You are on page 1of 5

Estado do Rio Grande do Norte Universidade do Estado do rio Grande do Norte UERN Campus Avanado prof.

. Joo Ismar de Moura CAJIM Departamento de Educao Disciplina: Estrutura da Educao Bsica Prof.: Escolstico

1 1

CarLa Patricia

Clercia Cristina
1

Fabiana Rosa

Maria Girlania

Resumo

Graduandas do III perodo do curso de pedagogia UERN-CAJIM

Seo II Da Educao Infantil


Na educao infantil a avaliao far-se- mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Seo III Do Ensino Fundamental


O ensino fundamental obrigatrio, com durao de nove anos gratuito na escola pblica, iniciando-se aos seis anos de idade, tem por objetivo a formao bsica do cidado, incluindo a capacidade de aprender, a compreenso do ambiente natural e social alm de outros direitos que devem ser adquiridos nesta fase da vida escolar. O currculo do ensino fundamental induz obrigatoriamente, contedos que trata dos direitos das crianas e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, o ensino religioso, de matricula facultativa, parte integrante da formao bsica do cidado e constitui disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental. A jornada escolar no ensino fundamental inclui pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o perodo de permanecia escolar, o ensino fundamental ministrado progressivamente em tempo integral, a critrio dos sistemas de ensino.

Seo IV Do ensino Mdio


O ensino mdio a etapa final da educao bsica, ter como finalidades: a consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos, a preparao bsica para o trabalho e cidadania, o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a forma tica e o desenvolvimento, a compreenso dos fundamentos cientficos tecnolgicos dos processos produtivos.

O currculo do ensino mdio observar o disposto na Seo I e as seguintes diretrizes: destacar a educao tecnolgica bsica, a de avaliao que estimulem a iniciativa dos estudantes, ser includa uma lngua estrangeira moderna como disciplina obrigatria. Sero includas a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatrias em todas as series do ensino mdio, os contedos, as metodologias e as formas de avaliao sero organizadas de tal forma que ao final do ensino mdio tero equivalncia legal ao prosseguimento.

Seo IV A Da educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio


Depois de ter atingido a formao geral do educando, poder prepar-lo para o exerccio profissional, e pr-formao geral para o trabalho, e essa preparao poder ser desenvolvida nos prprios estabelecimento de ensino mdio. A educao profissional tcnica de nvel mdio pode ser desenvolvida da seguinte forma: articulada com o ensino mdio, subseqente,em cursar destinados a quem j tenha concludo o ensino mdio. A educao profissional tcnica articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36.B, desta lei, ser desenvolvida de forma: integrada, somente a quem j tenha concludo o ensino fundamental; concomitante, oferecida a quem ingressasse no ensino mdio ou j o esteja cursado. Os diplomas de cursos de educao profissional tcnicas de nvel mdio, quando registrados tero validades racional e habilitaro ao prosseguimento de estudos na educao superior.

Seo V Da Educao de Jovens e Adultos


A educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria. Os sistemas de ensino asseguraro gratuitamente aos jovens e aos adultos, que no puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.O poder pblico viabilizar e estimular o acesso e a permanncia do trabalhador na escola, mediante aes integradas e complementares entre si. A educao de jovens e adultos dever articular-se,

preferencialmente, com a educao profissional, na forma do regulamento. Os sistemas de ensino mantero cursos e exames supletivos, que compreendero a base nacional comum do currculo, habilitando ao prosseguimento de estudos em carter regular. Os exames a que se refere este artigo realizar-se-o: no nvel de concluso do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos; no nvel de concluso do ensino mdio, para os maiores de dezoito anos. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educando por meios informais sero aferidos e reconhecidos mediante exames.

CAPTULO III Da Educao Profissional e Tecnolgica


A educao profissional e tecnolgica, no cumprimento dos objetivos da educao nacional, integra-se aos diferentes nveis e modalidades de educao e s dimenses do trabalho, da cincia e da tecnologia. Os cursos de educao profissional e tecnolgica podero ser organizados por eixos tecnolgicos, possibilitando a construo de diferentes itinerrios formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nvel de ensino. A educao profissional e tecnolgica abranger os seguintes cursos: de formao inicial e continuada ou qualificao profissional; de educao profissional tcnica de nvel mdio; de educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao. Os cursos de educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao organizar-se-o, no que concerne a objetivos, caractersticas e durao, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educao. A educao profissional ser desenvolvida em articulao com o ensino regular ou por diferentes estratgias de educao continuada, em instituies especializadas ou no ambiente de trabalho. O conhecimento adquirido na educao profissional e tecnolgica, inclusive no trabalho, poder ser objeto de avaliao, reconhecimento e certificao para prosseguimento ou concluso de estudos.

Estado do Rio Grande do Norte Universidade do Estado do rio Grande do Norte UERN Campus Avanado prof. Joo Ismar de Moura CAJIM Departamento de Educao Disciplina: Estrutura da Educao Bsica Prof.: Escolstico

You might also like