You are on page 1of 2

w cmVzYS48L3N

Infinitivo Flexionado Usa-se o infinitivo flexionado nos seguintes casos:

Infinitivo flexionado e no flexionado O infinitivo forma nominal do verbo e pode apresentar-se flexionado e no flexionado. O estudo do infinitivo na Lngua Portuguesa bastante complexo, j que, em alguns casos, ele deve ser flexionado, em outros, ele pode ser flexionado, e em outros ainda ele no se flexiona. Ser denominado flexionado quando possuir desinncia verbal, que so as seguintes: -es, para a segunda pessoa do singular (tu), -mos, para a primeira pessoa do plural (ns), -des, para a segunda pessoa do plural (vs) e -em, para a terceira pessoa do plural (eles, elas). A primeira pessoa do singular (eu) e a terceira pessoa do singular (ele, ela) so representadas pelo infinitivo no flexionado. Era para eu cantar Era para tu cantares Era para ele cantar Era para ns cantarmos Era para vs cantardes Era para eles cantarem O infinitivo flexionado, nas conjugaes dos verbos regulares, idntico ao futuro simples do subjuntivo. Este (o futuro do subjuntivo) participa de oraes iniciadas comumente pela conjuno se ou pela conjuno quando, indicando hiptese condicional ou temporal; aquele (o infinitivo), de oraes iniciadas comumente por preposio (a, de, para, por...), indicando significado declarativo. Por exemplo: Infinitivo: Era para eles chegarem mais cedo. Ao nos aproximarmos da casa, percebemos que havia problemas. Eles se preocuparam por no saberem o que estava acontecendo. Futuro do subjuntivo: Se eles chegarem mais cedo, participaro da abertura do evento. Quando nos aproximarmos da casa, saiam correndo. Sempre que falarem com ele, tomem muito cuidado com o que iro dizer.

Quando o sujeito for claro, ou seja, quando surgir um pronome ou um substantivo escrito na mesma orao do verbo, funcionando como sujeito dele, o uso do infinitivo flexionado ser obrigatrio: No necessrio vocs chegarem mais cedo. O sujeito do verbo chegar est claro: vocs; por isso o verbo fica no plural, concordando com o sujeito. No mediremos esforos para vs serdes bem atendidos. O sujeito de ser est claro: vs; por isso o verbo fica na segunda pessoa do plural, concordando com o sujeito.

Obs.: Mesmo no sendo claro o sujeito, pode-se flexionar o infinitivo: (Observe que a flexo deixa a frase mais elegante. Em alguns casos, se no houver a flexo, ocorrer ambiguidade) No necessrio chegarem mais cedo. (O sujeito no est escrito na orao, mas torna-se claro que a ao direcionada a mais de um elemento: vocs. Est na hora de comearmos o trabalho. (Se no houver a flexo ocorrer ambiguidade: Est na hora de comear o trabalho. Quem? eu, voc, ele, ns?)

Quando o sujeito do verbo no infinitivo for diferente do sujeito do verbo da outra orao, flexiona-se o infinitivo. Meninos, vejo estarem atrasados mais uma vez. O sujeito do infinitivo estar (vocs), diferente do sujeito do verbo da outra orao: eu vejo. Falei a eles sobre a vontade de deixarmos o time. O sujeito do infinitivo deixar (ns), diferente do sujeito do verbo da outra orao: eu falei.

Obs.1: Se o sujeito do verbo no infinitivo for o mesmo do verbo da outra orao, a flexo do infinitivo no necessria. No , porm, proibida.

Reunir-nos-emos com eles para apresentar os problemas da empresa. Reunir-nos-emos com eles para apresentarmos os problemas da empresa. O sujeito de ambos os verbos (reunir e apresentar) o mesmo: ns. Os escoteiros chamaram os chefes para apresentar o relatrio. Os escoteiros chamaram os chefes para apresentarem o relatrio. O sujeito de ambos os verbos (chamar e apresentar) o mesmo: os escoteiros.

Sujeito acusativo: Quando o verbo da orao principal for causativo (fazer, mandar, deixar...) ou sensitivo (ver, sentir, ouvir...) e o complemento desse verbo for uma orao cujo verbo esteja no infinitivo ou no gerndio, chamamos o sujeito do infinitivo ou do gerndio de sujeito acusativo. Se o sujeito acusativo for um pronome oblquo tono (me, te, se, o, a, nos, vos, os, as) ou um substantivo singular, usa-se o infinitivo no flexionado: Mandei o garoto sair de l. Mandei-o sair de l. Mandei-os sair de l. Mandaram-nos sair de l.

Obs.2: Quando o infinitivo estiver depois da preposio a, o caso mais polmico, pois h gramticos que admitem a flexo do infinitivo e h gramticos que no a admitem. O mais recomendvel aceitar ambos os casos, ou seja, quando o infinitivo estiver depois da preposio a, pode-se usar tanto o infinitivo flexionado, quanto o no flexionado. O rapaz ajudava as garotas a superar suas dificuldades em Matemtica. O rapaz ajudava as garotas a superarem suas dificuldades em Matemtica. A nica exceo ocorre quando a orao estiver na voz passiva (com sujeito sofrendo a ao verbal): nesse caso, o infinitivo ser flexionado obrigatoriamente: Essas so as tarefas a serem feitas. (A orao est na voz passiva, pois o sujeito tarefas sofre a ao de fazer).

Obs.: Se o sujeito acusativo for um substantivo plural, pode-se usar tanto o infinitivo flexionado quanto o infinitivo no flexionado: Mndei os garotos sair. Mandei os garotos sarem.

Quando o infinitivo no se referir a sujeito algum, ser no flexionado: Navegar preciso, viver no preciso.

Quando, aps adjetivo, preceder o infinitivo de preposio, ser no flexionado: So casos difceis de solucionar. Depois do adjetivo difceis h a preposio de; o verbo solucionar, que est no infinitivo, no pode ser flexionado.

Infinitivo no flexionado Usa-se o infinitivo no flexionado nos seguintes casos: Como verbo principal de locuo verbal, usa-se o infinitivo no flexionado: Os alunos podem sair mais cedo hoje. O verbo sair o principal da locuo verbal podem sair. Eles no podem fazer isso! O verbo fazer o principal da locuo verbal podem fazer. Quando der ao infinitivo valor de imperativo (ordem, pedido, conselho, apelo), ele ser no flexionado: Soldados, recuar!

You might also like