You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE VALE DO ACARA

ALANA APARECIDA DA SILVA MONTEIRO ALEX MIRANDA DOS SANTOS GOUVEIA ALEX PEREIRA DOS SANTOS ELIZETE MACHADO BARBOSA HELENA CRISTINA MAFRA DE JESUS LEONARDO GUEDES SILVA ROCHANE OLIVEIRA DOS SANTOS SAMANTA DOS SANTOS

COMO ENSINAR ESPORTES

Macap 2011

UNIVERSIDADE VALE DO ACARA

ALANA APARECIDA DA SILVA MONTEIRO ALEX MIRANDA DOS SANTOS GOUVEIA ALEX PEREIRA DOS SANTOS ELIZETE MACHADO BARBOSA HELENA CRISTINA MAFRA DE JESUS LEONARDO GUEDES SILVA ROCHANE OLIVEIRA DOS SANTOS SAMANTA DOS SANTOS

COMO ENSINAR ESPORTES

Trabalho apresentado disciplina de Metodologia do Ensino de Esporte Coletivos II, como requisito avaliativo do curso de Licenciatura Plena em Educao Fsica da Universidade Vale do Acara, orientado pelo Prof. Fernando Barreiros.

Macap 2011

FOLHA DE APROVAAO

ALANA APARECIDA DA SILVA MONTEIRO ALEX MIRANDA DOS SANTOS GOUVEIA ALEX PEREIRA DOS SANTOS ELIZETE MACHADO BARBOSA HELENA CRISTINA MAFRA DE JESUS LEONARDO GUEDES SILVA ROCHANE OLIVEIRA DOS SANTOS SAMANTA DOS SANTOS

Trabalho apresentado disciplina de Metodologia do Ensino de Esporte Coletivos II, como requisito avaliativo do curso de Licenciatura Plena em Educao Fsica da Universidade Vale do Acara, orientado pelo Prof. Fernando Barreiros.

Avaliado por: ---------------------------------------------------Prof. Fernando Barreiros. Nota:_________ Data:____/_____/_____

Macap 2011 1. Introduo A educao e o esporte so temas amplos que abrangem diferentes campos do conhecimento. Assim, procuramos tratar neste trabalho questes relativas pedagogia do esporte, caracterizando uma abordagem tradicional de ensino de futebol, e conseqentemente dos demais esportes. necessrio, portanto, buscarmos uma nova orientao a qual os valores do esporte, do jogo e da brincadeira, no permaneam apenas dentro das escolas ou dos clubes, mas que transitem para alm. Dessa forma, cabe ao professor de Educao Fsica criar condies para que o esporte seja assumido como um valor de referncia na incluso e no bem-estar, no apenas de crianas e jovens, como tambm de adultos e idosos. Vamos apresentar as propostas para o ensino do futebol e do basquetebol e refletir sobre elas, tendo como suporte terico os conceitos de pedagogia e as suas inter-relaes que iremos abordar. E o princpio do jogo deve regular a necessidade do surgimento da tcnica, partindo de um processo de ensino de complexidade crescente decompe-se o jogo em unidades funcionais (situaes particulares) e no em fragmentos tcnicos, que desencadearemos um comportamento no educando que viabilize a tcnica dentro das exigncias do jogo. Ou seja, a criana no s aprende o gesto tcnico, mas, principalmente, compreende quando e como us-lo, dependendo do exigido pela situao de jogo. Ela descobre o seu gesto ao apresentar a sua eficincia e competncia interpretativa nas situaes vividas.

2. Metodologia A pedagogia tradicional: reflexo a partir dos estudos que propem ensinar futebol. Por meio de uma pesquisa bibliogrfica, procuramos levantar a literatura que descorre sobre o ensino do futebol. Selecionamos os autores que almejavam, com seus estudos, apontar um caminho ou apresentar um modelo para se ensinar futebol as crianas, que seja na escola em um ambiente formal de ensino, ou mesmo numa escolinha especfica caracterizada um ambiente no-formal de ensino. As obras pesquisadas, dentro das suas limitaes em decorrncia do tempo em que foram construdas, caracterizando uma abordagem tradicional de ensino de futebol e, conseqentemente dos demais esportes. Apresentaremos, na seqncia um breve resumo sobre cada obra que se mostrou relevante ao nosso estudo, ao final, discutiremos todas, embasados em uma referncia terica que almeja superar essa pedagogia tradicional. Primeira proposta para ensino de futebol.

A primeira etapa, para as crianas iniciantes no futebol, as brincadeiras, os jogos so dirigidos para que se marquem muitos gols, mediantes atividades simples de chutes ao gol com um goleiro: Chute a gol, jogo com um gol e jogo com dois gols, segundo Hudson Ventura, na (pgina 26).

Atividade fsica, para criana, para o adolescente e para o adulto, de fundamental importncia. O esprito competitivo sendo um sentimento no homem deve ser incentivado desde a infncia at a idade adulta, atravs da Educao Fsica e do esporte.

Segunda proposta para ensino de futebol.

Segundo estudo pesquisado, intitulado iniciao ao futebol, como manual ilustrado de exerccio que, como descries em detalhes, procuram mostrar ao jovem iniciante como executar corretamente as tcnicas do jogo. As atividade e os exerccios descritos esto relacionados a chutes, conduo de bola, domnio, cabeceio e passe, para o aluno se torna um grande jogador de futebol, o mesmo deve, alm de conhecer, dominar perfeitamente todas as tcnicas do jogo. Conhecimento das regras, com o domnio perfeito das tcnicas do jogo, tornar um grande jogador de futebol. Terceira proposta para ensino de futebol.

Gunter Lamminch (1984) e seus colaboradores, no livro jogos para o treinamento do futebol, propem 117 jogos para o treinamento do futebol, dividindoos em cinco partes:
1. Jogos e competies para aquecimento: brincadeiras para motivar os

alunos exercitando-os. Ex: corrida moderada para frente, lateralmente e para trs.
2. Jogos para aperfeioar as aptides fsicas: atividades muitas vezes

ldicas, que do nfase no movimento de habilidades fsicas.


3. Jogos para aprendizagem da tcnica: jogos e brincadeiras utilizados

para a aprendizagem dos fundamentos do futebol.


4. Jogos para a formao ttica: que desenvolvem no s a ttica

individual, mas tambm a coletiva, exigindo dos aprendizes uma grande agilidade mental e uma percepo rpida do jogo.
5. Jogos de complementao: utilizao de jogos para descontrao

psquica, ou seja, recreao.

Quarta proposta para o ensino de futebol.

Apresenta o planejamento de treinamento; separam a aula em trs partes tradicionais: aquecimento, parte principal e higiene do corpo, com a durao da aula de 1 hora. Como aquecimento eles indicam alguns exerccios de alongamento e ginstica. A parte principal tem por objetivo a melhora do padro fsico geral, a assimilao da tcnica gesto tcnica do futebol bem como a aprendizagem do comportamento ttico em campo. E a terceira parte justifica-se pela necessidade de o corpo de voltar ao normal. Para isso, utilizam marchas aceleradas ou pequenas brincadeiras.

2.1 Discusses sobre as propostas Depois de apresentadas essas propostas metodolgicas para o ensino do futebol, chegado o momento de refletir sobre elas, tendo como suporte terico os conceitos de pedagogia e as discusses realizadas sobre o fenmeno esporte, bem como suas inter-relaes abordadas anteriormente. Ns entendemos que antes de a criana chegar idade de receber treinamento esportivo, especializado, o problema a resolver o mesmo, isto , um trabalho de base de iniciao. Ao aluno nunca deve ser negado um avano no seu aprendizado, e com isso ele se sentir sempre estimulado para progredir, e, o que mais importante tomar conscincia do que foi planejado para ele e por qu. medida que o aluno se vai integrando com cada modalidade esportiva, novos recursos tcnicos e regras lhe sero ensinadas. No livro Aula de Educao Fsica, diz tese que, at a 6. srie, o aluno, alm de j ter dentro de si o gosto pela atividade fsica, dever tambm conhecer os fundamentos de todas as modalidades esportivas, para poder entrar na fase de treinamento nas 7. e 8. sries, quando ser completado o seu aprendizado esportivo (pag. 227).

Entendemos o esporte no como modalidades separadas que se esgotam em si, mas como manifestaes de jogo que se concretizam em jogos esportivizados construdos historicamente ao longo dos sculos e totalmente integrados nossa cultura corporal e social. O ensino dos Jogos Desportivos Coletivos e suas inovaes

Pedaggicas Jlio Garganta um dos autores desse grupo que levanta pontos interessantes para uma discusso, propondo a construo de uma teoria para o ensino dos JDC. Ele parte do pressuposto que, nas suas estruturas fundamentais e fundamentais e funcionais, os jogos coletivos apresentam semelhanas, o que permitem serem agrupados em categorias. Ex: o basquetebol, o handebol e o futebol enquadrado na mesma categoria. Finalizando, os autores portugueses procuram nos alertar para o fato de que a importncia do esporte, do ponto de vista educativo, no repousa nica e exclusivamente na possibilidade do ensino do jogo, mas, por meio do aprendizado de esporte, entendido como fator cultural, deve-se resgatar os seus valores educativos, desenvolvendo o aluno como ser total, ultrapassando os limites do domnio das habilidades motoras.

3. CONCLUSO Conclumos que os esportes, em geral, so um bom meio para se obter uma condio fsica saudvel. Tambm temos conhecimento de seu valor enquanto atividade de lazer - seja praticando-o ou apenas assistindo a sua prtica - ou ainda, e o mais importante, enquanto um valioso elemento educativo que serve para o reforo de valores morais adequados e hbitos que valorizam a qualidade de vida. Indiscutivelmente, a importncia dos esportes elevada na sociedade atual. Condicionamento fsico, esprito de equipe e controle emocional e psicolgico. Todos estes fatores so essenciais para a formao de verdadeiros cidados, da, fica evidente a importncia do esporte na sociedade.

4. Referncias Bibliogrficas
BARROS, DAYSY REGINA PINTO & REGO, DARCY MIRES DO. Educao

fsica na escola primria. Rio de janeiro, J. Olimpio, 1972.


BRITO, ANTONIO DE PAULA. Educao fsica infantil. Lisboa, Liv. Portugal,

1971.
ASSIS DE OLIVEIRA, Svio. Reinventando o Esporte, possibilidades da

pratica

pedaggica. Campinas, autores associados, 2011;

TEIXEIRA JR, Jober. Futebol de salo: Uma nova viso pedaggica. Rio

Grande do Sul, Sagra-DC Luzzatto, 1992.

You might also like