You are on page 1of 12

TEMA

ESPECIAL

DINMICA DAS ROTAES

O s Fu n d a mentos da F si ca
(8a edio)

R AMALHO , N ICOLAU

T OLEDO

Tema especial
DINMICA DAS ROTAES
1. 2. 3.
Momento angular de um ponto material, 1 Momento angular de um sistema de pontos materiais, 2 Conservao do momento angular, 3

1. MOMENTO ANGULAR DE UM PONTO MATERIAL


Editora Moderna Ltda.

Momento angular ou momento da quantidade de movimento mv de um ponto material P, em relao a um ponto O, a grandeza vetorial L que possui as seguintes caractersticas: Mdulo: L mvd, sendo d a distncia do ponto O reta s, suporte da velocidade v (gura 1).
s

d P mv r O

L r

mvd OP (vetor posio)

Figura 1.

Direo: da reta perpendicular ao plano denido pela reta s e pelo ponto O. Sentido: dado pela regra da mo direita, como indicado na gura 2.
L

r mv

Figura 2. O dedo polegar indica o sentido de L quando os demais dedos so semidobrados no sentido de r para mv.

No SI, a unidade do mdulo do momento angular kg

m2 . s

OS FUNDAMENTOS

DA

FSICA

Momento angular de um ponto material em movimento circular uniforme Considere um ponto material P que realiza um movimento circular uniforme de centro O, com velocidade de mdulo v e velocidade angular (gura 3). Vamos calcular o mdulo do momento angular L, em relao ao centro O. Temos: L mvd; d R; v R. Assim: L mR R L mR2 Vetorialmente, sendo a velocidade de rotao cujo sentido o mesmo de L e cujo mdulo igual velocidade angular temos: L mR2 . Momento de inrcia de um ponto material A grandeza escalar mR2, que aparece na concluso anterior, indicada pela letra I e recebe o nome de momento de inrcia do ponto material P em relao ao ponto O: I mR2. No SI, a unidade de momento de inrcia kg m2. Assim, temos: L I
L d v R R

s O

R mv

Figura 3.

2. MOMENTO ANGULAR DE UM SISTEMA DE PONTOS MATERIAIS


O momento angular L de um sistema de pontos materiais, em relao a um ponto O, a soma vetorial dos momentos angulares dos pontos que constituem o sistema: L L1 L2 ... Ln
Editora Moderna Ltda.

L
i 1

Momento angular de um corpo extenso em rotao uniforme em torno de um eixo xo Considere um corpo em rotao uniforme, em torno de um eixo xo (gura 4). Para cada ponto Pi , de massa mi e a uma distncia ri do eixo de rotao, podemos escrever: Li mi ri2 , sendo o vetor de rotao, suposto constante. O momento angular total L do corpo dado por: L i
n

L
i 1 n 1

Pi
i

ri

m r
2 i i

i i

Nesse caso, o momento de inrcia I do corpo em relao ao eixo de rotao dado por:

m r
i 1

. Nestas condies, o moFigura 4.

mento angular do corpo dado pela mesma equao aplicada ao ponto material: L l

TEMA

ESPECIAL

DINMICA DAS ROTAES

O momento de inrcia I depende da massa do corpo e de como ela se distribui em relao ao eixo de rotao. O momento de inrcia mede a resistncia que o corpo ope rotao. De fato, partindo da igualdade L l, conclumos: para o mesmo L, quanto maior for I, menor .

3. CONSERVAO DO MOMENTO ANGULAR


Se o momento (torque) das foras que atuam num corpo em rotao nulo, ento o momento angular permanece constante. Nessas condies, resulta em mdulo: L l constante

Se o corpo for deformvel, sendo L l constante, vem: se I aumenta, diminui e, se I diminui, aumenta. o caso da bailarina girando em torno de seu eixo vertical de rotao r com os braos estendidos e com velocidade angular 1, sendo l1 seu momento de inrcia em relao ao eixo r. Fechando os braos, o momento de inrcia diminui para l2(l2 l1) e sua velocidade angular passa a ser 2. Como l11 l22, resulta 2 1 (gura 5).
r r

Editora Moderna Ltda.

l11 l1

l22 l2 2 1

Figura 5.

Vejamos algumas situaes envolvendo a conservao do momento angular.

3.1 Atleta realizando um salto mortal


Considere o eixo horizontal r que passa pelo centro de gravidade do atleta. medida que o atleta sobe, seu momento de inrcia em relao ao eixo r diminui e sua velocidade angular aumenta. Durante a descida, o momento de inrcia aumenta e a velocidade angular diminui (gura 6).

Figura 6.

OS FUNDAMENTOS

DA

FSICA

3.2 Cadeira giratria


O jovem da gura 7 encontra-se sentado numa cadeira giratria, sem encostar os ps no cho e com os braos estendidos. Uma outra pessoa gira a cadeira em torno do eixo vertical r. A seguir, o jovem fecha os braos. O momento de inrcia do sistema, em relao ao eixo r, diminui; conseqentemente, ele passa a girar mais depressa, isto , sua velocidade angular aumenta. O efeito observado mais acentuado quando o jovem segura um par de halteres.
r r

3.3 Cadeira giratria e roda de bicicleta


Considere uma cadeira que pode girar em torno de seu eixo vertical r, praticamente sem atrito. Uma pessoa encontra-se sentada na cadeira, sem encostar os ps no cho e segurando o eixo de uma roda de bicicleta. A roda, com seu eixo disposto horizontalmente, colocada em rotao (gura 8a). A componente vertical do momento angular do sistema nula. Como o torque externo vertical nulo, h conservao da componente vertical do momento angular, isto , a componente vertical do momento angular permanece nula. Por outro lado, se a pessoa mantiver o eixo da roda na vertical, com a roda girando num certo sentido, a cadeira passa a girar em sentido oposto: os momentos angulares L e L se anulam (gura 8b).
r L r

(a)

Figura 8.

(b)

Editora Moderna Ltda.

Figura 7.

TEMA

ESPECIAL

DINMICA DAS ROTAES

3.4 Helicptero e a hlice lateral traseira


Considere um helicptero dotado, alm da hlice principal, de uma hlice menor na lateral traseira (gura 9a).

Figura 9a.

Quando o motor ligado, a hlice principal gira, impulsionando o ar para baixo. Pelo princpio da ao-e-reao, o ar aplica na hlice uma fora vertical para cima e, assim, o helicptero sobe. Qualquer variao da velocidade angular da hlice produz uma variao de seu momento angular. Seja T o torque das foras propulsoras, responsvel por essa variao de momento angular da hlice e T a reao do torque T, agindo no corpo do helicptero (gura 9b).

Editora Moderna Ltda.

Figura 9b.

O torque T tende a girar o corpo do helicptero em sentido oposto ao da hlice principal. Para que isso no ocorra, necessria a existncia da hlice lateral. Esta, ao girar, empurra o ar e, pelo princpio da ao-e-reao, o ar empurra a hlice com uma fora F, que se transmite cauda do helicptero. O torque T que a fora F produz no corpo do helicptero anula o torque T, o que d estabilidade ao aparelho (gura 9c).

T F

Figura 9c.

OS FUNDAMENTOS

DA

FSICA

Exerccios
R.1

Resolvidos

Um ponto material de massa m 3,0 kg realiza um movimento circular uniforme de raio R 0,5 m e velocidade escalar v 10 m/s. Seja O o centro da circunferncia descrita. Calcule, em relao ao ponto O: a) o momento de inrcia do ponto material; b) o mdulo do momento angular do ponto material. Soluo: a) De I mR2, sendo m 3,0 kg e R 0,5 m, vem: I 3,0 (0,5)2 I 0,75 kg m2 L 15 kg m2/s

b) O mdulo do momento angular dado por: L Respostas: a) I R.2 0,75 kg m2; b) L


15 kg m2 s

mvR L

3,0 10 0,5

Calcule o mdulo do momento angular de um sistema constitudo de duas partculas, 1 e 2, em relao ao ponto O, no instante indicado na gura. As massas e as velocidades das partculas 1 e 2 so, respectivamente: m1 1,0 kg; m2 2,0 kg; v1 5,0 m/s e v2 10 m/s.

v1; m1

1,0 m

v2; m2

2,0 m

Soluo: Os mdulos dos momentos angulares L1 e L2 das partculas 1 e 2 so dados por: L1 L2 m1v1d1 m2v2 d2 1,0 5,0 1,0 L1 2,0 10 2,0 L2 5,0 kg m2/s 40 kg m2/s

L Resposta: 35 kg m /s R.3
2

L2

L1 L

40

5,0 L

35 kg m2/s

Um hamster colocado numa gaiola cilndrica, que pode girar sem atrito em torno de seu eixo r. O hamster, de massa m, comea a se deslocar com velocidade escalar constante igual a v, em relao ao solo. O raio da gaiola R e seu momento de inrcia, em relao ao eixo r, I. Determine: a) o mdulo do momento angular do hamster em relao ao eixo r (considere o hamster um ponto material); b) a velocidade angular da gaiola. Soluo: a) O momento angular do hamster tem mdulo dado por: LH mvd Sendo d R, vem: LH mvR
r

Pela regra da mo direita conclumos que o sentido do vetor LH o do eixo r. b) O mdulo do momento angular da gaiola dado por: LG I O torque das foras que agem no sistema, em relao ao eixo de rotao, nulo. Logo, h conservao do momento angular. Inicialmente o sistema est em repouso e o momento angular total nulo. Para que o momento angular continue nulo, devemos impor que LH e LG tenham mesma direo, mesmo mdulo e sentidos opostos. Note, ento, que o sentido de LG oposto ao do eixo r e, por isso, o cilindro gira no sentido indicado na gura. Impondo LH LG (mdulos iguais), resulta: mvR Respostas: a) LH mvR; b)
mvR I

mvR I

Editora Moderna Ltda.

Aplicando a regra da mo direita, determinamos o sentido de L1: entrando no plano do papel. Pela mesma regra, conclumos o sentido de L2: saindo do mesmo plano. Assim, o mdulo do momento angular do sistema de partculas dado pela diferena dos mdulos:

TEMA

ESPECIAL

DINMICA DAS ROTAES

Exerccios
P.1

Propostos

Um ponto material de massa m 1,0 kg realiza um movimento circular uniforme de raio R 2,0 m. Sendo O o centro da circunferncia descrita, calcule: a) O momento de inrcia do ponto material, em relao ao ponto O. b) O mdulo da velocidade do ponto material, sabendo que o mdulo de seu momento angular, em relao ao ponto O, de 10 kg m2/s. Calcule o mdulo do momento angular de um sistema constitudo de duas partculas, 1 e 2, em relao aos pontos B e O, no instante indicado na gura.
B

P.2

20 cm

20 cm v2

v1 10 cm m1 O 10 cm m2

As massas e as velocidades das partculas 1 e 2 so, respectivamente: m1 2,0 kg; m2 3,0 kg; v1 4,0 m/s e v2 6,0 m/s.
Editora Moderna Ltda.

P.3

Ao longo da borda de uma plataforma horizontal, de forma circular de massa M e raio R, so dispostos trilhos. A plataforma e um pequeno trem de massa m, colocado sobre os trilhos, esto em movimento de rotao em torno do eixo vertical r, com velocidade angular 0 (gura a). Num certo instante o trem comea a se deslocar sobre os trilhos com velocidade de mdulo u, em relao plataforma. O sentido de movimento do trem o mesmo sentido de rotao da plataforma (gura b).

r 0 R

Figura a. r

u R

Figura b.

Despreze os atritos. Determine a nova velocidade angular da plataforma (o momento de inrcia da plataforma em relao ao eixo r dado por: I
MR 2 . 2

OS FUNDAMENTOS

DA

FSICA

Testes

Propostos
a) b) c) d) e) T.4 r r r r r (d (R Ri (R (d R cost) i d) cost i Rj d) sent i R) i Rj R sent j R sent j (R d) cost j

(Os testes T.1 a T.10 foram propostos pela Fuvest nas provas de transferncia para a USP.) T.1 Um corpo de massa 3 kg move-se a uma velocidade escalar constante de 4 m/s sobre um crculo de raio 5 m. Aps algumas revolues sobre o crculo, o corpo escapa e se movimenta em linha reta, mantendo o mesmo valor de velocidade e a mesma direo do instante de escape. O momento angular do corpo antes de escapar e o momento angular do corpo aps o escape, calculados em relao ao centro do crculo so (em kg m2/s), respectivamente, de: a) 12 e 0 c) 60 e 60 e) 60 e 0 b) 12 e 12 d) 60 e 12 Dois objetos esto se movendo como mostra a gura abaixo.
v1 m1 1,0 m 60 O 1,5 m v2 m2 2 m/s 3 kg

Durante o movimento, o valor mximo do mdulo do momento angular do corpo em relao origem do sistema de coordenadas : a) mR2 d) m(d R)2 b) mR(d R) e) mRd c) mR(d R) Uma plataforma circular, de massa M e raio R, gira livremente, com velocidade angular , em torno de um eixo fixo, perpendicular a ela, passando pelo seu centro. Seu momento de inrcia em relao a esse eixo I
MR 2 . 2

T.5

T.2

30

Uma pequena bola de material viscoso, de massa m, cai verticalmente sobre a plataforma, distncia
R do seu centro, grudando-se nela instantanea2

mente. A velocidade angular nal da plataforma :


M M M M M m
Editora Moderna Ltda.

2 m/s 3 6 kg

a) b) c) T.6

d) e)

2M m 2M 2M 2M m

O momento angular total em torno do ponto O (no SI) de: a) 12 b) 10 c) 6 d) 2 e) 0 (Use este enunciado para resolver as questes T.3 e T.4.) Um corpo de massa m percorre, com velocidade angular constante , em sentido anti-horrio, uma trajetria circular de raio R, cujo centro C dista d da origem O do sistema de coordenadas xy, como mostra a gura.
y

No instante t 0, uma partcula de massa m abandonada, em repouso, no ponto r ai bk, sob a ao da gravidade, cuja acelerao representada por g gk. O torque e o momento angular da partcula, em relao origem do sistema de coordenadas e em funo do tempo t so, respectivamente: a) mga k; mgat k b) mgaj; mgat j c) zero; mgat j d) zero; zero e) mgb k; zero

T.7

R C O d P x

Um sistema formado por dois vA corpos A e B, ambos com massa A m e ligados por uma haste de comprimento L. Num dado instante, as velocidades dos dois corpos so paralelas entre si e perpenvB diculares barra, sendo vA v B e vB 2v, como mostra a gura. O mdulo do momento angular do sistema em relao ao seu centro de massa vale: a) mLv b)
mLv 2

T.3

Sabendo que o corpo est passando pelo ponto P no instante t 0, a equao que descreve sua posio r em relao origem do sistema de coordenadas, em funo do tempo t, dada por:

c)

3mLv 2

e) 2mLv

d) zero

TEMA
T.8

ESPECIAL

DINMICA DAS ROTAES


a) b) c) d) e) zero. I e gira em sentido horrio. I e gira em sentido anti-horrio. 2I e gira em sentido horrio. 2I e gira em sentido anti-horrio.

Uma pessoa de massa m est parada na borda de uma plataforma horizontal, de forma circular, com raio R e momento de inrcia I, que pode girar livremente em torno de um eixo vertical que passa pelo centro desse crculo. Inicialmente, a plataforma est em repouso em relao ao solo. Num dado instante, a pessoa comea a andar ao longo da borda da plataforma, at atingir uma velocidade de mdulo v em relao ao solo. Nesse instante, a velocidade angular da plataforma vale: a) zero b)
v R mvR c) I

(Os testes T.11 a T.16 foram propostos no Exame Nacional de Fsica para acesso ao Ensino Superior em Portugal.) T.11 Uma haste, de massa desprezvel e comprimento d, roda, no plano xOy, em torno de um eixo xo que passa pelo ponto mdio O da haste e perpendicular ao referido plano. Nas extremidades da haste encontram-se presas duas esferas de massas m1 e m2. O mdulo do momento angular do sistema, em relao ao ponto O, num instante em que a velocidade das esferas, supostas pontos materiais, tem mdulo v, : a) zero d) (m1 m2)vd b) ( m1 c) ( m1 T.12
v d v m2 ) 2d m2 )

e)

v m I

d)

Iv mR 3

T.9

Uma partcula de massa m 2,0 kg move-se no plano xy ao longo de uma reta paralela ao eixo y, em x 5,0 m, com velocidade v 3,0t j m/s. O mdulo do momento angular da partcula, em kg m2/s, e o torque da fora resultante sobre a partcula, em N m, ambos em relao origem, no instante t 2,0 s, so iguais, respectivamente, a: a) 60 e 30 d) 60 e 100 b) 60 e 60 e) zero e zero c) 30 e 100 Joo encontra-se em p, em repouso, sobre uma plataforma horizontal que pode girar livremente, sem atrito, em torno de um eixo vertical. A plataforma est parada e Joo est segurando uma roda de bicicleta, de momento de inrcia I, que gira com velocidade angular constante , em torno do eixo vertical, em sentido horrio, quando vista de cima. Em certo instante, Joo inverte a posio da roda de bicicleta de tal forma que ela passa a girar com a mesma velocidade angular , mas em sentido anti-horrio quando vista de cima. Nessa situao nal, o sistema formado pela plataforma e por Joo, quando visto de cima, tem momento angular de mdulo igual a:

e) ( m1

m2 )

vd 2

T.10
Editora Moderna Ltda.

Dois patinadores, cada um de massa m, movemse numa pista de gelo em trajetrias paralelas, separadas entre si por uma distncia d, com velocidades de igual mdulo v e de sentidos opostos. O mdulo do momento angular do sistema constitudo pelos dois patinadores, em relao a qualquer ponto, : a) mvd d) zero b) 2mvd c) mv e)
mvd 2

T.13

Uma criana senta-se num banco giratrio com os braos encostados ao corpo e pede que faam girar o banco em torno de um eixo vertical que passa pelo centro do sistema criana banco. Num dado instante, com o sistema criana banco a girar solidariamente, a criana abre os braos e volta a encost-los ao corpo. Considere desprezvel o efeito do atrito entre o banco e o eixo vertical. Selecione a armao verdadeira. a) Quando a criana abre os braos, o momento de inrcia do sistema, em relao ao eixo de rotao, diminui. b) Quando a criana abre os braos, o mdulo da velocidade angular do sistema diminui. c) Quando a criana fecha os braos, o momento de inrcia do banco, em relao ao seu centro de massa, diminui. d) Quer a criana abra ou feche os braos, o mdulo da velocidade angular do sistema mantm-se. e) Quer a criana abra ou feche os braos, o momento angular do banco, em relao ao eixo de rotao, mantm-se.

10
T.14 Uma bailarina, com os braos cruzados sobre o peito, rodopia com velocidade angular , numa pista de gelo horizontal. Quando a bailarina abre os braos, fazendo variar o seu momento de inrcia I em relao ao eixo de rotao, que se mantm xo, a sua velocidade angular diminui. O grfico que traduz como varia o mdulo da velocidade angular em funo do momento de inrcia I da bailarina : a)

OS FUNDAMENTOS

DA

FSICA

dY X O dX Y

b)

Qual das expresses traduz o mdulo do momento de inrcia do sistema X Y em relao ao eixo vertical? 2 a) 9mX d X 2 b) 2mX d X 2 c) 5mX d X 2 d) 3mX d X 2 e) 8mX d X T.16 Um disco de massa M e raio R pode rodar com atrito desprezvel em torno de um eixo que lhe perpendicular e passa pelo seu centro. O momento de inrcia do disco, em relao ao eixo de rotao, repouso, atingido por um pedao de plasticina, de massa m e velocidade vi, que se cola no ponto A de sua periferia, como indica a gura.
A vi 1 MR 2 . O disco, inicialmente em 2

c)

d)

e)

O mdulo da velocidade do pedao de plasticina, imediatamente aps se ter colado ao disco, : a)


2mvi 2m M mvi 2m M 2mvi M

T.15

Dois corpos, X e Y, de massas respectivamente mX e mY 2 mX, esto xos numa haste que pode rodar em torno de um eixo vertical que passa pelo ponto O. As distncias do centro de massa dos corpos X e Y ao ponto O so, respectivamente, dX e dY 2dX. A massa da haste desprezvel em relao massa de cada um dos corpos.

b) c)

d) vi e) zero

Editora Moderna Ltda.

TEMA

ESPECIAL

DINMICA DAS ROTAES

11

Exerccios
(Propostos no Exame Nacional de Fsica para acesso ao Ensino Superior em Portugal.) P.4 Uma haste homognea de comprimento d e momento m v de inrcia I pode rodar, sem atrito, em torno de um eixo xo que passa pelo seu centro P e perpendicular 1 ao plano xOy. Inicialmente a haste est em repouso na I Md 2 P P y 12 posio vertical. Um projtil de massa m e velocidade horizontal v colide com a haste, cando incrustado na O extremidade desta. x a) Qual o momento resultante das foras aplicadas ao M 3m M M sistema haste projtil durante a coliso? b) Estabelea uma expresso para a velocidade angular da haste, logo aps a coliso, em funo de v e d. Um carrossel comea a rodar e adquire, ao m de 1 minuto, velocidade constante igual a 0,5 volta por segundo. Uma criana de p sobre o carrossel, distncia de 2,0 m do respectivo eixo de rotao, tem um momento angular igual a 100 J s. Considerando g 10 m/s2, determine: a) o valor do peso da criana; b) o valor da fora de atrito que se deve exercer sobre a criana para que ela no deslize sobre a plataforma, supondo que no tem qualquer outro suporte. A gura representa uma placa retangular homognea e de espessura constante, que roda em torno do eixo horizontal AB, com velocidade angular 0 7,0 rad s 1, no sentido indicado. 40 cm O momento de inrcia da placa em relao ao eixo referido de 2,0 10 2 kg m2. Esfera Despreze os atritos. B Uma pequena esfera, de massa igual a 50 g, deslocando-se na horizontal no P instante em que colide perpendicularmente placa, incrusta-se nela no ponto P; este ponto o centro de massa da metade superior da placa. A velocidade 40 cm angular do sistema, logo aps a incrustao, reduz-se para 1,8 rad s 1, continuando a placa a rodar no mesmo sentido. a) Determine o momento de inrcia do sistema, em relao ao eixo AB, aps A a incrustao da esfera. b) Calcule o mdulo da velocidade da esfera, imediatamente antes do impacto com a placa. c) Determine o mdulo da variao do momento linear da esfera entre os instantes imediatamente antes do choque e logo aps a incrustao na placa. Um disco homogneo, de massa M e raio R, roda numa superfcie plana e horizontal com velocidade angular constante de mdulo , no sentido indicado na gura, em torno de um eixo xo, que passa pelo centro O do disco. O momento de inrcia do disco em relao ao eixo referido I qualquer dos pontos da sua periferia v. Um corpo de massa m com uma velocidade v
M lanado horizontalmente segundo uma trajetria retilnea tangente ao disco 2 1 MR 2 e o mdulo da velocidade de 2

P.5

P.6

Editora Moderna Ltda.

P.7

vi, de mdulo igual ao da velocidade de um ponto da periferia do disco.


m y i z x R O Trajetria do corpo

Admita que, imediatamente aps a coliso, o corpo segue na mesma direo e sentido que tinha antes da coliso. Despreze os efeitos do atrito no eixo do disco, entre o corpo e a superfcie horizontal e entre o disco e essa superfcie. a) Represente as foras de interao entre o disco e o corpo, durante a coliso. Tenha ateno no tamanho relativo dos vetores. b) Mostre que nulo o momento angular do sistema disco corpo, imediatamente antes da coliso, em relao ao ponto O. c) Qual a relao entre o mdulo, a direo e o sentido do momento angular do disco e o mdulo, a direo e o sentido do momento angular do corpo, imediatamente aps a coliso, relativamente ao ponto O?

12

OS FUNDAMENTOS

DA

FSICA

Respostas
Complemento Dinmica das Rotaes
Exerccios propostos
P.1 P.2 P.3 P.4 a) 4,0 kg m2 b) 5,0 m/s LB 0; LO 0 0,5
3 kg m /s
2

FDC : fora exercida pelo disco sobre o corpo FCD : fora exercida pelo corpo sobre o disco FDC FCD : (ao-e-reao) b) Mdulo do momento angular do corpo em relao ao ponto O:
LC M 2 v R (1)

mu (0,5M m)R v d

Mdulo do momento angular do disco em relao ao ponto O:


LD LD I LD M 2 v R 1 2 (2) MR 2 v R

a) O momento resultante nulo. b)

P.5 P.6

a) 2,5 102 N b) 4,9 102 N a) 2,2 10 2 kg m2 b) 10,04 m/s c) 5,2 10 1 kg m/s a)


FDC FCD

P.7

De (1) e (2), resulta: LC LD Pela regra da mo direita, pode-se concluir que LC e LD tm mesma direo e sentidos opostos. Logo: LC LD 0 c) Os momentos angulares do corpo e do disco apresentam mesmo mdulo, mesma direo e sentidos opostos.

Testes propostos
Editora Moderna Ltda.

T.1 c T.5 e T.9 a T.13 b

T.2 e T.6 b T.10 d T.14 a

T.3 a T.7 b T.11 e T.15 a

T.4 c T.8 c T.12 a T.16 a

You might also like