You are on page 1of 2

AULA N 05 02/09/11 Vigncia da Lei se divide em: a) validade b) vigncia (temporal e espacial) c) eficcia Essa discusso s cabe depois

s que o processo legislativo j foi estudado e que considera-se que a lei j existe. O que afirmar que uma lei valida? O entendimento majoritrio diz que a lei vlida aquela que respeita todas as fases do processo legislativo (exigncias de iniciativa, como deve se proceder a discusso e aprovao, sano e veto, promulgao e publicao). Ex: Um grande problema que gera a INCONSTITUCIONALIDADE da lei uma inconstitucionalidade chamada FORMAL e outra chamada MATERIAL. Inconstitucionalidade material quando um produto desse processo (uma lei) viola uma norma dentro da constituio. Ex: No artigo 5 da constituio federal diz que no so permitidas penas de maus tratos, penas de morte, penas cruis ou degradantes. Suponhamos que seja apresentada uma PEC (projeto de emenda constitucional), por algum legitimado, pretendendo alterao da constituio, acrescentando constituio federal uma pena de maus tratos aos usurios de drogas das universidades federais, e que essa lei seja aprovada. Passou por todo o processo legislativo, foi sancionada, promulgada e publicada. Percebe-se ento nesta lei, um vcio de inconstitucionalidade material, pois essa lei que admite uma pena de castigo est violando uma garantia que a constituio federal probe. Inconstitucionalidade formal - Ex: Uma lei tributria est pretendendo criar um tributo. Suponhamos que esta lei tenha desrespeitado o legitimado que vai propor o projeto ou ento pulou de uma casa; O veto parcial foi de uma palavra s do dispositivo, ento violou as regras processuais do processo legislativo, sendo ento uma inconstitucionalidade formal, essa lei padece desse vcio da falta de validade.
[00:05:33 (2)]

Com relao a vigncia da lei, o que significa uma lei viger ou no? quando a lei comea a produzir efeito, quando ela entra em vigor (no sentido de poder ser cobrada, poder ser exigida das pessoas) Vigncia temporal: Com relao a data que a lei entrar em vigor, ou seja, a partir de tal data a lei ser considerada vlida, e estar em vigor. -Essa lei pode comear a produzir efeito na data da publicao. Ou : Esta lei publicada no dia tal ... Algumas vezes a informao somente esta, ento se silenciar (se no falar nada), a regra : a lei comea a viger (entrar em vigor) em 45 dias aps a data da sua publicao.

- Se for uma lei que v produzir efeitos no extrangeiro -> A lei deve entrar em vigor 3 meses a data de publicao aqui no Brasil. Por ex: Se ela tiver que ser aplicada nas embaixadas brasileiras, nos consulados brasileiros no exterior. - A data pode ser indicada a partir da data de publicao: Esta lei entrar em vigor tantos dias aps a data de publicao - Em outra data; EX: Cdigo Civil de 2002, por ele mexer com todo o ordenamento jurdico e ser uma lei muito importante, que vai alterar muitas normas na vida e no dia-a-dia das pessoas, demorou mais de um ano pra entrar em vigor (VACACIO LEGIS). Vacacio legis um prazo para alteraes na lei; um lapso temporal entre a data da publicao e incio da vigncia. -Quando d um tempo a mais; chamada vigncia proferida; uma forma de dar um tempo pras pessoas tomarem conhecimento da lei e se adaptem a ela. Tempo para sucitar discusses; quando esse cdigo entrar em vigor a comunidade como um todo j ficou inteirada das alteraes que aquele cdigo vai promover. -Quando se fala que uma lei pode entrar em vigor em uma data diferente de sua data de publicao, fala-se de VACACIO LEGIS. o lapso temporal entre a data da publicao e o incio da vigncia (se as datas forem diferentes: 45 dias, 1 ms, 1 ano ou 2 anos... etc). Dentro do prazo de VACACIO LEGIS, pode ser que seja necessrio ALTERAR essa lei, por algum erro talvez (ou uma retificao material, como chamado). Caso haja uma alterao na lei DENTRO do prazo de vacacio legis, essa alterao no ser considerada uma nova lei, mas se estiver fora do prazo de vacacio legis.. depois que a lei j est em vigor, necessria uma OUTRA LEI para fazer correo da anterior. -Existem leis que tem prazo de vacacio legis e outras no. Quem determina se a lei ter ou no este prazo o presidente da repblica, no momento da publicao da lei; Sanciona, promulga e publica, e ao final ele vai dizer se vai ou no ter.

You might also like