You are on page 1of 4

Representao de um domnio em linguagem da Lgica de 1.

Ordem: a Pea deTeatro


Adreia Silva, Lizete Melo, Vera Cabrita Alunas do Curso de Mestrado em Cincia da Informao da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 2010.11.15

A fundamentao de ideias e a sua transmisso por meio de mensagens recorre ao raciocnio lgico de modo a estabelecer significados inequvocos para as expresses usadas para fazer afirmaes. No trabalho que aqui se apresenta ensaiou-se uma linguagem de Lgica de 1. ordem para formalizar uma representao do domnio Pea Teatral, recorrendo a um modelo informal mapa de conceitos previamente elaborado. Palavras Chave: representao do conhecimento, linguagem de lgica da 1. ordem.

1.

A representao do Conhecimento em Lgica

No nosso dia-a-dia sentimos recorrentemente a necessidade de trocar com os outros ideias acerca de algo, quer ao explicar um trabalho que estejamos a desenvolver no momento, ou numa discusso sobre a realidade scio-econmica contempornea. Para fundamentar as nossas ideias e transmiti-las por meio de mensagens claras servimo-nos, mesmo que inconscientemente, de raciocnios lgicos. O raciocnio lgico serve-se de leis que decorrem inevitavelmente dos significados das expresses que usamos para fazer afirmaes. O estabelecimento desse significados realiza-se por meio de convenes, que so fundamentais para dar sentido a uma determinada linguagem. (BARWISE, 2000: 2) No trabalho aqui apresentado ensaiou-se a representao do conhecimento acerca de um dado domnio utilizando uma linguagem de Lgica de 1. Ordem. O tema refere-se a alguns conceitos e respectivas relaes presentes no contexto da realizao de uma Pea de Teatro, e vem na sequncia de um exerccio desenvolvido anteriormente pelo grupo de trabalho, no qual se elaborou a representao do referido domnio com recurso a um mapa de conceitos.1

2.

A utilizao das linguagens da Lgica de 1. Ordem

As linguagens da Lgica de 1. Ordem, so uma ferramenta utilizada sobretudo no quotidiano de profissionais ligados s cincias simblicas matemtica, filsofia, cincia da computao, lingustica, inteligncia artificial mas pode igualmente ser de grande utilidade para a compreenso dos princpios de racionalidade subjacentes a muitas outras disciplinas. So consideradas uma famlia de linguagens artificiais, assim denominadas por oposio linguagem corrente (natural). Delas decorre a importante noo de consequncia lgica (argumento vlido), ou seja, a assuno da verdade para uma dada afirmao (concluso) com base num processo dedutivo (prova) que decorre de algumas declaraes previamente estabelecidas (premissas), mesmo sem saber se estas so verdadeiras. Se as premissas forem verdadeiras, ento o argumento considerado slido.

1 Primeiro exerccio realizado no mbito da unidade curricular Representao do Conhecimento, parte integrante do 1. Ano do
Curso de Mestrado em Cincia da Informao da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a cargo da Professora Cristina Ribeiro.

2.1. Construir uma linguagem para a representao do domnio escolhido As linguagens de primeira ordem (LPO) diferem nos elementos que a compem, assim como nas frases (ou formulas) atmicas que podem ser formadas a partir deles: os nomes, que designam objectos, ou constantes individuais; e os predicados, que determinam propriedades ou relaes, cuja aridade define o nmero de nomes com os quais se compe para formar uma frase atmica. Aquilo que todas as LPO partilham so as conectivas e os quantificadores, que nos permitem constrtruir frases mais complexas a partir daqueles elementos mais simples. Tendo em conta a inexistncia de uma LPO predefinida que permitisse traduzir o domnio escolhido, propsse ento partir do modelo informal mapa de conceitos previamente elaborado, de onde foram extrados alguns elementos no sentido de se criar uma representao do domnio Pea de Teatro em Lgica. Tomouse ainda a Comdia Apanhados na Rede como um exemplo possvel para concretizar o domnio proposto e dele extrar alguns nomes. Trata-se de uma Pea de Teatro baseada num texto de Ray Cooney, encenada por Antnio Feio e Fernando Gomes, com interpretao de Claudia Cadima, Eduardo Frazo, Joo Maria Pinto, Joana Estrela, Jorge Mourato, Jos Pedro Gomes e Snia Arago. No quadro seguinte encontram-se listados os nomes e predicados seleccionados, aos quais se associou a respectiva interpretao em linguagem natural (Portugus):

Interpretao em LN Apanhados na Rede (nome da pea de teatro) Antnio Feio (nome de um encenador) Fernando Gomes (nome de um encenador) Jos Pedro Gomes (nome do actor principal) Claudia Cadima (nome de uma actriz) Eduardo Frazo (nome de um actor) Joo Maria Pinto (nome de um actor) Joana Estrela (nome de uma actriz) Jorge Mourato (nome de um actor) Snia Arago (nome de uma actriz) Comdia (nome de um gnero teatral) Interpretao em LN x uma pea de teatro x um encenador x um actor x (desempenha um papel) principal x (desempenha um papel) secundrio x um gnero teatral x um texto x conduzida por y x dirige y x baseia-se em y x determina y x representa y

Nomes em LPO apanhados antonio fernando jose claudia eduardo joao joana jorge sonia comedia Predicados em LPO PecaTeatral (x) Encenador (x) Actor (x) Principal (x) Secundario (x) GeneroTeatral (x) Texto (x) Conduzida (x,y) Dirige (x,y) Baseada (x,y) Determina (x,y) Representa (x,y)

Deste modo, estamos agora em condies de formular algumas frases gerais acerca do domnio, ou concretizadas atravs do mundo representado (deve ter-se em conta que a ordem dos nomes no indiferente na composio de frases atmicas, sobretudo quando envolvem relaes, assim como importante a ordem das frases atmicas quando inseridas em frases complexas, sendo essa ordem fundamental tanto para a compreenso do seu significado como para a atribuio do seu valor de verdade):

A. Apanhados na Rede uma pea de teatro.


PecaTeatral (apanhados)

B. Cada actor desempenha um papel principal ou um papel secundrio.


(Actor (jose) Principal (jose)) (Actor (sonia) Secundario (sonia))

C. As peas de teatro tm que ser conduzidas por um encenador.


PecaTeatral (apanhados) (Encenador(antonio) Conduz(antonio,apanhados))

D. Todas as peas de teatro so representadas por actores.


x [PecaTeatral (apanhados) y (Actor (joana) Representa (joana,apanhados))]

E. Nem todas as peas de teatro so comdia.


x (PecaTeatral (apanhados) Generoteatral (comedia))

neste caso, verifica-se que a frase falsa no mundo tomado...

2.2. Usar a representao escolhida para extrair algumas consequncias lgicas Conforme j foi referido, o raciocnio lgico recorre a um mtodo dedutivo, de modo a extrar concluses a partir de algumas afirmaes prvias. A esse mtodo chama-se, em Lgica, prova: uma prova uma demonstrao passo-a-passo de que uma dada concluso (por ex. S) decorre de algumas premissas (por ex. P; Q; R). Funciona atravs do estabelecimento de uma srie de concluses intermdias, cada uma das quais uma consequcia bvia das premissas originais e das concluses intermdias previamente estabelecidas. A prova termina quando finalmente se assume S como uma consequncia bvia das premissas originais e das concluses intermdias. (BARWISE, 2000: 46-47) As provas podem assumir duas formas de expresso: a informal, uma descrio em linguagem natural dos passos que conduzem concluso; a formal, recorre a um nmero fixo de regras (padres de inferncia) que permitem a validao mecnica para cada tipologia de smbolos envolvidos nas frases e apresenta-se sob uma forma grfica especfica. De seguida apresentam-se alguns exemplos possveis de extraco de consequncias lgicas, recorrendo a provas, a partir da representao escolhida para o domnio proposto:
Prova formal para a frase B. - Cada actor desempenha um papel principal ou um papel secundrio:

Prova formal para a frase C. - As peas de teatro tm que ser conduzidas por um encenador:

Prova informal para a frase D. - Todas as peas de teatro so representadas por actores:

x [Actor (y) x PecaTeatral (x) Representa (y,x))] x [PecaTeatral (x) y (Actor (y) Representa (y,x))]

Assume-se a premissa onde se que afirma que existe algum actor que representa todas as peas de teatro. Assim, pelo menos um actor representa todas as peas de teatro. Tomemos c como um desses actores. Para provar a concluso vamos utilizar uma prova condicional geral. Assumimos que d uma pea de teatro. Queremos provar que d representada por qualquer actor. Mas se todas as peas de teatro so representadas por c, ento d representada por c. Portanto d representada por qualquer actor, por introduo do existencial. Uma vez que d era uma pea de teatro arbitrariamente escolhida, a concluso decorre da premissa inicial.

3.

Concluso

A representao de um dado domnio utilizando uma linguagem de Lgica de 1. Ordem no to simples como poder parecer primeira vista. A transposio dos conceitos e relaes estabelecidos previamente no modelo informal obrigou construo de uma linguagem de primeira ordem (LPO), colocando-se dificuldades que foram desde a simples seleco dos elementos mais adequados (nomes e predicados) para proceder respectiva caracterizao, assim como necessidade de encontrar um vocabulrio simples de modo a afastar a possibilidade de leituras ambguas, levando por vezes a uma reavaliao e consequente reinterpretao dos mesmos.

Bibliografia consultada BARWISE, Jon, ETCHEMENDY, John Language proof and logic . Stanford, CA : Center for the Study of Language and Information, cop. 2000. ISBN 1889119083.

You might also like