

Atualmente verificam-se duas linhas para a conservao, uma que privilegia a esttica dos objetos, justificando seus mtodos de interveno e outra menos intervencionista, que enfatiza o trabalho preventivo e justifica a restaurao como ltimo recurso. Existem vrias balizas na tentativa de explicar os conceitos de conservao e restauro, mas no h um consenso internacional que defina as atividades dos conservadores. Desta forma, verifica-se que a tica fundamental em qualquer tratamento de restaurao ou conservao que se venha ocorrer no documento txtil. (O cdigo de tica3 do conservadorrestaurador perfeitamente aplicvel especificidade txtil; este profissional deve ser orientado pelo absoluto respeito ao valor e significado esttico e histrico, bem como integridade fsica dos bens culturais). oportuno salientar, que este trabalho no prope discutir os conceitos de restaurao e conservao, nos seus diversos aspectos, suas derivaes por escolas ou mesmo o que difundido no Brasil, mas apenas informar ao leitor das diversas possibilidades que se deparar ao interessarse pelo tema.
La restauration du patrimoine a pour but, dans le domine des textiles, comme dans ls autres domaines, dapprofondir nos connaissances par ltude de lobjet pendant la restauration, et den prolonger lexistence grace une consolidation. Cette consolidation devrait lui rendre son intgralit visuelle ajouts, invitablement,. Ils doivent donc pouvoir tre changs, si ncessaire, sans toutfois dgrader lobjet. Certains termes restent definir comme celui du lavage ds tissus anciens. Tentons dexposer ls nuances de as signification: em effet, il peut sagir soit de traitement em bain, soit de traitament par tamponnement, soit dapplication au goutte goutte deu dminralise, celle-ci tant additionne ou non dum dtergent neutre. Lorsque l terme de nettoyage est utilis, il sagit soit du traitement par microaspiration, soit dum traitement au solvant, utilis em bain ou sur table aspirante (l solvant pouvant varier).4 (SCHEFER, 1993-1994. p.7)
3

In http://www.aber.org.br/v2/pdfs/Codigo_de_etica_v2.pdf A conservao do patrimnio tem por objetivo, no domnio dos txteis como em outros domnios, aprofundar os nossos conhecimentos pelo estudo do objeto durante a conservao, e prolongar a sua existncia, graas a uma consolidao. Esta consolidao deveria retornar sua integralidade visual, com acrscimos inevitveis, mas que jamais venham degradar o objeto e se necessrio, possam ser revertidos os processos. Alguns tratamentos utilizados nos txteis antigos, so procedimentos por banhos, tampes, aplicao gota-a-gota, utilizando-se ou no de detergente neutro. Ao se utilizar do termo limpeza, pode-se referir a um tratamento por microaspirao, um tratamento por solvente, por banho ou sobre mesa de aspirar. (Variando o tipo de solvente).

12

Tanto a conservao quanto a restaurao de txteis envolvem interveno uma modificao fsica do txtil com a inteno de preserv-lo e/ou real-lo fsica e/ou esteticamente. Em nenhum dos casos, a condio original do txtil pode ser recriada. A conservao tem como objetivo manter a integridade fsica e visual do objeto, removendo-lhe e/ou acrescentando-lhe o mnimo de material. A restaurao tem uma ordem diferente de prioridades: o aspecto visual e ou funcional predominante. Seu objetivo recriar no txtil, a aparncia visual e fsica, que se acredita tenha ele originalmente exibido (BROOKS, CLARK, EASTOP, PETSCHEK, 1994, p.236. grifo nosso).

A conservao de txteis compreende a limpeza e remoo de corpos estranhos, o tratamento do esmaecimento das cores (que se tornaram foscas ou desbotaram), na paralisao dos processos naturais de degradao, na reverso, se possvel, das influncias ocasionadas pelo envelhecimento, no conserto dos resultados da deteriorao e na preparao dos objetos para exibio e estudo (RICE, 1962). Assim, podemos verificar que necessrio bom senso, observao e conhecimento do tipo de material a ser preservado, para que se estipule o ideal de conservao e/ou restaurao de determinado txtil. No Seminrio Internacional de Tecidos ocorrido em maio de 2006, na cidade de So Paulo, verificamos um grande interesse dos restauradores/conservadores de outras matrias pelo artefato txtil, bem como, a existncia de poucos profissionais no Brasil especializados nesta rea. A restaurao/conservao uma profisso que requer extensa cultura, treinamento e aptides especiais e para isso necessrio curso especfico para esta tipologia de material, no havendo no Brasil, um programa acadmico que complete todas as questes inerentes pesquisa e conservao de bens patrimoniais em tecido (BRUNO, 2006).

13

Figura 1: Conservadores txteis trabalhando num costume da pera Diaghilev's de Boris Godunov, na preparao para o seu emprstimo ao Groninger Museum da Holanda. Fonte: http://www.vam.ac.uk/images/image/15357-popup.html# em 25/10/2006 s 15:29hs.

2. A IMPORTNCIA DE PRESERVAR
O termo preservao est vinculado idia de ver antecipadamente o perigo da destruio (CHAGAS, 1994, p.47).

14

A importncia da preservao deve-se ao fato de estar intimamente ligada memria. Ao preservarmos um objeto, um documento, uma fotografia, uma histria, preserva-se a memria. A memria um elemento essencial do que se costuma chamar identidade individual ou coletiva, cuja busca uma das atividades fundamentais dos indivduos e das sociedades de hoje (...) (apud BARRETO, 2000, p.43); portanto preservando a memria, mantemos a continuidade cultural de uma sociedade. Cada um que o faz, preserva a histria do seu prprio passado, da sua cultura e mantm viva a sua histria. H um dito popular que diz: Para uma pessoa ser completa, necessita fazer trs coisas: ter um filho, plantar uma rvore e escrever um livro. Pode parecer dbio, mas essas trs idias distintas tm um significado em comum: significam dar continuidade a vida, a natureza e a memria. Essa continuidade est relacionada preservao das coisas. Portanto, um filho, representa um vnculo para uma vida inteira, numa ligao que favorece a troca de experincias, que s podem ser conservadas e passadas dos pais para os filhos e assim sucessivamente, atravs da memria. E por que plantar uma rvore? Ao plantarmos uma semente, esperamos que brote, cresa e d bons frutos. Podemos plantar amor, conhecimento, tica, e colhermos tudo isso no futuro. Plantar rvores plantar sabedoria. tambm a continuidade do nosso ser. Ela nos serve com oxignio, frutas, madeira, na transformao da matria, e assim, a continuidade da nossa existncia e a de nosso planeta. Escrever um livro contar a histria; seja a histria do planeta, a histria social, econmica, poltica e cultural de uma sociedade, ou ainda criar, inventar, contar, o que quer que seja; acabando por revelar a seqncia do desenvolvimento humano, comunicando para que viemos, o que fizemos e como fizemos. Assim, escrever um livro, tambm faz parte da preservao da memria.

15

Desta forma, podemos verificar que falar em preservao to importante quanto pensarmos em evoluo, em atingir elevado grau de desenvolvimento, pois parece existir um ciclo, onde o que passado faz parte da histria, do aprendizado e da evoluo dos seres humanos. Tudo se complementa.
Manter algum tipo de identidade tica, local ou regional parece ser essencial para que as pessoas se sintam seguras, unidas por laos extemporneos a seus antepassados, a um local, a uma terra, a costumes e hbitos que lhes do segurana, que lhes informem quem so e de onde vm, enfim, para que no se percam no turbilho de informaes, mudanas repentinas e quantidade de estmulos que o mundo atual oferece (BARRETO, 2000, p.46).

Ento, porque preservar artefatos txteis? Atravs da conservao do artefato txtil podemos manter viva a histria do homem, que desde os primrdios, descobriu que o entrelaamento de fios ou fibras poderia ser transformado em objetos que facilitariam a sua vida; fosse para confeccionar cestos utilizados no trabalho ou roupas que os protegeriam das mudanas climticas. Assim, as fibras, os fios, as tcnicas de entrelaamento, posteriormente transformados em tecidos ou artefatos, a histria da indumentria e a evoluo da moda nos mostram o desenvolvimento tecnolgico, artstico, social, econmico e cultural de uma sociedade, que atravs da preservao desses objetos txteis, proporciona maior reflexo sobre a histria dos antepassados e a realidade presente. Conservar manter viva a memria, termos um passado, uma identidade e assim construirmos o nosso prprio futuro. Ao pensar na continuidade da memria coletiva, retendo idias adquiridas anteriormente e em conjunto, podemos compreender que o objeto como fonte de recordao da memria imprescindvel. E sendo o artefato txtil nosso objeto de estudo, ser o instrumento para recordarmos o passado, e tambm contarmos a nossa histria, somente possvel atravs dos

16

princpios da conservao que para tanto necessitar de uma seleo dada a sua importncia material, tecnolgica, histrica ou cultural. Assim, baseando-se nos conceitos de preservao do patrimnio, fica aqui a sugesto da montagem de um acervo, que justifique e possibilite a pesquisa e sirva como inspirao a novos criadores; sendo para isso, interessante dispor de um local adequado, que atenda as exigncias para um perfeito acondicionamento e, conseqentemente, que seja ideal para a conservao preventiva; possibilitando aos estudantes deste Centro Universitrio, professores, pesquisadores e interessados, um aprendizado ldico, mais completo e visualmente compreensvel, num complexo universo que envolve a moda. Os artefatos txteis, em sua maioria, no so feitos com o intuito de preservao ou exposio, mas tambm no so descartados imediatamente. Sabemos que antigamente as roupas eram passadas de famlia para famlia. A roupinha do beb de uma pessoa era passada para o beb de outra, sempre pensando no seu uso, at a pea se perder com o tempo e degradao fsica. Portanto, essas roupinhas tiveram uma histria. Revelava, por certo, a condio financeira das famlias, identificava quem as usou, quem fez os bordados, quem as confeccionou, e outras muitas informaes poderiam ser extradas de uma simples pea como essa.

17

Figura 1: Vestido infantil de fusto branco, dcada de 1920. Fonte: http://www.mp.usp.br/objetos.htm em 25/10/2006 s 14:17 hs.

As roupas so trocadas diariamente e descartadas com freqncia, revelando o comportamento de uma sociedade. Desta forma, as roupas que acabam entrando para o contexto museolgico5 se tornam especiais, pois na maioria das vezes, no sendo mais a representao do que estamos vivendo, contam-nos sobre uma outra poca, tornando-se espetculo aos nossos olhos. O que era comum passa a ser extraordinrio. Sendo assim, verificamos que as pessoas transportam as coisas do passado para a sua vida atual, numa nova roupagem, nova linguagem, onde acontecem as possveis releituras, mostrando que a importncia de se conservar vai muito alm do saudosismo: base de criao para muitos estilistas. Mesmo a produo acadmica dos alunos, ainda no fora pensada para se deixar num acervo, que poderia ser exposta e estudada futuramente, ou talvez pensada para uma exposio momentnea, em determinada disciplina. Poderia, ainda, proporcionar uma observao diferente se colocada como o estudo da cultura material.

Assunto a ser abordado no prximo captulo.

18

Em entrevista a Monique Vandressem6, a professora Marlene Torrinelli7, explica que:


Os processos de criao e produo de moda desenvolvidos nos cursos de graduao e ps-graduao em moda, do Centro de Artes aplicados na preservao do acervo txtil, permitem o estudo, atravs de mtodos cientficos de anlise, do patrimnio txtil e sua evoluo. O conhecimento das fibras, dos corantes, da resistncia e aplicaes do tecido so fatores decisivos para a montagem e estruturao de exposies e armazenamento dos objetos txteis. O estudo da modelagem possibilita a desmontagem e posterior remontagem dos trajes submetidos a banhos, alm de auxiliar na reproduo de cpias dos objetos txteis - como alternativa expositiva usada por muitos museus - obedecendo os critrios originais de criao, porm acrescidas de normas conservativas em sua manufatura. Por outro lado, a preservao do patrimnio txtil garante aos alunos e pesquisadores o acesso ao acervo, possibilitando estudos e pesquisas nas reas de Histria, Tecnologia Txtil, criao e produo de moda. 8

Deste modo, verificamos que algumas das faculdades de moda j esto se preocupando em dar aos seus alunos, essa base de conhecimento, mostrando que o acervo txtil torna possvel o estudo e pesquisa em diversas reas da moda. Tambm verificamos que os museus esto tendo a preocupao em abrigar os txteis sem delonga. Isso facilita os estudos, serve de referncia para novos designers e os coloca no momento presente, em exposio nos museus.
O enunciado da misso do The Fashion & Textile Museum (FTM) manifesta sua inteno em exibir as imensas mudanas na moda contempornea e nos tecidos e instruir um amplo pblico sobre todas as reas da moda (...) com a exposio Meu vestido favorito, que expunha o trabalho dos setenta maiores designers internacionais, incluindo Yohji Yamamoto, Ralph Lauren, Alexander McQueen, Calvin Klein e Dolce e Gabbana. Para representar seu prprio trabalho, Zandra Rhodes escolheu um vestido de chifon de seda de 1973 com uma estampa inspirada em suas viagens a Ayers Rock na Austrlia. Essa foi uma exposio inspiradora, que garantia atrair um grande nmero de visitantes e tambm o apoio dos prprio designers, que eram livres para escolher qual vestido seria mostrado e a escrever suas prprias impresses sobre ele (HAYE, 2004, p.92).

Monique jornalista e professora da graduao em moda da UDESC, em Florianpolis SC. Marlene professora do Curso de Bacharelado em Moda da UDESC e o seu estudo analisa e verifica a importncia da preservao de bens culturais txteis em instituies museolgicas. 8 Site ModaBrasil <http://www2.uol.com.br/modabrasil/leitura/de_olho_textil/index.htm>: O ModaBrasil uma publicao on line dos Cursos de Moda da Universidade Anhembi Morumbi e da Diretoria de Desenvolvimento Tecnolgico, sob o comando da prof Kathia Castilho e com edio da Carol Garcia (editora-chefe) e Diana Galvo (sub-editora). Tem por objetivo discutir, informar e divulgar a moda brasileira, aproximando alunos do mercado de trabalho e criando condies eficientes de pesquisa e de publicaes on- line diferenciadas.
7

19

Os mesmos designers que projetam suas idias nas passarelas, nos lanamentos de suas colees, colocam nas vitrinas dos museus seus vestidos favoritos, oferecendo-os em doao, tornando possvel essa apreciao da indumentria moderna.

20

3. CULTURA MATERIAL, PATRIMNIO E MUSEUS.


Atravs dos estudos dos artefatos constitudos em patrimnio, verificamos a grande importncia que tais objetos podem representar, estando estes organizados, acondicionados e preservados, seja nos museus ou instituies que se dispe a guardar esse documento.

3.1 Cultura Material


O ser humano, desde os primrdios criou objetos e utenslios para facilitar o seu dia-a-dia. Diante da matria-prima que a prpria natureza oferecia, criavam possibilidades que supriam necessidades, despertavam desejos, geravam trocas e estabeleciam relacionamentos. Assim, os objetos contam-nos uma histria, atravs dos estudos da cultura material, onde nossa cultura demonstrada a partir deles. A cultura material trata do por que as coisas importam, atravs da busca da compreenso do relacionamento entre as pessoas e as coisas (apud EASTOP, 2006, p.121). Desta forma, entendemos que a cultura material o resultado da produo humana, ou seja, o conjunto de objetos, acrescidos do contexto social o qual este est inserido; a somatria dos objetos criados pelo homem e toda forma de significados que este representa sociedade no domnio do territrio. Nos estudos de cultura material, o foco sobre o papel social das coisas leva anlise dos materiais, das tecnologias e das circunstncias da feitura de um objeto, seu uso e seu descarte. O porqu das coisas importarem, e a maneira pela qual lhes foram atribuindo significados, demanda de muita observao para entendimento desse processo (EASTOP, 2006, p. 121-122). Portanto, observa-se que o objeto a matria e sua forma; a cultura, a compreenso sobre o objeto atravs do questionamento sobre sua funo e significado diante de um contexto social.

21

A cultura material, segundo (NOGUEIRA, 2006), pode ainda ser encarada sob a perspectiva de permanncia, pois os artefatos pertencem a um determinado tempo e definem uma determinada poca, mas ultrapassam essa barreira e se tornam evidncias histricas, podendo ser reexperimentados. Dessa forma, o objeto que de alguma forma fora conservado, poder ser repensado nas mais diversas possibilidades de uso e conceitos, revelando-se documento identificador de uma cultura, mostrando sua tcnica, criatividade, a possibilidade de renovao, inspirao e aprendizagem. A importncia do artefato txtil como parte do estudo da cultura material se mostra ainda imprescindvel diante da necessidade de se contar a histria da indumentria ou da moda, seja atravs de um tecido, uma indumentria, um acessrio, etc. E desta forma, o objeto txtil est inserido numa teia de relaes, entre o homem o prprio objeto e seu contexto, se tornando um documento.

3.2 Museologia
A museologia tem sido reconhecida como uma rea de conhecimento orientada para o equacionamento dos parmetros tcnicos, tericos e metodolgicos, inerentes constituio, desenvolvimento, valorizao e avaliao dos processos que as sociedades estabelecem para seleo, tratamento e divulgao dos indicadores da memria, revelando-os como referncias patrimoniais e projetando-as em campos constitutivos da herana cultural que, assim, desperta noes de pertencimento e identidade. (...) Em sua perspectiva disciplinar, a Museologia est embasada na dinmica inerente cadeia operatria dos procedimentos tcnicos e cientficos s aes de salvaguarda (conservao e documentao) e comunicao (exposio e ao educativa-cultural) (BRUNO, 2006).

importante reconhecer a importncia da museologia para ento compreender que ela promove a preservao do artefato txtil, documentando-o, conservando-o e o colocando em contato com a comunidade atravs da exposio das peas, numa ao que educa, diverte e enaltece o ser humano.

22

O museu tem sua histria ligada evoluo do pensamento humano, relacionando-se aos diversos processos de mudanas econmicas, sociais e culturais. Na complexa relao museu e sociedade, o museu tem sido visto enquanto guardio dos objetos produzidos por diferentes povos, em distintos perodos histricos, mas tambm, como banco de dados, como um dos suportes da memria, como instituio cientfica e palco de aes educativas; e esse processo educativo a transmisso da cultura que torna o homem maduro. (TAMANINI, 1998).

Figura 2: Crianas "posando" atrs de moldura vazada no espao ldico do MAC. Fonte: http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/mel/mel.asp

Uma das formas que podemos enxergar um museu como um lugar de experincias vividas e divididas, porque antes de mascarar qualquer objeto que ali esteja, sem a percepo humana, que valor ele teria? Portanto, ele a janela a qual se pode observar as representaes humanas a partir dos objetos. Seu valor ou significado esttico, histrico ou sociolgico s entendido atravs de um processo de organizao das informaes, permitindo que se construa uma lgica, que justifique sua insero no museolgico. certo que existam vrias tipologias de museus, os histricos, os tecnolgicos, os virtuais, enfim, mas o importante aqui, alm de justificar o interesse em abrigar tambm a tipologia de materiais txteis, ressaltar sua importncia como fator de recordao da memria, para se

23

compreender a histria da experincia humana atravs do objeto txtil, que se revela instrumento de educao e cultura, propiciando o aprendizado ldico. A preservao do txtil pode ajudar na educao, se pensada como um laboratrio, para que estudantes de moda e interessados possam interagir com esses documentos, fazendo um reconhecimento do passado e toda evoluo no espao e no tempo. Percebemos a histria atravs dos sentidos, mas na visualizao e na possibilidade de toque, que emana uma fora maior, fazendo-nos compreender a nossa natureza humana e todo o processo de mudanas. interessante colocar, que essa relao entre o aprendizado e o reconhecimento do prprio ser humano, proporcionado pela museologia, deposita diante de ns, no apenas temas passados, saturados do conhecimento humano e cuidadosamente zelados pelos museus, mas tambm temas atuais e interessantes, que despertam a curiosidade, revelando maior conhecimento das coisas, propondo essa identificao do indivduo. Tais objetos, inseridos nos museus, so portadores de informaes intrnsecas e extrnsecas, devendo ser identificados, organizados e bem acondicionados. Tomadas as devidas medidas de salvaguarda, quer seja de conservao ou restaurao, continuam a contar a histria, onde uma nova informao poder trazer explicaes sobre esse mesmo objeto, o qual at ento no se tinha o conhecimento.
O prestgio dos servios educativos muito recente embora ainda haja enorme resistncia por parte de curadores, crticos, historiadores e artistas idia do museu como instituio educacional. Museus so Laboratrios de Conhecimento de Arte, to importantes para a aprendizagem da Arte como os Laboratrios de Qumica o so para a aprendizagem da Qumica. Compete aos educadores que levam seus alunos aos museus e estenderem nas oficinas, nos atelis e salas de aula o que foi aprendido e apreendido no Museu

(BARBOSA, 2004).

Em 1996, com a exposio Labirinto da Moda, promovida pelo MAC/USP e o SESC de So Paulo, proporcionou, como o tema, Vesturio Infantil, o questionamento, a reflexo e a descoberta, se distingindo em produo de exposies para crianas, onde estas interagiam com

24

os objetos da exposio. Apesar de ter sido construda com essa finalidade, foi uma iniciativa pertinente para se contar a histria atravs do objeto.

Figura 3: Exposio: Labirinto da Moda. Fonte: http://www1.uol.com.br/criancas/programa/fn050704.htm.

3.3 Patrimnio Cultural


Patrimnio cultural so bens tangveis e intangveis, so manifestaes artsticas, o prprio ser humano e tudo o que representa a sua cultura, sejam eles de classe mais abastadas ou menos favorecidos. Portanto, a histria social conta o cotidiano das pessoas, e a tendncia levar em conta tanto os grandes feitos, como a histria das minorias, incluindo as relaes econmicas e sociais, a vida domstica, as condies de trabalho e lazer, a atitude com a natureza, a cultura, a religio, a msica, a arquitetura, a educao (BARRETO, 2000).

A histria social que relata o cotidiano das pessoas, onde cada qual com sua cultura, suas crenas, suas condies econmicas, de trabalho e de lazer, seus gostos e preferncias, pode muitas vezes ser contada atravs da moda. Modas passadas ou indumentrias antigas trazem ao presente grande impacto. certo que a maioria das peas antigas que ainda existem, devam ser da elite; mesmo porque os documentos antigos tambm o so na sua maioria, mas a roupa, sendo um artefato txtil se mostra um

25

documento repleto de informaes a serem reveladas, trazendo consigo histria: seja cultural, social, econmica ou poltica. A roupa um objeto que supre uma das necessidades bsicas do homem, que a de se vestir, mas ao mesmo tempo, pode despertar o desejo, seduzir! Pode ainda revelar poder, status, valores, idias, atitudes, pretenses. Pode ser construda como manifestao artstica de verdadeiros criadores ou ser testemunha da manufatura das mos de alfaiates e costureiros(as). Assim, podemos olhar o artefato txtil como grande revelador da nossa histria e desta forma, conhecermos a histria da tecelagem no Brasil, a histria dos nossos tecidos, de que maneira as pessoas se vestiam, como adquiriam suas indumentrias, como compravam e como confeccionavam. Isso o nosso patrimnio cultural, a nossa histria! Questionar a moda, utilizando-se do objeto txtil constitudo como patrimnio cultural o motivo pelo qual se deva conservar tal objeto e, desta forma, o real motivo que nos leva trazer tona a questo da preservao, instituindo-o como patrimnio cultural. O artefato txtil se preservado como patrimnio cultural nos oferece a possibilidade em estudar a teia de relaes existente por trs destes objetos tanto dos pouqussimos que restaram, como dos mais recentes, que diante desta conscincia, possam ser guardados. Paula (2006) comenta sobre essa dificuldade histrica, ao relatar que o pau-brasil, uma rvore de madeira vermelha, que nos deu seu nome e que muito interessava a outros povos como matria-prima para o tingimento dos tecidos,9 - (intercambiado em Anturpia pelo mesmo valor dos diamantes) - foi praticamente ignorado pela historiografia brasileira.

Eram chamados de brasileiros, at o sculo XVIII, somente aqueles que extraam e comercializavam o pau de tinta por aqui.

26

Estudar os artefatos txteis depende do objeto que sobreviveu durante sculos, do patrimnio cultural existente. E sendo um elemento de fcil deteriorao, a est a nossa preocupao em conservar, no s os que ainda existem, mas possivelmente as novas criaes, uma vez que muito j se perdeu. Portanto, j hora de preservar esse patrimnio cultural. Com certeza existe uma histria por trs dos panos, neste pas sem tecidos.

4. DOCUMENTAO E IDENTIFICAO DO ACERVO TXTIL.


Antes de pensar como documentar, acondicionar e preservar um acervo preciso saber o que se vai conservar e o porqu. Esta questo ser respondida ao avaliar o porqu a nossa cultura deseja preservar esses objetos txteis e quais so os elementos presentes que se revelam importantes. O valor depositado

27

nesses elementos o que justificar toda perseverana, pesquisa, e empreendimento na restaurao e conservao.

Figura 4: Documentao de acervo txtil. Fonte: EASTOP, 2006, p.57.

4.1 Documento
A documentao de acervos museolgicos o conjunto de informaes sobre cada um de seus itens e a representao destes por meio da palavra e da imagem. Ao mesmo tempo, um sistema de recuperao de informao capaz de transformar as colees dos museus de fontes de informaes em fontes de pesquisa cientfica ou em instrumentos de transmisso de conhecimento. (FERREZ, 1994, p.65).

O acervo txtil, enquanto documento, favorecer a pesquisas, pois as informaes intrnsecas e extrnsecas que se encontra em cada objeto, seja uma roupa, acessrio, tapearia, etc., mostraro a importncia e necessidade de serem preservados. Sendo assim, a sua musealizao no os colocar num reservatrio de coisas velhas, mas sim num laboratrio que promova uma aprendizagem constante.

28

Mas o que so informaes intrnsecas? Elas so informaes subtradas do prprio objeto, atravs da anlise das suas propriedades fsicas; j as extrnsecas, so obtidas de outras fontes, que permitem conhecer o contexto, no qual os objetos existiram, funcionaram e adquiriram significado (FERREZ, 1994). As informaes a serem identificadas so descritas por Ferrez (1994) e se distinguem da seguinte maneira: 1. Propriedade fsica do objeto (descrio fsica): a) composio material. b) construo tcnica. c) morfologia: - forma espacial, dimenses; - estrutura da superfcie; - cor; - padres de cor, iconografia; - texto (se existir). 2. Funo e significado (interpretao) a) significado principal - significado da funo - significado expressivo (valor emocional) b) significado secundrio - significado simblico - significado metafsico 3. Histria a) gnese

29

- processo de criao, no qual idia e matria-prima se transformam num objeto. b) uso - uso inicial, geralmente de acordo com as intenes do criador/fabricante. - reutilizao c) deteriorao, ou marcas do tempo - fatores internos - fatores externos d) conservao, restaurao Em visita reserva tcnica do Museu Paulista10, no setor de chapus, pudemos verificar a existncia de uma ficha de objetos que o identifica ao ser acondicionado com o maior nmero de informaes possveis, desde a sua denominao, origem, situao, dados tcnicos, descries com fotos e/ou desenhos, estado de conservao, referncias bibliogrficas, enfim, campos que detalham da melhor maneira possvel o objeto colocado sob salvaguarda no museu. Todos os processos realizados com cada pea contaro com um nmero de registro/inventrio que devero estar descritos neste documento bem como a sua circulao. Um objeto, ao longo de sua vida, perde e ganha informaes em conseqncia do uso, manuteno, reparos, deteriorao; podem mudar de lugar, de proprietrio, de funo e at mesmo suas propriedades fsicas acabarem se modificando. Mas o conjunto de dados referentes a esse objeto que estabelece seu lugar e importncias dentro de determinada cultura e que o torna testemunho. Ao analisarmos os objetos, boa parte das informaes a serem identificadas, so extrnsecas; difceis e at mesmo impossveis de serem resgatadas, muitas vezes por falta de registros textuais ou mesmo iconogrficos (FERREZ, 1994). necessrio documentar todas as informaes de contexto possveis sobre o objeto, bem como de qual seja seu significado, antes de tomar qualquer deciso ou medida de preservao.
Visita realizada durante a participao no Seminrio Internacional de Tecidos e sua Conservao no Brasil, em maio de 2006, concedida pela funcionria do servio de objetos Rosana Gimenes Aguilera, autorizada verbalmente por Adilson Jos de Almeida.
10

30

Segundo Ferrez (1994) a organizao dessas informaes de documentao museolgica equivalente s utilizados em bibliotecas e, em geral, so esquematizadas da seguinte forma: a) Objetivos: conservar as peas da coleo, maximizar os acessos e o uso da informao contida nos itens; b) Funo: estabelecer contato efetivo entre as fontes de informao e os usurios; c) Componentes: entrada, organizao e controle e sadas. A entrada se refere seleo dos objetos que faro parte do acervo, bem como sero adquiridos. A organizao e controle so as partes da documentao onde se faro os registros e onde recebero um nmero de identificao. Devem constar ainda, o tipo de armazenagem do objeto, sua localizao dentro do acervo, sua classificao, catalogao e indexao. A sada se refere recuperao do objeto, emprstimo (sadas para outras exposies) e disperso. Ao estudar um artefato txtil, alm das caractersticas fsicas devemos observar as evidncias internas dos objetos atravs da percepo sensorial, investigando o que se v e o que se ouve, aprendendo a ganhar conscincia de nossa conexo com o objeto. Precisamos estar receptivos a esses estmulos perceptivos (ANDRADE, 2006). Ao descrevermos o artefato txtil, podemos iniciar pelas evidncias visuais, registrando atravs de desenhos, fotografias, mapeando o objeto, tirando medidas, considerando padronagens, iconografias, bordados; verificando cor, textura, brilho, volume, etc. A identificao do objeto exige detalhamentos minuciosos, a partir das informaes visuais aparentes; outros dados mais precisos devero ser acrescentados, quanto identificao do material, atravs de anlises fsico-qumicas, tipos de construo, tanto do txtil quanto da indumentria ou acessrio, tcnicas de construo, costuras, entre outros aspectos. Essas

31

informaes esto subentendidas no objeto txtil e para identific-las necessita-se de conhecimento especfico, bibliografia e pesquisa. Sendo assim, atravs destas informaes, poder se conhecer, a origem da pea, sua possvel datao, tipologia do material, etc. Ao analisar o objeto txtil atravs de suas fontes primrias (intrnsecas ao objeto), j pode ser observada a condio em que ele se encontra, verificando os sinais do tempo, manchas, oxidao11 e outros aspectos que podem ser indcios de interferncias sociais e culturais. Tais consideraes so observadas atravs da visualizao material, mas necessitaro de fontes secundrias, ou seja, informaes extrnsecas ao objeto, para se chegar a uma interpretao coerente.

A interpretao do objeto depende de muita observao e do estgio de identificao. Quanto mais minucioso for o processo de detalhamento do artefato, maior a possibilidade de se relacionar o contexto histrico e cultural do objeto. Uma etapa fundamental a fase de levantamento das hipteses, que resultaram da avaliao das etapas anteriores; bem como a pesquisa em outras fontes, que partindo da anlise do objeto e expandindo-se pela formulao da hiptese, necessitar avanar para a leitura e uso de fontes escritas e iconogrficas, externas ao objeto estudado; podendo-se valer de objetos semelhantes e serem comparados ao estudado (ANDRADE, 2006). Fazer as perguntas, comparar peas, verificar as fontes primordial para se definir o tipo de interveno que o objeto tomar diante da necessidade de conservao.

Fenmeno pelo qual um ou mais tomos de um sistema qumico sofre um aumento no nmero de suas valncias positivas ou uma diminuio no nmero de suas valncias negativas.

11

32

4.2 Identificao material e sua construo


Dentro do processo de identificao de um artefato txtil, podemos verificar o que se compreende por matrias txteis: os filamentos animais, vegetais, minerais e artificiais ou sintticos que podem ser utilizados na fabricao de tecidos, fios para trabalhos diversos, cordas, papel, etc; ou ainda, considerar txtil, todo o produto que se possa fiar e tecer (FREITAS, 1954).

33

Figura 5: Fio Fonte: Apresentao Seminrio Professora Joelma Leo

E para que essas matrias se tornem um objeto bidimensional, necessrio que tais filamentos passem pelo processo de fiao e tecelagem. Tecer significa passar fios que se entrecruzem em diversos sentidos, ou seja, verticalmente o urdume e horizontalmente a trama. Palavra originria do latim texere, que significa tranar, tramar (CHANTAIGNIER, 2006. p. 21). urdume

trama

Figura 6: Tipologia de ligamento txtil: tela ou tafet. Fonte: Apresentao Seminrio Professora Joelma Leo.

Sendo assim, na tecelagem que as fibras txteis so preparadas pela fiao e transformadas em tecidos, ou seja, em artefatos obtidos por meio de operaes tcnicas, onde se

34

faz uso do tear, que o aparelho, onde atravs de movimentos coordenados, entrelaam os fios, seguindo essa ordem da trama e do urdume para sua efetivao. Existem outros processos de tecelagem, como a malharia, a feltragem, mas limitamo-nos a esclarecer aqui, que destas operaes preparatrias, das diversas modalidades de construo do txtil (tipos de ligamento) existem outras subseqentes, como por exemplo, o alvejamento, a tinturaria, os diversos tipos de lavagens, etc., e desta forma, uma grande variedade de tipologia de tecidos obtida atravs dos mais variados processos. Toda essa importncia dada estrutura do txtil o que demonstrar a qualidade do artefato bidimensional. Conseqentemente tambm determinar a sua construo tridimensional e emprego de uma pea, seja no vesturio ou acessrio, oferecer a avaliao do tecido no que se refere qualidade: direito, avesso, direcionamento dos fios, comprimento, largura, resistncia, defeitos, acabamentos, caimentos, durabilidade, textura e aparncia. Na construo do objeto txtil tridimensional preciso que se faa a modelagem e para que a pea seja executada com exatido, necessrio que as dimenses sejam previamente estabelecidas. Tomar as medidas (individuais ou determinadas a partir de um padro corpreo), determinando numericamente os elementos capazes de representar a grandeza e forma de um corpo, base primordial deste trabalho, para projetar a execuo das peas. A qualidade da construo da pea depender tambm da modelagem, para que ao costurada, o que demandar esforo e determinadas regras, possa ser executada com muita preciso, juntando e ligando algumas partes previamente cortadas para formar uma pea do vesturio (FREITAS, 1954). Alm do tecido, da modelagem, do corte e da costura, empregam-se outras matriasprimas, acabamentos e aviamentos variados, que enriquecem e enfeitam a pea, acrescentando qualidade, beleza e agregando maior valor ao artefato, seja com bordados mo ou mquina

35

(caseira, industrial ou eletrnica), com vidrilhos, paets ou miangas, passamanarias, sinhaninhas, gales, passa-fitas, fitas, laos, fivelas, ilhoses, tachas, silks, e outras texturas, variando conforme a poca e a moda, tornando a roupa atraente, para que desperte desejo do consumidor. Portanto, tanta beleza, transformaes, tcnicas, materiais, criatividade, valores, sejam financeiros ou culturais, necessitam ser conservados e estudados por variadas disciplinas e principalmente pelas de moda.

5.

CONSERVAO

PREVENTIVA,

ACONDICIONAMENTO

TRATAMENTOS DE CONSERVAO.
Para que se conserve um artefato txtil com maior eficcia, necessrio que este seja perfeitamente acondicionado. Isto poupar grandes esforos na tentativa de restaur-lo, pois se trata de um objeto de grande fragilidade e fcil deteriorao.

5.1 Conservao Preventiva


Faz parte da sabedoria popular que melhor prevenir a remediar, e, tambm desta forma que a conservao preventiva se coloca, para garantir ao txtil, maior possibilidade de permanncia. Os acervos museolgicos so compostos, em sua maioria, por materiais instveis que, submetidos anteriormente ao uso prolongado e s agresses normais do meio tpico, tornaram-se vulnerveis e propensos a reaes qumicas e fsicas, com repercusso na sua prpria estrutura. (CHENIAUX, 1994). Uma pea de indumentria, por exemplo, antes de entrar para o contexto museolgico, sofreu influncias do meio ambiente, assim como de temperatura e desgaste mecnico devido ao

36

atrito com o prprio corpo; ao ser incorporada ao acervo, fragilizada e afastada do seu meio original, sofrer outras formas de agresso: seja ao ser examinada, estudada ou exposta. A conservao preventiva baseada nas aes de prevenir, planejar e evitar a deteriorao do acervo txtil e, desta forma, preciso encontrar solues simples, mas efetivas que beneficiem esse patrimnio.

Sendo assim, necessrio conhecer os principais fatores ambientais que provocam a deteriorao de um artefato. Principais fatores ambientais e deteriorao:
FATOR AMBIENTAL Umidade relativa muito alta REAES QUMICAS Corroso dos metais; Atividade dos sais em pedras, cermicas e vidros; Decomposio da celusose e material protico; Desbotamento; Migrao de impurezas; Manchas nos materiais orgnicos. Rachaduras, craquelamentos, trincagem dos materiais orgnicos (ruptura da estrutura celular). Corroso dos metais; Deteriorao de materiais que contm carbonatos (como mrmore e pedra-sabo) Corroso dos metais como cobre, bronze e zinco. ALTERAES FSICAS Mudanas dimensionais (tamanho e forma) dos objetos compostos por materiais higroscpicos; Expanso dos diferentes materiais, causando danos em materiais compostos. BIODETERIORAO Crescimento de fungos Meio propcio ao desenvolvimento de insetos.

Umidade relativa muito baixa

Poluio atmosfrica

Outros (ex: cidos Propiciam o orgnicos surgimento de provenientes de colnias de fungos. armrios de madeira). Tabela 1: Fatores determinantes na Conservao de Acervos Txteis: Exposio e Armazenagem Fonte: Semana de Arte e Cultura da USP, 1998. A conservao preventiva passa a ser da mxima importncia, pois, ao ser regularmente observada e apoiada em alicerces cientficos e tecnolgicos, retarda mudanas inevitveis, e muitas vezes irreversveis, sofridas principalmente pelos materiais de origem orgnica. O reconhecimento da relao existente entre o acervo e o meio ambiente passa a ser o fator essencial para que o muselogo desenvolva sua atuao tendo em vista

Mudanas dimensionais devido desidratao (secagem de adesivos, desprendimento do verniz, rachaduras nas lombadas de livros). Enfraquecimento da estrutura e perda da solidez (conseqncia da deteriorao qumica) perda de suporte; Perda de tenso

Propiciam o surgimento de colnias de fungos.

37

as agresses provenientes da iluminao e da umidade no controladas. (CHENIAUX, 1994, p.54).

O artefato txtil pode vir a durar sculos, mas a partir do conhecimento adquirido sobre o material a ser conservado, bem como os principais fatores que o levam a degradao, sua vida til pode ser ainda mais prolongada. Desta forma, medidas simples um bom comeo para retardar o processo de deteriorao dos objetos txteis. Portanto, para esses objetos, o melhor ambiente aquele que seja estvel, ou seja, um local onde apenas alteraes moderadas de temperatura e umidade relativa do ar (UR), ocorram. primordial a tentativa de mant-las constantes, pois oscilaes extremas podem ser destrutivas, causando danos irreversveis aos txteis, agravando os efeitos de deteriorao do objeto, podendo provocar reaes qumicas, alteraes fsicas e biodeteriorao.12 Assim, (...) o controle total da umidade relativa s possvel se forem usados ininterruptamente condicionadores de ar central e unitrios. Estes aparelhos ventilam, filtram, resfriam ou umidificam o ambiente, de acordo com a necessidade (...), (CHENIAUX, 1994, p.58). Mas existem algumas solues alternativas eficientes e acessveis para o controle da umidade ambiental, propostas pelo mesmo autor, como elencado a seguir: a) Ventilao natural programada associada ventilao mecnica (para ambientes quentes e midos): o ar deve circular sem dificuldades, em torno dos objetos expostos, das vitrinas e dos armrios que estaro isolados do assoalho por calos e afastados das paredes; b) Registro dirio da umidade relativa do macroclima e observao do seu comportamento atravs do termo-higrgrafo13. Ao registrar o macroclima em cerca de 65% de UR, abrir portas, janelas e armrios do local para renovao de ar, atravs de um ventilador colocado de costas para
O termo engloba todos os danos causados por agentes vivos ou seus produtos em material de valor econmico aprecivel como: desgaste da madeira, papel, tecido, filme, plstico, metal, etc., conseqentemente agresso por fungos e insetos. 13 Indica e registra simultaneamente a temperatura e a umidade relativa do ar ambiente em uma carta grfica.
12

38

uma janela e de frente para uma porta, promovendo uma corrente de ar, expulsando a umidade do ambiente; medida que o termo-higrgrafo assinalar uma alta da UR no microclima, fechar imediatamente todas as aberturas, impedindo flutuaes da UR no microclima; c) A UR pode ainda ser controlada atravs de aparelhos desumidificadores (retira o excesso de vapor dgua do ar e se acoplado a um umidostato, permite programar o percentual de UR necessrio no ambiente) e umidificadores (acrescenta, de maneira controlada, vapor dgua em ambientes com UR muito baixa) de ar; d) uso da slica-gel para controle da umidade em pequenos espaos (vitrinas, armrios, gavetas, caixas de embalagem etc,), mas devido complexidade de seu emprego, s pode ser utilizada por profissionais experientes em seu manuseio, desde que tenham ao seu alcance equipamentos especficos, tais como estufa de laboratrio, recipiente adequado para o pracondicionamento do produto, higrmetro de cabelo, etc. importante que se planeje uma rea de acesso restrito, de preferncia num espao central do prdio (estrutura fsica), afastado das paredes externas da edificao, assim como de encanamentos de gua e da luz solar, afastando de problemas com umidade nas paredes da construo, temperatura e luz direta sobre as peas. O local de exposio e acondicionamento deve ser mantido limpo, protegido de poeira e poluio e dever possuir boa ventilao. A poluio atmosfrica um agravante na deteriorao dos acervos e bastante difcil de ser controlado. As sujeiras do ambiente podem transferir-se para o objeto txtil e com isso danificlos. A luz natural e as artificiais incandescentes ou fluorescentes podem se tornar um fator de degradao, a partir da intensidade com que incidem sobre o material txtil, uma vez que tanto a luminosidade quanto o calor so prejudiciais (TORRINELLI, 2003, p.96).

39

Desta forma, a iluminao tambm est associada destruio dos tecidos, podendo acelerar a degradao das peas, desbotar as cores e enfraquecer as fibras (fazendo com que elas se rompam), portanto o seu controle pode ser eficaz na preservao.
A luz, tanto a visvel quanto a invisvel, prejudicial maioria dos objetos. A quantidade ou nvel de iluminao (nmero de velas ou lux), bem como a qualidade da luz ou o tipo de comprimento de onda (do ultravioleta ao infravermelho, medidos em nanmetros), devem ser levados em conta. A radiao ultravioleta extremamente nociva a muitos materiais; ela faz parte da luz do dia, mas tambm pode ser emitida por outras fontes de iluminao. As recomendaes para os nveis de luz ou a iluminao geral de fundo so: cinco velas (50 lux) para os objetos muito sensveis, em geral de natureza orgnica, como artefatos txteis, aquarelas e papel (...) (BACHMANN E RUSHFIELD, 2001, p.87).

Os insetos so perigos permanentes, eles atacam os tecidos, perfurando-os. Quase todos os tipos de tecidos celulsicos podem atrair insetos como traas, cupins, brocas, baratas e outros, e para evitar a infestao, deve-se manter uma vistoria constante, adotar medidas de defesa no controle dessas pragas e insetos, bloqueando os meios de acesso com boas prticas de higiene e limpeza e possivelmente fazer um detalhamento na hora de planejar o local onde sero acondicionados os itens do acervo, escolhendo materiais de acabamentos adequados que no favoream a proliferao. importante possuir controles contra incndio e roubo, assim, podemos citar o exemplo do Museu Histrico Nacional do Rio de Janeiro, onde seus mtodos contra roubos so trancar todos os armrios com chaves individuais (estas so identificadas por um cdigo alfanumrico e todos os dias so recolhidos aos claviculrios), possuir sensores de presena em todas as portas, janelas e em outros locais estratgicos dentro das reservas tcnicas, (diretamente ligados central de segurana do museu), proibir a entrada com bolsas e sacolas, nas visitas previamente agendadas; e contra incndio, possuir sensores de fumaa, extintores de incndio, contando com um pessoal treinado pela equipe do Corpo de Bombeiros local para qualquer emergncia, alm de ser proibido fumar no museu (LIMA, 2006).

40

preciso ter em mente que os materiais podem ser uma causa da deteriorao to grande para os objetos quanto a luz, a umidade e os insetos (TTREAULT, 2001, p.113). Pensando desta forma, verifica-se que alguns materiais utilizados para o armazenamento dos txteis, podem vir a prejudicar as peas, ao invs de conserv-los. Sendo assim, a conservao preventiva deve abranger o monitoramento e o controle das condies apropriadas para a armazenagem, pois medidas eficazes na sua preservao evitam aes intervencionistas que alm da dificuldade e complexidade tcnica, tem um custo elevado para a preservao.

5.2 Acondicionamento
La conservation prventive devrait tre appliqu de manire prioritaire. Il serait ainsi possible de contrler et dentretenir toute une collection. En effet, cette mthode est plus rapide que la restauration complete (elle ncessite cependant des moyens importants dinvestissement). Elle a aussi lavantage de ne ncessiter quune intervention minime et donc ne pose plus la problmatique de la rversibilt du traitement. Il faut pourtant savoir que les methods de conservation preventive doivent tre accompagnes de conditions de stockage devant contrles et respectes. 14 (SCHEFER, 1993-1994, p.8).

Algumas das possibilidades para se guardar os txteis sero rapidamente colocadas, seja no quesito mobilirio ou embalagens, ilustrando os diversos tipos de materiais txteis, os quais carecem tambm de variadas formas e solues para o seu acondicionamento. A possibilidade de um objeto vir ou no a ser preservado para o futuro depende muito do tipo de armazenagem ou acondicionamento que lhe seja dado (...) (BACHMANN e RUSHFIELD, 2001, p.83). Ao se planejar uma rea de reserva, primordial identificar os objetos que iro integr-lo antes mesmo de constituir o acervo ou reserva; verificar quantos so os objetos, quais so as suas
Les dossiers du muse ds Tissus /6, Restauration du Patrimoine au Muss des TissusLyon: Chambre de Commerce et dIndustrie de Lyon, 1993-1994. A conservao preventiva deveria ser aplicada de maneira prioritria. Seria possvel controlar e manter qualquer coleo. Com efeito, este mtodo mais rpido que a restaurao completa (ela necessita, contudo, de meios importantes de investimento). Tambm tem a vantagem de uma interveno mnima e por conseguinte no pe a problemtica da reversibilidade do tratamento. necessrio no entanto, saber que os mtodos de conservao preventiva devem ser acompanhados das condies de armazenamento, as quais devem ser controladas e respeitadas.
14

41

necessidades especficas, prevendo um crescimento na coleo futuramente. Um bom planejamento do acervo contar com um registro completo de todas as peas que faro parte desta coleo. Ao embalar os artefatos txteis necessrio estudar a natureza do objeto a ser acondicionado e as condies ambientais do local; porm, alguns materiais para condicionamento tm sido usados com eficcia em acervos txteis, sendo livres de cido; tais como, o papel de seda com pH15 neutro, o papel de arroz (japons), o tecido de algodo (cru de preferncia), a manta acrlica, a malha hospitalar (tipo gaze), o polietileno (plstico), o Ethafoam (que uma espuma de polietileno), e ainda o TNT (tecido-no-tecido) de fibra de polister. 16 Portanto, deve ser evitado material cido no acervo, tais como, caixas de papelo, jornais, papis coloridos, etc., pois sua acidez migra para os tecidos, causando manchas e descoloraes. No se deve acrescentar nenhum material que seja incompatvel com o txtil, como grampos, clips, etiquetas de papel, alfinetes, elsticos, papel pardo, colas, tintas/caneta etc., para que estes no criem um outro tipo de problema no txtil. tambm preciso remover elementos que no faam parte do objeto, para que eles no contribuam com a sua deteriorao, desde que, com muito cuidado, para que no seja eliminado nenhum item que seja parte integrante do artefato. Os sistemas de armazenagem utilizados podem ser horizontais, distribudos em caixas e em prateleiras ou gavetas de mveis. Podem ser verticais, se pendurados ou colocados num suporte que os emoldure ou ainda colocados em cilindros. Isso depender do tipo do objeto e do tamanho que este ir ocupar, diante do espao fsico disponvel para o armazenamento dentro da reserva.

15

Nmero de gramas de ons de hidrognio por litro de soluo. Sua escala varia de 0 a 14, sendo assim, diz-se que o pH cido, neutro ou alcalino. 0-------------7--------------14 cido alcalino 16 Tecidos e sua conservao no Brasil: museus e colees.

42

Deve-se ainda considerar que esse sistema de armazenagem permita a fcil movimentao dos artefatos e a segurana dos objetos e das pessoas que manipulam o acervo. Algumas maneiras de acondicionar os txteis foram abordadas na Semana de Arte e Cultura da USP em 1998 e tambm no Seminrio Internacional de Tecidos j citado anteriormente, as quais se encontram descritas a seguir: a

Figura 7: Unidades compactas so usadas para guardar pequenos txteis e acessrios de trajes Fonte: MCLEAN, 2006, p. 101.

a) condicionamento em caixas de papel: As caixas de papelo utilizadas necessitam que seu interior esteja isolado com papel livre de cido (ou tyvek TM). O acondicionamento feito em caixas tende a tomar mais espao, mas os artefatos ganham um grau maior de apoio e proteo (PERALES, 2006).

43

b) Acondicionamento em cilindros: Os tecidos planos, assim como as tapearias, podem ser enrolados em cilindros, evitando dobras e vincos. Os tecidos no devem ser dobrados antes de serem enrolados, nem tampouco apertados no cilindro, que dever ser acolchoado se necessrio para suspender o tecido do cilindro.

Figura 8: Acondicionamento em gavetas Fonte: Acervo professora Joelma Leo

c) Acondicionamento em gavetas: As gavetas de alumnio anodizado podem guardar pequenos artefatos, mas estes devem estar colocados firmemente nas gavetas para no serem danificados quando forem abertas ou fechadas.

44

Figura 9: acondicionamento em cabides. Fonte: MCLEAN, 2006, p. 102.

d) As indumentrias mais estruturadas e resistentes podem ser armazenadas em cabides acolchoados, feitos de materiais inertes e ajustveis, dentro de armrios, tomando pouco espao e facilitando a disponibilidade das peas. Peas com corte no vis, deterioradas, feitas em tricot, jamais devero ser penduradas.

45

Figura10: Suporte em cabide Uniforme de gala de 2 Tenente Feminino de Polcia Militar. Fonte: SANTOS, 2006, p. 96.

e) Os cabides podem ser acolchoados com enchimento de polister, cobertos com musselina fixada por amarrao. So materiais de baixo custo e bastante acessvel, podendo ser uma tima sugesto para o acondicionamento de peas que possam ser penduradas. O Los Angels County Museum of Art (LACMA) tem verificado o uso de uma barra de polietileno expandido como base para cabides individuais que sejam mais versteis mais fceis de guardar, fazer e econmicos (...) (MCLEAN, 2006, p.103).

46

Os txteis emoldurados so armazenados verticalmente, com divisrias de carto separando cada artefato. As divisrias evitam os riscos na chapa de acrlico, que devem ser mantidas limpas, livre de riscos e prontas para serem expostas, com um mnimo de preparo (MCLEAN, 2006).

Figura 11: txteis emoldurados em exposio. Fonte: Acervo Professora Joelma Leo Fundao Abegg.

47

Figura 12: Txteis emoldurados acondicionados. Fonte: Acervo Professora Joelma Leo Fundao Abegg.

Mveis de madeira podem ser utilizados, mas preferencialmente cobertos com melanina, enquanto prateleiras metlicas devem ser esmaltadas, podendo utilizar-se de gavetas de alumnio anodizado17.

ALUMINIO ANODIZADO = um tratamento que se d no alumnio comum para que ele no arranhe facilmente e no oxide com o tempo de uso.

17

48

Figura 13: mveis em madeira recobertos com melanina. Fonte: Acervo Professora Joelma Leo Fundao Abegg.

necessrio lembrar que cada embalagem ou mvel escolhido para acondicionar os txteis tem um volume, portanto necessrio que o planejamento do acervo considere o tipo de embalagem a ser utilizada. Tanto na exposio de txteis como para o seu transporte necessrio preparar suportes adequados para os objetos txteis, assim, muitos desafios so colocados diante desta necessidade. No caso de transportar os artefatos, pode ser necessrio confeccionar capas de proteo, embalagens e estruturas, amenizando o impacto das flutuaes no ambiente sobre o objeto. J para exposies, muito comum a construo de manequins acolchoados como suportes adequados para sustentar os txteis tridimensionais, no provocando tenso e estresse extremos.

49

Figura 14: suporte para exposio e sustentao de indumentria Fonte: Acervo Professora Joelma Leo Fundao Abegg.

Figura 15: suporte para exposio e sustentao de indumentria Fonte: Acervo Professora Joelma Leo Fundao Abegg.

5.3 Tratamentos de Conservao


Conforme descreve Torrinelli (2003), basicamente os tratamentos de conservao realizados pelos conservadores, so os seguintes:

50

a) Higienizao: que consiste na eliminao de sujidades generalizadas, extrnsicas ao objeto, como poeira, excrementos de insetos, partculas slidas, suor e outros elementos estranhos a sua estrutura e pode ser realizada atravs de limpeza a seco ou aquosa. b) Desinfestao: tratamento que tem por objetivo a eliminao de macro e/ou microorganismos existentes nos materiais txteis e requer o uso de cmaras de baixa temperatura ou de inseticidas, aplicados em cmaras de fumigao ou no prprio ambiente (este tratamento deve ser adotado em casos extremos). c) Hidratao: Destina-se a minimizar atravs do relaxamento das fibras dos materiais txteis, os vincos e amassamentos, em geral causados pelas condies inadequadas de armazenamento e acondicionamento os mtodos mais usados so a vaporizao a frio, atravs de umidificador ultrassnico e a umidificao em uma tenda. d) Acondicionamento: consiste na utilizao de embalagens adequadas para a guarda dos objetos txteis dentro do museu e outras especficas para transporte, exposio e vitrine. e) Armazenamento: Tratamento que consiste em guardar na reserva tcnica respeitando a especificidade de cada um os objetos txteis que no esto sendo expostos. O trabalho do conservador txtil requer ateno, disciplina, tcnica, conhecimento, pesquisa e tica para que a conservao ou mesmo a restaurao, consiga atingir seu objetivo, parando o processo de deteriorao ou at mesmo, dando ao objeto a aparncia original.

O txtil guarda informaes sobre todos os aspectos de sua elaborao, e, particularmente a roupa, nos faz entender como a arquitetura txtil se manifesta. Sendo ela um produto com diversas caractersticas como mobilidade, tridimensionalidade, textura, etc. tambm comunica ideologias, pudores, seduo. importante conhecer, entender, conservar e organizar os txteis como documentos que nos possibilitem, por meio de anlise e da leitura, dominar sua historicidade,

51

tcnica e esttica. Assim, estaremos criando uma documentao para pesquisar o mundo para o qual foi construdo (CHATAIGNIER, 2006). A histria do txtil constri um dilogo com o corpo e a moda, com usos e costumes e tambm com o desenvolvimento tecnolgico e cultural. Redesenha uma srie de possibilidades na criao de volumes, linhas e cores.

CONCLUSO
Neste fascinante universo dos txteis, temos muito a aprender, portanto, indispensvel preservar esse patrimnio.

52

Moda e indumentria tocam em muitas disciplinas e so relevantes para o estudo de muitas delas. O estudo dessas matrias abrange questes desde a produo e manufatura ou fabricao at esttica e poltica, incluindo no caminho todas as cincias sociais (MALCOM, 2003). Todos os artefatos txteis necessitam dos cuidados relatados neste trabalho, mas o acervo de indumentria, aquele que nos traz maior fascnio, porque a roupa acaba revelando muito mais de ns (usurios) do que qualquer outro objeto. Revela muito do nosso comportamento, da nossa experincia de vida, do nosso gosto. Tanto que, atrizes, rainhas, princesas e celebridades, ou o comportamento destas pessoas diante da sociedade, suas aparies reais ou fictcias em filmes, novelas e eventos, podem acabar influenciando designers de roupas e acessrios. A ao de alguns indivduos ou a sua natureza humana, os reflexos de grandes acontecimentos e at mesmo o talento criativo inexplicvel, podem fazer parte das transformaes da moda, por isso, buscamos nos acervos de indumentria, algum tipo de identificao; procuramos ainda, as tipologias dos tecidos, a tcnica na construo do artefato, o potencial criativo do designer, como resolveram problemas com volumes, como trabalharam texturas e iconografias, bordados, estampas, aplicaes, como fizeram a combinao das cores, quais foram as referncias utilizadas por eles na criao e finalmente a pea como um todo! Alguns museus atualmente comportam os txteis de maneira espetacular e para tanto, podemos citar o Brighton & Houve Museum18. Suas colees no so colocadas aleatoriamente, mas realadas e interpretadas em harmonia com o lugar. Ao contextualizar uma pea num cenrio mais amplo da moda internacional, priorizam designers que de alguma forma tiveram algum tipo de relao significativa com a localidade. Assim, para que a Fashion & Style Gallery19 refletisse a dinmica de seus visitantes e atrasse-os, houve grande empenho em promover a expresso crtica

18 19

Museu localizado em Brighton no Reino Unido. Uma das galerias do Brighton Museum & Art Gallery.

53

de indivduos locais e a produo de costureiras e alfaiates da comunidade, situando-os na estrutura da moda internacional luxuosa e elitista. Pensando nisso, as exposies foram montadas em torno de quatro temas interrelacionados: George IV20, Renegado21, Internacionalismo22 e A Coleo23. Os temas da galeria estimulam vnculos com outras colees e galerias do museu. George IV, por exemplo, est claramente conectado ao Royal Pavilion e histria local, enquanto Internacionalismo, est ligado a coleo de arte mundial e artes decorativas em estilo oriental.

Figura 16: Fashion & Style Gallery


20

George IV escolheu Brighton, como um retiro de Londres nos anos de 1770, contribuindo muito para transformar uma pequena aldeia de pescadores em uma estncia balneria alegre e moda. Era considerado infame por suas extravagncias e contraiu dvidas significativas com alfaiates. Existe uma rplica feita em calico (tecido de algodo) onde as crianas podem experiment-la. 21 Focaliza as subculturas que tiveram uma influncia dominante em Brighton desde os anos de 1950. As descries desta seo esto na forma de depoimentos dos usurios, acompanhados, quando possvel, de fotos dos mesmos usando os trajes ou roupas semelhantes. Quando os alunos locais foram convidados a comentarem sobre a exposio antes que a galeria fosse aberta ao pblico, esta a seo que mais captou sua imaginao, e seus desenhos e comentrio tambm retratam alguns dos textos apresentados. 22 Abrange o orientalismo do sculo XVIII, o exotismo do incio do sculo XX e o minimalismo tnico do sculo XXI junto a objetos de/ou inspirados por pases da rota da Seda Turquia, Prsia / Ir, ndia, China e Japo. (quando a moda europia busca inspirao em outras culturas mundiais, essa inspirao normalmente chega primeiro via roupas e acessrios informais). 23 Apresenta uma combinao ecltica de roupas e acessrios que realam a riqueza e a diversidade dos pertences do museu. Aborda a fascinao incessante que os visitantes tm por como e por que os objetos so adquiridos.

54

Fonte: 1 http://www.virtualmuseum.info/collections/themes/costume_gallery/html/ 01/11/2006 s 14:55hs.

Essa preocupao em ligar a coleo a uma histria, faz com que toda a comunidade entenda e participe do processo de musealizao das peas, servindo tanto os criadores que se inspira em acervos deste tipo, at as crianas, que atravs da indumentria acabam conhecendo a histria local. Podemos ainda, citar o Museu da Imigrao24, que abriga em seu acervo o reflexo dos sentimentos, das tradies e das lembranas de diversas geraes de barbarenses e de imigrantes que escolheram essa cidade como palco de suas vidas25. um pequeno espao onde se recebe a visita da comunidade em geral, estudantes (que so levadas pelos professores da cidade para compreenderem a histria dos seus antepassados), cerca de cinqenta norte-americanos ao ano e ns, estudantes de moda, levados pela curiosidade dos vestidos que ele conserva. Nele se encontram em exposio dois vestidos de noiva. Um deles foi usado por Ethel Mc Knight no dia de seu casamento com David Mc Knight no ano de 1905. O vestido revela delicada beleza, confeccionado aparentemente em tecido de algodo bem fino, modelagem simples, mas de bom caimento e graciosos detalhes, apresentando bom estado de conservao. Curiosamente, uma instigante vontade em saber algo mais sobre o vestido me levou a buscar outras informaes sobre ele com a coordenadora do museu, Sandra Edilene de Souza26 que fez a indicao do livro Soldado Descansa! de Judith Mac Knight Jones. Assim, o livro revela que Ethel era irm de Augusta Kennerly, esta casada com Will Keese, ou melhor, seu William Keese, pai de Alonso Keese, av de meu marido, Eduardo Lincoln Keese e ainda descreve detalhes sobre o vestido e o casamento dos noivos:
Museu localizado no municpio de Santa Brbara dOeste, interior do estado de So Paulo, que destaca a histria sobre a imigrao americana (na segunda metade do sculo XIX), incluindo no seu acervo, peas de roupas, fotos, cartas, louas, mveis entre outros objetos. 25 In www.santabarbara.sp.gov.br 26 Sandra historiadora de formao e coordenadora do Museu e do Centro de Memria de Santa Brbara dOeste.
24

55

A noiva [Ethel] era muito prendada e fez seu prprio vestido de cassa muito fina, com inmeras preguinhas horizontais, luvas de renda e um vu muito comprido, sobre a coroa de cabelos vermelhos. O noivo era alto, de tez clara, cabelos e vastos bigodes pretos. Sua casaca estava impecvel. O casamento foi noite, com muita gente, muita alegria, muita coisa gostosa para comer, tendo a prpria noiva feito o seu bolo de casamento. Muita chuva tambm ajudou a reunio ser mais ntima. Os convidados ficaram at o amanhecer. De madrugada Abe [Thomas] arreou o trole e fez questo de ele mesmo levar os noivos at Vila americana [hoje, cidade de Americana] a fim de tomarem o trem para So Paulo (...) (JONES, 1998, p.364).

56

Ilustrao 17: foto de casamento de Ethel Mc Knight e David Mc Knight Fonte: JONES, 1998, p. 160.

Foi uma deliciosa surpresa que acabou coincidindo com o trmino deste trabalho e concluindo que alm do objeto, as informaes extrnsecas a ele so muito relevantes.

Figura 19: Vestido de casamento de Ethel Mc Knight Fonte: Museu da Imigrao Este documento confidencial e de uso exclusivo do Municpio de Santa Brbara d Oeste, sendo estritamente proibida a sua distribuio, retransmisso ou divulgao, sem a devida permisso.

57

Figura 20: Vestido de casamento de Ethel Mc Knight Fonte: Museu da Imigrao Este documento confidencial e de uso exclusivo do Municpio de Santa Brbara dOeste, sendo estritamente proibida a sua distribuio, retransmisso ou divulgao, sem a devida permisso.

importante considerar a disponibilidade e o desejo de uma comunidade, a conservar sua prpria histria, contando com os objetos txteis para ampliar as possibilidades de preservao da memria, tentando encontrar uma linguagem atualizada para que o elo entre o objeto e a informao, traduza-se significantemente em aprendizado.

58

Essa ligao torna o exerccio mais dinmico e a adequao de novas tecnologias facilitam variadas formas de interpretao. Portanto, seria importante descrever as peas em exposio com textos especficos e bem detalhados, acrescentando informaes contextuais, fotos do usurio original da pea, imagens de vestimentas semelhantes, comentrios, desenhos, explicaes sobre conservao, vdeos, pinturas, gravuras, multimdia com acesso a histrias orais, enfim, torna o acervo num rico campo de pesquisas e centro de informaes. Contar com rea de estudos, biblioteca, onde exista uma diversificada seleo de livros e revistas relativas ao assunto, num mesmo local, faz com que o acervo, tenha grande importncia para a comunidade. Sendo assim, um acervo deste tipo dentro de uma universidade, revelar-se-ia como referncia nacional para estudantes de moda, demonstrando comprometimento com a histria da comunidade, a conservao do patrimnio, fazendo a diferena e consolidando-se como centro de excelncia em qualidade educacional. O processo de musealizao dos txteis pode ser aplicado perfeitamente no ambiente acadmico, onde, atravs do acondicionamento dos artefatos, promover a criao de novos acervos, servindo de instrumento de grande inspirao, mas tambm local de pesquisa, elevando o contedo e o aprendizado nas universidades de moda. Trabalhamos a todo o momento com leitura e interpretao de imagens. So essas informaes que nos servem de inspirao e embasam o processo criativo. Desta forma, a importncia dada aos acervos txteis traz um novo sabor ao se estudar a histria e a moda. Onde estiver esse tipo de acervo, estaro pessoas interessadas no reconhecimento do passado e ligadas com o futuro, pois a moda nos proporciona isso.

59

Pensar quais os avanos tecnolgicos nos far mudar o comportamento, quais as novas possibilidades de estruturas de moda estaro presentes em nosso cotidiano, quais os estilistas ousaro modific-las, quem sero as pessoas que influenciaro essas modificaes, enfim, esse dilogo com as roupas sugere inigualvel sensao de prazer ao estudar. um documento que necessita conservar-se. Um acervo txtil proporciona um aprendizado ldico e a partir dos questionamentos sobre a roupa poderemos encontrar caminhos para a compreenso de outras disciplinas; tanto as que envolvem tecnologia, como as que envolvem as cincias sociais, e ainda, coloca os novos designers em contato com informaes as quais ainda desconhecem sobre a evoluo da moda, sobre ordens tcnicas, sobre criao.

60

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANDRADE, Rita. Por debaixo dos panos: cultura e materialidade de nossas roupas e tecidos. p. 72 - 76. Separata da Publicao do Seminrio Internacional realizado no Museu Paulista da Universidade de So Paulo entre 08 e 13 de maio de 2006. Tecidos e sua conservao no Brasil: Museus e colees. So Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.

BACHMANN, Konstanze e RUSHIFIELD, Rebecca Anne.

Princpios de Armazenamento.

Traduo de Vera Lima Ribeiro. In: Conservao: Conceitos e Prticas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001. cap. 5. p. 83-93.

BARBOSA, Ana Mae. Museus como Laboratrios. Revista Museu: Cultura Levada a Srio. So Paulo, edio brasileira, 2004. Disponvel em

<http://www.revistamuseu.com.br/artigos/art_.asp?id=3733>. Acesso em 18/10/2006 s 19:53 hs.

BARRETO, Margarita, Turismo e Legado Cultural. Campinas, SP: Papirus, 2000.

BROOKS, Mary, CLARK, Caroline, EASTOP, Dinah, PETSCHEK, Carla. : Restaurao e conservao: algumas questes para os conservadores. A perspectiva da conservao de txteis. p. 235 250. Separata do Anais do Museu Paulista: Histria e Cultura Material. So Paulo: O museu, vol. 2, jan/dez. 1994. v.1 (1922), v.35 (1987) N.Ser. 1993-

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Tecidos e Museologia: perspectivas para a formao profissional. p.131 133. Separata da Publicao do Seminrio Internacional realizado no

61

Museu Paulista da Universidade de So Paulo entre 08 e 13 de maio de 2006. Tecidos e sua conservao no Brasil: Museus e colees. So Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.

CHAGAS, Mrio de Souza. Em Busca do Documento Perdido: a Problemtica da Construo Terica na rea da Documentao. p. 41 - 53. Separata do Cadernos de Ensaios n2: Estudos de Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN, 1994.

CHATAIGNIER, Gilda. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. So Paulo: Estao das Letras Editora, 2006.

CHENIAUX, Violeta. A ao destruidora da umidade em acervos museolgicos. p. 54 64. Separata do Cadernos de Ensaios n2: Estudos de Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN, 1994.

EASTOP, Dinah. A conservao de txteis como cultura material. p. 121 122. Separata da Publicao do Seminrio Internacional realizado no Museu Paulista da Universidade de So Paulo entre 08 e 13 de maio de 2006. Tecidos e sua conservao no Brasil: Museus e colees. So Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.

______. A conservao de txteis como uma prtica de conservao, de investigao e de apresentao. p. 52 58. Separata da Publicao do Seminrio Internacional realizado no Museu Paulista da Universidade de So Paulo entre 08 e 13 de maio de 2006. Tecidos e sua conservao no Brasil: Museus e colees. So Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.

62

FAUSTO,

Siqueira.

Conhea

labirinto

de

pano.

Folhinha.

Disponvel

em

<http://www1.uol.com.br/criancas/programa/fn050704.htm>. Acesso em 18/10/2006.

FERREZ, Helena Dodd. Documentao Museolgica: Teoria para uma boa prtica.

p. 65 -

74. Separata do Cadernos de Ensaios n2: Estudos de Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN, 1994.

FRANCOIO, Maria ngela Serri. Museu, Educao e o Ldico. Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo. Disponvel em

<http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/mel/mel.asp>.Acesso em 18/10/06.

FREITAS, Maria Vitorina, Tecnologia: Artes e Ofcios Feminino. 2 Edio, So Paulo: Linogrfica Editora, 1954.

HAYE, Amy de la , Resenha de exposio: Fashion e Textile Museum, Londres. Separata da Revista Fashion Theory, n3 vol. 3, edio brasileira, So Paulo: Editora Anhembi-Morumbi, setembro de 2004.

JONES, Judith Mac Knight, Soldado Descansa! Uma epopia norte-americana sob os cus do Brasil. 1 edio, So Paulo: Fraternidade Descendncia Americana, 1998.

LIMA, Vera. A coleo de txteis do Museu Histrico Nacional: preservando a memria. p. 116 120. Separata da Publicao do Seminrio Internacional realizado no Museu Paulista da Universidade de So Paulo entre 08 e 13 de maio de 2006. Tecidos e sua conservao no Brasil: Museus e colees. So Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.

63

MALCOM, Barnard. Moda e Comunicao. Editora Rocco, Rio de Janeiro, 2003 p.23 77.

MCLEAN, Catherine C. A armazenagem de trajes e txteis no LACMA. Separata da Publicao do Seminrio Internacional realizado no Museu Paulista da Universidade de So Paulo entre 08 e 13 de maio de 2006. Tecidos e sua conservao no Brasil: Museus e colees. So Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.

MILLER, Lesley. Fontes para o estudo da histria da indumentria, 1750 1900. p. 127 -130. Separata da Publicao do Seminrio Internacional realizado no Museu Paulista da Universidade de So Paulo entre 08 e 13 de maio de 2006. Tecidos e sua conservao no Brasil: Museus e colees. So Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.

NOGUEIRA, Sandra, Cultura Material: A emoo e o prazer de criar, sentir e entender os objetos. Disponvel em <http://www.folclore-online.com/textos/sandnog/oficiosemocao2.html>. Acesso em 10/09/2006 s 16:10 hs.

PAULA, Tereza Cristina T. A excepcional terra do pau-brasil: um pas sem tecidos.

p.77 84.

Separata da Publicao do Seminrio Internacional realizado no Museu Paulista da Universidade de So Paulo entre 08 e 13 de maio de 2006. Tecidos e sua conservao no Brasil: Museus e colees. So Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.

PERALES, Isabel Alvarado. Aspectos da documentao: coleo txtil e vesturio. p. 90 -95. Separata da Publicao do Seminrio Internacional realizado no Museu Paulista da

64

Universidade de So Paulo entre 08 e 13 de maio de 2006. Tecidos e sua conservao no Brasil: Museus e colees. So Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.

RICE, James W. Conservao de txteis. Rio de Janeiro, CETIQ/SENAI, 1987. (No publicado).

SCHEFER, M. Les dossiers du mese ds Tissus / 6 Restauration du Patrimoine au Muse ds Tissus. Lyon: Imprimerie Delta Chassieu, Set/93 mar/94.

SANTOS, lvaro Guimares. A coleo de indumentria do Museu de Polcia Militar. p. 96 99. Separata da Publicao do Seminrio Internacional realizado no Museu Paulista da Universidade de So Paulo entre 08 e 13 de maio de 2006. Tecidos e sua conservao no Brasil: Museus e colees. So Paulo: Museu Paulista da USP, 2006.

TAMANINI, Elizabete. Museu, arqueologia e o pblico: Um olhar necessrio. p. 179 220. Separata de Cultura Material e Arqueologia Histrica Coleo Idias FUNARI, Pedro Paulo A. (org). Campinas: IFCH/UNICAMP, 1988.

TTREAULT, Jean. Materiais de Construo, Materiais de Destruio. Traduo de Vera Lima Ribeiro. In: Conservao: Conceitos e Prticas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001. cap.7 . p. 113 139.

TORRINELLI, Marlene. A preservao do patrimnio txtil: uma necessidade contempornea. p. 95-100. Separata da ModaPalavra. Florianpolis (SC): UDESC / CEART, vol.2 n 2, 2003.

65

______. MODATECA: preservao da memria de moda e do vesturio. p. 84 - 91. Separata da ModaPalavra. Florianpolis (SC): UDESC / CEART, vol.3 n 3, 2004.

VANDRESEN, Monique. Subsdios preservao do patrimnio txtil. ModaBrasil. Revista Eletrnica dos Cursos de Moda da Universidade Anhembi Morumbi e da diretoria de desenvolvimento tecnolgico. Disponvel em s

<http://www2.uol.com.br/modabrasil/leitura/de_olho_textil/index.htm>. Acesso em 20/07/06 19:41 hs.

SITES
Brighton Museum & Art Gallery. Acesso em 01/11/2006 s 14:05 hs. Disponvel em http://www.brighton.virtualmuseum.info/.

Cdigo

de

tica

do

conservador-restaurador.

Disponvel

em

http://www.aber.org.br/v2/pdfs/Codigo_de_etica_v2.pdf. Acesso em 12/12/2006.

66

Museu

da

Imigrao

de

Santa

Brbara

dOeste.

Disponvel

em

http://www.santabarbara.sp.gov.br/museu/. Acesso em 05/11/2006 s 20:30 hs.

Museu Paulista Universidade de So Paulo. Disponvel em <http://www.mp.usp.br/objetos.htm> . Acesso em 25/10/2006 s 14:17 hs.

Universidade

Federal

do

Rio

de

Janeiro.

Disponvel

em

<http://www.unirio.br/cch/graduacao/museologia/museologia.htm> . Acesso em 11/09/2006s 17:14 hs.

V&A Museums. Disponvel em <http://www.vam.ac.uk/images/image/15357-popup.html#>. Acesso em: 25/10/2006 s 15:29 hs.

You might also like