You are on page 1of 21

Eric Sabourin

Aprendizagem coletiva e construo social do saber local: o caso da inovao na agricultura familiar da Paraba
Estudos Sociedade e Agricultura, 16, abril 2001: 37-61. Resumo: (Aprendizagem coletiva e construo social do saber local: o caso da inovao na agricultura familiar da Paraba). O artigo trata de alguns resultados de um estudo sobre processos coletivos de inovao agropecuria entre agricultores familiares no Agreste da Paraba. Uma fase desta pesquisa procurou verificar o aporte metodolgico e prtico da caracterizao do sistema local de conhecimentos para os atores do desenvolvimento rural, em particular agricultores e tcnicos. A metodologia de identificao participativa de tais sistemas, no caso da agricultura, ilustrada por vrios exemplos, com nfase na pequena regio do Curimata (Municpio de Solnea). O texto procura caracterizar os espaos sociotcnicos locais e as redes de relaes interpessoais, assim como os seus modos de regulao social. A sua segunda parte precisa a configurao do sistema de saber local no Agreste da Paraba e sugere pistas de utilizao para apoiar processos de inovao, capacitao ou organizao local dos agricultores familiares, destacando o potencial dos mecanismos de aprendizagem coletiva. Palavras-chave: agricultura familiar, inovao, espaos sciotcnicos, redes interpessoais, saber local, aprendizagem coletiva, Brasil. Abstract: (Collective learning and the social construction of local knowledge: family farming innovation in the Agreste region of Paraba). This article deals with innovation among family holders in the Agreste region of Paraba State. The objective of this research was to verify the methodological and practical significance of characterising the local knowledge system for the actors involved in rural development , particularly small farmers and extension agents. The participatory methodology used for identifying agriculture knowledge systems, is illustrated through several examples drawn particularly from the small region of Curimata (municipality of Solnea). The article characterises the sociotechnical local spaces and interpersonal networks, and the mechanisms of social regulation. The second section defines the configuration of the agriculture local knowledge system in the Agreste region. The author analyses how this may be used to strengthen innovation, training and organisation processes for local smallholders, based on social learning mechanisms. Key words: family farming, social learning, innovation, interpersonal networks, knowledge systems, socio-technical spaces, Brazil. Eric Sabourin (Cirad Tera, Universidade Federal da Paraba).

Introduo Desde o incio dos anos 80, numerosos projetos procuraram superar as limitaes ou os fracassos dos mtodos de inovao agropecuria propostos pela Revoluo Verde aos agricultores familiares (Chambers e Jiggins, 1987). Dentro dos enfoques destinados a entender melhor os processos de difuso da inovao entre os agricultores, foram desenvolvidos trabalhos sobre sistemas de conhecimento e de informao (Rling, 1992; Rling e Engel, 1992). Rling (1992) define tais sistemas como a articulao de atores, redes e/ou organizaes manejados em sinergia, de maneira a promover processos de conhecimento melhorando a relao entre conhecimento e ambiente, e/ou a gesto das tecnologias usadas para um dado setor da atividade humana . Basicamente, este tipo de enfoque passou a considerar o conhecimento como atividade ou construo social (Rling, 1992). Essa evidncia da dimenso social da atividade agrcola local motivou trabalhos sobre a participao dos agricultores e das suas organizaes nos processos de pesquisa (Farrington e Martin, 1993; Farrington, 1999) ou sobre o apoio dos tcnicos s experimentaes conduzidas pelos produtores (Hocd, 1997 e 1999). Albaladejo (1999) sintetiza essa questo afirmando que, hoje, difcil propor inovaes ou estabelecer referncias tcnicas sem se referir, no s s condies reais da produo, mas tambm aos sistemas sociotcnicos locais de conhecimento mediante os quais tais inovaes esto sendo avaliadas, adaptadas e, finalmente, adotadas. Essa linha vem sendo retomada por trabalhos recentes com base na noo de aprendizagem coletiva (organizational learning o social learning) (Argyris e Schn, 1978; Ostrom, 1992). A aprendizagem coletiva corresponde a uma representao da organizao que valoriza a experincia e o comportamento dos sujeitos (Olson, 1966; Midler, 1994). Neste sentido, tem a ver com os conhecimentos coletivizados que os indivduos mobilizam por meio de experincias coletivas, ou seja, por meio da ao (learning by doing) ou da organizao, e segundo uma racionalidade de tipo procedural (March e Simon, 1971; Reynaud, 1993). Nosso propsito foi avaliar a utilidade dessas noes e, em particular, o retorno do investimento que a representao ou construo coletiva do sistema local de conhecimento ou de espaos sociotcnicos para os diversos atores do desenvolvimento local, em especial, agricultores, tcnicos, pesquisadores e agentes municipais. O trabalho foi realizado no marco do projeto de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar executado pela equipe local da AS-PTA (Assessoria e Servios a Projetos de Agricultura Alternativa) com diversas organizaes de produtores. A primeira parte do trabalho sintetiza a metodologia utilizada para construir o sistema local de conhecimento dos agricultores, valendo-se de exemplos como da pequena regio do Curimata (Municpio de Solnea-PB). A segunda parte trata da configurao do sistema de saber de

conhecimento local no Agreste da Paraba e do seu potencial em matria de apoio aos processos de inovao agropecuria.

1. A construo coletiva do espao e do sistema local de conhecimento 1.1. Metodologia Diversos mtodos de diagnstico, mais ou menos participativos ou interativos, foram experimentados para evidenciar, sistematizar e representar os sistemas de conhecimento: o estudo e desenho de redes de dilogo tcnico e configurao de Grupos Profissionais Locais (Darr, 1986), o Diagnstico Rpido do Sistema de Conhecimento Agrcola (Rapid Appraisal of Agricultural Knowledge Systems RAAKS - Engel, 1997). No Agreste da Paraba, foi experimentada uma combinao entre instrumentos inspirados nestas referncias e ferramentas de diagnstico local participativo elaboradas ou adaptadas anteriormente na regio (Sabourin et al., 1996; URCA-NE, 1994). O exerccio de identificao e representao do Sistema Local de Conhecimento (SLC) foi assim realizado: no nvel da comunidade, em Meia Pataca (Municpio de Remgio-PB), reunindo membros de 15 famlias de um total de 25; na escala da pequena regio, em Curimata (Municpio de Solnea-PB) reunindo membros de 30 famlias entre cinco comunidades vizinhas. A aplicao dos passos metodolgicos, resumidos no box 1, exige no mnimo quatro horas num grupo pequeno e um dia inteiro ou at dois dias num grupo de vrias comunidades.

Box 1: Passos metodolgicos para a construo do Sistema Local de Conhecimento 1. Construo coletiva da trajetria de desenvolvimento local e inovao Identificao das principais inovaes significativas dentro da trajetria local; Identificao da origem e dos vetores das principais inovaes; Sistematizao dos geradores de inovao na escala local; Identificao dos espaos e fatores de comunicao sociotcnica na localidade; Classificao e localizao no mapa dos principais espaos sociotcnicos (diversos lugares e oportunidades de comunicao interpessoal); Identificao e localizao de agentes de informao/inovao internos e externos; Desenho do mapa das relaes de ajuda mtua e de dilogo tcnico; 2. Sistematizao e representao do Sistema Local de Conhecimento Desenho e anlise de redes sociotcnicas em torno da localidade/regio; Elaborao de uma matriz de temas, vetores e canais de informao e inovao; Representao no mapa dos elementos mais importantes do sistema; Anlise coletiva do Sistema Local de Conhecimento (SLC); Anlise com os atores locais das caractersticas e funes do SLC; Discusso sobre papel atual e/ou potencial em matria de inovao agropecuria; Debate sobre o papel dos grupos locais, das organizaes e instituies; Debate sobre como usar e ativar ou melhorar o funcionamento do SLC.

1.2. O interesse da construo coletiva de trajetrias de desenvolvimento local A reconstituio da histria agrria pelo estudo de trajetrias de desenvolvimento local foi utilizada na regio do Agreste paraibano para identificar a evoluo dos processos de inovao entre os agricultores familiares, nos ltimos 70 anos. Tratava-se, entre outras razes, de analisar o papel dos agricultores, das suas organizaes e das instituies tcnicas como produtores e vetores de inovao (Sabourin, 1998). O mtodo foi retomado pela AS-PTA nas sesses de formao de agricultores das organizaes locais (sindicatos de trabalhadores rurais, associaes, bancos de sementes) dedicados histria do desenvolvimento rural regional (Sabourin et al., 1996). Nos meses seguintes, membros dessas organizaes, agricultoresexperimentadores, professoras e alunos de escolas rurais elementares etc. passaram a usar essa ferramenta, [1] de maneira espontnea, para sistematizar e representar as mudanas tcnicas e sociais nas suas propriedades e comunidades. Optaram, portanto, pela recuperao da memria coletiva para sistematizar e recolocar numa escala temporal as sucessivas inovaes significativas para suas atividades. O instrumento tornou-se, assim, o primeiro passo do mtodo de identificao do SLC experimentado na regio. Pouco importa a ferramenta, o essencial que o resultado seja negociado e dialogado, que seja o produto de uma viso compartida ou construda coletivamente entre diversos atores locais (incluindo os agricultores e os tcnicos ). Apresentamos, a seguir, o exemplo da trajetria de desenvolvimento local na pequena regio do Curimata no Municpio de Solnea (tabela 1).

Tabela 1: Trajetria de desenvolvimento no Curimatu (Municpio de Solnea) Fase 1920/50 Sistemas de produo Milho feijo Criao de bovinos e caprinos soltos Perodo do sisal Cresce milho/feijo e criao de cabras,Fim do travesso Reduo da mamona Cultivo do algodo, o sisal aumentou e logo declinou; o algodo, em 1984 Inovaes Algodo e sisal carro de boi Palma forrageira, sisal e algaroba algodo moc; trao animal motores sisal porcos e galinhas, rdio Vetores

Comerciantes, patres, agr

1950/70

Comerciantes, estradas e l ferro, ligas camponesas e sindicatos (1962), incio da escola rural e ao de base Igreja

1970/88

Algodo herbceo, audes, Igreja + ATER + trao animal, cerca arame, criao EMATER-projetos trator, silos Lei posse da terra especiais, frentes de emerg (audes), rdio

1988/2000

Aumento das reas de milho Aposentadorias, criao com feijo, da criao de ovelhas e curral, cocheira, estoques de cabras e da pecuria (palma forragem, tcnicas de forrageira) Reduo drstica alimentao do gado;

Banco e projetos eletrifica STR (encontro jovens, AE PTA e grupos interesse),

do cultivo da mandioca

amendoim, sorgo, manejo esterco e biomassa

sementes, fundos cistern

Vetores e mediadores da inovao agropecuria no Curimata Dentre as 60 inovaes identificadas para o perodo de 1965 a 2000, 60 eram propostas tcnicas agropecurias e 10, mais gerais (eletrificao, rdio, peso ao kg etc.). A maioria dessas propostas (28) era oriunda, adaptada ou transmitida localmente pelos agricultores. Em segundo lugar, 15 estavam ligadas interveno recente da AS-PTA. Em seguida apareciam, entre os vetores, os comerciantes (7); os projetos especiais via bancos (6); a extenso rural pblica EMATER / ANCAR (5); a Igreja (4) e a ao dos legisladores locais (1) (ver tabela 2 em anexo). Hoje, em oito comunidades do Curimata, 15 propostas tcnicas inovadoras genricas esto sendo experimentadas por 43 famlias, cada uma com diversas variantes. De fato, os comerciantes sempre tiveram um papel importante para a transmisso de material vegetal, sementes, variedades, alm das ferramentas. Eram, e so ainda, em vrios casos, intermedirios obrigatrios, at para o crdito (algumas vezes como agiotas). As prticas de trao animal vieram dos agricultores do Cariri que migraram do Agreste e dos laos e alianas mantidos, at hoje, com essa regio de pecuria. A inovao passava, assim, pelos vaqueiros e pelos diaristas, trabalhadores itinerantes que circulavam de uma fazenda a outra, parando nas comunidades e dialogando com os pequenos produtores. A inovao agropecuria sempre foi ativa e densa nesta regio do Agreste, zona tpica de agricultura de sequeiro, marcada por uma sucesso de ciclos produtivos que associaram ou alternaram sistemas de pecuria, sistemas de cultivos comerciais (fumo, mamona, algodo, sisal) e sistemas de cultivos mistos (mandioca, milho, feijo, fava). A proximidade de diversas cidades importantes (Campina Grande, Caruaru, Areia, Joo Pessoa, Recife, Natal) e dos portos do litoral nordestino favoreceu a integrao da produo familiar regional ao mercado. Quadro resumido da inovao agrcola na regio Agreste nas ltimas dcadas Houve uma acelerao progressiva dos processos de mudana agropecuria, caracterizada pela multiplicao das inovaes. Embora, de uma maneira geral, esses processos possam ser associados modernizao da agricultura, cabe mencionar o papel discreto do Estado e dos rgos pblicos de P&D at meados dos anos 70. At a dcada de 60, as inovaes tcnicas eram essencialmente manejadas no nvel local pelos agricultores, sendo as mudanas relativamente lentas. A difuso da inovao agrcola na regio sempre foi associada aos comerciantes. O envolvimento dos rgos governamentais, acentuado entre os anos 75 e 80, diminuiu nos anos 90. Porm, mesmo na poca de maior atividade, o impacto da interveno pblica, no que se refere

inovao para os agricultores familiares, foi seletivo e limitado (cultivos comerciais, pacotes institucionais ou tcnicos associados ao crdito rural). No perodo mais recente, o incentivo aos mecanismos de inovao est sendo assumido, cada vez mais, por novos atores institucionais: ONGs, organizao dos produtores e agentes ou rgos municipais.

1.3. O mapeamento do espao sociotcnico local e das redes sociotcnicas Os agricultores e os diversos atores com os quais esto se relacionando em nvel local mantm uma srie de intercmbios, fluxos de informao e de prticas, mais ou menos densos ou estruturados, em torno da produo agropecuria. Albaladejo (1999) confirma, no caso da Amaznia brasileira, que essas relaes so intensas e estruturadas (ou seja, no so fruto de encontros casuais). Ele constata, assim, a construo de um espao sociotcnico local. O interesse da identificao desse espao de conhecimento consiste em poder valorizar e utiliz-lo, ativando as redes de comunicao j existentes para introduzir ou adaptar inovaes e informaes. O espao ou os espaos sociotcnicos locais podem ser identificados e qualificados por entrevistas individuais ou coletivas. A frmula do mapeamento participativo por um grupo de vizinhos permite uma maior interatividade, uma hierarquizao coletiva desses espaos e o desenho das redes de relaes sociais, afetivas, mas tambm sociotcnicas (que interessam inovao agropecuria), entre os membros da localidade e os agentes externos (ver box 2).

Box 2: Mapeamento do espao tcnico local na Comunidade de Goiana/Solnea Espaos de comunicao dentro da comunidade Lugares cotidianos de encontros e de dilogo tcnico (por ordem de importncia); 1- Local de espera do carro da feira (duas vezes por semana); 2- Bar da Amizade e Aude no perodo seco (animais); 3- Casa do Mel - sala da associao comunitria (reunies do banco de sementes, dos A-E com AS-PTA, escola de adultos e local de festas e cantorias); 4- Casa do Santeiro (e pedreiro) com tanque de pedra (gua); 5- Grupo escolar/campo de futebol. Oportunidades sociais de dilogo tcnico: festas e jogos (corrida de argolinha), rezas e novenas, mutires, encontros nas bodegas. Espaos de comunicao fora da comunidade: Espaos do cotidiano comercial: Feira de Solnea (sbado), feira de animais de Arara (segunda) e lojas de produtos agropecurios de Solnea e Casserengue; Espaos socioprofissionais: sede do sindicato, reunies em Santa F, na AS-PTA, frentes produtivas; Espaos sociais e culturais: centro de catequese, viagens, sindicato, Igreja, parentes.

Principais agentes de informao/inovao: Saberes locais dentro da comunidade: agente de sade, sgricultores-experimentadores, curandeiro (para animais, aves, pessoas); Agentes de fora da comunidade: sindicato, AS-PTA, cooperativa, rdio, Igreja.

Os espaos sociotcnicos no Agreste da Paraba A caracterizao de tais espaos mostra tambm a sua complexidade e densidade, confirmando o seu carter misto social e tcnico . De fato, o espao sociotcnico local desenhado, por uma parte, pelas relaes de interconhecimento e de proximidade e, por outra, pelas prestaes recprocas (ou servios mtuos) em matria de produo ou redistribuio dos produtos e dos conhecimentos, que fazem referncia s relaes totais (ao mesmo tempo sociais, culturais e econmicas) descritas por Mauss (1950) e Temple (1997). Em realidade, vrios espaos so mobilizados por redes de relaes que se cruzam, em diferentes momentos do cotidiano e do ciclo agrcola, para assumir funes que no so todas diretamente produtivas nem especificamente tcnicas. Podemos distinguir trs espaos associados a funes econmicas (um espao cotidiano-produtivo, um espao comercial e um espao socioprofissional) e dois espaos socioculturais (um mais profano festas familiares e locais e outro, mais espiritual, ligado a ritos religiosos). O espao cotidiano-produtivo constitudo pelos intercmbios de trabalho (troca de dirias), pela ajuda mtua interfamiliar (mutiro) e pelos encontros e dilogos nas reservas de gua onde so levados os animais diariamente, durante o vero. Outras oportunidades de conversa acontecem no espao cotidianoprodutivo comercial. No mercado de cereais, os produtores costumam trocar informaes sobre variedades e prticas de cultivo do milho e feijo; na loja de insumos, sobre adubos e agrotxicos; na feira de animais, sobre manejo sanitrio, alimentao ou reproduo do gado. O espao socioprofissional constitudo por novas oportunidades de encontro e dilogo nas reunies da associao, do banco de sementes e do sindicato, nos cursos, nos dias de campo e nas visitas tcnicas organizadas pelos centros de P&D. O espao sociocultural profano corresponde s festas do ciclo familiar (matrimnios e funerais, escola e formatura) e s festas locais (jogos de futebol, corridas, vaquejadas, So Joo e festas do santo padroeiro). O espao sociocultural espiritual no Agreste marcado pelos ritos da religio catlica que, em certos momentos (batismo, funeral, festa do santo, caixa da Medalha Milagrosa etc.), so indissociveis das festas familiares ou locais. Os agricultores reconhecem que conversam muito sobre o trabalho dos roados e as suas prticas e experincias no momento das missas, das rezas coletivas e, sobretudo, das celebraes das Novenas da Medalha (do santo padroeiro). Esta ltima forma de reza , de fato, a mais regular e freqente, sendo, muitas vezes, associada a uma caixa do Santo, ou seja, a um fundo de

solidariedade da comunidade em caso de doena, acidente ou morte numa das famlias. O santeiro uma pessoa importante na comunidade e a sua casa torna-se um lugar privilegiado de comunicao. No Agreste da Paraba, de maneira geral, as informaes, aes e discursos associados aos espaos espirituais (em particular religiosos) so extremamente respeitados e valorizados. O fato de associar aes de desenvolvimento local a valores espirituais e ticos ou afetivos (amizade, parentesco) , a priori, positivo e sadio. No entanto, investir nestes espaos e relaes sem cair no proselitismo religioso ou sem criar confuso entre apoio tcnico e confraternizao ideolgica exige clareza e experincia tanto por parte dos tcnicos como dos agricultores. O mesmo tipo de problema colocado pelo trabalho com base na identificao e valorizao de redes de natureza social ou cultural, para fins de apoio ou formao tcnica ou cognitiva.

As redes sociotcnicas Os trabalhos de Rogers e Kincaid (1981) nos USA, de Darr (1996) na Frana e de diversos autores em outras regies do mundo (Rodrigues, 1979; Callon, 1991; Darr, 1996; Engel, 1997; Sabourin e Tonneau, 1998) mostram a correspondncia entre relaes sociais e conhecimentos tcnicos, basicamente por meio da identificao das redes desenhadas por relaes mais ou menos regulares e estruturadas entre agricultores vizinhos ou entre eles e agentes externos. Foram estudadas, em particular, as relaes de dilogo tcnico (com quem o agricultor fala de trabalho e de tcnica agropecuria?) e as relaes de ajuda mtua (mutires, convites de trabalho etc), que associam diferentes atores locais para realizar tarefas durante as quais eles trocam prticas, experincias, idias, informaes ou tcnicas (Albaladejo, 1999; Veiga, 1999, Sabourin et al. 1999). De maneira genrica, o conjunto dessas redes desenhadas por relaes ao mesmo tempo socioculturais, afetivas e profissionais ou tecnolgicas foi qualificado de redes sociotcnicas (Hubert, 1997; Albaladejo, 1999). Redes de dilogo tcnico: os estudos confirmam a existncia de atividades de produo e de intercmbio de conhecimentos entre produtores, de observao mtua e de dilogo tcnico, com algumas variantes de uma microrregio a outra. Essas relaes so pblica e coletivamente expressas nas comunidades do Curimata, apesar de j terem sido mais freqentes e intensas no passado. Relaes estveis e geradoras de inovao, so restritas aos pequenos grupos de dilogo: scios ativos da associao ou do sindicato, agricultores-expe-rimentadores, grupo da catequese, membros de um consrcio de cisternas, por exemplo, entre parentes da mesma comunidade etc. Mesmo assim, existem variaes importantes de uma comunidade para outra. No Curimata as trs comunidades vizinhas Goiana, Bom Sucesso e Palmas apresentam fortes relaes em volta das famlias de agricultores-experimentadores e com os bancos de sementes. Em Pedra Grande, tais relaes ocorrem especialmente no seio do grupo de catequese. As redes de dilogo tcnico passam, geralmente, por agricultores inovadores considerados pelos seus vizinhos como competentes ou, ento, como malucos. Por exemplo, inovaes como a palma

forrageira (Opuntia sp), a algaroba (Prosopis juliflora) e o uso da palma com espinho nas cercas tiveram uma difuso espontnea atravs de relaes interpessoais (agricultores grandes e pequenos). As conexes entre diversas redes sociotcnicas superam a escala local/municipal, chegando a cobrir parte da regio. Redes de ajuda mtua: na microrregio do Curimata, onde a vida comunitria mais desenvolvida, a ajuda mtua entre famlias (mutiro, convite de trabalho, troca de dirias) ainda praticada segundo duas principais formas. A primeira o mutiro por turno no roado do scio (de um grupo formal ou informal de vizinhos) ou para consertar as casas, cada famlia recebendo as outras. No to sistemtico como no passado, at porque a tarefa principal e mais dura (limpar o mato) foi reduzida progressivamente com o desmatamento quase total da zona. A presena de jovens nas propriedades menor, o que reduz a capacidade de participao de muitos grupos ou de grupos grandes. Mas aparecem novas modalidades de mutiro por turno, com as novas prticas e tecnologias agrcolas como a silagem (de forragens) ou a construo de um fenil, de uma barragem subterrnea etc. A segunda forma so os mutires de interesse coletivo para o manejo de recursos comuns da comunidade (ou de comunidades vizinhas): manuteno das estradas e dos barreiros (limpar, cavar, aumentar) ou construo de novos barreiros. Esta ltima atividade, tradicionalmente gratuita e realizada mediante ajuda mtua, tornou-se monetarizada pelas frentes de emergncia que pagam meio salrio mnimo por ms. Nas outras microrregies do Agreste paraibano estudadas, a ajuda mtua foi se reduzindo. As relaes privilegiadas renem algumas famlias, muitas vezes vizinhos prximos, parentes ou compadres. As comunidades de Benefcio e Campo Formoso (Esperana) so divididas, cada uma em vrios setores ou bairros, s vezes chamados de stios. A maioria dos membros ou parentes so concentrados num mesmo stio, geralmente a antiga sede da fazenda de origem. As relaes de ajuda mtua mais freqentes e grande parte dos dilogos tcnicos acontecem no seio deste stio. Um segundo crculo de relaes (convites de trabalho, festas etc.) rene tambm os parentes morando em stios vizinhos da comunidade, ou at na vila ou na sede do municpio. A organizao comunitria (escola, associao, assuntos sociopolticos) envolve todas as famlias da comunidade, mas no raro que a administrao da associao de produtores seja monopolizada por um grupo familiar, que conserva a presidncia e distribui os cargos da diretoria entre seus aliados.

Diversos modos de regulao Por regulao, entendemos a capacidade dos atores em definir e reconhecer regras na perspectiva de um controle coletivo das dinmicas em jogo e das situaes futuras (Crozier e Friedberg, 1977; Reynaud, 1993). Os modos de regulao podem ser adquiridos pela transmisso de regras ou de normas, impostos por marcos administrativos (municipalidade, servios de extenso, escolas), jurdicos (sindicato, associao, cooperativa) e

ideolgicos (igrejas etc.), ou construdos socialmente por meio da aprendizagem coletiva. O modo de regulao dominante em cada tipo de espao ou de rede determina estratgias e desafios especficos, porque associados a diferentes formas de valor: valores de uso no espao produtivo, valores de mercado no espao comercial, valores espirituais ou de prestgio nos espaos socioculturais (Boltanski e Thvenot, 1991). Por exemplo, as prestaes e os servios mtuos podem funcionar segundo a lgica do intercmbio simples no caso da troca de um mesmo nmero de dirias sem pagamento em dinheiro, ou segundo uma lgica mercantil, mediante um intercmbio monetarizado (pagamento da diria, assalariamento). Existem tambm ajudas mtuas de trabalho sem contagem nem troca obrigatria de dirias, como no caso do mutiro numa famlia ou de trabalhos em mutires comunitrios (limpeza do aude, conserto de uma estrada ou passagem molhada etc.). Neste caso, as prestaes de trabalho so reguladas pela lgica da reciprocidade, a mesma que ordena as doaes recprocas entre famlias, por meio de mudas, sementes, plantas medicinais, remdios para os animais, colheitas, carnes no momento da matana de um animal etc. A reproduo da prestao ou da relao pode ser obrigatria ou no, simtrica ou no, monetarizada ou no, de acordo com a lgica em vigor: a da reciprocidade ou a da troca (do intercmbio) (Temple, 1997). O mesmo vlido para as redes locais. Existem redes de proximidade marcadas pela reciprocidade (compadrio, parentesco, ajuda mtua, religio) e outras redes (tcnicas ou comerciais) regidas pelas regras do intercmbio ou do mercado (Sabourin, 2000). De fato, constata-se uma relao entre o modo de regulao (social, econmico, cultural, afetivo) e a gerao ou transmisso da inovao e do conhecimento. Ao contrrio do ambiente institucional (administrao municipal, poltica estadual, academia, empresa, centros de P&D), os agricultores praticam relaes sociais totais . No separam espaos e momentos tcnicos e sociais, profissionais e religiosos, produtivos e culturais. Nas comunidades estudadas, cruzam-se, em permanncia, categorias de temas e de relaes, nos diversos espaos sociotcnicos, mas sem nunca esquecer ou misturar os modos de regulao especficos e associados a cada categoria de prtica. Devem ser respeitadas as regras da reciprocidade no caso do parentesco, da amizade, das alianas (compadrio), da ajuda mtua, das doaes. So observadas as regras do mercado capitalista na feira municipal e nas lojas, mas no, da mesma maneira, dentro da comunidade (os agricultores no costumam cobrar dos tcnicos que com eles trabalham os produtos que vendem). Assim como os agricultores, que mantm prticas e lgicas que no so exclusivamente afetivas (de amizade), nem exclusivamente comerciais, ou tcnicas ou profissionais, no se deve buscar espaos ou redes puramente tcnicos.

1.4. Anlise com os agricultores Um discurso contraditrio

No Curimata de Solnea, os agricultores reconhecem que as redes sociotcnicas so seletivas. No so generalizadas a todos os membros da comunidade, j que associadas a relaes sociais, culturais ou afetivas privilegiadas. Dificilmente renem vrias comunidades, a no ser quando existem infra-estruturas comuns como escola, aude, barragem (mais freqente no Curimata). O individualismo campons parece to enraizado na cultura que, para explicar a pouca adoo de certas inovaes conhecidas e localmente validadas ou a circulao lenta de outras, os agricultores reproduzem certos clichs das instituies. A comparao entre essas afirmaes e os resultados da identificao do Sistema Local de Conhecimento em seis comunidades do Curimata desmente este discurso (box 3), revelando, portanto, que as causas so outras.

Box 3: Discurso dos produtores e dados do SLC no Curimata de Solnea-PB O agricultor no se comunica: Foram identificados de seis a 10 espaos coletivos diferentes por comunidade e mais de 10 espaos e oportunidades de dilogo tcnico fora da localidade. Das 54 inovaes tcnicas introduzidas, metade vem dos prprios produtores; O agricultor cabea dura, no muda: Foram introduzidas 54 propostas novas desde 1965 e 24 tcnicas diferentes esto sendo experimentadas nas comunidades do Curimata; O agricultor desorganizado: Alm das organizaes formais (sindicato e associaes), no Curimata existem quatro bancos de sementes comunitrios, grupos de experimentao, organizao para o manejo de recursos coletivos (gua, escola, estradas etc.), para o transporte coletivo, para crdito solidrio, para religio, festas, visitas de intercmbio e para reunies e cooperao com vrias entidades.

O peso do cultural, do social e do institucional sobre a adoo da inovao tcnica Explicaes podem ser procuradas, por um lado, na diversidade das prticas individuais e, por outro, na repartio desigual de certos conhecimentos no seio dos grupos ou no conjunto de famlias de uma comunidade, por exemplo. Esta diferenciao do saber local pode ser associada transmisso de normas (entre elas normas tcnicas sobre a produo agropecuria no seio da famlia, de pai para filho) e s dificuldades de transgresso dessas normas. Ter acesso informao no quer dizer us-la, ter conhecimento de uma inovao no significa adot-la, integr-la ao seu sistema de produo, sua estratgia familiar. Isto acontece, geralmente, por dois motivos: o peso da norma familiar ou social e a falta de recursos para inverter na inovao ou para tomar riscos. De fato, para as prticas agropecurias, entre outras, existe uma norma tcnica de base, s vezes minimalista e comum ao grupo, que evolui lentamente, at por conta da presso social dentro do grupo. As mudanas provm de fatores externos ou, internamente,

de prticas consideradas como desvios a essa norma. Eventualmente, depois de certo tempo de observao , tal prtica poder substituir a norma anterior. Os inovadores so loucos, fora da norma, como, por exemplo, os que desenvolvem conhecimentos especficos sobre doenas dos animais ou plantas medicinais. Alguns tornam-se curandeiros, meio respeitados, meio temidos, e adquirem ento um estatuto especfico para no transgredir a norma comum dos agricultores. Em vrias comunidades do Agreste, o impacto dos fluxos de informao que passam por certos membros da comunidade no reconhecido publicamente pelos interessados, ou somente identificado dentro do crculo familiar. Cada um diz que aprendeu o seu trabalho com o seu pai e que adquiriu as novas tcnicas sozinho ou com um parente ou, s vezes, com um vizinho. Isto j representa um reconhecimento implcito das trocas tcnicas. Em Lagoa Seca, os verdureiros, ao contrrio, reconhecem que observam os seus vizinhos e que a maioria das inovaes ou adaptaes transitam por relaes de proximidade. No seio dos grupos, nem todos tm o mesmo estatuto social, a mesma autoridade e a mesma capacidade de fazer evoluir as normas: lideranas, autoridades e grandes proprietrios renem, ao mesmo tempo, mais poder social e mais recursos pessoais para testar e experimentar. Uma rede de dilogo construda em Meia Pataca, baseada em entrevista com oito produtores de batatinha, indica 14 outras fontes de informao (box 4). Porm, os mais citados so sempre o lder local e o maior produtor de batatinha da comunidade, o major , seguidos pelos antigos produtores pioneiros da batatinha ou fazendeiros e, mais recentemente, pela EMATER e AS-PTA.

Box 4: O caso particular do Sistema de Conhecimento entre produtores de batatinha A batatinha, de introduo recente por intermdio dos comerciantes (1945), foi primeiro consorciada ao algodo. Com o fim deste cultivo, os poderes pblicos investiram no apoio batatinha a partir de 1980. O Sistema Local de Conhecimento dos bataticultores integra, portanto, uma diversidade de referncias e de fontes, entre agricultores, comerciantes, tcnicos, pesquisadores, bancos, polticos e mdia, para a trao animal, as ferramentas, o itinerrio tcnico, a fertilizao, os pesticidas, a conservao e a comercializao. No entanto, apesar desse bombardeio de referncias, as normas evoluem pouco, e sobretudo na base da experimentao individual. A concorrncia no mercado, de um lado, e a rigidez dos pacotes tcnicos difundidos pelas instituies, de outro, explicam, talvez, a pouca divulgao (externa ao grupo) de inovaes muito pertinentes.

Na comunidade de Meia Pataca (Remgio), os agricultores identificam indivduos pioneiros e/ou competentes, no em termos absolutos cada um domina o seu sistema de referncia mas para uma determinada prtica ou tcnica: uma dica para um veneno , uma maneira de abrir ou fechar o leiro , uma intuio pioneira para o uso do esterco.

No caso do cultivo da batatinha, extremamente tecnificado, no existe representao ou aceitao pblica de agricultores que dominam melhor o conjunto do sistema tcnico . Reconhece-se mais facilmente uma competncia individual de outros produtores para a comercializao, por exemplo, que no constitui uma funo primordial da profisso de agricultor. Ah, Zaz se d bem, porque consegue vender a sua batata no supermercado . Em realidade, Zaz, se d bem porque quem mais investiu na informao tcnica, na experimentao e no treinamento junto aos diversos rgos profissionais da regio. A tendncia separar os efeitos das prticas. Portanto, apesar de um grande conhecimento do meio e da ecologia local, e de vrias experimentaes isoladas, a rede de produtores tem dificuldade em apreender uma viso holstica da realidade da produo local da batatinha. Esse peso dos elementos sociais, culturais e institucionais sobre os processos de inovao, desde a gerao at a adoo, passando pela divulgao, refora a necessidade de identificar e entender a especificidade das lgicas dos atores sociais, a dinmica dos grupos, assim como a natureza e estrutura das redes de relaes sociotcnicas.

2. Sistemas locais de conhecimento e inovao agropecuria 2.1. Caractersticas dos sistemas de conhecimento no Agreste da Paraba A pesquisa no Agreste paraibano confirma a existncia de vrias redes sociotcnicas (com polarizaes temticas, sociais, econmicas, profissionais ou culturais) e de vrios sistemas de conhecimento que se cruzam na escala local ou microrregional. Esses canais contribuem para o movimento das prticas e das tcnicas identificadas por Darr (1986), que prefere a noo de normas (em movimento) noo de saber (no sentido de conhecimento adquirido). Confirma-se o lugar polimorfo e disperso do local, este no sendo imediato, localista e ruralista , segundo a expresso de Albaladejo (1999). De fato, os agricultores familiares constituem uma categoria diversificada. Seus sistemas de produo, seus temas tcnicos, as suas prioridades e os seus enfoques so diversos. Por outra parte, o espao sociotcnico local no constitudo s por agricultores: nele participam outros atores: comerciantes, professores, polticos locais, religiosos, tcnicos etc. As redes sociotcnicas dos agricultores no so exclusivamente locais: o parentesco, o compadrio, a migrao (temporria), o comrcio, as feiras e os mercados implicam relaes dos produtores com outros agentes, as cidades, as escolas, os centros de P&D e a agroindstria. Por exemplo, as redes tcnicas temticas ou associadas a uma determinada produo (batatinha, apicultura etc.) so, essencialmente, regionais. Esta escala determinada pela rede de processamento ou de comrcio do produto e pela densidade dos servios de P&D e de formao sobre o tema. Trata-se, de fato, da natureza do ambiente institucional.

Albaladejo (1999) lembra que os produtores no so s agricultores . As pesquisas sobre a viabilidade da agricultura familiar no semi-rido paraibano evidenciam a existncia de produtores pluriativos que participam, portanto, de outros sistemas de conhecimento, em particular, construo civil, madeira, artesanato, minerao, transporte, comrcio e processamento (Sabourin, 1998). Darr fala tambm de multiapartenance, ou seja, de agricultores que pertencem a vrias redes. A ao de desenvolvimento acontece em espaos marcados por lgicas e estratgias que tm um sentido social, cultural e econmico. Darr (1986) invoca uma ordem local da tcnica em agricultura dentro da qual as mudanas devem ser negociadas e nas quais o que importa no tanto o saber de um agricultor, mas a sua influncia ligada sua posio social no grupo. Para Engel (1997), o mais importante no o conhecimento, mas o processo de acesso ao conhecimento. Completando os trabalhos de Veiga e Albaladejo (1997) no Brasil, os estudos na Paraba identificam e qualificam a estruturao dessa ordem local e da gramtica das relaes sociais locais. Esta no apenas determinada pelo parentesco e pela morfologia das relaes de troca, mas tambm pela permanncia de prticas de reciprocidade camponesa. So prestaes totais que privilegiam a ampliao das relaes sociais (Mauss, 1950). Vimos que as informaes tcnicas ou produtivas passam por espaos e redes socioculturais, religiosos e espirituais. As relaes de amizade ou afetivas de reciprocidade so assim aproveitadas para veicular informaes utilitrias. Os agricultores no separam momentos tcnicos e sociais. Os eventos religiosos, que so os mais respeitados e regulares nas comunidades da regio, evidenciam um impacto importante em termos de dilogo sobre informao e inovao na escala local. Subsidiar o contedo e os mtodos das discusses que acontecem aps, ou at durante, esses eventos abre novas oportunidades. Tais espaos e redes so especficos e seletivos (por serem sociais) e no so suficientes para promover rapidamente a adoo da inovao no sentido da sua apropriao. Por outra parte, funcionam segundo regras prprias, culturais, afetivas ou sagradas, visto que no so apenas espaos ou relaes puramente cognitivos, mas afetivos. Podem ser teis e at determinantes para o manejo dos conhecimentos locais e da inovao rural. Ignorar ou utiliz-los sem a qualificao necessria pode levar, muitas vezes, a erros de estratgia ou de apreciao, ou, no mnimo, a perder, em vo, energia, tempo e recursos. Na mesma ordem de idias, mas segundo uma dinmica contrria, os eventos, projetos e investimentos tcnicos podem ser utilizados e reinterpretados pelas comunidades camponesas para produzir sociabilidade. Observam-se casos em que redes tcnicas ou projetos produtivos so utilizados para ampliar relaes sociais e criar mais oportunidades e espaos de sociabilidade. As infraestruturas produtivas (casa de farinha, garagem do trator, armazns) so, muitas vezes, aceitas ou procuradas pela comunidade, como explicam os produtores de Campo Formoso (Esperana), para dispor de um salo de festas, de uma capela, de um centro de reunio, ou at de um local para a escola

(Goiana), ou seja, para relaes sociais, espirituais e culturais. Viu-se, assim, a construo de casas de farinha onde no se cultiva mais mandioca; de armazns sem produtos a estocar; de garagem sem trator etc. H dias de campo aceitos pelos agricultores para ganhar um transporte, um almoo coletivo e, sobretudo, um espao para se encontrar e conversar, mais do que para ouvir a palestra sobre o cultivo hidropnico do milho. Nestes casos, a produtividade dos projetos ou das tecnologias subordinada sua capacidade de fortalecimento das estruturas de reciprocidade. Num caso ou noutro, no se deve confundir a natureza dos fluxos, da relao e, principalmente, do tipo de regulao ou de lgica.

Reforar a aprendizagem coletiva num ambiente institucional e social favorvel Concretamente, os agricultores reconhecem a importncia dos estmulos externos no somente para trazer idias, referncias ou tcnicas novas de fora, mas tambm para contribuir criao ou facilitar novos espaos sociotcnicos e novas oportunidades sociais de dilogo tcnico. Eles citam as visitas de intercmbio entre produtores, as excurses de estudo a outras regies, as demonstraes e os treinamentos que proporcionam uma aprendizagem coletiva ao grupo, na base da prtica e da experincia comum. Isto explica a razo pela qual, apesar de no se interessarem diretamente pelas propostas divulgadas por instituies de P&D, todos os agricultores gostam de participar de dias de campo e, publicamente, sempre agradecem e pedem para organizar mais (Lucena, 2000). Eles so parte das poucas oportunidades para diversos encontros e dilogos sobre diversos temas, sociais e prticos, com seus colegas e com outros tcnicos. A experimentao dialogada entre agricultores e a introduo atravs da formao de bases cientficas adaptadas dois eixos trabalhados pela AS-PTA no Agreste da Paraba seguem exatamente esta lgica. Tais formas de dilogo qualificado com os agricultores podem permitir ao apoio institucional promover uma dinmica de ao coletiva dos produtores, mediante o desenvolvimento de formas de aprendizagem coletiva (Olson, 1966).

2.2. Utilidade para a pesquisa e o desenvolvimento Para a ao de desenvolvimento e o manejo da inovao agropecuria, a identificao do sistema local de conhecimento representa um passo prvio para uma experimentao dialogada ou negociada entre agricultores, tcnicos e tomadores de deciso. Tal dilogo s pode ser construdo a partir de uma representao comum, base dos processos de aprendizagem coletiva. Essa representao nunca definitiva; ela constitui mais bem um enfoque a atualizar, o qual deve permitir tanto aos tcnicos como aos agricultores superar vises imediatas, redutoras ou erradas da realidade (Albaladejo e Casabianca, 1994).

A identificao e a representao dos sistemas locais de conhecimento podem, tambm, permitir aos agricultores ter acesso s redes, utilizar as informaes e apropriar-se dessa ferramenta e do seu contedo. Trata-se de valorizar o seu prprio conhecimento e, sobretudo, de visualizar um modo de melhor-lo, evidenciando possibilidades ou carncias em termos de acesso a informaes ou a inovaes adaptadas aos seus sistemas de atividade. Em outras palavras, trata-se de recolocar a questo tcnica no universo dos agricultores familiares (Petersen et al., 1999). No entanto, a tendncia natural dos agricultores submetidos a pouca estimulao externa a de continuar a aplicar as normas do pai ou da maioria do grupo (Darr, 1986). , portanto, essencial provocar a renovao das prticas e a discusso coletiva das normas locais. Neste sentido, os contedos dos diagnsticos dos sistemas locais de conhecimento podem ser utilizados para a formao dos produtores. Por outro lado, tambm pode ser interessante o acesso a novos conhecimentos. A AS-PTA introduziu elementos de biologia ou de ecologia que permitiram aos agricultores entender e discutir certos processos. Por exemplo, informaes sobre a ecologia dos insetos foram valorizadas para lutar contra a propagao do moleque da bananeira; dados sobre a umidade do ar foram integrados para melhorar a secagem dos gros de milho e feijo. O segundo passo foi qualificar os agricultores inovadores para que eles passassem a negociar a inovao (ensaios e seus resultados) com os centros de P&D, ou para realizarem seus prprios experimentos. O terceiro passo procura capacitar os produtores, por intermdio de suas organizaes, no domnio de mtodos de diagnstico, estudo de trajetrias de desenvolvimento etc., de maneira que eles possam construir ou atualizar os sistemas de conhecimentos locais.

2.3. Limites do mtodo A identificao do sistema local de conhecimento no pode ser considerada nem como um mtodo auto-suficiente, nem como um instrumento isolado. Qualquer que seja a tcnica ou a ferramenta mobilizada para identificar e organizar a representao desses sistemas, essencial inserir da maneira a mais interativa possvel essa funo num processo de experimentao, para subsidiar dinmicas de desenvolvimento local. Rigor metodolgico e instrumentos operacionais so necessrios, mas importante no cair na aplicao de receiturios pr-formatados ou de dispositivos pesados e rgidos. Sistemas de informao ligados criao de redes de fazendas de referncia no Brasil ou na Argentina (Albaladejo, 1999), aplicaes unilaterais de todas as fases do RAAKS na Amrica Central (Hocd, 1997), mostraram os limites desses dispositivos quando o rigor instrumental reduz a flexibilidade e a interatividade. Da mesma maneira, a realizao normativa de estudos de trajetria de desenvolvimento por equipes da EMATER no Brasil, sem interao com a populao, apenas conseguiu melhorar a prtica do diagnstico externo e de autoprogramao das equipes de ATER (URCA-NE, 1994).

Valorizar espaos e oportunidades de dilogo tcnico ou redes sociotcnicas para favorecer processos de inovao ou de informao coloca tambm a questo da qualificao dessas relaes e estruturas. Precisa-se verificar o alcance das redes. Podem coexistir vrias redes sociotcnicas de natureza diferente, numa mesma comunidade ou regio, reunindo cada uma poucas pessoas, e sem contato entre elas (por exemplo, em Solnea, entre a rede das pessoas ligadas cooperativa e a rede dos A-E existem poucos, talvez nenhum contato). Qual a relao entre redes sociotcnicas e a adoo da inovao? importante analisar a distribuio dos conhecimentos entre os que participam ou no desses dilogos, nas redes sociotcnicas ou na comunidade (grupo de proximidade). Subsidiar e acompanhar redes no resolve a adoo de certas inovaes. Como j indicamos, so indispensveis uma organizao formal e o apoio financeiro para mobilizar recursos (treinamento, investimento), implementar certos tipos de inovao (por exemplo, os fundos rotativos para a palma, cisternas ou para a compra de esterco; os bancos de sementes). Deve-se insistir nas diversas facetas e conseqncias da noo de construo social de uma representao comum. De fato, passar a usar ou a penetrar espaos e redes de relaes sociais afetivas, culturais, ou at sagradas, exige respeito s regras existentes e tolerncia. Exige do ator externo ser discreto e mostrar um mnimo de sensibilidade humana, de disponibilidade para entender o outro, aprender com ele. Concluses A aplicao da noo de sistema local de conhecimento coloca, inicialmente, um problema de representao. Em realidade, leva a aprofundar e a questionar a representao clssica, difusionista e linear dos tcnicos, sobre a gerao e a circulao da informao ou da inovao no meio rural. Alis, como sublinha Albaladejo (1999), o tema do sistema de conhecimento e de informao nasceu por conta das dificuldades encontradas pelos dispositivos de pesquisa e de extenso em termos de comunicao ou de difuso das suas propostas, antes de tornar-se um objeto identificvel na realidade do campo (Rling e Engel, 1992). De fato, sempre coexistem diversas representaes, todas especficas ou limitadas, de processos sociotcnicos to complexos. A produo e a adaptao de inovaes pelos agricultores constituem um fenmeno realizado na prtica, essencialmente no nvel do indivduo, no marco de uma parcela, de um rebanho, numa unidade de produo. A tomada de deciso, a aplicao e o impacto tm a ver, fundamentalmente, com o nvel da ao individual. Isto explica o impacto limitado das formas de difuso macia, ainda mais considerando as diferenas de conhecimento e de natureza do saber no seio de um mesmo grupo local e o peso social (dos mais ricos, mais velhos, das lideranas) na determinao das normas. Porm, a verificao da natureza dos espaos sociotcnicos mostra como estes mecanismos vm sendo alimentado por informaes, prticas e referncias produzidas pela comunidade ou pelas instituies, quer dizer,

pelos nveis da ao coletiva e da ao pblica. De fato, no Agreste da Paraba, essas informaes circulam essencialmente mediante espaos sociotcnicos (cotidianos, sagrados, festivos) e redes sociotcnicas entre indivduos, e pouco via programas institucionais. Portanto, por meio do respeito a certas regras e aps um investimento humano prvio junto aos atores locais (identificao e qualificao), esses espaos sociotcnicos e essas redes podem ser valorizados. Os processos (individuais) de produo e adaptao de inovaes tm condies de, assim, crescer e ganhar eficincia e abrangncia, sendo intensificados e enriquecidos pelo apoio metodolgico institucional (ao pblica) ou por processos de aprendizagem coletiva e/ou de organizao favorecendo o dilogo, o intercmbio e a socializao das referncias. No se pretende substituir as instituies de P&D pelas organizaes de produtores, nem obrigar os agricultores a tratar do manejo da informao e da inovao de modo coletivo. Trata-se de valorizar melhor, de maneira mais coordenada, os conhecimentos e as funes especficos destes trs nveis de ao e, de certa forma, como prope Albaladejo (1999), de reinventar a ao pblica. Entre o nvel da ao individual (o agricultor) e aquele da ao pblica (polticas pblicas, crdito, infra-estruturas, educao etc.), o ambiente institucional deixa hoje, cada vez mais, espao para o nvel da ao coletiva ou, em outras palavras, aquele nvel da organizao dos atores do desenvolvimento local, incluindo os produtores familiares. Este nvel fundamental para articular negociaes entre indivduos e poderes pblicos, para constituir redes e alianas capazes de mobilizar e provocar uma resposta da ao pblica, entre outras, para a produo e difuso local de inovaes e conhecimentos.

Referncias bibliogrficas Albaladejo. C. Rflexions sur la notion de systmes locaux de connaissance partir de projets de recherche/formation et dveloppement en Amrique Latine. In: Elaboration de rfrences technico-conomiques, Montpellier, Cirad Tera, setembro de 1999, 12p. __________; Casabianca, F. Une recherche-action agissant sur les reprsentations que les organismes de recherche et de dveloppement se font du savoir ds agriculteurs. In: Systemsoriented research in agriculture and rural development, International Symposium, Montpellier: Proceedings, 1994, p. 618622 Argyris, C.; Schn, D.A. Organizationnal learning: A theory of action perspective. Addison-Wesley, Reading Massasuchets, 1978, 344p. Boltanski, L.; Thvenot, L. De la justification: Les conomies de la grandeur. Paris: Gallimard, 1991, NRF Essais, 485p. Callon, M. Rseaux technico-conomiques et irrversibilits. In: Boyer, B., Chavance, B. e Godard, O.(ed.) Les figures de l irreversibilit en economie. Paris: EHESS, 1991, p. 195-232.

Chambers R.; Jiggins, J. Agricultural research for resource-poors farmers. Agricultural Administration and Extension, n. 27, 1987, p. 35-52. Crozier, M.; Friedberg, E. L'acteur et le systme, Paris: Le Seuil, 1977, 500p. Darr, J. P. Production de connaissance dans les groupes d agriculteurs, Agriscope 7, 1986, p. 24-35. __________. L invention des pratiques dans l agriculture: vulgarisation et production locale de connaissance. Paris: Karthala, 1996, 192p. Engel, P.G.H. The social organization of innovation. A focus on stakeholder interaction. Amsterdam: Royal Tropical Institute, CTA, 1997, 238p. Farrington, J. Farmers' Participation in Agricultural Research and Extension: Lessons from the last decade. London: ODI, 1999. __________; Martin A. Farmer participation in agricultural research: a review of concepts and practices. London: ODI. Agricultural administration unit, occasional paper, (9), 1993, 79p. Favereau, O. Rgle, organisation et apprentissage collectif: un paradigme non standard pour trois thories htrodoxes. In: Analyse Economique des Conventions, Orlan A., 1994. Hocde, H. No quiero plata, Quiero conocimientos. No equivocarse de planteamiento !. IICA-PRIAG, San Jos. Srie estratgica, Documento 22, 1997, 55p. __________. A lgica dos agricultores-experimentadores: o caso da Amrica Central. Rio de Janeiro, AS-PTA. Srie metodologias participativas, 2, 1999, 36p. Hubert, B. Agriculture familiale au Brsil: initiatives locales et appui institutionnel. rapport de mission.CIRAD-SAR, INRA-SAD, Montpellier, 1997, 8p. Lucena, R. M. Difuso da inovao na agricultura: o caso do dia de campo na Paraba. Campina Grande: Universidade Federal da Paraba, Centro de Cincias Humanas, Dissertao de mestrado em Sociologia, 2000, 187p. March, J.G.; Simon, H.A. Les organisations, Paris: Dunod, 1971, 254p. (traduit de Organizations, 1958) Mauss, M. Essai sur le Don (1950). In: Sociologie et Anthropologie, Paris: PUF,. rdition 1989, PUF collec. Quadrige. Midler, C. Evolution des rgles de gestion et processus d apprentissage. In: Analyse Economique des Conventions, Orlan A. (Dir.), Paris: PUF, 1994, p. 335-369. Olson, M. The Logic of Collective Action - Public Goods and the Theory of Groups Massachussets. USA - Harvard University Press, 1966, 196p. Ostrom, E. Crafting Institutions for self-governing irrigation systems. San Francisco: ICS Pres, Institute for Contemporary Studies, 1992, 111p. Petersen, P.; Tardin, JM; Marochi, F.; Marochi, R. Desenvolvimento participativo de sistemas de plantio direto sem

herbicidas voltados para a agricultura familiar: a experincia da regio Centro Sul do Paran. In: New/old ways for meeting world food needs: combining agroecological principles with participatory processes AS-PTA, Rio de Janeiro, Brasil, 1999, 18p. Rling, N.G. The emergence of knowledge systems thinking: a changing perception of relationships among innovation, knowledge process and configuration. Knowledge and policy: the International Journal of Knowledge Transfer and Utilization, Spring. v. 5, n. 1: 1992, p. 42-64. __________; Engel, P.G.H. The development of the concept of Agricultural Knowledge and Information System: implications for extension. In: Rivera; Gustafson (ed.) Agricultural extension: worldwide institutional evolution & forces of change. Amsterdam, Elsevier, 1992, p. 125-137. Rodrigues, C.M. Anlise comparativa de redes de comunicao interpessoal em duas comunidades rurais sob a tica de mudanas tecnolgicas. Braslia: UNB, 1979, 123p. Rogers, E. M.; Kincaid, D.L. Communication Networks. Toward a New Paradigm for Research. New York: The Free Press, 1981, 386p. Sabourin, E. Organizao dos produtores familiares para a produo e difuso da inovao no Agreste da Paraba, Relatrio de Atividade. Campina Grande: UFPB-CH, 1998, CNPq, 80p. __________. Reciprocity and gift economy practises in Brazilian Northeast peasant communities: a contribution to rural developpment. In: X Congresso Mundial de Sociologia Rural, Rio de Janeiro, 30 de julho-5 de agosto 2000, 15p. __________; Barros, E. da R.; Peres J.I.G. Comunicao e difuso da inovao entre as comunidades de Massaroca (Juazeiro-BA): o papel das relaes de proximidade, ver Barros et Novaes (org.). Novas Perspectivas sobre a Produo Social na Agricultura do Nordeste. Recife: UFRPE, APIPSA, 1999, p. 147161. __________; Caron, P.; Silva, C.G. da. Estudo das trajetrias de desenvolvimento: contribuio metodolgica para a anlise das dinmicas agrrias, Toulouse. In: Ateliers de Caravelle, 7, 1996, p. 53-72. ____________. Tonneau, J. P. Rseaux de proximit et diffusion des innovations techniques: le cas des communauts paysannes de Massaroca (Bahia-Brsil) In Lusotopie, 6, 1998, p. 63-89. Temple, D. L conomie humaine, La revue du MAUSS semestrielle, (n10, 103-109) Guerre et paix entre les sciences . Paris: La Dcouverte, 1997. URCA-Nordeste, Contribuio ao desenvolvimento regional: um desafio para URCA-Nordeste. URCA. CPATSA/EMBRAPA, 1994, 40 p. Veiga, I. Savoirs locaux et organisation sociale de l agriculture familiale amazonienne: la gestion durable des milieux en question. Tese de doutorado em Estudos Rurais (Sociologia), Toulouse: Universit Toulouse le Mirail, INP-ENSAT-ENFA, 1999, 350p.

__________; Albaladejo, C. Representao dos conhecimentos agrcolas locais em duas localidades da regio de Marab, In: A construo local do territrio na Amaznia Oriental, Marab-PA, UFPA-NEAF e CNPq, 1997, 22p.

Anexo Tabela 2: Origem e vetores das inovaes significativas para a produo agropecuria na regio do Curimata de Solnea-PB (1965-2000) Agricultores familiares (20 inovaes) - rvores - Apicultura - Cerca viva - Plantas medicinais - Palhada seca - Plantio por semeio - Feijo de mortas - Feijo carioca - Cultivo em xadrez - Uso de carroa do boi - Uso da capineira - Armazenamento de forragem - Faxina - Faixa de capim no roado - Barragem de pedra - Mutiro - Boi de trao - Plantio de sorgo no roado - Plantio com matraca - Guandu Fazendeiros (6 inovaes) - Algaroba - Aveloz/cercas - Palma forrageira - Capim artificial para gado - Cooperativa - Batedeira Notas AS-PTA (17 inovaes) - Cisterna de placas - Silagem - Fenil - Barragem subterr. - Fim de queimadas - Plantio de cunha - Alias de rvores - Matinhas/SAF - Amendoim - Experimentao - Diagnstico tcnico - Visitas tcnicas - Bancos sementes - Conserv. sementes - Sorgo - Faixas de capim vetiver - Sistema agroflorestal Projetos Especiais e Bancos (6 inovaes) - Crdito para batedeira e capinadeira - Energia eltrica - Aude (abst. gua) - Sala p/associaes - Algodo herbceo ANCAR / EMATER (5 inovaes) - Algaroba/palma - Curvas de nvel - Algodo herbceo - Silo de zinco - Novas variedades de milho

Comerciantes (7 inovaes) - Feijo carioca - Algodo moc - Plula/sementes - Arame farpado - Embalagem plstica - Rdio/transistor - Compra por quilo

Igreja (4 inovaes) - Organizao/Ceb s - Diagnstico local - Bancos sementes - Curva de nvel Legislao (1 inovao) - Lei da cerca

[1] O mtodo que tinha sido elaborado, no marco da Unidade Regional de Pesquisa e Desenvolvimento do Nordeste, para melhorar o desempenho dos diagnsticos locais a serem realizados por pesquisadores da EMBRAPA e tcnicos das EMATER teve, de fato, pouca aplicao entre estas instituies (URCA-NE, 1994).

You might also like