You are on page 1of 5

1 INTRODUO

A contabilidade uma cincia social, e seu inicio no tem uma data ou local definido, porm alguns estudiosos dizem que teve inicio a 4.000 anos antes de cristo. Sabe-se, portanto que surgiu a partir do inventrio nos primrdios da civilizao, no qual era um mtodo utilizado para o controle de bens. Ex: Rebanhos de ovelhas, este controle era feito por meio de pedras e depois smbolos e desenhos. Que tinha como principal funo avaliar a riqueza do homem, avaliar o aumento e ou a diminuio da sua riqueza. Alguns tericos falam que foram os Egpcios que aprimoraram o uso do inventrio colocando os registros com data nome da conta, quantidades unitrias e totais. Alm de organizar de forma cronolgica as entradas e sadas, passando a mensurar monetariamente seus bens. No ano de 1494 o Frei Franciscano Luca Paciole lanou o livro mtodo das partidas dobradas revolucionando e iniciando uma nova era na contabilidade e at hoje a grande obra das cincias contbil. J a contabilidade de custos nasceu na revoluo industrial em meados do (sculo XVIII) onde ouve a necessidade de agregar valor as etapas de fabricao dos produtos permitindo a sua mensurao individualmente. Vale salientar que a contabilidade uma cincia social que tem como objeto de estudo o Patrimnio, e atravs dele examinamos a sua riqueza, nos aspectos quantitativos e qualitativos, os seus objetivos so registrar, mensurar monetariamente, controlar e informar. Portanto a contabilidade gera informaes que explicam os fenmenos patrimoniais, permitindo o controle mais eficiente e eficaz, o planejamento e como conseqncia auxiliar nas tomadas de decises. Assim o presente trabalho aborda os conceitos da contabilidade de custos.

2 DO CONCEITO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS


Segundo Martins (2003, p.25), Custo gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios. Neste caso a compreenso que si define que custos so gastos, pois na sua aquisio gera um sacrifcio financeiro, e s podem ser considerados custos na hora da fabricao do produto. Exemplo: na compra de matria prima para a fabricao de uma cadeira foi um gasto na sua aquisio e que posteriormente se tornou um investimento, pois primeiro foi para o estoque at a sua utilizao na montagem da cadeira, e neste momento se torna custos. Isso por que se torna parte integrante da cadeira, e como conseqncia se torna investimento, pois sai da linha de produo e vai para a estocagem, tornando-se um ativo pronto para sua venda. A contabilidade de custos nasceu da necessidade das indstrias para controle interno na fabricao e estocagem de seus produtos. Podemos conceituar a contabilidade da seguinte forma: A contabilidade de custos uma cincia que estuda os fenmenos individuais dos produtos e servios no qual registra, avalia e examina os gastos incorridos no processo produtivo, permitindo assim maior ganho ou menores perdas. Diante da classificao dos objetivos da contabilidade de custos, primeiro ocorre registro, em seguida faz-se o inventario dos produtos fabricados e vendidos: determina-se o valor inicial e final da matria prima, valor final dos produtos terminados e em processamento, elabora demonstrativos do custo de produo de cada produto fabricado, demonstrativo dos custos, dos produtos vendidos e elaborar demonstrativos de lucros e prejuzos. Na fase de planejamento e controle pode-se analisar o comportamento dos custos, depois se prepara oramentos com base no custo de fabricao, determinar o custo padro de fabricao, as responsabilidades dentro do processo de produo, o preo de venda individual dos itens de produo e determinar o volume de produo. J na tomada de decises pode-se: formar o preo de venda, aumentar ou no a linha de produo e criar, inovar ou eliminar produtos existentes na linha de produo. Os custos podem ser divididos em contbeis e ou gerencial:

2.1 CUSTO CONTBIL

Com

evoluo

das

industriais

e dos negcios,

passou-se a

departamentalizar e dividir por reas da administrao industrial. Visando atender ao desejo de mensurar reas de responsabilidades das indstrias na qual os custos so 5

divididos em custeio por absoro e custeio varivel ou direto. Vale lembrar que o custo contbil so gastos realizados na produo, tal como com a utilizao de matria prima ou insumos no processo produtivo.

2.2 CUSTO GERENCIAL

Diz respeito aos mecanismos utilizados com vistas na melhoria continua do processo de produo possibilitando simulaes, fornecendo o valor da cadeia de produtiva, qualidades e medidas financeiras, operacionais estratgicas. Portanto atentando para anlise gerencial da fabricao dos produtos informando

fidedignamente atravs de relatrio contbeis mostrando o quanto ele oneroso para o processo produtivo orientando assim, para a melhor tomada de deciso visando maior lucratividade e sustentabilidade da empresa no mercado. De acordo com Padoveze (2010, p.320), custos so os gastos, no investimentos, necessrios para fabricar os produtos da empresa. So os gastos efetuados pela empresa que faro nascer os seus produtos. Portanto, podemos dizer que os custos so gastos relacionados aos produtos, posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral so os gastos ligados rea industrial da empresa. Neste caso podemos afirma que custos so gastos relativos ao processo produtivo da indstria, no qual a matria prima e os insumos sero transformados em produtos finais ou acabados. Posteriormente ativados no estoque de mercadoria passa a ser investimento. Lembrado que todos os gatos ocorridos no processo de fabricao so considerados custo. Exemplo: uma fabrica de biscoitos e massas na aquisio de trigo e fermento para a produo considerado um gasto, pois a empresa desembolsara certa quantia para pagar compra dos insumos, logo em seguida um investimento por se tratar gastos relativos a um ativo, tornando-se custos no processo de fabricao. E depois com o a linha de produo concluda o produto ser ativado tornando-se um investimento. Os custos indstrias correspondem aos gastos relativos ao processo de fabricao dos produtos enquanto as despesas tratam-se dos gastos relacionado gesto empresarial e tambm a gerao de receita. Podemos considerar que custos so gastos relativos ao processo fabril dos produtos.

3 CONCLUSO

A contabilidade de custos uma ramificao da contabilidade, e por ser parte integrante tambm uma cincia social que tem como objeto de estudo o patrimnio, as suas mutaes e transformaes mensurando de forma quantitativa e qualitativa os gastos relativos ao processo produtivo da indstria e conseqentemente auxiliando na tomada de decises atravs de relatrio contbeis fiis a realidade da empresa prosperando longevidade empresarial. Este trabalho teve como objetivo a conceituao da contabilidade de custos dando nfase na sua aplicao e como ferramenta a ser utilizado como instrumento de apoio tomada de deciso. Com tudo na contabilidade de custos no podemos ficar somente no controle interno dos gastos relativos produo, mas tambm nas mudanas globais possibilitando que a empresa no fique parada no tempo. Isso devido principalmente a mudanas tecnolgicas que esto em constantes mutaes. Em suma a contabilidade de custos uma ferramenta indispensvel de controle durante o processo produtivo, pois ajuda administrao nos controles internos, orientando a empresa nas tomadas de decises.

REFERNCIAS:

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2010. Padoveze, Clvis Lus. Contabilidade Gerencial. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2010. IUDCIBUS, Sergio de. Introduo teoria da contabilidade para o nvel de graduao. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2002. CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SO PAULO, Custos: ferramentas de gesto. Coordenao Jos Barbosa da Silva Junior. So Paulo: Atlas 2000. (Coleo seminrios CRC-SP/IBRACON)

You might also like