You are on page 1of 12

Instalao e Configurao de Computadores em Redes Locais e Rede Internet

Instalao, manuteno e utilizao de redes locais

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Qual o tamanho da minha rede?

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

LAN, MAN, WAN, PAN, SAN


redes de comunicao so tambm designadas de redes informticas ou redes de dados. Uma rede (na rea da informtica), definida como um conjunto de equipamentos interligados entre si, e que permitem o transporte e troca de vrios tipos de informao entre utilizadores e sistemas.
Rui Dias ruidias61176@gmail.com 3

Classificao das Redes Informticas:


Uma rede de comunicao pode ser classificada segundo um ou mais critrios. Podemos classificar as redes de acordo com:
dbito (baixo, mdio, alto, muito alto) topologia (bus, anel, estrela, hbrida) meios fsicos (cobre, fibra ptica, micro-ondas, infravermelhos) tecnologia de suporte (comutao de pacotes, comutao de circuitos, assncronas, plesicronas, sncronas, etc.) ou segundo o ambiente ao qual se destinam (redes de escritrio, redes industriais, redes militares, redes de sensores, etc.)
Rui Dias ruidias61176@gmail.com 4

Classificao das Redes Informticas:


No entanto, a classificao mais frequente baseiase na rea geogrfica ou organizacional e a entram os termos que normalmente ouvimos:
LAN; MAN; WAN; PANetc.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

LAN - Local Area Network


Tambm designadas de redes locais, so o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa rea geogrfica limitada (ex. sala de aula, casa, espao Internet, etc.)
Rui Dias ruidias61176@gmail.com 6

MAN - Metropolitan Area Network


Permitem a interligao de redes e equipamentos numa rea metropolitana (ex. locais situados em diversos pontos de uma cidade).

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

WAN - Wide Area Netwok


Permitem a interligao de redes locais, metropolitanas e equipamentos de rede, numa grande rea geogrfica (ex. pas, continente, etc.)

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

PAN (Personal Area Networks)


Designadas de redes de rea pessoal, so redes que usam tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (computadores, smartphones, etc.) numa rea muito reduzida. Exemplo de uma rede ad-hoc:
9

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

SAN - Storage Area Network


Tambm designadas de redes de armazenamento, tm como objectivo a interligao entre vrios computadores e dispositivos de storage (armazenamento) numa rea limitada. Considerando que fundamental que estas redes tm grandes dbitos (rpido acesso informao), utilizam tecnologias como por exemplo Fiber Channel.
Rui Dias ruidias61176@gmail.com 10

CAN Campus Area Network


So redes que usam ligaes entre computadores localizados em reas de edifcios ou prdios diferentes, como em campus universitrios ou complexos industriais.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

11

Consideraes Finais
As redes de comunicao so nos dia de hoje infraestruturas essenciais comunicao, investigao, desenvolvimento, partilha e vida quotidiana. As pessoas cada vez mais dependem das mesmas para o desenvolvimento das mais diversas actividades profissionais ou de lazer.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

12

You might also like