You are on page 1of 14

PREVENO DA POLUIO NO MEIO AMBIENTE

146

1 Conceito de meio ambiente Para conceituarmos meio ambiente fundamental o entendimento do termo ecologia. Este termo define o estudo das relaes dos organismos ou grupo de organismos com o seu ambiente, sendo portanto a cincia das inter-relaes dos seres vivos e o ambiente no qual so encontrados. Considerando de forma simples o meio ambiente o espao ou rea geogrfica onde a vida se desenvolve, portanto pode ser considerado meio ambiente: planeta terra na sua totalidade; o mar (chamado de meio ambiente marinho); uma cachoeira; uma floresta; uma rea de mangue; um rio; uma praia; um campo de futebol; o quintal de sua casa, etc.

1.1 Cadeia Alimentar Em todo meio ambiente sempre encontramos presente uma cadeia alimentar. Essa cadeia alimentar iniciada com seres muito pequenos, nem mesmo visveis aos nossos olhos. Esses seres ao decompor a matria orgnica deixa livre compostos que serviro de alimento para plantas, planctons e algas, que por sua vez serviro de alimentos para pequenos animais e pequenos peixes que serviro de alimentos para grandes animais e peixes maiores.

2 Poluio A atividade humana pode afetar a circulao de nutrientes (alimentos) no meio ambiente, tanto no aspecto qualitativo quanto quantitativo e, realmente a circulao de alguns nutrientes se processa essencialmente com a interveno dos seres vivos, como o caso do nitrognio, fsforo e do oxignio. Esta interveno desequilibrada muitas vezes causa srios prejuzos ao funcionamento da cadeia alimentar provocando doenas que podem eliminar colnias inteiras de seres vivos. Algumas substncias, quando despejadas pelo homem no meio ambiente, passam a fazer parte dos organismos e so repassadas, atravs da cadeia alimentar ao chamados seres superiores (as aves, os peixes, o homem, etc) dando origem a srias doenas. Um exemplo histrico foi a utilizao de DDT (p de broca), como defensivo agrcola nas dcadas de 60 e 70, que acumula-se em grandes quantidades nos tecidos gordurosos de animais, sendo os mais afetados aqueles do topo da cadeia alimentar, como guias e falces que ingerem grandes quantidades de presas menores, as quais uma vez

POL

147

contaminadas, inibem a formao de clcio nas guias e falces, interferindo na formao da casca dos ovos que, fragilizados, facilmente se quebram e, como conseqncia quase causou a extino de diversas espcies de aves. A literatura nos alerta com diversas citaes a respeito de envenenamento de seres humanos por defensivos agrcolas e metais pesados, tais como os episdios de Bophal e do Smog fotoqumico de Londres em 1950, quando foram lanadas substncias altamente txicas para o meio ambiente natural, com graves conseqncias sobre a sade e o bem estar de populaes inteiras. Com relao a contaminao por metais outro episdio importante que deve ser lembrado a Sindrome de Minamata Minamata uma cidade do Japo que na dcada de 50 abrigava uma industria esta indstria polua as guas da baa com despejos de mercrio metlico. Este material era absorvido por microorganismo e atravs da cadeia alimentar os peixes ao se alimentarem destes seres menores iam acumulando em sua carne o mercrio metlico. Esta cidade dependia muito da pesca do local, sendo o peixe o alimento bsico de seus habitantes apareceu no local uma doena muito estranha que levava suas vtimas morte aps grande sofrimento. passado os anos foi descoberto que o mercrio ao acumular-se no ser humano, atravs da corrente sanginea afetava o sistema nevoso central, levando perda de movimentos voluntrios, a grande sofrimento e morte. Milhares de pessoas morreram vtimas desta contaminao da gua por mercrio metlico Esquema da contaminao por mercrio metlico
C O N C E N TR A O 3000 V E ZE S M A IO R C O N C E N TR A O 3000 V E ZE S M A IO R

C O N C E N TR A O 3000 V E ZE S M A IO R

C O N C E N TR A O 3000 V E ZE S M A IO R

C O N C E N TR A O 3000 V E ZE S M A IO R

148

2.1 Degradao dos rios brasileiros O desmatamento um dos problemas mais srios que o Brasil enfrenta nos dias de hoje. O desmatamento das nascentes esta provocando a escassez das guas dos rios e o desmatamento das reas prximas s margens provocando enchentes graves com alterao dos cursos dos rios e destruio da fauna e flora deste ecossistema e, em muito casos, acabando com o pescado, antes abundante. Por vezes, enchentes tm aterrorizado comunidades ribeirinhas, levando pnico para moradores de pequenos municpios cortados por rios. Entretanto, as pessoas no percebem que elas so as causadoras de sua prpria tragdia. A utilizao das margens dos rios e canais para atracao de embarcaes vem provocando desbarrancamentos devido falta de uma infra-estrutura adequada para esta atividade. Os atracadouros surgem da noite para o dia, sem que tenha sido feito um estudo de impacto ambiental por parte das autoridades locais nem por parte dos usurios da atividade. A destruio de mangues por aterramento, que acabam dando origem a favelas nas periferias de balnerios e cidades, vem levando destruio de vrias espcies de vidas marinhas que antes garantiam o sustento de pequenas comunidades. Estas, ao perderem sua fonte de sustento, acabam engrossando o nmero de pedintes nos centros urbanos. O desmatamento de manguezais para uso de sua madeira, em algumas regies do Brasil, est provocando a eroso nestes locais com o conseqente avano do mar para dentro da costa. Antes de destruirmos os manguezais devemos ter em mente que ele impede o avano do mar para terra e rico em biodiversidade no encontrada em outro ecossistema. Os areais A retirada de areia do leito dos rios danosa ao meio ambiente, pois afeta os animais, altera o curso dos rios e promove a eroso das margens. Esta atividade se ocorrer fora de controle provocar danos irreversveis ao meio ambiente. Soma-se a isso uma cultura brasileira de desmatar as reas adjacentes s margens dos rios. A remoo de areia do fundo dos rios provoca srios problemas para os animais devido ao alto grau de detritos em suspenso nas guas, reduo do nvel de oxignio e conseqente morte dos organismos que vivem nestes locais, o que torna a pesca impossvel porque os peixes no conseguem sobreviver nessas condies ambientais.

POL

149

Cabe a todo homem e em particular ao pescador ajudar a preservar os mares, os rios e o meio ambiente de onde retiram o sustento de suas famlias. O garimpo O garimpo de ouro em rios brasileiros, principalmente na Amaznia, vem sendo conduzido de forma indiscriminada e, de certa forma, fora do controle das autoridades que cuidam do meio ambiente. Por esta razo, por muitos anos e de forma menos intensa no dias de hoje, o mercrio metlico tem sido utilizado para facilitar a separao do ouro dos cascalhos. A Sindrome de Minamata j foi detectada, isoladamente, junto populao ribeirinha do Amazonas. importante estarmos atentos e combater esta prtica pois o mal causado irreversvel e prejudica exatamente aqueles que no se beneficiam da explorao deste mineral, podendo levar morte famlias inteiras que dependem do peixe para sua sobrevivncia e podem estar sendo envenenadas sem saberem. Riscos associados ao excesso de gua nas enchentes Cheias so fenmenos naturais dos rios que decorrem dos seus regimes. Enchentes so cheias catastrficas em geral agravadas por aes humanas, tais como: supresso da cobertura vegetal; e impermeabilizao do solo (pavimentao de ruas e quintais), construo de casas e etc. Por meio dessas aes, reduz-se a capacidade de infiltrao e de reteno do solo e aumenta-se o escoamento superficial. A sua ajuda, muito bem vinda, fundamental para a preservao deste meio ambiente e pode ocorrer da seguintes formas: no lanando lixo, leo ou esgoto nas guas; reaproveitando (reciclando) o lixo, principalmente plsticos; e denunciando para as autoridades, sempre que encontrar algum lanando lixo, leo ou esgoto nos rios, lagoas, baas e mares. A poluio definida no art. 3 da Lei Federal No 6938 de 31/08/1981, que dispe sobre a poltica nacional de meio ambiente: poluio a degradao de qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a sade, segurana e o bem estar da populao; (diarria, asma, feridas na pele) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; (prejudique a pesca em rios, lagoas, baas e mares) afetem desfavoravelmente biota; (garrafas plsticas em, rios, mangues, lagoas e baas) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; e (esgoto e leo lanados na Baa de Guanabara, Sepetiba etc.) lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos. 150 (lanamento pela industria de mercrio, leo e outros metais nas guas)

Portanto todos que se utilizam das guas, para a pesca ou para locomoo tem o dever de preserv-las, no poluindo e denunciando para os representantes da Autoridade Martima ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA) aqueles que estejam poluindo ou praticando atos que causem danos a este meio ambiente. A Lei N 9.966, de 28 de abril de 2000, trata sobre a preveno, o controle e a fiscalizao da poluio causada por lanamento de leo e outras substncias nocivas ou perigosas em guas sob jurisdio nacional e d outras providencias denominada dentro do cotidiano de Lei do leo. Cabe destacar: A quem a Lei se aplica: s embarcaes nacionais, portos organizados, instalaes porturias, dutos, plataformas e suas instalaes de apoio; s embarcaes, plataformas e instalaes de apoio estrangeiras, cuja bandeira arvorada seja ou no de pas contratante da Marpol 73/78, quando em guas sob jurisdio nacional; s instalaes porturias especializadas em outras cargas que no leo e substncias nocivas ou perigosas, e aos estaleiros, marinas, clubes nuticos e outros locais e instalaes similares. Vemos que a Lei se aplica a todos que fazendo uso de rios, lagoas, lagos, mar territorial e Zona Econmica Exclusiva ou de reas prximas (Instalaes Porturias por exemplo) so potenciais poluidores destes locais.

POL

151

2.2 Substncias nocivas categoria A - alto risco tanto para a sade humana como para o ecossistema aqutico; categoria B - mdio risco tanto para a sade humana como para o ecossistema aqutico; categoria C - risco moderado tanto para a sade humana como para o ecossistema aqutico; categoria D - baixo risco tanto para a sade humana como para o ecossistema aqutico.

2.3 Poluio e outros Crimes Ambientais O Art 54 da Lei N 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, estabelece para aquele que causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que resultem ou possam resultar em danos sade humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruio significativa da flora, atribuindo: Pena - recluso de um a quatro anos e multa. J em relao poluio das guas a Lei estabelece: causar poluio hdrica que torne necessria a interrupo do abastecimento pblico de gua de uma comunidade; dificultar ou impedir o uso pblico das praias; ocorrer por lanamento de resduos slidos, lquidos ou gasosos, ou detritos, leos ou substncias oleosas, em desacordo com as exigncias estabelecidas em leis ou regulamentos: Pena - recluso de um a cinco anos A preveno para no ocorrer poluio quando do transporte de derivados de petrleo e de substncias nocivas cada vez mais importante. A Lei 9.966 traduz esta preocupao ao obrigar a tomada de diretriz e aes, por todos aqueles envolvidos com o manuseio destes produtos, como o desenvolvimentos de Treinamentos do pessoal e Planos de Contingncia que ajudam a diminuir a ocorrncia de acidentes, e se ocorrerem, por certo, minimizar seus efeitos danosos para o meio ambiente. As embarcaes de pequeno porte, por serem em grande nmero e estarem presentes em praticamente todos os ambientes sujeitos poluio, tem um papel fundamental para ajudar na proteo do meio ambiente aquavirio e devem sempre que ocorra poluio por manobra fortuita ou intencional de uma grande embarcao, porto ou terminal informar as autoridades locais.

Lembre-se: qualquer contribuio, por menor que seja, fundamental para a preservao do meio ambiente garantindo a nossa sobrevivncia.

152

3 Principais agentes poluidores

3.1 Lixo O lixo responsvel por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo e , tambm, o grande desafio para o homem na atualidade. Para a preservao do meio ambiente o seu tratamento deve ser considerado como uma questo que deve envolver toda a sociedade. Quando jogado em terrenos baldios favorece o desenvolvimento de vetores (insetos e ratos) transmissores de doenas. Lixes so depsitos de lixo sem nenhum tratamento. No Brasil esse problema gravssimo, pois cerca de 80% dos municpios depositam seu lixo nestes locais. Esses depsitos podem causar poluio do solo, das guas potveis e do ar, em virtude da combusto espontnea, propiciada pela emisso de gases oriundos da decomposio de materiais orgnicos. Incineradores so grandes fornos onde o lixo sofre uma queima controlada, com filtros para evitar que os gases formados na combusto dos materiais atinjam e poluam a atmosfera. Eles tm a grande vantagem de reduzir o seu volume em at 85%, mas mesmo assim existe uma sobra de cinzas e dejetos (os outros 15%), que precisam ser levados para um aterro sanitrio. Aterros sanitrios so a melhor soluo para o lixo que no pode ser reaproveitado ou reciclado. Trata-se de reas de terreno preparadas para receber dejetos, com tratamento para os gases e lquidos resultantes da decomposio dos materiais, de maneira a proteger o solo, a gua e o ar da poluio. Coleta seletiva de lixo consiste na segregao de tudo o que pode ser reaproveitado, como papel, latas de alumnio, vidro e plstico enviando-se esse material para reciclagem. A implementao de programas de coleta seletiva no s contribui para a reduo da poluio, como tambm proporciona economia de recursos naturais - como matrias-primas, gua e energia - e, em alguns casos, pode representar a obteno de recursos, pela comercializao do material reciclvel. Reciclagem a recuperao de detritos por meio de reprocessamento, para uso industrial. Permite reduzir substancialmente a quantidade de lixo jogada no meio ambiente, o que resulta em menor agresso natureza e, economicamente, reverte em ganhos para as empresas. Vidros, papis, ferros-velhos e metais como alumnio, cobre, chumbo e zinco so os mais reaproveitados. Algumas regras bsicas para as embarcaes: Durante a permanncia no porto, fundeadas ou atracadas, o lixo deve ser recolhido em recipientes adequados e assim mantidos at a sua retirada de bordo. Para evitar que, acidentalmente, detritos caiam no mar, no deve ser permitido que cambures de lixo, sacos plsticos e outros recipientes fiquem dependurados pela borda.

POL

153

Os lastros contaminados, gua da lavagem dos tanques e outros resduos de leos devem ser conservados a bordo para serem descarregados nas instalaes de recepo situadas no porto. proibido efetuar qualquer tipo de esgoto ou descarga direta para o mar durante a permanncia no porto. A retirada de produtos qumicos, leos ou substncias poluentes poder ser feita empregando-se chata de leo ou caminho. proibida a eliminao no mar de materiais plsticos, cabos e redes de pesca em fibra sinttica, papel, trapos, vidros, metais, garrafas, loua domstica, cinza de incinerao, material de estiva, revestimento e material de embalagem. A eliminao no mar dos restos de comida (material orgnico degradvel) poder ser autorizada, desde que seja feita o mais distante possvel da terra, mas em nenhum caso a menos de 12 milhas da costa. 3.2 leo O petrleo e seus derivados como: leo pesado, leo diesel, querozene, gasolina etc., poluem as guas causando a morte de algas, pequenos crustceos e peixes por envenenamento ou ausncia de oxignio. A poluio por leo na costa e principalmente em rea de manguezais causam um dano irreparvel ao seres que ali vivem e para aqueles que dependem destes animais para a sua sobrevivncia. O leo derramado nas guas acabar desaparecendo um dia, por meio da evaporao ou servindo de alimento para um tipo especial de bactria. Entretanto, ambos o processos so muito lentos e este leo permanece causando danos por muitos anos. A existncia de grandes reservas de petrleo em mar aberto tem levado a ocorrncia de poluio por leo devido a vazamentos naturais e incontrolveis. Entretanto, grandes poluies por leo ocorreram durante o seu transporte de um pas produtor para o pas consumidor, sendo que o maior nmero de acidentes aconteceram durante o carregamento ou descarga de navios. Apesar das severas punies aplicadas queles que poluem as guas com leo, muitas poluies ocorrem sem que se possa identificar seus autores.

O pescador utiliza-se das guas como via de transporte e deve denunciar sempre que perceber qualquer embarcao poluindo nossos rios, baas, lagoas ou mares. Por meio da coleta da pelcula de leo da superfcie, mesmo misturada a gua possvel provar sua procedncia, no cabendo defesa ao navio que lanou este leo. 154

Lembre-se: No importa se a quantidade de leo derramada ao mar, rio, baa ou lagoa foi pequena, ela levara muitos anos para desaparecer e causar prejuzos muito srios para os seres que habitam estes locais.

De acordo com a lei No 9.966, de 28 de abril de 2000, fica estabelecido que o valor da multa no mnimo de R$7.000,00 (sete mil reais) e o mximo de R$50.000.000,00 (cinqenta milhes de reais). Cabendo ao IBAMA estabelecer o valor da multa aps avaliar a exteno do acidente, sua motivao e suas conseqncias para o meio ambiente aquavirio. 3.3 Esgoto Existem dois tipos de esgoto que devemos considerar: o residencial e o industrial. O crescimento urbano desordenado dos grandes centros no Brasil e a falta de planejamento de sistema de esgoto e tratamento de guas servidas faz com que na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, jogue-se aproximadamente trs Maracans cheios de esgoto contaminado com colifrmes na Baa de Guanabara todo dia. Os investimentos necessrios hoje para reverter esta situao so imensos pois ser necessrio refazer toda a rede de esgoto direcionada a uma ou mais estaes de tratamento de guas servidas. Todas as outras grandes cidades do Brasil sofrem do mesmo mal e s para lembrar citaremos algumas: So Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Belo Horizonte, entre outras. O esgoto industrial tambm muito danoso ao meio ambiente, entretanto a nova Lei de meio ambiente oferece instrumentos mais eficazes no combate a este tipo de poluio e os empresrios vm se esforando para cumprir as novas exigncias. Uma maneira de obrigar a indstria a tratar as guas por ela utilizadas exigir que a tomada de gua para uso fique localizada abaixo do ponto de despejo das guas servidas, o que procedimento usual no Japo. Os navios de grande porte tem que ter uma pequena estao de tratamento de guas oriundas de banheiros, cozinhas, copas, etc. Somente aps o tratamento esta gua pode ser lanada no mar, baa, etc. Em pequenas embarcaes proibido o uso de banheiros dentro de baas e lagoas e em certas situaes so lacrados.

POL

155

4 Existe escassez de peixes? H controvrsias sobre este tema, entretanto o que certo que pases muito dependentes da pesca para sobrevivncia de seus povos, como o Japo, j encontraram solues para este problema. Sua soluo simples e aplicvel em qualquer pas do mundo e com muito maior resultado em pases tropicais como o Brasil. O processo simples: reeducar o pescador, transformando-o em fazendeiro de peixes. Ao invs de ir pescar simplesmente, este homem cuida do crescimento e engorda do pescado que vender amanh em cercados montados em baas e ao longo da costa japonesa. O Estado cuida da criao das matrizes e do fornecimento dos filhotes nascidos em cativeiro, onde a sobrevivncia atinge cerca de 70 %, sendo estes fornecidos aos fazendeiros ou de graa ou preo de custo. Desta forma o peixe mais lucrativo e o antigo pescador tem trabalho regular para todo o ano. Hoje, o Japo em cidades como Kobe e Hiroshima, tem laboratrios que produzem filhotes de peixes, comuns na regio e lanam-nos ao mar para com isso aumentar a populao e assegurar a sobrevivncia das espcies. Lembremos do dito popular a nica coisa que quanto mais se tira mais aumenta o buraco!. Logo a pesca indiscriminada certamente levar a escassez de peixes. A pesca predatria, o desrespeito ao perodo de defeso estabelecido pelo IBAMA para assegurar a preservao das variadas espcies e o uso de redes com malha muito fina e que no permite a fuga daqueles peixes que no atingiram o tamanho satisfatrio so as principais razes que levam reduo da populao de vrias espcies de peixes e em muitos locais at mesmo extino dos peixes. A pesca predatria vem causando desequilibrio na biodiversidade aqutica pelo crescimento exagerado de algumas espcies animais e a completa destruio de outras que os antecedem na cadeia alimentar (servem de alimentos a estes). A tomada de conscincia daqueles que dependem da pesca para seu sustento, aliada a uma ajuda das autoridades pode ser o caminho que levar a conteno da extino de vrias espcies, assegurando o equilbrio no meio ambiente aqutico. A autoridade ambiental brasileira tem estabelecido vrias reservas biolgicas que so reas destinadas exclusivamente preservao da fauna e flora podendo, em alguns casos, ser efetuados estudos e pesquisas por pessoas ou rgos competentes. Quando essa rea transformada em um Parque, ela passa a ser aberta visitao sem perder, no entanto, as suas caractersticas iniciais. Essa visitao tem diversos propsitos, desde o lado educacional, em relao s pessoas que l visitam, at um lado financeiro, visando manuteno do prprio Parque. O Parque Marinho de Abrolhos uma destas reservas cuja fauna marinha uma das mais ricas da costa brasileira, o que justificou a decretao da rea como Unidade de Conservao Ambiental. A baixa profundidade e a presena de grande quantidade de recifes de corais criaram condies excepcionais para o desenvolvimento de inmeras 156 espcies, podendo-se encontrar em Abrolhos todos os peixes que existem no Atlntico Sul.

Nessa rea, toda a fauna e flora, tanto dentro quanto fora da gua, est sob proteo do IBAMA. Nessa rea proibida a pesca, seja comercial, esportiva ou submarina, caa ou qualquer atividade que venha causar danos ao meio ambiente, bem como a introduo de qualquer espcie de fauna ou flora, podendo isso causar alterao no ecossistema ali existente, alm de inmeras regras que devem ser seguidas quando da visitao do arquiplago. A Lei N 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividade lesivas ao meio ambiente, e d outras providncias, no seu Art 35 probe pescar mediante a utilizao de: explosivos ou substncias que, em contato com a gua, produzam efeito semelhante; substncias txicas, ou outro meio proibido pela autoridade competente. A pena da infrao deste artigo de recluso de um ano a cinco anos. No seu Art 36 esta estabelecido que considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espcimes dos grupos dos peixes, crustceos, moluscos e vegetais hidrbios, suscetveis ou no de aproveitamento econmico, ressalvadas as espcies ameaadas de extino, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

POL

157

Bibliografia BARROS, Geraldo Luiz Miranda de. Navegar fcil. 11 ed. Rio de Janeiro: Martima, 2001. BARROS, Carlos; PAULINO, Wison R. Os seres vivos. So Paulo: tica, 1999. BRASIL. Marinha do Brasil. Centro de Adestramento Almirante Marques de Leo. Manual de Combate a Incndio. Rio de Janeiro, 1999. BRASIL. Marinha do Brasil. Diretoria de Portos e Costas. Curso Bsico de Trabalhador Porturio. Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: DPC,2001. BRASIL. Marinha do Brasil. Diretoria de Portos e Costas. Manual de Combate a Incndio. Rio de Janeiro, 1998. BRASIL. Marinha do Brasil. Diretoria de Portos e Costas. Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar RIPEAM-1972. Rio de Janeiro, 1996 BRASIL. Ministrio da Sade. Atendimento a Desastres, Manual de Treinamento. So Paulo: Editora Equador, 2000. Apoio Cultural IBEP Ltda. Ed. Nacional, Projeto Trauma, Colgio Brasileiro de Cirurgies,Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Corpo de Bombeiros, Conselho Federal de Medicina, Fundao da Faculdade de Medicina. CANTO, Eduardo L.; PERUZZO, Francisco M. Qumica na abordagem do cotidiano. 2 ed. So paulo: Moderna, 1998. FAJARDO, Augusto. Qualidade de vida com sade total. Sociedade Brasileira de Nutrio e Qualidade de Vida. 3 ed. So Paulo, 1999. FONSECA, Maurlio M. Arte Naval. 5. ed. Rio de Janeiro: SDGM, 1989. MATOS JR, Antnio Carlos e al. Manual de Atendimento Mdico Pr-Hospitalar. Life Suport Emergency. MC, 2000 Mercedes Bens do Brasil. Manual de Manuteno do Motor OM 366. Brasil, 1997. MICROSOFT CORPORATION. Enciclopdia Encarta 2000. EUA, 1999. 1 compact disk ORGANIZACION METEOROLOGICA MUNDIAL (OMM). La meteorologia y el medio ambiente humano. Genebra: OMM, 1971. ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE. Guia Mdico Internacional para Navios. Washington: OMS, [ ]. RODRIGUES, Gelmirez Ribeiro.Mquinas de Combusto Interna.CADAPMQ. Belm: CIABA, 2001. Primeiros Socorros. So Paulo: Biologia e Sade, 1998. 158 SENAI. Apostila de Primeiros Socorros. Santos, 2001

You might also like