You are on page 1of 3

UFRA 2008 QUMICA (14/09/2008)

29. O processo qumico de combusto com oxignio, havendo desprendimento de calor, em geral, rpido, capaz de manter-se por si e desprende tambm luz. Considerando a combusto completa do metano, a quantidade em gramas de gs carbnico produzido na combusto completa de 2,0 mols de metano : Dados: Massas atmicas: H = 1; C = 12; O = 16 CH4 + 2O2 CO2 + 2H2O a) b) c) d) e) 18. 22. 32. 64. 88.

que o argnio localiza-se na famlia 8A e no 3 perodo da classificao peridica, o seu nmero de eltrons : a) b) c) d) e) 8. 18. 22. 40. 58.

34. O nome oficial dos compostos e o tipo de isomeria entre eles so respectivamente:

H3 - CH2 - CH2 - C e

30. Dentre os compostos orgnicos oxigenados, temos o etanol (C2H5OH), que utilizado nas bebidas alcolicas, e o cido actico (CH3COOH), utilizado na preparao do vinagre. Considerando aps a mistura do etanol com o cido actico a uma temperatura, as concentraes dos reagentes e do produto, aps o equilbrio, sero as seguintes: etanol 4,0 molar; cido actico 3,0 molar; acetato de etila (CH3COOC2H5) 2,0 molar e gua 0,5 molar. A constante de equilbrio ser igual a: CH3COOH + C2H2OH a) b) c) d) e) 0,01. 0,08. 1,0. 6,0. 12. CH3COOC2H5 + H2O

CH3 - C - CH2 - CH2 -CH3 O


a) b) c) d) e) Butanico, pentanal, tautomeria. Butanal, metoxi-propano, cadeia. Butanico, pentanol, posio. Butanal, pent-2-ona, funo. Butanol, pentanamida, posio.
ll

35. O hidrxido de magnsio um p branco, obtido pela precipitao de solues de sais de magnsio com hidrxidos alcalinos, conforme a equao qumica no balanceada: MgCl2 + NaOH Mg(OH)2 + NaCl Na forma de uma suspenso aquosa muito usado contra hiperacidez estomacal sob o nome de leite de magnsia. Os coeficientes na seqncia correta, que tornam a equao dessa reao corretamente balanceada, so: a) b) c) d) e) 1 2 2 1. 1 1 2 1. 2 1 1 2. 2 3 1 1. 1 2 1 2.

31. O problema da contaminao mais difcil de ser solucionado que o da poluio por compostos orgnicos. Muitos dos txicos que chegam aos rios e ao meio ambiente, em geral, no so biodegradveis nem degradveis, isto , no sofrem alteraes bioqumicas nem simplesmente qumicas, por oxidao e outras reaes que podem ocorrer na natureza. Dentre os compostos, so orgnicos, EXCETO: a) b) c) d) e) Caolim. Parafina. Metilmercrio. Metano. Benzeno.

32. A chuva cida influencia na sade dos seres humanos, nas modificaes climticas e na composio atmosfrica. Esse impacto ambiental tem aumentado nas ltimas dcadas, devido formao acentuada de cidos na atmosfera, fazendo com que a gua das chuvas apresente um ndice de pH inferior a trs (3) . Os cidos responsveis pelo aumento da acidez da gua das chuvas so: a) b) c) d) e) Ntrico e benzico. Ctrico e sulfrico. Sulfrico e ntrico. Carboxlico e ntrico. Carbnico e carboxlico.

36. O teor de dixido de carbono na atmosfera tem variado ao longo dos tempos, mostrando uma tendncia ao crescimento. Isso decorre do aumento da populao humana e, conseqentemente, das atividades exercidas pelo homem que levam a produo desse gs. Com relao ao dixido de carbono, so feitas as afirmativas: I. II. III. IV. uma molcula apolar. uma molcula linear. Apresenta uma ligao covalente dativa. um produto de combusto de quaisquer, substncias inorgnicas.

33. Os gases raros correspondem a cerca de 1% da atmosfera. Dentre eles, o argnio, que tem a sua mais importante aplicao nos processos metalrgicos para obteno dos metais zircnio e titnio. Outro uso importante na soldagem de metais, como alumnio e aos inoxidveis, nesse caso, ele evita que o oxignio do ar entre em contato com o metal a ser soldado, o que levaria sua oxidao. Sabendo-se

Esto corretas as afirmativas: a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.

UFRA 2008
29. O carvo fssil possui uma proporo considervel de enxofre, na forma de cristais de colorao dourada, a pirita, ou seja, sulfeto de ferro. Esse material em contato com o oxignio e a umidade do ar, transforma-se em cido sulfrico, que alm de txico altamente corrosivo. Em algumas regies do Brasil, esse cido degrada o solo e entra em contato com os rios, causando grandes mortalidades de peixes e de outros elementos da fauna e da flora, alm de impedir o uso das guas para fins de abastecimento das cidades. Considere as afirmaes: I. O nmero de oxidao do enxofre no cido sulfrico igual a +6. II. O cido sulfrico em soluo aquosa, sofre ionizao, liberando o on H+. III. O cido sulfrico possui quatro ligaes covalentes simples e duas ligaes covalentes dativa, em sua frmula estrutural plana. IV. A reao que ocorre entre o cido sulfrico e o hidrxido de sdio de dupla troca. Das afirmaes feitas, so corretas: a) Somente I e II. b) Somente I II e IV. c) Somente I III e IV. d) Somente II III e IV. e) I, III, III e IV. 30. O caulim um mineral da classe das argilas, com frmula molecular, A,2 (OH)4SiO5, apresenta-se como p branco de grande valor para a indstria cermica. matria-prima essencial para a porcelana. usado, tambm como carga ou material de enchimento na fabricao de papel e tecidos. Qual o grau de pureza de uma amostra de caulim que contm um mol dessa substncia, em 287,5g da amostra? (Dados: Massas atmicas: H = 1, 0 = 16, A, = 21; Si = 28). a) b) c) d) e) 40%. 50%. 60%. 80%. 90%.

conservao de alguns alimentos. O metanal, tambm pode ser obtido pela reao:

A reao de: a) Reduo. b) Oxidao. c) Adio. d) Substituio. e) Esterificao. 33. As chuvas normais dissolvem o gs carbnico existente na atmosfera, estabelecendo um equilbrio qumico entre o gs carbnico, a gua e o cido carbnico. Considerando que a gua das chuvas antes da era industrial apresentava um pH de, aproximadamente, igual a seis. Com o advento da era industrial e com o aumento de veculos com motores de exploso, resultaram na chuva cida que apresenta um pH de, aproximadamente, igual a trs, em certas regies de alguns pases. Quantas vezes a gua das chuvas cidas mais cida do que a gua das chuvas antes da era industrial? a) 100. b) 500. c) 1000. d) 2000. e) 10000. 34. A combusto, isto , a queima de combustveis fsseis, faz-se pela oxidao do carbono existente em suas molculas. Esse carbono, dependendo do grau de oxidao obtido, transforma- se em gs carbnico, monxido de carbono, partculas de carbono e outros compostos orgnicos. So feitas as seguintes afirmaes: I. Se a combusto for perfeita, com oxidao total dos compostos, o nico composto resultante o CO2. II. Os combustveis fsseis podem possuir o nitrognio na sua composio, que se combinam ao oxignio, originando uma srie de compostos txicos de nitrognio. III. Os combustveis fsseis podem ser renovados no meio ambiente. IV. Se a combusto menos perfeita, forma-se CO2 e CO. Esto corretas as afirmaes: a) Somente I e II. b) Somente I, II e IV. c) Somente I, III e IV. d) Somente II, III e IV. e) I, II, III e IV. 35. Na indstria alimentcia, pode-se fazer a sanitizao no setor de produo, com soluo de hipoclorito de sdio (NaC,O) a 14% em massa e densidade 1,25 g/m,, tem como objetivo de eliminar os microrganismos presentes nos equipamentos. A concentrao aproximada dessa soluo em mol/, : Dados: Massas atmicas: Na = 23; C, = 35,5; O = 16. a) 0,23. b) 0,50. c) 1,50. d) 2,34. e) 3,00. 36. O hidrxido de clcio conhecido como cal extinta pouco solvel em gua. utilizado no preparo de argamassas para construes e como matria-prima na indstria qumica. obtido pela

31. O clorambucil, um medicamento utilizado no tratamento de diversos tipos de cncer, tais como: leucemia linfoctica, carcinoma do ovrio e da mama, tem frmula estrutural:

Sobre o clorambucil, so feitas as seguintes afirmaes: I. Apresenta isomeria ptica. II. Apresenta as funes lcool, amida e cido carboxlico. III. Sua frmula molecular C14H19C,2NO2. IV. Apresenta ligaes (s-sp3) e (s-sp2) em sua frmula estrutural. Esto corretas as afirmaes: a) Somente I e II. b) Somente I e III. c) Somente III e IV. d) Somente I, II e III. e) Somente II, III e IV. 32. A lenha queimada por fumeiros durante a defumao domstica de certos alimentos, que so submetidos fumaa que contm metanal (aldedo frmico), um dos responsveis pela

reao da cal viva em gua. A extino da cal uma operao exotrmica que se liberam, aproximadamente, 15,5 kcal por mol que reage. O diagrama que representa corretamente esta afirmao :

You might also like