You are on page 1of 10

Fenmenos de Transporte

MECANISMOS COMBINADOS Na maioria das situaes prticas ocorrem ao mesmo tempo dois ou mais mecanismos de transferncia de calor atuando ao mesmo tempo. Nos problemas da engenharia, quando um dos mecanismos domina quantitativamente, solues aproximadas podem ser obtidas desprezando-se todos, exceto o mecanismo dominante. Entretanto, deve ficar entendido que variaes nas condies do problema podem fazer com que um mecanismo desprezado se torne importante. Como exemplo de um sistema onde ocorrem ao mesmo tempo vrios mecanismo de transferncia de calor considerado uma garrafa trmica. Neste caso, pode-se ter a atuao conjunta dos seguintes mecanismos esquematizados na figura a seguir.

ANALOGIA ENTRE RESISTNCIA TRMICA E RESISTNCIA ELTRICA Dois sistemas so anlogos quando eles obedecem a equaes semelhantes. Isto significa que a equao de descrio de um sistema pode ser transformada em uma equao para outro sistema pela simples troca dos smbolos das variveis. Por exemplo, a equao que fornece o fluxo de calor atravs de uma parede plana pode ser colocada na seguinte forma :

O denominador e o numerador podem ser entendidos assim :

( T ) , a diferena entre a temperatura da face quente e da face fria, consiste no


potencial que causa a transferncia de calor

( L / k.A ) equivalente a uma resistncia trmica (R) que a parede oferece transferncia de calor

Portanto, o fluxo de calor atravs da parede pode ser expresso da seguinte forma:

Dada esta analogia, comum a utilizao de uma notao semelhante usada em circuitos eltricos, quando representamos a resistncia trmica de uma parede ou associaes de paredes. Assim, uma parede de resistncia R, submetida a um potencial T e atravessada por um fluxo de calor, pode ser assim representada:

ASSOCIAO DE PAREDES PLANAS EM SRIE

Portanto, para o caso geral em que se tem uma associao de paredes n planas associadas em srie o fluxo de calor dado por:

ASSOCIAO DE PAREDES PLANAS EM PARALELO

Considerando um sistema de paredes planas associadas em paralelo, submetidas a uma fonte de calor , de temperatura constante e conhecida, de um lado e a um sorvedouro de calor do outro lado, tambm de temperatura constante e conhecida, do outro lado. Assim, haver a transferncia de um fluxo de calor contnuo no regime permanente atravs da parede composta. Como exemplo, analisada a transferncia de calor atravs da parede de um forno, que pode ser composta de uma metade inferior de refratrio especial (condutividade k2) e uma metade superior de refratrio comum (condutividade k1), como mostra a figura 3.8. As seguintes consideraes so feitas:

Todas as paredes esto sujeitas a mesma diferena de temperatura; As paredes podem ser de materiais e/ou dimenses diferentes; O fluxo de calor total a soma dos fluxos por cada parede individual.

Portanto, para o caso geral em que temos uma associao de n paredes planas associadas em paralelo o fluxo de calor dado por :

Em uma configurao em paralelo, embora se tenha transferncia de calor bidimensional, freqentemente razovel adotar condies unidimensionais. Nestas condies, admite-se que as superfcies paralelas direo x so isotrmicas. Entretanto, medida que a diferena entre as condutividades trmicas das paredes ( k1 - k2 ) aumenta, os efeitos bidimensionais tornam-se cada vez mais importantes.

Usando a analogia eltrica, o circuito equivalente parede composta :

Resistncia trmica na parede cilndrica:

O conceito de resistncia trmica tambm pode ser aplicado parede cilndrica. Devido analogia com a eletricidade, um fluxo de calor na parede cilndrica tambm pode ser representado como:

Resistncia trmica na parede esfrica: O conceito de resistncia trmica tambm pode ser aplicado parede esfrica.

RESISTNCIA TRMICA NA CONVECO

MECANISMOS COMBINADOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR (CONDUO E CONVECO)

EFEITO COMBINADO CONDUO - CONVECO - RADIAO

Coeficiente Global de Transferncia de Calor. Para contornar as dificuldades encontradas na soluo dos problemas de transporte de calor prtica comum em engenharia escrever a velocidade de transporte de calor em termos do coeficiente global (U) de transporte de calor. O conceito de coeficiente de transporte de calor til, porm no nos permite realmente evitara natureza basicamente complexa do problema. Geralmente o transporte de calor um processo no qual ocorrem vrios mecanismos em srie e em paralelo. O procedimento de analisar o sistema atravs de um valor mdio traz frequentemente clara vantagem de preservar a linearidade do sistema de equaes de transporte de calor. Leva, portanto, possibilidade de se obterem solues analticas para problemas, que, de outra forma, teriam que ser analisados numericamente. A expresso mais comum de se apresentar o coeficiente global de transporte de calor : U =

1 sendo A = rea externa da superfcie. (coeficiente global de R .A

transferncia de calor baseado na rea externa de contato)

METODOLOGIA DE RESOLUO DE PROBLEMAS EM TRANSFERNCIA DE CALOR

De modo a se obter maior produtividade, a resoluo de problemas de transferncia de calor deve seguir um procedimento sistemtico que evite a "tentativa-e-erro". Este procedimento pode ser resumido em 5 itens:

1. Saber: Leia cuidadosamente o problema; 2. Achar: Descubra o que pedido; 3. Esquematizar: Desenhe um esquema do sistema. Anote o valor das propriedades; 4. Resolver: Desenvolver a resoluo mais completa possvel antes de substituir os valores numricos. Realizar os clculos necessrios para obteno dos resultados. 5. Analisar: Analise seus resultados. So coerentes? Comente se necessrio

Exemplo- Exerccio (provo de 1998).

Um engenheiro e um arquiteto, responsveis pelo projeto completo de um edifcio escolar neste pas tropical, encontram-se em fase de avaliao do comportamento trmico do edifcio, pois o proprietrio j disse que no haver ar-condicionado nas salas, mas no quer ouvir reclamaes dos alunos e professores quanto ao conforto.

Depois de vrias melhorias de projeto quanto ao isolamento trmico da cobertura, janelas e demais elementos do edifcio, o engenheiro concluiu que, se a parede de alvenaria de um tijolo de sua fachada oeste fosse alterada, de modo tal que o seu Coeficiente Global de Transferncia de calor, U, fosse reduzido metade, as condies de conforto seriam adequadas, sem necessidade de ar-condicionado. O engenheiro efetuou, ento, outro estudo alternativo para a fachada oeste, que crtica sob o ponto de vista das trocas de calor, passando da parede de um tijolo macio comum (espessura = 20 cm + 2 x 1 cm de argamassa de revestimento) com detalhes de sua alvenaria ilustrados na figura 1, para duas paredes de meio tijolo macio, com um colcho de ar de 5 cm no meio, conforme figura 2. As dimenses do tijolo macio so 20 x 10 x 5 cm e as juntas verticais e horizontais de argamassa de assentamento tambm possuem 1 cm. So fornecidos tambm os esquemas adotados para os circuitos eltricos equivalentes das paredes (disposio das resistncias trmicas do tijolo, das argamassas de assentamento, de revestimento e das resistncias de conveco). Sendo voc este engenheiro, procure resolver os problemas abaixo.

a) Calcule o Coeficiente Global de Transferncia de Calor U1 [W / (m2 C) ] para a primeira alternativa. Os projetistas sabem que este coeficiente a principal referncia em termos de admisso de calor no vero ou perda no inverno, sendo ambas indesejveis. Realize os clculos para esta alternativa considerando que 1 m2 de parede em sua vista frontal seja constitudo de 0,76 m2 de tijolos e 0,24 m2 de argamassa de assentamento. b) Calcule o novo coeficiente global de transferncia de calor U2 para a parede da figura 2. Realize os clculos para 1 m2 de parede, considerando desta vez que em 1 m2 os tijolos ocupam 0,79 m2 e que 0,21 m2 sejam de argamassa de assentamento. Este Coeficiente Global de Transferncia de Calor U2 satisfaz a condio de conforto prevista pelo engenheiro (metade de U1 )? SIM ou NO? Justifique, calculando a reduo percentual em relao ao U1 anterior.

You might also like