You are on page 1of 2

O QUE ESOFAGITE? Quando o cido e as enzimas do estmago repetidamente refluem para dentro do esfago, este torna-se inflamado e ulcerado.

. Esta inflamao conhecida como esofagite. Quando a inflamao severa, desenvolve-se a lcera do esfago. A HRNIA HIATAL CAUSA ESOFAGITE? A hrnia de hiato quando o estmago passa para o trax atravs do diafragma ( um msculo que separa o trax do abdmen). Quando existe hrnia, o contedo do estmago ultrapassa a presso do EIE, ocasionando o refluxo do estmago para o esfago. Como resultado h inflamao do esfago. Portanto a hrnia hiatal uma causa importante de esofagite. H OUTRAS CAUSAS DE ESOFAGITE? Certas infeces por fungos (sapinho) e vrus, podem causar a inflamao. Irradiao e substncias custica (soda custica), tambm podem causar esofagite. Porm o refluxo cido do estmago de longe a causa mais comum. QUAIS SO OS SINAIS E SINTOMAS? Azia, ocorre quando h refluxo cido para dentro do esfago. uma sensao de uma queimao do peito at o pescoo. Algumas vezes, pode ocorrer regurgitao at a boca, provocando a sensao de um lquido amargo na boca. Quando a esofagite severa e as lceras estarem presentes, o ato de engolir provoca dor, quando o alimento atinge esta parte do esfago. Posteriormente se a poro inferior do esfago se estreita devido cicatrizao, o alimento pode parar nesta rea. Este sintoma chamado de disfagia e desconfortvel. A esofagite tambm pode causar hemorragia. Fezes pretas, anemia e vmitos de sangue so sinais de hemorragia. DIAGNSTICO O melhor exame para o diagnstico pela endoscopia, por permitir o exame interno do esfago e biopsia durante este procedimento. um exame importante para excluir o cncer de esfago. TRATAMENTO: Medidas gerais: 1- Comer menos e distribuir alimentao ao longo do dia; 2- Evitar comer ou beber 2 horas antes de ir dormir; 3- Eliminar fatores que aumentam a presso intra-abdominal: cintas e roupas apertadas, ou mesmo exerccios abdominais; 4- Se for obeso, perder peso; a obesidade causa refluxo; 5- Eliminar ou reduzir significativamente cigarros, lcool, alimentos gordurosos, caf e chocolate; 6- Elevar a cabeceira da cama em mais ou menos 15 graus, para gravidade ajudar a evitar o

refluxo gastresofgico durante o sono; Outros tratamentos: - Drogas: as drogas atualmente disponveis tem a finalidade de reduzir a produo da secreo cida do estmago. Outros medicamentos aumentam a fora de contrao do msculo EIE. Estes medicamentos so parte importante no tratamento da esofagite. - Cirurgia: com o advento da cirurgia laparoscpica o procedimento tornou-se mais simplificado. Esta cirurgia (fundoplicatura) realizada sob anestesia geral. O QUE ESTENOSE? O EIE pode abrir para permitir a passagem de uma moeda de 25 centavos ou mais. Quando a inflamao contnua no esfago, desenvolve-se tecido endurecido e provoca estreitamento do esfago. Em alguns casos avanados, este estreitamento ou estenose pode ser severo. A abertura pode reduzir-se ao dimetro de um lpis ou menos. Os alimentos o os lquidos demoram e movem-se vagarosamente atravs dessa abertura para chegar ao estmago. Por exemplo, um pedao de carne, pode bloquear completamente o esfago. O cncer de esfago tambm pode Ter este sintoma. Portanto crtico que seja afastado este diagnstico. TRATAMENTO Pode ser feito pela dilatao da estenose. A dilatao pode ser feita com ogiva de metal e bales dilatadores. Uma outra alternativa o tratamento cirrgico. recomendado somente nos casos extremos, quando a dilatao falha. RESUMO A esofagite freqentemente pode ser tratada clinicamente ou cirurgicamente de maneira adequada. Quando a cicatrizao torna-se severa, o estreitamento pode ocorrer. Esta condio pode ser tratada por simples dilatao.

You might also like