You are on page 1of 3

BANDAGEM FUNCIONAL

DEFINIO:

Refere-se aplicao de algum tipo de fita protetora que adere pele de determinada articulao. A bandagem quando aplicada corretamente, proporciona proteo e compresso. A estabilizao articular promovida pela resistncia mecnica da fita. A tcnica de bandagem um recurso muito importante, j que proporciona efeito imediato na estabilizao articular e alivio da dor para os atletas. um tratamento de fcil e rpida aplicao. Ela promove estmulos mecnicos (elsticos) duradouros e constantes na pele. Mantm a comunicao com os tecidos mais profundos atravs de mecano-receptores encontrados na epiderme e derme. Estes receptores fornecem informaes exclusivas sobre eventos externos que afetam o nosso organismo e do ao sistema articular elementar habilidade para detectar estmulos aplicados pele sobre pequenas reas e grandes reas.

Efeitos das bandagens: - Diminuio da dor e da sensao de desconforto; - Promove suporte e auxilio durante a contrao muscular; - Diminui a congesto do fluxo linftico, assim como extravasamento sanguneo subcutneo; - Ajuda nas correes dos desvios articulares; - Promove auxilio na contrao muscular;

Historia da Bandagem Funcional A bandagem teve origem nos Estados Unidos por uma necessidade do meio esportivo de se prevenir leses, reabilitar e diminuir o tempo de afastamento dos atletas da pratica esportiva. Hoje sua maior utilizao continua sendo na preveno e tratamento de leses relacionadas ao esporte, por diminuir o tempo de afastamento dos

atletas especialmente quando o trauma decorrente da prpria pratica esportiva.

Objetivo geral da bandagem: Fornecer apoio e proteo aos tecidos moles, sem limitar suas funes desnecessariamente (antes da leso como preveno e aps ter obtido uma leso para prevenir futuras leses).

Objetivos especficos da Bandagem Funcional 1. Preveno da ocorrncia de leses A) Sustentao ou apoio as reas submetidas a estresse excessivo e/ou repetido, reduzindo freqncia e gravidade de leses aumentando a estabilidade articular. B) Estabilizar articulaes com histrico de leses, reduzindo risco de reincidncia (Profilaxia). 2. Tratamento das leses A) Etapas iniciais - Minimizar ocorrncias de danos ou complicaes (proteo); - Manter posicionamento de talas; - Proporcionar determinada compresso (controle do edema); B) Etapas Finais - Apoiar tecidos moles (pele, msculos, tendes, ligamentos e cpsulas), posicionando estruturas lesionadas, diminuindo estresse, facilitando cicatrizao e reparo tecidual. - Possibilitar reinicio atividade fsica, auxiliando nveis de fora e flexibilidade.

Vantagens do uso das bandagens: - Sustentar e apoiar as reas de estresses excessivos e/ou repetidos; - Estabilizar as articulaes que apresentem histricos de leses; - Oferecer uma compresso moderada, controlando o edema.

O que a bandagem no pode fazer: Criar controle total de tecidos moles. A bandagem aplicada sobre pele mvel. E ser utilizada como nico mtodo de tratamento da leso.

Dicas para aplicao da bandagem: - Atadura firmemente enrolada; - Manter rolo de atadura voltado para o aplicador; - Iniciar distalmente; - Evitar tenso excessiva (bloqueio circulatrio)

Material necessrio: - ataduras - fitas adesivas (esparadrapo e outras fitas especiais)

Indicaes: - Distenses ligamentares; - Entorses articulares; - Frouxido da capsula articular; - Pequenas fissuras sseas; - Leses musculares como distenses e contuses.

Contra-indicaes: - Alergias a bandagem; - Fraturas; - Alteraes circulatrias graves; - Leses extensas de pele (queimaduras ou feridas).

You might also like