You are on page 1of 15

Na tentativa de caracterizar a cartografia temtica diferenciando-a da sistemtica, apresentamos o quadro 2, baseado em Sanchez (1981) Quadro 2 - Principais diferenas entre

cartografia sistemtica e cartografia temtica


Cartografia sistemtica Mapas topogrficos com a representao do terreno Atendem a uma ampla diversidade de propsitos Podem ser utilizados por muito tempo No requerem conhecimento especfico para sua compreenso. Leitura simples Elaborados por pessoas especializadas em cartografia Utilizam cores de acordo com a conveno estabelecida para mapas topogrficos Uso generalizado de palavras e nmeros para mostrar os fatos Sempre servem de base para outras representaes.
Fonte: Baseado em Sanchez, 1981

Cartografia temtica Mapas temticos que representam qualquer tema Atendem usurios especficos Geralmente os dados so superados com rapidez Requerem conhecimento especfico para sua compreenso. Interpretao complexa. Geralmente elaborados por pessoas no especializadas em cartografia. Utiliza cores de acordo com as relaes entre os dados que apresenta Uso de smbolos grficos, especialmente planejados para facilitar a compreenso de diferenas quantitativas e qualitativas Raramente servem de base para outras representaes.

Os mapas temticos podem ser construdos levando em considerao vrios mtodos, cada um mais s caractersticas e forma de manifestao, as quais podem ser representadas como ponto, linha ou polgono. (MARTINELLI, 2006).

Cidade 1:500.000
Rio

Lagoa 1:50.000

Igreja Lagoa Casa paroquial

1:2.500

EXEMPLOS DE VISES

Horizontal

Vertical

Oblqua

c- Fotografia area da praia de Ipanema, obtida de uma aeronave

Viso Vertical

d- Fotografia da praia de Ipanema, obtida na superfcie

Viso Oblqua

Cartografia, 2009

Cartografia, 2009

Cartografia, 2009

A escala pode ser:


mapas de grande escala - representam pequenas reas, realidade pouco reduzida, com bastantes pormenores; mapas de pequena escala - representam a realidade muito reduzida, grandes superfcies, sem pormenores.

Cartografia, 2009

ESCALA

O que uma Escala?

Que tipos de Escalas existem?

Rela Relao Entre

Gr Grfica 0 5 10 Km

Numrica Numrica

Nominal 1cm =250cm

Grande <1:10 000 Ex: Planta

Pequena >1:10 000 Pa Ex. Pas

1:25 000

Distncia no Mapa

Distncia na Realidade

Cartografia, Nov/2007

A preciso requerida num levantamento erro admissvel depende da escala adotada para a sua representao. Entretanto, pode-se relacionar alguns fatores que interdependem no momento da escolha da escala: a) a extenso do terreno a representar; b) a extenso da rea levantada, quando comparada com as dimenses do papel que receber o desenho; c) a natureza e quantidade de detalhes que devem constar na planta topogrfica; d) a preciso grfica do desenho.

Preciso grfica de uma escala a menor dimenso grfica percebida pela vista humana (ABNT 0,0002 m = 0,2 mm). O erro admissvel nas medies pode ser conhecido, aplicando-se a seguinte relao: ea = 0,0002 x N, onde N o denominador da escala adotada.

As vantagens e desvantagens da utilizao das escalas grficas e numricas

gr Escala grfica
Vantagens Desvantagens
MantmMantm-se a Menor proporcionali preciso/ dade quando rigorosa surgem redu redues, amplia ampliaes

num Escala numrica


Vantagens
Maior preciso/ rigorosa

Desvantagens
Impr Imprpria para redu redues, amplia ampliaes

Cartografia, 2009

Figura 1 Da esquerda para a direita: imagem GOES de uma face da Terra, Imagem TM-LANDSAT (Rio de Janeiro e regio), fotografia area (Ipanema, Rio de Janeiro) e fotografia local (praia de Ipanema, Rio de Janeiro). Fonte: Adaptada de Florenzano (2004).

ESCALA
a- Imagem de uma face da Terra, obtida do satlite GOES

b- Imagem do Rio de Janeiro, obtido pelo Landsat TM-5 em 08/07/1998

You might also like