You are on page 1of 24

Filosofia

Parte da curiosidade (Espanto)

Procura o sentido das coisas (Homem/ Mundo)

problematizadora

um saber (Filosofia) uma atitude (Filosofar)

A origem etimolgica da palavra Filosofia


Philo Sophia

Amor

Sabedoria

O Filsofo aquele que procura conhecer, compreender e analisar a realidade humana e natural. aquele que ama a sabedoria. Ope-se ao missofo: miso (odiar) + sophia (sabedoria).

1. Como comea a Filosofia e o Filosofar?


O ser humano o animal que pergunta.
Boorstin

Os homens comearam e comearo a filosofar movidos pela admirao; primeiro, admirados perante os fenmenos surpreendentes mais comuns; depois, avanando pouco a pouco, colocando problemas maiores.

Aristteles

1.1. A Filosofia, enquanto saber/conhecimento, surgiu nas cidades gregas da sia Menor, sc. VII- VI a.c.: Os primeiros filsofos (Tales, Anaximandro, Anaxmenes) procuraram substituir as explicaes mticas por explicaes racionais. Preocuparam-se com a physis (origem, evoluo e estrutura do universo). Mas ao longo dos sculos, muitas outras questes interessaram os filsofos. (Cf. ponto 2: Os objectos da Filosofia)

Desde o seu surgimento, a filosofia, como atitude crtica e racionalizadora, constitui-se como um elemento essencial se no o elemento essencial dinamizador da nossa cultura.
Martinez/Cordon

Filosofia(s): uma definio plural e um problema filosfico


A histria ensina-nos as definies que os filsofos deram da filosofia; mas no se retira dela a definio de filosofia. Cabe a cada filsofo dizer o que entende por filosofia: a prpria definio de filosofia implica j uma filosofia.
H. Gouthier

(...) a demanda da verdade e no a sua posse que constitui a essncia da filosofia. Filosofar estar a caminho.
Karl Yaspers

O objectivo da filosofia a clarificao lgica dos pensamentos.


L. Wittgenstein

Qualquer definio arbitrria, sobretudo quando se trata de definir as actividades humanas. Se nos guiarmos pelo dicionrio, filosofar sempre recorrer razo. Com uma definio assim, a maioria das actividades intelectuais so, por natureza, filosficas. (...) O que importa incitar cada um a utilizar a sua capacidade de reflexo cada vez que se esfora por construir uma opinio e defendla.
A. Jacquard

1.2. O Filosofar (a atitude filosfica) implica:


Uma atitude de espanto e de curiosidade; Uma atitude interrogativa e

problematizadora (o que exige pensamento crtico).

A atitude filosfica caracteriza-se pela:


. Autonomia exige um pensamento e uma aco originais. a rejeio da conformidade e da dependncia. Distinguese de outros saberes (Cf. Senso Comum e Cincia). . Radicalidade o domnio de interrogaes radicais (profundas) que surgem da interioridade do ser humano.

. Historicidade o filsofo um ser enrazado numa sociedade. O seu pensamento e a sua aco surgem desse contexto epocal, mas ultrapassam-no.

. Universalidade os problemas abordados pelo filsofo so simultaneamente pessoais (fruto da sua autonomia), mas tambm universais porque interessam e preocupam toda a humanidade.

2. Qual/Quais /so o(s) objecto(s) da Filosofia?


a realidade na sua totalidade, embora se centre no Homem e nas suas manifestaes.

O objecto plural (integral), quer dizer, os temas/problemas por ela abordados so mltiplos. Eis alguns:

. Quem sou eu? O que /quem o Outro? (Antropologia filosfica) . O que pensar? (Lgica) . O que o Belo? (Esttica) . O que o sagrado? (Filosofia da Religio) . Como posso intervir no mundo social onde vivo? (tica e Filosofia social e poltica).

. O que conhecer? O meu conhecimento tem limites? (Gnosiologia) . Que valores devero orientar a minha aco? (tica e Filosofia Social e Poltica)
. Como posso atribuir sentido minha existncia? (Metafsica) . O que a realidade? (Ontologia)

3. Qual o mtodo da Filosofia?


O filsofo utiliza o mtodo dialctico (reflexivo-argumentativo), isto , aborda o seu objecto atravs de processos de natureza lgico-argumentativa (clarifica conceitos fundamentais, elabora uma tese, que sustenta atravs de argumentos. Procura interpretar, compreender e aprofundar o seu tema/problema).

A actividade do filsofo deve ser orientada por princpios de coerncia, de rigor lgico-sintctico e semntico, de crtica sistemtica. Tambm tu, enquanto aluno de filosofia ou aprendiz de filsofo (Antnio Srgio), perante um texto deves procurar: identificar os seus conceitos, o seu tema/problema, identificar a sua tese (perspectiva do autor), os seus argumentos (fundamentos/razes de ser) e assumir uma atitude crtica, isto , problematizar: reforar a tese ou refut-la com (contra)argumentos.

O filsofo aquele que: - se espanta com a realidade (curiosidade); - evita respostas precipitadas, fceis e dogmticas (aprofunda o seu saber);

- est receptivo a novas ideias;


- argumenta de forma correcta e consistente

as teses que defende. Enquanto atitude crtica/problematizadora, a Filosofia liberta-nos dos preconceitos, dos dogmas, dos hbitos, das falsas opinies.

4. O que no Filosofia?
a) Senso comum;
b) Cincia (conhecimento cientfico).

Caractersticas Senso comum Conhecimento 1. Origem


emprico.

Cincia
Racional. Crtica. Busca da verdade. Universal objectivo Unvoca Rigorosa

2. Atitude 3. Motivao 4. Valor

Dogmtica. Interesse prtico. Relativo subjectivo

5. Linguagem Ambgua
Polissmica

You might also like