You are on page 1of 23

Introduo

Droga toda e qualquer substncia, natural ou sinttica que, introduzida no organismo modifica suas funes. As drogas naturais so obtidas atravs de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafena (do caf), a nicotina (presente no tabaco), o pio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintticas so fabricadas em laboratrio, exigindo para isso tcnicas especiais. O termo droga, presta-se a vrias interpretaes, mas comumente suscita a idia de uma substncia proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivduo, modificando-lhe as funes, as sensaes, o humor e o comportamento. As drogas esto classificadas em trs categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgsicos, estimulantes, alucingenos, tranquilizantes e barbitricos, alm do lcool e substncias volteis. As psicotrpicas, so as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de vrias formas: por injeo, por inalao, via oral, injeo intravenosa ou aplicadas via retal (supositrio).

Classificao das drogas

As drogas psicotrpicas agem no sistema nervoso central, produzindo alteraes de comportamento, humor e cognio. De acordo com a ao destas no organismo do indivduo, um pesquisador francs, denominado Chaloult, classificou as drogas em trs grandes grupos:

Drogas estimulantes do sistema nervoso central:

Estas substncias aumentam a atividade cerebral, uma vez que imitam ou cooperam com os neurotransmissores estimulantes do organismo do indivduo, como a epinefrina e dopamina. Assim, do sensao de alerta, disposio e resistncia, mas que, ao fim de seus efeitos, conferem cansao, indisposio e depresso, devido sobrecarga que o organismo se exps.

Algumas delas so: nicotina, cafena, anfetamina, cocana, crack e merla.

Drogas depressoras do sistema nervoso central:

Tais drogas apresentam uma diminuio das atividades cerebrais de seu usurio, deixando-o mais devagar, desligado e alheio; menos sensvel aos estmulos externos.

Algumas delas so: lcool, inalantes e solventes, sonferos, ansiolticos, antidepressivos e morfina.

Drogas perturbadoras do sistema nervoso central:

So aquelas drogas cujos efeitos so relativos distoro das atividades cerebrais, podendo causar perturbaes quanto ao espao e tempo; distores nos cinco sentidos e at mesmo alucinaes. Grande parte destas substncias proveniente de plantas, cujos efeitos foram descobertos por culturas primitivas, associando as experincias vivenciadas a um contato com o divino. Drogas lcitas e ilcitas

O cigarro um dos principais exemplos de drogas lcitas.

As drogas, substncias naturais ou sintticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo, so divididas em dois grandes grupos, segundo o critrio de legalidade perante a Lei: drogas lcitas e ilcitas.

As drogas lcitas so aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que so aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lcitas na nossa sociedade so o cigarro e o lcool. Outros exemplos de drogas lcitas: anorexgenos (moderadores de apetite), benzodiazepnicos (remdios utilizados para reduzir a ansiedade), etc.

J a cocana, a maconha, o crack, a herona, etc., so drogas ilcitas, ou seja, so drogas cuja comercializao proibida pela legislao. Alm disso, as mesmas no so socialmente aceitas.

importante ressaltar que no pelo fato de serem lcitas, que essas drogas so pouco ameaadoras; a alerta da Organizao Mundial da Sade (OMS). Segundo o rgo, as drogas ilcitas respondem por 0,8% dos problemas de sade em todo o mundo, enquanto o cigarro e o lcool, juntos, so responsveis por 8,1% desses problemas. Nesse sentido, muitos questionam a aceitao, por parte da sociedade, das drogas lcitas, uma vez que as mesmas so prejudiciais para a sade e tambm causam dependncia nos usurios. Assim, o critrio de legalidade ou no de uma droga historicamente varivel e no est relacionado, necessariamente, com a gravidade de seus efeitos. Alguns at mesmo afirmam que esse critrio fruto de um jogo de interesses polticos, e, sobretudo, econmicos.

lcool

Para um indivduo com 70kg, 3 ou 4 copos de cerveja podem conferir reflexos retardados, dificuldades de se adaptar em diferentes luminosidades, tendncia agressividade e comportamento aventureiro.

Overdose o termo que usamos quando referimos a doses excessivas de determinada substncia no corpo, causando intoxicao no indivduo. No caso do lcool, se voc bebeu muito, provavelmente sentir tonturas, vmitos, se sentir eufrico ou deprimido, dentre outras caractersticas.

Tontura, dor de cabea, sensao de boca seca, desnimo, sentidos no dia seguinte so sintomas da famosa "ressaca": uma reao do seu corpo a essa ingesto demasiada. 40 miligramas de etanol por 100 mililitros so suficientes para gerar o quadro de euforia, causando esse desconforto no dia posterior.

O coma alcolico seria um prximo passo, necessitando de internao e aplicaes de insulina, lavagens estomacais e outros tratamentos, de acordo com a intoxicao. 300 mg de etanol por 100 mL de sangue, aproximadamente, levam o indivduo a esse quadro. Uma intoxicao mais severa (aproximadamente 500 mg por 100 mL), pode causar a morte por overdose.

O uso excessivo e prolongado do lcool pode irritar a mucosa estomacal, causando a gastrite. Essa confere muito desconforto ao portador, uma vez que causa ardncia, queimao, dores de cabea, etc. Outras conseqncias, e ainda mais graves, so: o aumento da presso arterial, problemas no corao e pncreas, hepatite e cirrose. Distrbios do sistema nervoso, como desateno e tremedeira, tambm podem fazer parte do quadro. O fgado um dos principais rgos afetados, uma vez que ele quem armazena o glicognio - a nossa reserva de glicose, que oferece energia aos animais, inclusive o humano e o libera aos poucos para a corrente sangunea. Quando o indivduo est sem se alimentar por um tempo razovel, suas reservas se esgotam, fazendo com que este rgo sintetize a glicose a partir das nossas protenas musculares. Essa sntese dificultada na presena do lcool, visto que o etanol bloqueia essa ao. Assim sendo, compreensvel o porqu das pessoas que esto bebendo em jejum se afetam mais rapidamente e o porqu do lcool em excesso, ao longo do tempo, pode causar a cirrose heptica. Dessa forma, caso deseje mesmo beber, procure se alimentar antes e durante, priorizando alimentos ricos em amido. Evite beber excessivamente, procurando revezar, entre um copo e outro de bebida, um copo de gua, para evitar a desidratao dos neurnios, responsvel pela ressaca.

Anfetaminas

Anfetaminas so substncias qumicas produzidas em laboratrio consideradas como estimulantes, j que provocam o aumento da atividade cerebral do indivduo, deixando o usurio eufrico, ofegante e eltrico. Esse aumento do processo cerebral totalmente nocivo para a sade, j que leva o usurio a extrapolar seus prprios limites, podendo causar danos irreparveis ao crebro. Quando esse ciclo de euforia acaba, o usurio se sente debilitado, fraco e depressivo, se v obrigado a voltar a consumir novas e maiores doses da droga, criando assim um processo de dependncia. Essas drogas podem ser consumidas atravs de comprimidos, por via oral, diretamente injetada na corrente sangunea, sob a forma de p ou dissolvidas em bebidas alcolicas. Os maiores usurios das anfetaminas geralmente so estudantes, caminhoneiros, pilotos e atletas, que buscam a melhora de desempenho em suas atividades, j que as anfetaminas aceleram o crebro e provocam a perda de sono. Alm de afetar o crebro humano, as anfetaminas causam a dilatao da pupila, aumento das pulsaes e da presso cardaca. Estudos comprovam que entre os estudantes brasileiros do 1 e 2 graus das 10 maiores capitais do pas, 4,4% revelaram j ter experimentado uma droga tipo anfetamina alguma vez na vida. Essas drogas possuem efeitos to fortes que alguns delrios e alucinaes causados pela droga podem

levar o usurio ao suicdio por razes ilusrias, como uma perseguio imaginria, por exemplo. Ansiolticos

Ansiolticos so drogas sintticas do grupo dos benzodiazepnicos, que possuem a capacidade de tranquilizar e diminuir a ansiedade do indivduo, mesmo que seja por um perodo pr-estabelecido. Essas substncias so bastante utilizadas em tratamentos de insnia, ansiedade, stress ou em determinadas circunstncias para atenuar situaes de pnico do indivduo. Os ansiolticos so ingeridos geralmente por via oral na forma de comprimidos, porm tambm podem ser injetados diretamente na corrente sangunea.

Assim como todos os benzodiazepnicos, os ansiolticos inibem o funcionamento exagerado da atividade cerebral, deixando o indivduo em um estado mais tranqilo, meio que desligado do meio ambiente e dos estmulos externos. Um significante detalhe nesse sentido o fato do lcool poder intensificar os efeitos dessa droga, assim, misturar ansiolticos com bebidas alcolicas pode ser fatal. Embora os ansiolticos possuam teis efeitos medicinais, podem causar efeitos indesejveis e at mesmo a dependncia. Naturalmente essas drogas provocam efeitos de sonolncia, alterando as funes psicomotoras e prejudicando atividades que

requerem bastante ateno, como dirigir automveis, aumentando assim a probabilidade de acidentes. Com o uso freqente da droga, na ocasio da interrupo desse uso, o dependente passa a sentir irritabilidade, insnia, dores pelo corpo, e em alguns casos, convulses. Assim, a tendncia do indivduo a de procurar novas doses dessas drogas para passar, mesmo que momentaneamente, esses efeitos indesejveis, gerando assim a dependncia qumica. Barbitricos

Os barbitricos foram descobertos por Adolf Von Baeyer em 1864. Segundo a histria, aps fazer a sntese dessas substncias, o cientista foi comemorar seu novo feito em um bar, e como a garonete se chamava Brbara, ele resolveu dar o nome de barbitrico, sua nova experincia. Essas substncias resultam da unio do cido malnico com a uria, de onde se podem derivar substncias com uso teraputico. Os barbitricos atuam como substncias depressoras do Sistema Nervoso Central, so usados como antiepilpticos, sedativos, hipnticos e anestsicos. Essas drogas foram grandemente utilizadas como hipnticas na dcada de 60, at o aparecimento das benzodiazepinas. Os barbitricos atuam no sentido de deprimir diversas reas do crebro, causando sonolncia, dificuldades de concentrao, raciocnio prejudicado, relaxamento e

sensao de calma. Devido a essas propriedades, essas substncias so utilizadas em remdios para dor de cabea, epilepsia, controle de lceras ppticas, presso sangunea alta e para dormir. Os efeitos txicos ou indesejveis que essas drogas provocam so: falta de coordenao motora, grande reduo da presso sangunea, vertigens, reduo da urina, espasmo da laringe e crise de soluo. Essas substncias so consideradas drogas, pois provocam a dependncia fsica e psicolgica. Sua abstinncia pode provocar transpirao excessiva, nuseas, vmitos, ansiedade, taquicardia, tremor corporal, etc, por isso, existem leis e diretrizes que dificultam o acesso de uma pessoa a um barbitrico. Boa Noite Cinderela

Voc est numa festa e aceita uma bebida de um estranho e de repente fica tudo escuro, voc acorda em um lugar totalmente diferente, pensa em ligar pra algum e... epa! Cad o celular e a carteira? Ento percebe que foi vtima de um golpe: o Boa Noite Cinderela.

Pessoas que j sofreram esse golpe relatam os sintomas aps ingerirem a misteriosa bebida. A sensao de estar meio grogue e os sentidos vo sendo recobrados lentamente, a voz fica sonolenta e as palavras saem enroladas. Em virtude dos efeitos apresentados, essas substncias so utilizadas freqentemente por assaltantes e

agressores que dopam a vtima a fim de assalt-la ou abusar sexualmente, sendo, portanto, denominadas tambm de rape drugs (drogas de estupro). Mas quais substncias so responsveis por causar essas alteraes no organismo? No existe uma frmula pronta, o que acontece um verdadeiro coquetel de medicamentos encontrveis em farmcias: o flunitrazepam, cido gama hidroxibutrico (GHB) e cetamida. Essas substncias so misturadas em bebidas alcolicas e atingem o sistema nervoso central de quem as ingere, causando sonolncia. No comeo dos efeitos a vtima, por estar atordoada, pode at fornecer informaes pessoais ao criminoso, e dependendo da dose e da substncia, a vtima cai em sono profundo que pode durar 24 horas.

Vejamos a ao de cada substncia no organismo: Flunitrazepam

Nome comercial: Rohypnol; Princpio ativo: um ansioltico, usado como redutor da ansiedade, mais conhecido como calmante. cido gama hidroxibutrico GHB (sigla em Ingls) Nome comercial: Ecstasy lquido; Princpio ativo: usado como droga, alucingeno. Ketamina

Nome comercial: Special K;

Princpio ativo: anestsico de uso veterinrio, em humanos no tem uso teraputico e usado indevidamente para atordoar as vtimas. Uma poro generosa de apenas um desses componentes j seria suficiente para derrubar uma pessoa, agora imaginem todos eles misturados e uma nica bebida? dose para leo, portanto tome cuidado ao ingerir bebidas de estranhos ou de amigos no confiveis, a leso pode ser muito maior do que a financeira: a prpria morte. Cafena

A cafena (C8H10N4O2) um composto qumico do grupo das xantinas. Denominada como 1,3,7-trimetilxantina, a mesma encontrada em plantas e bebidas, como no caf, ch, chimarro, em refrigerantes, etc. A cafena considerada a droga lcita mais consumida no mundo. Fisicamente, a substncia se encontra na forma de um p branco cristalino e amargo. O composto pode ser classificado como droga porque utilizado como um estimulante cardaco e diurtico, alm de deixar as pessoas mais eufricas e causar dependncia fsica e psicolgica, agindo de forma semelhante anfetaminas e cocana, porm com um grau de intensidade bem menor.

Estima-se que grande parte da populao adulta brasileira consome a dose diria igual ou superior a 300 mg de cafena. Seus efeitos so: - bloqueio da recepo de adenosina, impedindo a sensao de sono em curto prazo; - estmulo da produo de adrenalina, aumentando o metabolismo e dando mais disposio; - aumento da concentrao de dopamina no sangue, dando a sensao de bem-estar.

Os problemas que a cafena provoca no organismo no so to graves nem to rpidos como nos casos das drogas ilcitas, porm existem. A recepo da adenosina muito importante para o sono saudvel, portanto com o bloqueio dessa substncia, as pessoas tero, em longo prazo, dificuldades para se beneficiarem de um sono profundo.

Um indivduo que tenta diminuir ou acabar com as doses de cafena ir encontrar dificuldades, j que a substncia gera o aumento da sensaode prazer e bem-estar. Alm disso, muitas delas passam a apresentar dores de cabea, ocasionadas pela dilatao dos vasos sanguneos do crebro.

Cigarro

Apesar de gerar grandes lucros aos fabricantes e ser um dos produtos mais vendidos no mundo, talvez por ser considerado smbolo de status, sabe-se que o cigarro acarreta srios prejuzos a seus usurios, atualmente o maior problema de sade pblica mundial.

O cigarro contm folhas secas do tabaco (nicotina rusticum e nicotina tabacum). Possui em sua composio mais de 4.500 complexos qumicos, como arsnico, amnia, sulfito de hidrognio e cianeto hidrogenado. Semelhante ao gs que sai do escapamento dos carros, o monxido de carbono pode ser o mais letal de todos os elementos, pois este responsvel pela diminuio de oxignio para o os rgos dos fumantes. A fumaa depositada nos pulmes composta de nicotina e alcatro, sendo que este ltimo cancergeno.

Os efeitos provocados pelo cigarro so sintomas psicolgicos e fsicos responsveis pela dependncia, tais como clareza de pensamentos, maior ateno, capacidade de concentrao e aumento da memria, alm de diminuir o apetite, a irritabilidade e relaxar a musculatura. O cigarro pode causar doenas do corao, hemorragias cerebrais, doena pulmonar e cncer de pulmo. Cocana

A cocana uma das drogas ilegais mais consumidas, fortes e perigosas do mundo. Extrada das folhas da coca (Erythroxylon coca), a cocana um alcalide tropano e seu nome completo 3-benzoiloxi-8-metil-8-azabiciclo (3,2,1) octano-4-carboxilico cido metil ster. Essa droga sinttica (produzida em laboratrio) e tambm considerada psicotrpica, j que atua no sistema nervoso central do indivduo, responsvel pelo comando dos pensamentos e aes das pessoas. Descoberta na Amrica do Sul h mais de 1200 anos, a cocana era usada por muitos ndios nativos para ajudar a suportar a fome, a sede e o cansao. O cientista italiano Angelo Mariani levou a cocana para a Europa e desenvolveu um vinho baseado na planta, esse foi apreciado at mesmo pelo Papa Leo XIII. O uso da cocana provoca uma passageira euforia, excitao, sensao de onipotncia, falta de apetite, insnia e um ilusrio aumento de energia. Esses sintomas de euforia quando passam, geram uma enorme depresso ao usurio, resultando em uma busca maior por outras e maiores quantidades da droga. Altas doses de cocana podem resultar em convulses, taquicardia, depresso do centro neural respiratrio e depresso vasomotora. A overdose geralmente provoca arritmias cardacas, convulses epilpticas generalizadas e depresso respiratria com asfixia, levando o indivduo a morte em menos de 3 horas. Embora seja proibida em todo o mundo, a cocana a droga que mais gera dinheiro. S nos EUA foram vendidos 35 milhes de dlares do produto em 2003.

Cogumelos

Os cogumelos foram usados para fins alucingenos h muitos anos atrs, porm seu uso ficou bastante difundido no Mxico, onde os nativos j os utilizavam em rituais religiosos. Os cogumelos atuam no Sistema Nervoso Central e geralmente causam nuseas, dilatao das pupilas, aumento do pulso, da presso sangunea e da temperatura, alucinaes visuais e auditivas, atuando de forma bem parecida com o LSD.

No Brasil, as espcies de cogumelos mais consumidas como drogas so as do gnero Psilocybe, principalmente a Psilocybe cubensis. Seu mecanismo atua no sentido de estimular os receptores de acetilcolina, provocando srias alteraes no indivduo, tais como: dificuldade de controle da urina e de fezes, nuseas, vmitos, pupilas dilatadas, queda da presso arterial, etc. Tambm muito comum o uso da espcie Amanita muscaria, que atua estimulando os neurotransmissores GABA no Sistema Nervoso Central, ocasionando alucinaes visuais, alteraes de humor, falta de coordenao, sonolncia, etc.

Cola de sapateiro

O uso crnico da cola de sapateiro desencadeia em graves sequelas. A cola de sapateiro um produto feito base de diversos solventes orgnicos, como o tolueno. Solventes so substncias geralmente inflamveis e facilmente introduzidas no organismo por meio de aspirao, conferindo um efeito depressor do sistema nervoso.

Por ter baixo custo e ser facilmente encontrada, um nmero considervel de jovens de rua e de fase escolar tm utilizado a cola de sapateiro em busca de seus efeitos. S para se ter uma ideia, em pesquisa realizada em 2002, pelo Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas, constatou-se que a cola de sapateiro a terceira droga mais consumida em nosso pas, depois do tabaco e do lcool. Seus efeitos incluem sensaes de leveza, torpor, excitao e euforia; que tendem a ser acompanhadas por viso dupla, perda de controle, fala arrastada, andar vacilante, irritao dos olhos e mucosa, e comportamento agressivo e impulsivo. Como estes se iniciam em poucos segundos, o usurio tende a aspir-la por diversas vezes; fazendo com que sistema nervoso e organismo em geral sejam agredidos de forma mais rpida.

Assim, o indivduo est sujeito a transtornos como: perda de conscincia, convulses,

insuficincia renal, problemas na memria, falta de equilbrio, paralisia de membros inferiores, problemas pulmonares, depresso respiratria, arritmia cardaca e at morte sbita. E, quando se encontra em estado de dependncia, a abstinncia confere a ele comportamento hiperativo e ansioso, alucinaes, delrios, calafrios e irritabilidade.

Considerando estes problemas relativos sade pblica, e o fato de que menores sob o efeito de cola cometem bem mais atos infracionais do que os que no utilizaram; a ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria), em 2006, fixou regras mais rgidas referentes fabricao, venda e distribuio da cola de sapateiro e outros inalantes.

Ecstasy

O ecstasy uma droga feita em laboratrio (sinttica) que possui o mesmo princpio ativo do LSD: a Metilenodioxidometaanfetamina (MDMA). Sabe-se que essa droga surgiu em 1912, sendo sintetizada pela primeira vez pelo qumico alemo Anton Kllisch para ser usada com fins medicinais, em sesses de psicoterapia, e como inibidor de apetite.

O meio mais comum de consumo do ecstasy por via oral, atravs de comprimidos, porm a droga tambm pode ser injetada ou inalada pelo usurio. Os efeitos do ecstasy duram em mdia, 10 horas. O usurio passa a sentir uma grande sensao de bem-estar e prazer, uma vontade incontrolvel de conversar e s vezes, de ter algum tipo de contato fsico. A droga provoca inmeros malefcios, tais como: boca seca, nusea, sudorese, aumento da frequncia cardaca e da presso arterial, hipertemia, depresso, dor de cabea, viso turva, manchas roxas na pele, fadiga e insnia. O aumento da presso sangunea provoca o aumento da temperatura do corpo, que em alguns casos pode chegar at 42 graus, levando o usurio a uma profunda desidratao, se tornando fatal na maioria dos casos.

O ecstasy muito utilizado em festas e baladas, j que alm de provocar a sensao de bem-estar e sociabilidade, um estimulante sexual, sendo denominado tambm de plula do amor. Solventes ou inalantes

Solventes so substncias geralmente inflamveis e volteis, permitindo com que sejam facilmente inaladas pelo nariz e/ou boca, seja acidentalmente ou intencionalmente.

Colas, tintas, esmaltes, thinners, vernizes; cheirinho de lol, lana perfume, dentre outros, so alguns produtos que possuem solventes em sua composio. So drogas mais frequentemente usadas por adolescentes, tanto pela facilidade de serem encontradas quanto pelo preo mais acessvel. Seus efeitos so rpidos, e se encerram tambm rapidamente: uma situao propcia para que o indivduo a aspire novamente, em busca de seus efeitos facilitando sua dependncia. Excitao, geralmente acompanhada de zumbidos, dor de cabea, salivao e rubor; so seus primeiros efeitos que, logo depois, do espao para uma diminuio das atividades cerebrais do indivduo, conferindo voz mole, desorientao, palidez e, em alguns casos, alucinaes. Seu uso contnuo e/ou em altas doses pode conferir queda na presso, convulses, inconscincia, e at mesmo coma e morte. Em longo prazo, o indivduo tende a ter suas clulas neurais lesionadas de forma irreversvel, causando, dentre outros sintomas, dficit de ateno e concentrao. Problemas musculares, hepticos, renais e relacionados medula ssea e nervos tambm podem ocorrer devido intoxicao. Vale ressaltar, tambm, que tais substncias deixam o corao mais sensvel ao da adrenalina: uma das responsveis pelo aumento dos batimentos cardacos em situaes de sobrecarga, como impactos emocionais, ou um grande esforo fsico. Assim, em situaes tais como estas, o usurio pode sofrer problemas cardacos agudos.

pio

Minha papoula da ndia Minha flor da Tailndia s o que tenho de suave E me fazes to mal Renato Russo / Dado Villa-Lobos / Marcelo Bonf Eu no quero ver Voc fumando pio Pr sarar a dor Zeca Baleiro

Opiceos so substncias oriundas de uma planta endmica da sia, a papoula (Papaver somniferum), a partir do pio: uma resina extrada desta, ao se fazer incises em sua cpsula. Estas podem ser naturais, como a morfina e codena; semissintticos, como a

herona; ou, ainda, sintticos, como o demerol, propoxifeno e metadona. Neste ltimo caso, tais substncias tambm so chamadas de opioides. Tanto opioides quanto opiceos so poderosos analgsicos, amplamente utilizados para tratamento da dor. Entretanto, tm grande capacidade de causar tolerncia e dependncia, por serem levadas ao crebro de forma bastante rpida, atingindo regies relacionadas dependncia e sensao de recompensa. Assim, podem gerar problemas graves queles que passam a utiliz-la como droga de abuso; apresentando crise de abstinncia que inclui como sintomas: tremores, nuseas, vmitos, diarreias, cimbras, angstia, crises de choro, dentre outros. No Brasil, a maioria de usurios e dependentes so os profissionais da rea da sade, seguidos dos portadores de dor crnica.

Agindo de forma a diminuir as atividades do Sistema Nervoso Central, causam, por aproximadamente quatro horas, sensao de bem-estar, alvio da dor, calmaria e sonolncia; ao mesmo tempo em que contraem as pupilas, reduzem as atividades gastrointestinais e diminuem os batimentos cardacos e frequncia respiratria. Assim, o abuso destas substncias pode causar depresso respiratria e/ou cardaca, levando o indivduo ao coma e, muitas vezes, morte. Como muitas pessoas utilizam-nas em doses via injeo intravenosa, existe um risco eminente de ocorrer problemas relacionados circulao sangunea e, ainda, contaminaes, como pelos vrus HIV e das hepatites; e pela bactria Clostridium tetani. Apesar de ser um processo longo e intensivo, existe tratamento para dependentes de substncias derivadas da papoula, que incluem a desintoxicao por meio de medicao e abordagem psicossocial

Dedicatria Dedicamos esse trabalho todos os jovens e adolescentes, para que possam ter conscincia desse mal, que so as drogas e que convivemos no nosso dia-a-dia. Pois o mundo das drogas um caminho, na maioria das vezes, sem volta. E que quando somos influenciados ou entramos nele, alm de sofrer, fazemos nossos familiares e todos que esto ao nosso lado sofrer. As drogas destroem vidas, carter, sonhos, famlias e o futuro. Os jovens e os adolescentes de hoje, sero o futuro do nosso pas, o direito de fazer um pas melhor est em nossas mos, a escolha nossa. Pense nisso! Para refletir

Antes de se suicidar, Percy Partrick, dependente de drogas, endereou uma carta emocionante alertando os jovens. Se algum lhe oferecer algum txico, demonstre ser mais homem do que eu fui. No se deixe tentar, por nenhuma razo, e saiba responder com um no. Talvez voc encontre amigos que lhe ofeream gratuitamente um pouco da coisa (droga) para depois, sucessivamente, fazer voc pagar por ela. No princpio o preo reduzido, mas quando perceberem que voc se tornou viciado (dependente), aumentaro os preos. No esquea que a mesma pessoa que lhe vendeu a maconha, ter, em reserva para voc, tambm a herona.

E tudo isso, por qu? No certamente pela sua felicidade, mas para obter dinheiro.

A droga pode oferecer momentos de felicidade, mas a cada um destes momentos corresponde um sculo de desespero que jamais poder ser apagado. A droga destruiu todos os meus sonhos de amor, as minhas ambies e a minha vida no seio da famlia.

You might also like