You are on page 1of 10

Nota: Este mdulo requer cerca de 2 horas de estudo.

Voc encontrar espaos convenientes para fazer os intervalos de estudo aps cada seo principal.
_________________________________________________________________________

Mdulo 6: Desenho Industrial


___________________________________________________________________________

Objetivos
Ao final deste mdulo, voc ser capaz de: 1. 2. Explicar, em cerca de 50 palavras, o que desenho industrial; Explicar as diferenas entre a proteo do desenho industrial e a proteo da marca e da patente; Enumerar os benefcios da proteo do Desenho Industrial para O titular da proteo O consumidor do produto A economia Descrever o modo pelo qual pode ser protegido o Desenho Industrial

3.

4.

WIPO/OMPI

Introduo
Este mdulo descreve a proteo que pode ser obtida atravs do objeto da Propriedade Intelectual chamada Desenho Industrial. O conceito de Desenho Industrial ser descrito juntamente com os benefcios que podem ser obtidos com a proteo do Desenho Industrial.

O que desenho industrial?


Desenho industrial o aspecto ornamental ou esttico de um objeto. Pode consistir de caractersticas tridimensionais, como a forma ou a superfcie do objeto, ou de caractersticas bidimensionais, como padres, linhas ou cores. Os desenhos industriais se aplicam a uma grande variedade de produtos industrializados: de relgios de pulso, jias, moda e outros itens de luxo, a implementos industriais e mdicos; desde objetos de uso domstico, mobilirio e aparelhos eltricos, at veculos e estruturas arquitetnicas; de artigos prticos e estamparias txteis a artigos de lazer, como brinquedos e acessrios para animais de estimao.

Exemplos: modelo ou formato de cadeiras, telefones, carros, computadores, avies, televises, relgios, cmeras, etc.

WIPO/OMPI

Segmento de udio 1: As marcas so sinais, muitas vezes de natureza visual, afixados em produtos ou usados em conexo com os servios oferecidos, e as patentes so usadas para proteger os aspectos inventivos de artigos manufaturados. Qual a diferena entre as marcas e o Desenho Industrial?

O Desenho Industrial se distingue da marca principalmente porque se refere aparncia do produto, que no deve ser necessariamente distintiva o que uma condio essencial da marca. Entretanto, a marca pode se constituir de toda espcie de sinais visveis, que podem ser ornamentais ou no, desde que sejam sempre distintivos, pois a marca deve sempre ser suscetvel de distinguir os produtos e servios de uma empresa daqueles de outra empresa. Portanto, as funes e as justificativas da proteo do desenho industrial e da marca so bastante diferentes. O objeto da proteo de um desenho industrial diferente daquele de uma patente, principalmente porque o desenho industrial se refere aparncia do objeto, que no determinada pela necessidade tcnica ou funcional. O objeto da proteo da patente, em contrapartida, determinado pela funcionalidade de um objeto ou processo, j que deve ser uma inveno.

WIPO/OMPI

Questo de Auto-avaliao (QAA)


QAA 1: Qual seria a forma mais adequada de proteo para os seguintes itens: a. Um bule de ch

b. c.

Uma nova forma de motor eltrico. O logotipo da Open University

Digite sua resposta aqui:

Clique aqui para ver a resposta

Resposta QAA1
a)

O modo mais adequado de proteo para a propriedade intelectual incorporada no bule de ch atravs de seu desenho industrial. Entretanto, se o bule de ch apresentar um modo novo e inovador de preparar o ch, pode tambm ser possvel proteger esse elemento atravs de uma patente. O modo mais adequado atravs de uma patente.

b)

c)

Este sinal tem mais probabilidade de ser usado como marca e portanto o caminho mais provvel a proteo da marca.

WIPO/OMPI

Por que proteger os Desenhos Industriais?


Porque protegendo o desenho industrial, o titular do desenho passa a ter um direito, perante terceiros, sobre a cpia ou imitao no autorizadas. Em outras palavras, o titular de um desenho industrial ter o direito de impedir que terceiros, que no tenham seu consentimento, produzam, vendam ou importem artigos que possuam ou contenham um desenho que a cpia do desenho protegido. Como os desenhos industriais so o aspecto de um artigo que o torna esteticamente apelativo e atraente, representam um acrscimo ao valor comercial de um produto e facilitam o seu marketing e comercializao. Para ser protegido pela maioria das leis nacionais, um desenho industrial deve ser atrativo aos olhos. Um desenho industrial no protege quaisquer aspectos tcnicos do artigo no qual est aplicado. Segmento de udio no. 2: A proteo do Desenho Industrial beneficia claramente o titular do Desenho Industrial, mas apresenta outros benefcios?

Sim, voc est certo; o titular do Desenho Industrial se beneficia com o desenvolvimento industrial de seu produto e a proteo o ajuda a assegurar a justa retribuio sobre o investimento. Entretanto, o consumidor e o pblico em geral tambm se beneficiam, porque a proteo do desenho industrial induz concorrncia leal e s prticas comerciais honestas, incentiva a criatividade e assim propicia o aparecimento de produtos mais atraentes esteticamente e mais diversificados. A proteo do desenho industrial injeta ainda a criatividade no setor industrial e produtivo, contribui para a expanso das atividades comerciais, e aumenta o potencial de exportao dos produtos nacionais.

WIPO/OMPI

Desse modo, a proteo do desenho industrial beneficia o titular, o consumidor e a economia em geral. Outra caracterstica importante dos desenhos industriais que podem ser relativamente simples e baratos para que sejam desenvolvidos e protegidos. Portanto, so razoavelmente acessveis a pequenas e mdias empresas, e mesmo a artistas individuais e artesos, nos pases industrializados e naqueles em desenvolvimento.

Como podem ser protegidos os desenhos industriais?


Na maioria dos pases, o Desenho Industrial deve ser registrado para que obtenha a proteo da legislao especfica e, como regra geral, o desenho deve ser novo ou original para que possa se registrado Porm, a concepo de novidade ou originalidade pode variar, de pas para pas, e mesmo o processo de registro propriamente dito varia de pas para pas. Particularmente, as diferenas podem ser quanto existncia ou no de um exame quanto forma e substncia do pedido de registro do desenho, especialmente quanto determinao da novidade e da originalidade. Um desenho industrial deve ser capaz de ser reproduzido por meios industriais (aplicao industrial). Do mesmo modo, deve ser possvel de aplicar um desenho industrial a artigos bidimensionais ou tridimensionais.

Em princpio, o desenho industrial deve ser publicado antes, na data ou num determinado prazo depois do registro. Vai depender da lei interna e, s vezes, da deciso do depositante. Todavia, deve ser ressaltado que o registro de um desenho industrial no , necessariamente o nico meio de proteo. Dependendo de certas condies, possvel proteger o desenho industrial sob a lei do direito de autor e a lei da concorrncia desleal.

WIPO/OMPI

Questo de Auto-avaliao (QAA)


QAA 2: Um fabricante de artigos do vesturio deseja lanar, como parte de sua nova coleo, uma srie de camisetas lisas em trs diferentes matizes de cor, ou seja, branco, azul e verde. Essas camisetas podem ser protegidas pelo desenho industrial?

Digite sua resposta aqui:

Clique aqui para ver a resposta

Resposta QAA2: No, porque as camisetas no apresentam qualquer elemento de novidade ou originalidade. Entretanto, se os materiais utilizados na fabricao das camisetas ou o formato da camiseta, forem novos ou originais, poderia ser requerido o desenho industrial.

WIPO/OMPI

Quanto tempo dura a proteo?


Aqui tambm, pode variar de pas para pas, mas, na maioria dos pases, o prazo normal de proteo de 5 anos, com a possibilidade de renovao, que pode ser de 15 a 25 anos, no mximo. O prazo mnimo exigido pelo acordo TRIPS de 10 anos. Segmento de udio no 3: possvel um desenho industrial ser protegido como direito de autor?

Dependendo da lei especfica e da espcie do desenho, este pode tambm ser protegido como obra de arte segundo a legislao de direito de autor. Em alguns pases, a proteo do desenho industrial e a do direito de autor podem ser cumulativas. Tal fato significa que dois tipos de proteo podem existir em conjunto. Em outros pases, onde permitida a proteo do desenho industrial como direito de autor, a proteo exclusiva. Isto , se o titular escolher um tipo, perder a proteo do outro tipo.

Existe outra proteo para o desenho industrial?

Em algumas circunstncias e em alguns pases, o desenho industrial pode tambm ser protegido pela legislao sobre concorrncia desleal. Todavia, vale sublihnar que a proteo e os recursos diferem sob as diversas formas de proteo.

WIPO/OMPI

O Desenho Industrial pode ser protegido em mbito mundial?


Como regra geral, e de acordo com a Conveno de Paris, a proteo do desenho industrial se limita ao pas onde a proteo requerida e concedida. Se for desejada a proteo em diversos pases, vrios pedidos (depsitos) nacionais separados devem ser realizados e os procedimentos so, via de regra, diferentes em cada pas. No entanto, o acordo de Haia referente ao Depsito Internacional de Desenho Industrial ajuda a facilitar esse processo.

WIPO/OMPI

Resumo
O desenho industrial o aspecto ornamental ou esttico de um objeto. Pode ter caractersticas tridimensionais, como a forma ou a superfcie de um objeto, ou caractersticas bidimensionais, como os padres, as linhas ou a cor. Como outras formas de propriedade intelectual, pode ser protegido. Pela proteo do desenho industrial, o titular tem a garantia do direito exclusivo contra sua cpia ou imitao desautorizadas por terceiros, durante um prazo que, na maioria das vezes, de 5 anos com a possibilidade de renovao at o mximo de 15 a 25 anos, dependendo da legislao interna aplicvel. O prazo mnimo do TRIPS de 10 anos. Na maioria dos pases, o desenho industrial deve ser registrado para que seja protegido pela lei especfica, e em regra geral, condio para registro que o desenho seja novo ou original. O conceito de novidade e originalidade todavia, pode variar de pas para pas e mesmo o prprio processo de registro varia de pas para pas. Particularmente, isto pode envolver a possibilidade ou no de um exame quanto forma e substncia do pedido de registro do desenho, especialmente para a determinao da novidade ou da originalidade. O desenho industrial deve ainda poder ser reproduzido atravs de meios industriais.

Textos legislativos:
Acordo de Haia para Depsito Internacional de Desenhos Industriais Acordo TRIPS Conveno de Paris

WIPO/OMPI

You might also like