You are on page 1of 8

Separao e identificao dos ons Ferro, Alumnio, Crmio, Mangans, Zinco, Nquel e Cobalto

1. Introduo e Objetivos

Os ctions Fe2+, Fe3+, Al3+, Cr3+ formam hidrxidos insolveis e os ctions Mn2, Ni , Zn2+ e Co2+ formam sulfetos insolveis, conforme se pode observar pelos seus produtos de solubilidade (tabela 1).
2+

Tabela 1: Valores de constante de produto de solubilidade Ction Ferro (II) Ferro (III) Crmio (III) Alumnio (III) Mangans (II) Nquel (II) Zinco (II) Cobalto (II) Slido Fe(OH)2 Fe(OH)3 Cr(OH)3 Al(OH)3 MnS NiS ZnS CoS kPS 1,8x10-15 4,0x10-38 6,3x10-31 1,3x10-33 2,5x10-13 3,2x10-19 1,0x10-21 4,0x10-21

A adio de hidrxido de amnio a uma soluo contendo todos esses ctions, provoca a precipitao dos hidrxidos dos ctions com carga +3, permanecendo os ctions com carga +2.
Fe(3aq) 3NH 4 OH ( aq) Fe(OH ) 3( s) 3NH 4
Cr(3 ) 3NH 4 OH ( aq) Cr (OH ) 3 ( S ) 3NH 4( aq) aq Al(3aq) 3NH 4 OH ( aq) Al(OH ) 3 ( S ) 3NH 4( aq)

Caso haja traos de Fe2+ este facilmente oxidado pelo oxignio atmosfrico a xido frrico, de cor castanho-avermelhado, no solvel em excesso de hidrxido de amnio porque no anftero e no forma aminocomplexos.
Fe(OH ) 2 ( S ) O2 ( g ) 4 Fe(OH ) 3( aq )

O hidrxido de crmio, Cr(OH)3, cinza esverdeado, anftero, comea a precipitar em pH acima de 5,0 e a solubilizar em pH acima de 13. O hidrxido de alumnio, branco, no se dissolve em excesso de hidrxido de amnio, pois o ction alumnio no forma aminocomplexos. No entanto, os ctions Mn2, Ni2+, Zn2+ e Co2+, com carga +2, no precipitam com soluo de amnia diluda, pois formam complexos solveis.
Ni(2aq) 6NH 3( aq) [ Ni( NH 3 ) 6 ]2 Mn(2aq) 6NH 3( aq) [Mn( NH 3 ) 6 ]2

Co(2aq) 6NH 3( aq) [Co( NH 3 ) 6 ]2

Zn(2aq) 6NH 3( aq) [Zn( NH 3 ) 6 ]2

Estes ctions precipitam com soluo de cido sulfdrico (H2S) em meio bsico amoniacal, por exemplo:
Mn2 2NH 3( aq) H 2 S ( aq) MnS( s ) 2NH 4( aq)

Esta aula tem como objetivo separar e identificar os ctions Fe3+, Al3+, Cr3+, Mn2, Ni , Zn2+ e Co2+, por meio de reaes especficas.
2+

2. Materiais e Reagentes Parte 1 Uma estante com seis tubos de ensaio Centrfuga e Banho-maria

Amostra: mistura de solues 0,1 mol/L de nitratos de Fe3+, Al3+, Cr3+ Hidrxido de amnio 3,0mol/L Cloreto de amnio saturado gua oxigenada 3% Tiocianato de amnio 3,0 mol/L Acetato de amnio saturado Alizarina S ter etlico ou lcool isoamlico P.A. Papel de indicador Hidrxido de sdio 3,0mol/L cido clordrico 3,0mol/L

cido actico 3,0mol/L cido actico concentrado P.A. Nitrato de chumbo 5%. gua oxigenada 20 volumes (recm preparada)

Parte 2 Uma estante com seis tubos de ensaio Centrfuga Amostra: mistura de solues de nitratos de Mn2, Ni2+, Zn2+ e Co2+ Tioacetamida 1,0 mol/L cido clordrico 3,0mol/L Hidrxido de amnio 3,0mol/L Acetona Hidrxido de sdio 3,0 mol/L Bismutato de sdio P.A. Cloreto de amnio saturado cido ntrico concentrado Dimetilglioxima 0,1mol/L Tiocianato de amnio 3,0 mol/L (alcolica)

cido ntrico 3,0mol/L Ferrocianeto de potssio 0,2mol/L

3. Procedimento Experimental Parte 1

Pipete para um tubo de ensaio 2,0mL da amostra e adicione gota a gota soluo de hidrxido de amnio 3,0mol/L at que pH 12. Aquea cuidadosamente em banho-maria fervente por 2 minutos. Centrifugue e separe rapidamente o sobrenadante para outro tubo. No deixe esfriar. Lave o precipitado com 0,5mL de cloreto de amnio saturado. Centrifugue e despreze o sobrenadante. Ao precipitado, adicione 20 gotas de NaOH 3,0mol/L at pH alcalino (testar com papel indicador). Anote o pH. Adicione em seguida 3 gotas de NaOH em excesso e 20gotas de gua oxigenada 3%. Centrifugue e separe o sobrenadante para outro tubo de ensaio. Este tubo ser utilizado no item 3.2. 3.1. Ferro (Fe3+) Ao precipitado, adicione 3 gotas de cido clordrico 3,0mol/L para dissolv-lo. Em seguida duas gotas de tiocianato de amnio 3,0mol/L. O aparecimento de uma colorao vermelha, decorrente da formao de on complexo, indica a presena de ferro. 3.2. Alumnio (Al3+) Adicione 10 gotas de acetato de amnio saturado e em seguida gota a gota, cido actico 3,0mol/L at pH cido. Adicione gota a gota hidrxido de amnio 3,0mol/L at alcalinizao do meio e aparecimento de um precipitado branco gelatinoso. Centrifugue e separe o sobrenadante para ser utilizado no item 3.3. Ao precipitado adicione gota a gota cido clordrico 3,0mol/L at solubilizao. Em seguida adicione gota a gota hidrxido de amnio 3,0mol/L at alcalinizao do meio. Mea o pH. Agite bem e aquea no banho-maria at ebulio, com cuidado. Divida a soluo em duas partes. Na primeira parte, adicione alternadamente, acetato de amnio saturado e cido actico concentrado at o meio ficar cido. A precipitao de um precipitado branco gelatinoso indica a presena de alumnio. Separe dois tubos de ensaio. Coloque duas gotas em cada um deles de uma soluo de Alizarina S. em um dos tubos coloque 10 gotas de gua destilada e no outro a segunda poro da amostra. A formao de um precipitado vermelho, no tubo com amostra, indica a presena de alumnio. 3.3. Crmio(Cr3+) Ao sobrenadante obtido no item 3.2, adicione gotas de cido ntrico 3,0mol/L at que o meio fique cido. Aquea em banho-maria fervente por 1 minuto. Divida a soluo em duas partes. Na primeira parte, adicione 10 gotas de ter etlico ou lcool isoamlico e mais duas gotas de gua oxigenada 20 volumes (recm preparada), deixando escoar nas paredes do tubo. A formao de colorao azul devida a formao de CrO5, o qual instvel e decompe-se rapidamente com o desprendimento de oxignio. Na segunda parte, adicione duas gotas de nitrato de chumbo 5%. Um precipitado amarelo confirma a presena de ons crmio.

Parte 2 Pipete para um tubo de ensaio 2,0mL da amostra e adicione gota a gota soluo de hidrxido de amnio 3,0mol/L at que pH 12. Aquea cuidadosamente em banho-maria fervente por 2 minutos. Centrifugue e separe rapidamente o sobrenadante para outro tubo. No deixe esfriar. Caso se forme um precipitado rejeite-o. Adicione, cuidadosamente na capela, 5 gotas de tioacetamida 1,0 mol/L. Agite e aquea novamente em banho-maria durante 10 minutos. Centrifugue e separe o precipitado formado. Rejeite o sobrenadante. Lave o precipitado com 5 gotas de cloreto de amnio saturado. Centrifugue e rejeite o sobrenadante. Repita a lavagem. Ao precipitado, adicione 1,0mL de soluo de cido clordrico 3,0mol/L, agite e deixe em repouso por 5 minutos. Centrifugue e separe o sobrenadante para outro tubo de ensaio, o qual ser utilizado no ensaio 3.6. 3.4. Nquel (Ni2+) Ao precipitado obtido no item acima, adicione algumas gotas de cido ntrico concentrado e aquea no banho-maria at a sua completa dissoluo. Caso o precipitado no se dissolva, separ-lo do sobrenadante. Divida a soluo resultante em duas partes. Numa das partes, adicione com agitao constante, gota a gota, soluo de hidrxido de amnio 3,0mol/L at a alcalinizao do meio. Mea o pH. Em seguida, adicione algumas gotas de dimetilglioxima 0,1mol/L. A formao de um precipitado vermelho indica a presena de nquel. 3.5. Cobalto (Co2+) Na segunda parte da soluo, neutralize com hidrxido de amnio 3,0mol/L, at pH 7,0 e adicione 10 gotas de acetona. Em seguida, adicione lentamente pelas paredes do tubo e sem agitao, 5 gotas de uma soluo alcolica de tiocianato de amnio 3,0 mol/L. O aparecimento de uma soluo azul indica a presena de cobalto. 3.6. Mangans (Mn2+) Aquea na capela e no banho-maria o sobrenadante obtido no incio do experimento (parte 2) para eliminar todo o excesso de H2S. Em seguida resfrie e alcalinize o meio com uma soluo de hidrxido de sdio 3,0 mol/L, adicionando, em seguida, mais trs gotas em excesso. Centrifugue e transfira o sobrenadante para outro tubo de ensaio, que ser utilizado no experimento 3.7. Dissolva todo o precipitado adicionando gotas de cido ntrico 3,0mol/L e em seguida adicione uma poro de bismutato de sdio. Aquea a mistura cuidadosamente durante dois minutos. Dilua com 1,0mL de gua destilada e deixe em repouso. O aparecimento de uma cor violeta na soluo indica a presena de mangans. 3.7. Zinco (Zn2+) Divida o sobrenadante obtido no ensaio 3.6 em duas partes.

Na primeira poro, adicione na capela, 3 gotas de uma soluo de tioacetamida 1,0mol/L e aquea durante 1 minuto. A formao de um precipitado branco confirma a presena de zinco. Na segunda poro, adicione gota a gota cido clordrico 3,0mol/L at a soluo tornarse levemente cida. Em seguida, adicione 5 gotas de uma soluo de ferrocianeto de potssio 0,2mol/L. O aparecimento de um precipitado branco confirma a presena de zinco. 4. Referncias bibliogrficas VOGEL, A.I. Qumica analtica qualitativa. 5a. ed., Editora Mestre Jou, So Paulo, 1981. BACCAN, N.; GODINHO, O.E.S.; ALEIXO, L.M.; STEIN, E. Introduo Semimicroanlise Qualitativa. 6 ed., Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
Nomes: Aula: Resultados da Separao e Identificao dos ons Fe3+ , Al3+, Cr3+ Amostra: Fe3+ , Al3+, Cr3+ (mistura) Qual a funo da adio de NH4OH? Quantas gotas foram necessrias para atingir pH 12 ? O que acontece aps adio de (NH4)2CO3? Escreva a reao: Qual a funo da lavagem com NH4Cl? Adio de NaOH. Qual o pH? O que ocorre aps adio de NaOH e H2O2? Qual a reao qumica? Entrega:

Tubo 1

Tubo 1
3+

Precipitado do tubo 1 Adio de HCl. O que ocorre? Escreva a reao qumica: O que ocorre aps adio de KSCN?

Fe

Escreva a reao qumica:

Sobrenadante do tubo 1 Qual a funo da adio da mistura de NH4CH3COO e CH3COOH? Tubo 2 Al3+ Qual o pH? O que acontece aps adio de NH4OH? Qual o pH? Escreva a reao:

Soluo do tubo 2

Parte 1: Adio de NH4CH3COO e CH3COOH. O que ocorre? Qual pH? Escreva a reao qumica:

Soluo do tubo 2 Tubo 3

Parte 2: Controle (Branco) Soluo de Alizarina S mais H2O.

Parte 2: Soluo de Alizarina S mais amostra

Parte 1: O que ocorre aps adio de ter e H2O2? Escreva a reao:

Parte 2: O que ocorre aps adio de Pb(NO3)2? Escreva a reao:

Exerccio 1. Complete o fluxograma a seguir

Amostra hidrxido de amnio

Centrifugao Slido Tioacetamida Slido Centrifugao Slido Centrifugao cido clordrico Cloreto de amnio Sobrenadante Centrifugao Sobrenadante

Slido

Sobrenadante

Nomes: Aula: Entrega:

Resultados da Separao e Identificao dos ons Ni2+ , Co2+, Mn2+ , Zn2+ Amostra: Ni2+ , Co2+, Mn2+ , Zn2+ (mistura) Qual a funo da adio de NH4OH? Quantas gotas foram necessrias para atingir pH 12 ? O que acontece aps adio de tioacetamida? Escreva as reaes: Tubo 1 Qual a funo da lavagem com NH4Cl? Aps adio de HCl, qual o pH? O que ocorre? Qual a reao qumica? Precipitado do tubo 1 Adio de HNO3. O que ocorre? Escreva a reao qumica:

Tubo 2 Ni+

Sobrenadante do tubo 2 Qual a funo da adio de NH4OH? 1 Parte da soluo do tubo 2 Qual o pH? O que acontece aps adio de dimetilglioxima? Escreva a reao:

2 Parte da soluo do tubo 2 Co2+

O que ocorre aps neutralizao com NH4OH? Qual a funo da adio de acetona? O que ocorre aps adio de NH4SCN? Escreva a reao. Escreva a reao qumica: Aquecimento para eliminar excesso de H2S O que ocorre aps adio de HNO3? O que ocorre aps de adio de Bismutato de sdio?

Sobrenadante do tubo 1 Mn2+

Tubo 3 Zn2+

Parte 1: O que ocorre aps adio de tioacetamida? Escreva a reao:

Parte 2: O que ocorre aps adio HCl e ferrocianeto de potssio? Escreva a reao:

Exerccio 1. Complete o fluxograma a seguir

Amostra hidrxido de amnio

Centrifugao Slido Tioacetamida Slido Centrifugao Slido Centrifugao cido clordrico Cloreto de amnio Sobrenadante Centrifugao Sobrenadante

Slido

Sobrenadante

You might also like