You are on page 1of 4

Pergunta 1

1. Analise os itens abaixo e responda: I. A propriedade originria aquela que no h vnculo jurdico entre o proprietrio anterior e o atual. Ex. usucapio. II. A propriedade derivada a denominao que recai sobre a totalidade dos bens. Ex. herana. III. A propriedade a ttulo universal aquela em que existe um liame jurdico entre o proprietrio anterior e o atual. Ex. contrato seguido de transmisso e registro do bem imvel em Cartrio. IV. A propriedade a ttulo singular aquela que recai sobre bem determinado e individualizado.
Resposta

a. Apenas dois itens esto corretos. b. Apenas um item est correto. c. Apenas trs itens esto corretos. d. Os itens I, II, III e IV esto incorretos. e. Os itens I, II, III e IV esto corretos.
0,25 pontos

Pergunta 2

1. Analise os itens abaixo e responda: I. elemento constitutivo da propriedade o uso jus utendi, ou seja, o proprietrio tem direito de reaver a coisa do poder de quem ilegalmente a detenha, alicerado em seu direito de domnio sobre o bem. II. elemento constitutivo da propriedade o gozo jus fruendi, ou seja, possibilita ao proprietrio dispor da coisa, vendendo-a, doando-a, alienando-a, etc. III. elemento constitutivo da propriedade a disposio jus abutendi/ jus disponendi, ou seja, possibilita ao proprietrio arrecadar os frutos (tambm as rendas, os juros, etc.) obtidos com a explorao econmica do bem. IV. elemento constitutivo da propriedade a reivindicao jus reivindicatio / rei vindicato: que possibilita ao proprietrio utilizar o bem, de acordo com a sua vontade, nos termos da lei.

Resposta

a. Apenas dois itens esto corretos. b. Apenas um item est correto. c. Apenas trs itens esto corretos. d. Os itens I, II, III e IV esto incorretos. e. Os itens I, II, III e IV esto corretos.
0,25 pontos

Pergunta 3

1. Analise os itens abaixo e responda: I. Os direitos reais possuem caractersticas. So elas: o vnculo ligando uma coisa a uma pessoa, oponvel a toda coletividade (sujeito passivo universal, ou seja, se aplica a todos, erga omnes), com direito de seqela, de preferncia e rol especfico em lei. II. A obrigao propter rem constitui um direito misto, por ser uma relao jurdica na qual a obrigao de fazer est acompanhada de um direito real, fundindo-se os dois elementos numa unidade, que a eleva a uma categoria autnoma. III. So direitos reais: a propriedade; a superfcie; as servides; o usufruto; o uso; a habitao; o direito do promitente comprador do imvel; o penhor; a hipoteca; a anticrese; a concesso de uso especial para fins de moradia; a concesso de direito real de uso; a usucapio; a acesso. IV. Direito de sequela o direito que o titular possui de poder reivindicar a coisa ou o bem com quem e onde quer que se encontre. a prerrogativa concedida ao titular do direito real de pr em movimento o exerccio de seu direito sobre a coisa a ele vinculada, contra todo aquele que a possua injustamente, ou seja, seu detentor.
Resposta

a. Apenas dois itens esto corretos. b. Apenas trs itens esto corretos. c. Os itens I, II, III e IV esto corretos. d. Apenas um item est correto. e. Os itens I, II, III e IV esto incorretos.
0,25 pontos

Pergunta 4

1. Analise os itens abaixo e responda: I. Transfere-se entre vivos a propriedade imobiliria mediante o registro do ttulo translativo no Registro de Imveis. II. Os direitos reais sobre imveis constitudos, ou transmitidos por atos entre vivos, s se adquirem com o registro no Cartrio de Registro de Imveis dos referidos ttulos, salvo os casos expressos no Cdigo Civil. III. Os bens imveis so aqueles que podem ser removidos de um lugar para outro sem destruio, sem alterao de sua substncia. IV. Os bens imveis so os bens de raiz.
Resposta

a. Apenas um item est correto. b. Apenas dois itens esto corretos. c. Os itens I, II, III e IV esto incorretos. d. Os itens I, II, III e IV esto corretos. e. Apenas trs itens esto corretos.
Unidade 2
Pergunta 1

1. O procedimento de duvida ser requerido:


Resposta

a. pelo Cartrio do Registro de Torrens a pedido do oficial do Cartrio de Registro de Imveis. b. pelo interessado e processado pelo Oficial de Registro; c. pelo juiz por vontade da parte; d. pelo oficial do Cartrio de Pessoas Naturais a pedido do juiz;
0,25 pontos

Pergunta 2

1. No Brasil o registro comum :


Resposta

a. facultativo e gera presuno juris et de jure; b. obrigatrio e gera presuno juris et de jure. c. facultativo e gera presuno juris et de jure;

d. obrigatrio e gera presuno juris tantum;


0,25 pontos

Salvar e Enviar

You might also like