You are on page 1of 20

TIPOGRAFIA

PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

01-20

SE EU SEI LER? BOM, TIPO ASSIM...

SE PREFERIR, ESTUDE PARA A PROVA A PARTIR DA PGINA NMERO 5 .

um absurdo como nos acostumamos rpido com os milagres do conhecimento humano. Eu mesmo sou um exemplo, digitando agora um texto em frente a uma caixa de luz, esse tal de computador. E apesar dos prodgios que ele capaz, no me maravilho mais com seus dotes. Estou to acostumado que s olho seus defeitos. Parece casamento. Mesmo eu, que sou capaz de lembrar do tempo que os computadores no existiam, das duras penas que passava para criar e produzir um simples anncio. Nossos filhos vo olhar os computadores com tanta ou maior indiferena. Vo nascer acostumados com o milagre da informtica. Talvez seja por esta razo que poucos se entusiasmam com o milagre da escrita: porque nascemos em um mundo com 5 mil anos de comunicao escrita. Mas faa um esforo e tente lembrar da poca que voc era uma criana, e que via as letras meramente como formas e desenhos, impressas em cubinhos coloridos de madeira, em formatos de quebra-cabea de espuma etc. Desculpe a rispidez mas voc era um analfabeto completo. Aos poucos foram lhe ensinando a falar fonemas separadamente e associ-los com aquelas forminhas de borracha de sandlia Samoa. Voc aprendeu a desenhar as letrinhas e entender que elas representavam um som. G de gato, Z de zabumba. E voc foi aos poucos juntando aqui e ali e, puf, caiu a ficha. - Me, essas letrinhas so mgicas! Fonemas, slabas e palavras! Por que no me contaram isso antes?
PRIMEIRO PERSONAL COMPUTER APPLE - 1977

Sinta-se privilegiado. Vivemos em um mundo onde o analfabetismo ainda uma realidade para 20% da populao do globo. A ltima pesquisa do IBGE relata que 25% da populao brasileira est alfabetizada a ponto de entender claramente o significado de um texto. 67% entendem parcialmente (o que se chama de anafalbetismo funcional, o sujeito sabe ler mas no entende o que se quis dizer) e 8% totalmente analfabeta. E muita gente no se toca disso, achando que o ato de ler compulsrio ao nascimento, e no uma evoluo do conhecimento humano que exige sua participao ativa. Como o corpo, a arte de ler e interpretar precisa se exercitar, tomar sol e se alimentar diariamente. Este o milagre. Exatamente aqui e agora, pequenos rabiscos pretos numa folha branca, separadas por espaos brancos, esto fazendo uma ponte invisvel (wireless) entre eu e voc, entre minha mente e a sua. E isso a soma de vrias contribuies, de gente que viveu h milnios e que no se importou de cobrar direitos autorais. Letrinhas que simbolizam sons que juntas simbolizam conceitos. Que grande sacada, no? Devamos abrir uma champanhe toda vez que lssemos um texto. Bom, acho que exagerei mas talvez um analfabeto, que nunca teve oportunidade de aprender a ler, pense como eu, e deva ficar muito revoltado vendo bibliotecas vazias e livros empoeirados nas prateleiras frias de lato. Milagres acontecem todos os dias. O ato de ler, o ato de pensar, criar, so verdadeiros milagres. Faa por merec-los.

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

02-20

QUEM FOI O CRIATIVO QUE BOLOU A ESCRITA?


No existe relato de quem inventou a escrita. No temos o crdito. Ela pode ter surgido em vrios locais e momentos histricos diferentes ou pode ter se originado em um local e se propagado para os outros povos e culturas. O manuscrito mais antigo do mundo data de aprox. 5 mil anos antes de Cristo. Foi encontrado na ndia e relata prticas e exerccios espirituais, como a Yoga. So textos em snscrito, uma lngua fontica (que representa sons) to concisa e completa que no considerada uma lngua, e sim uma linguagem cientfica. Seus sinais fonticos lembram frmulas da Fsica e da Matemtica. Provavelmente, a escrita cuneiforme dos babilnicos e as outras lnguas fonticas se desenvolveram a partir da. Outra escrita, a Chinesa, (aprox 4.000 a.C.) bem diferente do Snscrito. Ao invs de sons, os sinais simbolizam idias, sentimentos, aes, objetos, conceitos. Cada sinal, uma palavra. So chamados de ideogramas. Parecida com os hieroglifos egpcios, mas muito mais complexa, seus cones (sinal que se assemelha em forma a uma ao ou conceito) so estilizaes de idias e conceitos bsicos, e vo se juntando formando as frases. Com o tempo, os desenhos foram se estilizando a tal ponto que ficou difcil perceber sua similaridade com o objeto ou ao que representava, transformando-se em smbolos (sinais que arbitrariamente representam idias, sons ou conceitos) Mas muitos dos ideogramas so verdadeiros loguinhos do que representam. Por ser muito extensa (so 80 mil ideogramas), o Mandarim uma das lnguas mais difceis de se aprender, mas a que mais exige do crebro. Afinal, misturando sons (fontica), smbolos arbitrrios (memria) e cones (associao por semelhana de formas), vrias partes do crebro precisam trabalhar ao mesmo tempo para decodificar um ideograma.

SINESTESIA E A ESCRITA FONTICA


Na aula sobre Sinestesia (veja explicao mais adiante), comentamos uma teoria que comprova a relao entre os gestos e a fala. Conexes neurais facilitam a associao dos sons emitidos pela boca com os gestos das mos. Observe um italiano parlando e voc entender o que estes cientistas querem dizer. Esta relao entre as duas reas motoras que controlam os movimentos musculares das mos e da boca chamada de Sincinesia. No confunda com Sinestesia, que a relao entre dois ou mais sentidos. Esta teoria d suporte para outra que especula a origem da linguagem fontica (baseada nos sons). A grande maioria dos lingistas concordam que a linguagem oral deve ter se iniciado com os gestos e com a postura corporal. Para se ter idia de quanto a linguagem corporal importante, veja s esta pesquisa: Quando algum se comunica com voc, a sntese do que voc entendeu formada por uma combinao de linguagens que interpretamos instantaneamente. 10% depende do significado das palavras que foram ditas 30% depende de como foram ditas (entonao) 60% depende dos gestos e da postura corporal.

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

03-20
Voltando tese dos neurocientistas V. S. Ramachandran e E. M. Hubbard, baseados nos estudos de Patricia Greenfield da UCSD (Universidade da Califnia, San Diego-USA), outra conexo neural pr-existente, que conecta as reas motoras na parte frontal do crebro com a audio e a viso, na parte posterior do crebro, indicam que temos facilidade para associar tudo o que vemos e ouvimos com movimentos da lngua e do maxilar. Puxa, finalmente descobrimos porque mordemos a lngua ou os lbios quando precisamos colocar uma linha no buraco da agulha. J sabemos porque mastigamos algo invisvel quando cortamos com a tesoura. Mas o que isso tudo tem a ver com Tipografia? Calma, eu sei que s vezes demoro muito para chegar aos finalmente, mas para que voc entenda a essncia das coisas e no simplesmente decore. E v aprendendo, preliminares so muito importantes, se que voc me entende. As regras de diagramao, de escolha tipogrfica, no podem ser arbitrrias, elas so feitas por e para humanos. Elas so fruto da observao do que funciona e do que no funciona. Mas muitas s existem por pura tradio. Nada melhor que estudar as novas teorias sobre a percepo do homem contemporneo para descobrir quais regras so inteis, mantidas apenas pela repetio, e quais realmente fazem a diferena. como praticar o Kama Sutra, fazer suas adaptaes e selecionar o que realmente valeu a pena. Isto poder, poder de criar e selecionar qualidade. Por isso as longas preliminares. Para entrar no clima. Se voc quiser apenas reproduzir mecanicamente o que existe por a sem se envolver, sem gastar fosfato, s passar para os captulos finais.

SINESTESIA OPCIONAL OU VEM DE FBRICA?


A Sinestesia um distrbio que afeta pessoas normais em outros aspectos, para quem dois ou mais sentidos se misturam instantaneamente, como num curto-circuito sensorial. hoje considerado um dom. 1 em cada 15 mil pessoas sinestsica. Recentemente, descobriu-se que existe uma rea no interior do crebro, chamada de TPO (temporal, parietal, occiptal) onde convergem os sinais dos 5 sentidos. Alguma m formao, doena ou trauma fsico pode fazer com que estes caminhos se cruzem em uma espcie de curto-circuito neural nos sinestsicos (do grego Syn- junto, tudo) e Aisthesis- sensao, percepo). Veja a imagem esquemtica. Sinais neurais da retina viajam para a parte posterior do crebro. L esses sinais so separados como cor, forma, textura movimento e profundidade. Seguem at a rea de representao numrica, onde pode acontecer o "curto". Outra hiptese, mais provvel, o curto acontecer na juno TPO, que se ocupa, alm da viso, dos conceitos de seqncia e quantidade, e processa os sons da fala. A juno TPO muito prxima tambm do crtex do paladar (nsula) e do tato pelas mos (crtex adjacente). A Sinestesia sete vezes mais comum em pessoas criativas que na populao em geral. Existem mais sinestsicos canhotos que destros. Por causa das conexes entre sentidos mais

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

04-20
acentuada, os sinestsicos tm facilidade em elaborar metforas e associaes entre grupos de conhecimento bastante distintos, o que acelera o surgimento de novas idias e conceitos, tanto artsticos como cientficos. As misturas mais comuns entre os sinestsicos : Nmeros e letras que evocam cores Formas que evocam sons e cores - Sons que evocam sabores e cores.

DE SINESTSICO E LOUCO, TODO MUNDO TEM UM POUCO


Outras pesquisas concluram que, at os 6 meses, as conexes cerebrais dos 5 sentidos nascem e se mantm interligadas e vo, lentamente, se especializando e se desconectando. Os sinestsicos podem ter mantido essas conexes por alguma razo desconhecida. Gentica ou educao? No se sabe ainda qual o fator determinante. O que sabemos que essa halilidade de fazermos conexes, associaes, metforas etc, so resqucios desta tendncia do crebro de tentar entender o que percebe fazendo associaes entre os sentidos. por isso que todo mundo um pouco sinestsico quando exercita a criatividade.

MEMRIA HOLOGRFICA E SINESTESIA


Informaes captadas pelos sentidos formam os hologramas mentais (Holografia - do grego Holo-todo e graphis-imagem) de nossa memria. Acessando um dos canais sensoriais (viso, audio, olfato, tato ou paladar) temos acesso a toda informao captada. O mais interessante que, mesmo quando o objeto de interesse se limita a sensibilizar apenas 1 sentido, como uma msica instrumental por exemplo, o crebro, inconscientemente, faz associaes e recria a informao dos outros 4 sentidos, para que o dado armazenado possa ser mais facilmente lembrado ou compreendido. Parte da nossa inteligncia reside na habilidade de associar estas memrias de formas inovadoras.

FORMA, SOM E TATO. TUDO AO MESMO TEMPO AGORA


Uma prova de que nosso crebro estabelece constantemente relaes entre os sentidos o exerccio que fizemos em sala (Bouba e Kiki). Qual das duas figuras uma "kiki" e qual uma "bouba"?

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

05-20
Em pesquisas individualizadas com mais de 5 mil pessoas, mais de 90% dos entrevistados escolhem o borro tipo ameba como Bouba e a outra forma pontiaguda como Kiki. Isso demonstra a habilidade do crebro de associar caractersticas e percepes abstratas, como forma, som e tato. A forma com pontas sugere um tato cortante e perfurante, que combina com sons rspidos, com a letra K e que exigem movimentos de lngua e do maxilar bruscos. E sabores cidos, que por sua vez lembram cores ctricas e por a vai...Alis, rspidos, cidos, ctricos... A forma mais arredondada e suave parece combinar com movimento lento da lngua e dos lbios para o som "bouba" e com as letras B e O. Pessoas com prejuzo de performance na rea da juno TPO perdem a capacidade de casar forma e som.

E AGORA, CAIU A FICHA?


isso, demoramos mas chegamos. Formas sugerem sons que sugerem tatos. A ordem dos fatores no importa. Transportando isso para a Tipografia, fcil perceber que os desenhos das letras que escolhemos para escrever um texto tm voz prpria. E muitas vezes podem dizer, pela forma, exatamente o contrrio do que voc escreveu. Veja o exemplo:

TIPOGRAFIA. A VOZ DO TEXTO.


Voc j percebeu que, quando est lendo um texto, como se uma voz interna bem baixinha repetisse tudo o que voc est lendo? Isso acontece com todo mundo. Mas difcil notar pois quando conscientemente queremos ouvir, ela parece que soa falsa. como a respirao, sabemos que respiramos mesmo quando no pensamos nela. Mas enquanto pensamos no ato, parece que respiramos artificialmente. Voc j ouviu falar em Leitura Dinmica? Aqueles caras que lem livros e livros folheando pginas como se folheassem a revista Caras? , eles conseguem ler uma pgina literalmente num piscar de olhos. Parte da tcnica consiste em treinar nosso crebro a ler as letras sem precisar balbuci-las no crebro. Nossa velocidade de leitura muito parecido com o da fala por causa disso. Sem essa conexo, somos capazes de ler mais rapidamente. Mas ser que se entende com a mesma profundidade? Bom, eu receio que no, mas como no estudei a fundo, deixemos a Leitura Dinmica de lado. O fato que falamos internamente o que lemos para darmos um colorido interpretao do texto. Como dissemos anteriormente, 30% do que falamos depende da entonao do que dito, e no das palavras. J pegou? Isso mesmo, a fonte faz o papel da entonao! ela, com suas formas, espaamento e ritmo que sugere o timbre (qualidade do som, o que difere sua voz de outra pessoa) e a entonao (o teor emocional e a melodia das frases) do texto que estamos lendo.
ANNCIO - ESTAO DE RDIO SAX

como escolher um locutor para ler um texto de rdio. Ou um VJ para apresentar um programa de clipes. Voc escolhe pelo timbre, pela entonao, grau de formalidade e ritmo que combinam com o contedo e com o clima que voc quer dar ao texto. Com um DJ, o visual e a postura tambm contam bastante. Mas no rdio, se texto e locuo esto no mesmo clima, tudo em cima. Quando no combinam, o resultado pode ser

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

06-20
bem engraado. Quer um exemplo? Imagine o Cid Moreira e o Srgio Chapellen anunciando os clipes da MTV. Nada a ver. Veja outros exemplos nestas placas totalmente equivocadas:

Se quiser, faa um teste. Fixe a placa seguinte em uma vaga de estacionamente e espere algum levar a srio. Apesar de estar escrito que a multa pesada, a forma das letras fala mais alto. No mnimo, vo achar que pegadinha.

s vezes o texto que pede ironia. A sim a fonte combina com a voz do texto:

Agora, uma placa que confirma diretamente a inteno do texto. Deu para perceber como a tipografia escolhida pode reforar ou neutralizar a inteno de um texto?

Vamos treinar mais um pouco? D uma lida na frase da pgina seguinte e observe como as primeiras 3 fontes escolhidas no combinam com a entonao que o texto pede.

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

07-20

Deu para perceber como as fontes acima tiram todo o peso dos palavres? Mas no existe uma fonte certa para cada texto. Existem vrias possibilidades de combinaes. Veja s:

Mesmo quando o texto exige formalidade, d para experimentar bastante:

Quando a fonte no combina com o contedo do texto, nossa mente tenta entender a frase a partir de personagens sugeridos pela fonte. Veja as trs opes abaixo. Um mecnico irnico? Um malandro sofisticado? Stephen Hawking falando atravs do seu computador?

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

08-20

COMO CLASSIFICAR UMA FONTE?


Bom, como a Tipografia uma matria muito mais especfica para os cursos de Design Grfico, preferi resumir a matria dando destaque aos pontos mais importantes para a Comunicao Publicitria. Os futuros diretores de arte podem se aprofundar no estudo lendo os livros indicados na bibliografia do curso. Um livro bsico e simplificado o de Cludio Rocha - Anlise e produo de fontes digitais, da Editora Rosari, 126 pginas, 2002. Todos os softwares de editorao disponibilizam diversas fontes (conjunto de caracteres letras-nmeros-sinais- cujo desenho segue um mesmo padro bsico de construo). Fontes so muito fceis de achar. O difcil saber separar o joio do trigo, ou melhor, o man do pel. Desenhar uma fonte pode parecer fcil mas um trabalho pra l de minucioso. E como pouca gente tem sensibilidade e conhecimento para escolher bem uma fonte, somos obrigados a ver na rua verdadeiros assombros. Outro lado da questo que, por causa do excesso, muitas pessoas escolhem a fonte por preguia, esta inseparvel companheira, escrevendo tudo com a mesma entonao. Por isso vivemos a ditadura das fontes Arial e Times. Um belo pesadelo para quem sabe da importncia da Tipografia.

APRENDA TIPOGRAFIA DE OUVIDO. E DE PARTITURA


Se voc quer ficar nessa mesmice de Arial e Times, tudo bem. Mas se voc quer finalmente aprender os segredos da Tipografia, dedique-se a ouv-la. meio que Matrix, o filme. como se voc enxergasse os cdigos visuais, o mainframe por trs da simples leitura. Ouvir as fontes um bom comeo para criar seu repertrio. Mas legal tambm voc saber as diferenas bsicas entre os principais estilos de fontes antes. como aprender msica. Seu ouvido se apura cada vez mais quando voc aprende a ler as partituras. E para ajudar, existem algumas classificaes tipogrficas que os acadmicos usam para poder organizar as milhares de fontes que dispomos hoje no mercado, baseado na histria da Tipografia, nas diferenas de estilo, mais perceptveis na inclinao das letras, no desenho das hastes e das serifas. um pouco chato, voc tem razo, mas d um bom referencial para suas escolhas. So ao todo 4 classificaes principais e uma complementar.

TIPOS DE METAL FUNDIDOS EM LINOTIPO, MONTADOS PARA IMPRESSO JUNTO COM CLICH DE CAPITULAR.

Basto, Elzevir, Didot e Egipciana.

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

09-20

BASTO - SEM SERIFA


Antigamente chamadas de antiqua, lapidria, gothic, grotesca ou sans serif, a forma mais simples e legvel de caractere grfico. Sem adornos, as principais caractersticas das fontes bastonadas so a ausncia de serifa (pequeno trao na extremidade das hastes de uma letra, tambm chamada de remate, filete). Seu desenho foi inspirado nas inscries em pedra ou argila fresca feita pelos fencios e gregos. Lembra? Foram os fencios que ESCRITA CUNEIFORME (em forma de cunha), desenvolveram os sinais fonticos (sinais que representam PRECURSORA DO ALFABETO FENCIO - MESOPOTMIA sons da fala humana) que resultaram no alfabeto grego e no nosso moderno alfabeto fontico. Os desenhos definidos pelos fencios eram simples e legveis, fceis de se aprender e de memorizar. Os fencios eram mercadores e viviam nos mares negociando com diversas tribos. Criaram este sistema fontico sem firulas para fazerem negcios com mais praticidade. triste saber que o bero da civilizao, da escrita fontica e dos nmeros decimais, a Mesopotmia (hoje Ir, Iraque e Jordnia), hoje representa o centro de um conflito entre os E.U.A. e o Resto do Mundo. Inspirado neste estilo de desenho simplificado, muitas fontes foram desenvolvidas, principalmente a partir de 1900, quando movimentos artsticos (Art Deco, Modernismo) pregavam o abandono do exagero decorativo em prol da praticidade que a vida moderna, impulsionada pela Revoluo Industrial, exigia.

CARTAZ FRANCS INSPIRADO NA ART DECO E NO EXPRESSIONISMO - 1912

Tecnicamente, fontes do tipo Basto so timas para textos curtos ou com corpos de letras pequenos, como legendas por exemplo. Mas funcionam tambm para ttulos (veja o caso de jornais vespertinos e de esportes). A maioria no utilizada em manchas de textos longos, pois o desenho simples e geomtrico um pouco montono ao olhar, o que faz perder o interesse no texto. Mas algumas fontes basto com variao humanista (que se aproximam das propores ureas, valorizadas no Renascimento) nas hastes e na proporo altura/largura, so muito boas para manchas de texto tambm. o caso da Gill Sans e da Dax. A voz que elas geralmente expressam combinam com textos prticos, tcnicos ou bastante jovens, com um estilo mais direto e coloquial. Com uma leve inclinao (italic), do uma dinmica acelerada ao texto e diagramao, perfeito para matrias e anncios sobre esporte e velocidade. As suas verses mais pesadas (mais grossas) combinam com tons mais rspidos, sem frescuras, exageradamente diretos. Em caixa alta (em maisculas), tambm chamada de letras garrafais, parecem que esto gritando o ttulo de to diretas que se apresentam. Por isso so muito utilizadas em jornais vespertinos (que saem tarde), jornais sobre violncia ou esportes. As suas verses light combinam muito bem com o estilo moderno, minimalista e urbano clean, pois renem praticidade com a esttica da beleza magra, to na moda hoje em dia. Vide campanhas do Shopping Iguatemi, do Leite Molico, etc.

CARTAZ ITALIANO INSPIRADO NO MOVIMENTO FUTURISTA. 1920

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

10-20

As fontes mais representativas desta classifcao so: Akzidens Grotesk - (1896-Berthold-Alemanha) Grotesk, em alemo, significa sem serifa. Franklin Gothic (1905-American TypefoundriesATF). a fonte utilizada ainda hoje pela revista Colors, da Benetton. O final de algumas hastes no terminam em ngulo reto, o que quebra um pouco a rigidez de suas formas. Underground (1915-Edward JohnstonInglaterra). Encomendada para o logo e sinalizao do Metr de Londres. Bauhaus (1925-Herbert Bayer- Escola Bauhaus-Alemanha). Com o nome inicial de Universal, tem letras com desenhos em crculo perfeito, quebrando a proporo humanista de altura e largura. Desenhada na lendria escola de artes aplicadas Bauhaus, hoje usada em vinhetas da MTV e na revista TPM.

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

11-20
Futura (1927-Paul Renner-Alemanha). Inspirado na fonte Bauhaus e nos movimentos modernistas, essa fonte utilizada maciamente na publicidade. Os anncios da Volkswagen so todos feitos com esta famlia. Gill Sans (1928-Eric Gill- Inglaterra). Baseado na Underground, Gill desenvolveu esta fonte que equilibra um pouco o geometrismo da Bauhaus com a variao de espessura das hastes mais prxima das fontes serifadas, o que cria um agradvel ritmo de leitura. Helvtica (1956-Max Miedinger, funcionrio da Haas - Sua). Teve seu apogeu nas dcadas de 60, 70 e 80. Muito utilizada em textos tcnicos pela sua incrvel legibilidade e qualidade de impresso em pequenos tamanhos, como bulas de remdio, por exemplo. Univers (1957-Adrian Frutiger, suo, funcionrio da Deberny & Peignot-Frana). Frutiger foi um dos primeiros tipgrafos a fazer uma famlia completa de pesos de letra (light, normal, medium, bold, extra bold) numerando as variaes de acordo com a espessura das hastes. O mesmo Frutiger, em 1990, lanou uma basto de muito sucesso com seu nome.

ANNCIO VOLKSWAGEN

CATLOGO ORIGINAL - LANAMENTO FONTE UNIVERS

CATLOGO ORIGINAL LANAMENTO FONTE FUTURA

Optima (1958-Hermann Zapf- Alemanha) - Uma fonte sem serifa mas com variao nas hastes tpicas das fontes romanas com serifa (propores humanistas). Muitos acadmicos no a consideram uma fonte Basto por causa dessas caractersticas mixadas. Seu estilo neutro e equilibrado se adequa perfeitamente para manchas de texto. Bell Centennial (1978-Matthew Carter-Inglaterra). Encomendada para as listas telefnicas Bell, Matthew resolveu o problema criando uma fonte legvel e naturalmente condensada, o que diminua o tamanho das linhas de texto. Syntax (1969-Hans Eduard Meier-Alemanha) Verdana (1998- Matthew Carter, criada para a Microsoft). Neste caso Matthew foi contratado para criar uma fonte capaz de melhorar a legibilidade dos textos nos monitores da poca. A fonte Verdana tem minsculas largas e altas para isso.
CATLOGO ORIGINAL LANAMENTO FONTE UNIVERSAL (BAUHAUS)

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

12-20

ELZEVIR - SERIFA FINA TRIANGULAR


Elzevir vem de Elzevier, o sobrenome de uma famlia de grficos holandeses do sculo XIX, muito populares na Frana. Eles eram especialistas em desenvolver e utilizar tipos inspirados nos caracteres romanos, timos para leitura de textos longos. Bom, vale a pena lembrar que nem os Gregos nem os Romanos (no incio do Imprio) escreviam com letras minsculas. As letras minsculas foram gradualmente encontrando seu espao durante a Idade Mdia, formando o alfabeto latino bicameral (ou seja que tem letras maisculas e minsculas de formas diferentes, como o A e o a), muito utilizado pelos copistas na edio de Bblias durante esse perodo.

PGINA COM ESCRITA GTICA MANUAL - 1440

Aps Gutemberg (1394-1468) ter inventado o tipo mvel de metal (ao lado) e revolucionado a forma de editar e reproduzir textos, os primeiros tipos desenhados tinham forte influncia dos manuscritos bblicos, de estilo gtico (letras esguias, hastes verticais grossas). Mas durante o Renascimento, com o resgate dos valores estticos da poca clssica de Gregos e Romanos, os desenhos de tipos sofreram forte influncia das Caixas Altas (Maisculas) romanas, modificando inclusive as caixas baixas (minsculas), que receberam tambm serifas. Mas o que e pra que serve uma serifa? Bom, j que voc perguntou, melhor eu responder agora. Voc j sabe que as letras gregas no tinham serifa. Tudo leva a crer que a serifa surgiu como uma soluo de arremate nas inscries direto nas pedras de mrmore dos edifcios pblicos romanos. As letras eram esculpidas na rocha e, para sumir com eventuais erros e para melhorar a percepo visual de alinhamento, os escultures faziam arremates em 90 graus nas extremidades das letras, de forma que quem as lesse de longe, no notasse alguns caracteres fora do alinhamento por barbeiragem do escultor. As serifas criam, por boa continuidade (ver Gestalt), a iluso de linhas horizontais, no topo e no cho, funcionando como aquelas linhas azuis dos cadernos de caligrafia. Com o tempo, um ajuste tcnico acabou virando ajuste esttico. Outros estudiosos especulam que, alm do arreDETALHE DE INSCRIES - COLUNA DE TRAJANO - ROMA mate visual, as serifas triangulares nas rochas ajudavam a tirar o gelo acumulado no inverno dentro das letras, Se o gelo ficasse incrustrado, as pedras poderiam rachar. Uma das verses mais bem desenhadas do estilo romano foi produzido pelo tipgrafo francs Nicolas Jenson (1420-80) na Itlia. At hoje, esta fonte serve de modelo e inspirao para redesenhos contemporneos de fontes no estilo romano, como por exemplo a fonte Adobe Jenson, lanada em 1990 pelo designer R. Slimbach, a pedido da Adobe.

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

13-20

Bom, como reconhecer uma fonte do estilo Elzevir? Elas possuem serifas triangulares (ver desenho), suas caixas baixas (minsculas) geralmente tm largura menor que altura, dentro de propores humanistas (proporo urea), suas hastes variam suavemente de espessura e suas letras so construdas com base em elipses inclinadas (veja as letras O e e). Esta pequena inclinao e a suave variao da grossura das hastes ajudam e muito em sua legibilidade. Por isso muito utilizada em manchas de texto de livros e jornais matutinos. Fontes Elzevir so, geralmente, polivalentes. Apesar de perfeitas para textos longos, tambm caem bem em ttulos, subttulos e legendas. Porm, muitas vezes tiram um pouco de originalidade do trabalho por serem muito similares entre si. Talvez por respeitarem muito as regras de boa legibilidade, essas fontes no possuem personalidade forte o bastante para impressionar em ttulos e logos, por exemplo.

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

14-20
As fontes mais representativas desta classificao so: Bembo Italic (1501-Francesco Griffo-Itlia). Aldus Manutius, o mesmo Aldus reverenciado no software Aldus Page Maker, reconhecido como o primeiro editor comercial da histria. Para baratear a produo e incluir mais texto em cada pgina, Aldus encomendou uma criao para Francesco Griffo, que pudesse compactar o texto sem perder em legibilidade e elegncia. Surgiu ento o termo Italic. Griffo, de Bolonha, criou um tipo inspirado nos copistas italianos, que tinham um estilo de escrita inclinado, prximo de um manuscrito informal. As letras minsculas eram inclinadas e as maisculas mantinham o desenho romano. Hoje, a grande maioria das fontes do Estilo Elzevir possuem sua verso em Italic. A fonte Bembo, da Monotype, foi baseada nos livros impressos com esta fonte de Griffo. Garamond (1530 ou 1546-Claud Garamond - Frana). Garamond inspirouse no desenho elegante das fontes de Nicolas Jenson e criou uma fonte que perdura at hoje. Com um desenho clssico e ao mesmo tempo orgnico, reconhecidamente uma das fontes mais elegantes do estilo romano. Mesmo sua verso em Italic mantm sua originalidade, sendo muito utilizada nas campanhas publicitrias do mundo inteiro. O redesenho mais fiel ao design de Claud Garamond o da Monotype Caslon (1720-William Caslon-Inglaterra). Caslon inspirou-se nos desenhos de fontes holandesas, que dominavam as editoras inglesas, para fazer sua fonte no estilo romano. Em pouco tempo, seu tipo era utilizado pelas grandes editoras europias, devido a sua tima legibilidade. Caslon foi o primeiro a montar uma empresa especializada em desenho de fontes, as chamadas Type Foundryes, como as modernas Momotype, ITC, Adobe, FontFont, Emigr, T-26 etc. Goudy Oldstyle - (1915-Frederic W. Goudy, ATF-E.U.A) Times New Roman (1931-Stanley Morison-Inglaterra) Com a revoluo industrial, a mdia impressa ampliou a sua cobertura, principalmente nos pases beros da revoluo, como o caso da Inglaterra. A pedido do jornal ingls The Times, uma equipe dirigida pelo tipgrafo Stanley Morison, que tambm trabalhava para a type foundry Monotype, redesenhou tipos clssicos a fim de obter uma fonte agradavelmente legvel e que economizasse espao. Surgiu ento a Times New Roman, inicialmente exclusiva para o jornal, mas que depois comeou a ser comercializada, transformando em um enorme sucesso. Palatino (1949-Hermann Zapf- Alemanha) Trajan ( 1989 - Carol Twombly - Adobe, E.U.A). A coluna de Trajano, que conta as campanhas militares do imperador Trajano, localizada no Foro Imperial em Roma, tem uma elegncia e imponncia que ultrapassa os limites do tempo. Gravada no ano de 113 d.C., esta coluna serviu de inspirao para a maioria das fontes de estilo romano, apesar de ter apenas maisculas. A pedido da Adobe, Carol Twombly redesenhou a mais fiel verso desse estilo, lanando a fonte Trajan.

POEMA DE PIERRE CAPELLE - CHANSONS ET POSIES DIVERSE DE CAPELLE - 1818

CAPA DA EDIO DE 1523 DA ADAGIA DE ERASMO

TEXTO IMPRESSO POR ALDUS

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

15-20

DIDOT - SERIFA FINA (HAIRLINE) RETA


No sculo XVIII, uma famlia dedicada Tipografia resolveu abrir sua empresa de impresso para receber alunos de toda a Europa para ensinar a arte de desenhar e fundir tipos no metal. Os Didot eram reconhecidos como exmios gravadores de tipos e posssuam um estilo prprio de desenhar suas fontes no estilo romano. Mais preocupados em desenhar tipos que pudessem ser impressos em maior tamanho, especialmente para ttulos de jornais e de cartazes (os cartazes surgiram na Frana, para vender livros), as fontes Didot eram muito charmosas e tinham uma grande variao de espessura entre as hastes verticais (mais grossas) e horizontais. As suas serifas eram finas e seguiam linhas retas horizontais. As letras com curvas no tinham a inclinao tpica das letras inspiradas na escrita manual. Eram todas baseadas em linhas ortogonais (em ngulos retos), o que acentuava sua fora em ttulos, mas no facilitava muito o fluxo de leitura. Este estilo de fontes, chamado hoje de Didot, em referncia aos franceses, teve com um italiano sua mais famosa criao. Giambattista Bodoni, nos idos de 1790, foi estudar com os Didot e mais tarde lanou sua prpria fonte, a sofisticada Bodoni, at hoje utilizada em revistas de moda, em ttulos publicitrios e manchetes de jornal. Na Amrica, com a fora da publicidade, as fontes do estilo Didot ganharam verses, digamos, mais gordinhas. As hastes verticais ficaram exageradamente mais grossas, o que criava maior impacto dos ttulos dos anncios e cartazes. So poucas as fontes originalmente do estilo Didot. Talvez pelo fato de serem desenhadas com compassos e linhas retas, no h muito espao para variaes sobre o tema. Algumas fontes modernas so combinaes de caractersticas Didot com Elzevir, como no caso das fontes Modern, Centennial e De Vinne, que possuem serifa triangular mas suas letras com curvas seguem o eixo vertical (sem inclinao). As fontes mais representativas desta classificao so: Didot (1750-Francisco Ambrsio Didot-Frana) Bodoni (1818-Giambattista Bodoni-Itlia) Mona Lisa Fenice Walbaum Modern

LOGOTIPO DA REVISTA LOOK

ANNCIO - VALISRE

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

16-20

ANNCIO - FELIZ DIA DOS NAMORADOS ou FELIZ DIA DAS MES. PREDICTOR - TESTE INSTANTNEO DE GRAVIDEZ - fonte BODONI

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

17-20

EGIPCIANA - SERIFA GROSSA


Conhecidas tambm como Slab Serifs ou Bracketed Serifs, as fontes com serifas pesadas recebem esta classificao porque surgiram no sculo XIV na Europa, logo depois de uma onda de exposies e estudos sobre a histria e arte egpcia. Com as grandes descobertas arqueolgicas do Egito antigo, o forte e austero estilo arquitetnico egpcio influenciou todas as artes na Europa, principalmente na Inglaterra. Uma das primeiras fontes desenvolvidas sob esta influncia foi a Clarendon, de Robert Besley, em 1845. A caracterstica principal desse estilo so a serifa grossa (muito prxima da espessura das hastes verticais das letras) e a diminuio de contraste entre hastes finas e grossas. A impresso final de um texto montado com fontes no estilo Egipciano de austeridade e COLUNAS EGPCIAS rigidez. As serifas grossas so diretamente relacionadas s estruturas das colunas dos templos egpcios. Sabe-se que o Egito sofreu, em determinado momento histrico, a influncia da cultura grega. Os estilos drico, jnico e cornthio das colunas gregas foram adaptados ao estilo egpcio, que ampliaram as bases e o topo das colunas, enrijecendo sua estrutura e desenho. Traduzindo este estilo para as fontes, vemos serifas de base e topo mais grossas. Podemos notar dois tipos de fontes egipcianas. As fontes com caractersticas romanas que simplesmente engrossam suas serifas e diminuem o contraste entre hastes finas e longas. Um exemplo desse estilo a prpria Clarendon. Existem tambm fontes baseadas no estilo bastonado, que recebem serifas com a mesma grossura de suas hastes.

COLUNAS GREGAS

O resultado final sempre uma fonte de grande estabilidade e impacto, pois gravam bastante preto no papel e tm pouco espao de branco. So bons para ttulos e avisos e, quando inclinados podem funcionar em manchetes esportivas. As fontes mais usadas em mquinas de escrever, como Courier e Orator, so fontes com serifas egipcianas. Essas fontes para mquinas de escrever eram chamadas de Monospaced, porque os espaos entre as letras era padronizado. As serifas caam bem aqui para preencher o espao vazio que fatalmente surgia quando se digitava um i ou um l. Mas d uma olhada nos anncios atuais. Devido rigidez tpica de seu desenho, as fontes com serifa egipciana no esto sendo muito utilizados na publicidade hoje em dia. Os diretores de arte atualmente preferem trabalhar com fontes mais dinmicas e flexveis, muito mais ajustadas aos nossos estilo contemporneo de vida.

ANNCIO DA REVISTA AVANTGARDE. CRIADO POR HERB LUBALIN

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

18-20

As fontes mais representativas desta classificao so: Clarendon (1845-Robert Besley-Inglaterra) Rockwell (1905-Monotype) City Medium (1930-George Trump-Alemanha) Lubalin (1974-Herb Lubalin-E.U.A) Oranda Cairo Serifa (1971-Herb Lubalin-E.U.A) Courier (Monospaced) Letter Gothic (Monospaced)

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
APOSTILA SOBRE TIPOGRAFIA

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

19-20

BASTARDAS - AS QUE NO SE ENCAIXAM


Claro, com tanta fonte no mercado e tanta criatividade rolando, impossvel ajustar todas as fontes em apenas 4 classificaes. Elas so apenas gerais. Muitas outras classificaes so utlizadas por quem faz, estuda ou compra fontes. Alis, cada Type Foundry tem a sua. Mas para facilitar a sua vida, os acadmicos criaram este saco sem fundo chamado Bastardas. Resumindo, isso: fontes que no se encaixam nas outras classificaes so classificadas como Bastardas. Vale a pena saber que, dentro desta classificao, podemos observar subgrupos como: Fontes Display - So fontes criadas com a preocupao de ampliar o impacto de ttulos. No possuem pretenso nenhuma de legibilidade para textos em corpo pequeno. So geralmente experimentais e abusam de formas e conceitos originais. Como so um pouco tresloucadas, fica difcil encaixar em um trabalho, mas quando encaixam, bingo!

Fontes Humor - No precisa dizer muita coisa, seus desenhos lembram bales de HQ e desenhos animados. So naturalmente cmicas, parecem que esto saltitando e rindo a todo momento.

Fontes Techno - Englobam fontes com estilo eletrnico, que parecem claramente feitas em computador ou inspiradas pela informtica.

Fontes Script - So fontes que lembram estilos caligrficos, usadas em diplomas, convites de casamentos, certificados. Cheio de floreios, essas fontes caem bem em anncios quando contrastadas com designs modernos e ultra limpos.

Fontes Process - So fontes que lembram processos de impresso e suas falhas, que se transformam em estilo.

Fontes Hand - So desenhos que imitam escritas despretensiosas mo. Geralmente em letras de forma, so legais de usar porque transferem um toque casual ao layout. Algumas so bem gestuais, outras mais crianonas. Fontes Monospaced - Originalmente criadas para mquinas de escrever (datilogrficas). Espaamento por igual entre as letras. Fontes Histricas - O nome mesmo diz, so fontes datadas, que lembram pocas da histria bem demarcados. So legais quando voc precisa fazer layouts retrs, ou mesmo para contrastar com outro estilo contemporneo.

TIPOGRAFIA
PARA INICIANTES
A P O S T I L A S O B R E T I P O G R A F I A - A U T O R : P R O F. M A R C E L O G O N A LV E S M I G U E L

COMUNICAO SOCIAL - UNIP-BAURU

PG

20-20

A FACA, O QUEIJO E O MOUSE ESTO EM SUAS MOS


Agora com voc. Mas no caia na tentao da primeira idia. Um estudante iniciante em artes tipogrficas escolhe geralmente as fontes mais bvias. Num logo ou anncio de um produto para o pblico infantil, ele vai logo usando a Comic Sans. Bom, pode-se argumentar que a escolha adequada mas nem por isso interessante. Quanto mais se experimenta, mais se aprende. E no s na escolha da fonte que voc pode modificar a entonao. Experimente mudar o espaamento entre letras, variar o peso (bold, extrabold, light), fazer interferncias, colorir etc. Viu como a escolha tipogrfica realmente fala alto? por isso que diretores de arte e redatores publicitrios precisam trabalhar em conjunto, pois sem essa sensibilidade, o risco de um desdizer o outro grande. Alis, anncios, logos, diagramaes equivocadas o que no falta no mercado. Sensibilidade talento, e talento no se encontra fcil. Agora, ao contrrio do que muita gente diz, talento se aprende e se aperfeioa, sim. At Pel precisou aprender a cabecear e a chutar com a esquerda. Um diretor de arte precisa investir bastante tempo e interesse para afinar e praticar sua sensibilidade. Ler, pintar, desenhar, fotografar, estudar, visitar museus, exposies, bibliotecas, pesquisar, encenar, jogar, amar, criar. um processo ininterrupto. Afinal, ningum comea do zero. Intuitivamente voc j sabe de muita coisa, s precisa por um catalisador em tudo isso. E esse catalisador tem nome: fora de vontade. Legal, finalizamos a matria sobre classificao de fontes. Mas voc no imagina o quanto ainda tem para se estudar sobre Tipografia. Tivemos um bom comeo. Afinal, Tipografia uma disciplina tradicional dos cursos de Design Grfico. por isso que a apostila se chama Tipografia para Publicitrios, destacando os aspectos mais importantes da Tipografia para o exerccio criativo da Publicidade e para o trabalho em equipe com designers e diretores de arte. Quem realmente se interessar e quiser saber mais sobre esta verdadeira arte, pode encontrar bons livros sobre o assunto ou mesmo pesquisando na internet, visitando algumas Type Foundryes, revistas e livrarias: www.adobe.com/type www.bertholdtypes.com www.emigre.com www.fontshop.com www.garagefonts.com www.hwcaslon.com www.itcfonts.com www.linotypelibrary.com www.t26font.com www.fontzone.com www.fontsite.com www.serifmagazine.com www.tupigrafia.com.br (revista brasileira) www.typographer.com www.typebook.com

You might also like