You are on page 1of 8

Elemento que durante muito tempo foi confundido com a grafita, o molibdnio tem importante aplicao na indstria siderrgica

como aditivo na fabricao de aos extremamente duros. Molibdnio um metal branco-prateado, muito resistente e menos dctil que o tungstnio, elemento com o qual se parece. De smbolo Mo, faz parte do grupo VIb da tabela peridica e est entre os trs elementos de mais alto ponto de ebulio, o que o dificulta acentuadamente seu uso industrial. Em 1778 o qumico sueco Carl Wilhelm Scheele demonstrou amolybdaina posteriormente denominado molibdenita e que at ento se pensava ser um minrio de chumbo ou grafita continha enxofre e possivelmente um elemento qumico ainda desconhecido. Outro sueco, Peter Jacob, conseguiu isolar o metal em 1782 e lhe deu o nome molybdus, chumbo. Elemento relativamente raro, o molibdnio no se encontra em estado livre na natureza. A molibdenita sua principal fonte comercial. Tambm pode ser obtido da vulfenita e da bowelita, ou como subproduto nas mineraes e do cobre. Componente essencial das plantas, atua como catalisador nas leguminosas e auxilia as bactrias a fixar nitrognio. Alguns compostos se usam micronutrientes. O molibdnio tem aplicao na produo de ligas ferrosas e no ferrosas, pois as torna mais resistentes corroso. Entre os compostos, o mais importante o trixido de molibdnio (MoO3), ap partir do qual se preparam outros. O dissulfeto de molibdnio (MoS2), parecido com a grafita, usado como lubrificante ou como aditivo para gorduras e leos. Outros compostos so amplamente empregados na indstria eletrnica e na produo de pigmentos para tintas e cermica.

externa de alto potencial redutivo, ou seja, muito difcil de oxidar (resistente corroso). slido, apresenta colorao branco-prateada e brilhante nas condies ambiente e, um dos poucos elementos de transio externa reconhecidos como essenciais para o funcionamento do organismo humano. Seu smbolo qumico Mo.
O Molibdnio um metal de transio

Molibdenita

muito duro, assim utilizado em ligas metlicas para aumento da resistncia. Sua massa atmica ponderada vale aproximadamente 96 u e seu nmero atmico igual a 42 (eltrons e prtons). um dos elementos com os maiores pontos de fuso da tabela peridica.

Os estados de oxidao mais comuns so o Mo+2, Mo+3, Mo+4, Mo+5 e Mo+6, e suas caractersticas eltricas o classificam como um bom condutor de eletricidade e de calor.

O papel biolgico do Molibdnio essencialmente enzimtico (a exemplo da xantina oxidase, enzima necessria para a sntese de cido rico) e pode ser comprovado no processo de nitrogenase (fixao de nitrognio molecular).

O trixido de Molibdnio um dos compostos mais utilizados desse metal. Sendo a reao qumica descrita a seguir:

2Mo + 3O2 2MoO3

Obs.: Esta reao s possvel a altas temperaturas, com o metal rubro.

Alm do Oxignio, o Molibdnio possui bastante afinidade com halognios. Dentre eles, destacam-se o Flor e o Cloro:

Mo + 3F2 MoF6

2Mo + 5Cl2 2MoCl5

Ocorrncia e Abundncia

Powellita

O Molibdnio no ocorre livre na natureza. Seu principal minrio a molibdenita, contendo o dissulfeto de molibdnio (MoS2). Mas tambm encontrado em outros minrios como apowellita Ca(MoW)O4 ou CaMoO4, pois o Tungstnio pode ou no estar presente na composio e a wulfenita(PbMoO4).

bastante escasso na crosta terrestre, e o maior produtor de Molibdnio so os Estados Unidos com quase 50% da produo mundial.

O Molibdnio pode ser encontrado, tambm, como subproduto da minerao de Cobre e do Tungstnio: nesses casos, sua concentrao raramente chega a 0,5% do mineral extrado.

Aplicaes

Ligas metlicas de alta resistncia mecnica e corrosiva; Catalisador na indstria petroqumica (para remoo de Enxofre); Fabricao de pigmentos alaranjados; Lubrificante resistente a elevadas temperaturas (MoS2); Produo de telas do tipo TFT (Thin-Film Transistor Transistor de Tela Fina); Camadas condutivas de alguns tipos de transistores; Filamentos de componentes eltricos; Peas de aeronaves, automveis e de uso nuclear.

Fontes: THEODORE L. Brown, H. EUGENE LeMay, BRUCE E. Bursten. Qumica: A cincia central, So Paulo SP: Editora Prentice-Hall, 2005. 9 Edio. 992 pgs. http://www.mspc.eng.br/quim1/quim1_042.asp http://pt.wikipedia.org/wiki/Molibdnio

MOLIBIDNIO: mesmo efeito do nquel, cromo e mangans sobre as propriedades mecnicas, com a vantagem de melhor-las igualmente a temperaturas mais elevadas.

Molibdnio
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Molibdnio

Nibio Molibdnio Tecncio

Cr Mo

42

Mo

Tabela completa Tabela estendida

Aparncia

cinza metlico

Informaes gerais

Nome, smbolo,nmero

Molibdnio, Mo, 42

Srie qumica

Metal de transio

Grupo, perodo,bloco

6B, 5, d

Densidade, dureza

10280 kg/m3, 5,5

Nmero CAS

7439-98-7

Propriedade atmicas

Massa atmica

95,96 u

Raio atmico(calculado)

139 pm

Raio covalente

1545 pm

Configurao electrnica

[Kr] 5s1 4d5

Eltrons (por

nvel de energia)

2, 8, 18, 13, 1 (ver

imagem)

6, 5, 4, 3, 2, 1, -1, -2 (xido Estado(s) de oxidao cido forte)

Estrutura cristalina

cbica centrada no corpo

Propriedades fsicas

Estado da matria

slido

Ponto de fuso

2896 K

Ponto de ebulio

4912 K

Entalpia de fuso

37,48 kJ/mol

Entalpia de vaporizao

598 kJ/mol

Presso de vapor

1 Pa a 2742 K

Diversos

Eletronegatividade(Pauling)

2,16

Calor especfico

250 J/(kgK)

Condutividade trmica

138 W/(mK)

1 Potencial de ionizao

684,3 kJ/mol

2 Potencial de ionizao

1560 kJ/mol

3 Potencial de ionizao

2618 kJ/mol

4 Potencial de ionizao

4480 kJ/mol

Istopos mais estveis

Ed iso AN Meia-vida MD MeV PD

92

Mo

14,84%

92

Mo estvel com 50 nutrons

93

Mo

sinttico

4103 a

93

Nb

94

Mo

9,25%

94

Mo estvel com 52 nutrons

95

Mo

15,92%

95

Mo estvel com 53 nutrons

96

Mo

16,68%

96

Mo estvel com 54 nutrons

97

Mo

9,55%

97

Mo estvel com 55 nutrons

98

Mo

24,13%

98

Mo estvel com 56 nutrons

99

Mo

sinttico

65,94 h

0,436,1,214 0,74, 0,36, 0,14

99m

Tc

100

Mo

9,63%

7,81018 a

3,04

100

Ru

Unidades do SI & CNTP, salvo indicao contrria.

ve

O molibdnio (portugus brasileiro) ou molibdnio (portugus europeu) (do grego molybdaina, chumbo) um elemento qumico de smbolo Mo denmero atmico 42 (42 prtons e 42 eltrons) e de massa atmica igual a 96 u. Na temperatura ambiente o molibdnio encontra-se no estado slido. um metal de transio encontrado no grupo 6 (6B) da Classificao Peridica dos Elementos. Foi descoberto em 1782 pelo sueco Peter Jacob Hjelm. um elemento qumico essencial sob o ponto de vista biolgico, e na industria muito usado na forma de ligas metlicas, principalmente no ao.
ndice
[esconder]

1 Caractersticas principais 2 Aplicaes 3 Histria 4 Obteno 5 Papel biolgico 6 Istopos 7 Ligaes externas

[editar]Caractersticas

principais

O molibdnio um metal de transio. O metal puro de colorao branco prateado e muito duro; alm disso, tem um dos pontos de fuso mais altos entre todos os elementos puros. Em pequenas quantidades, aplicado em diversas ligas metlicas de ao para endurec-lo e torn-lo resistente corroso. Por outro lado, o molibdnio o nico metal da segunda srie de transio cuja essencialidade reconhecida do ponto de vista biolgico; encontrado em algumas enzimas com

diferentes funes, concretamente em oxotransferases (funo de transferncia de eltrons ), como por exemplo a xantina oxidase, e na nitrogenase (funo de fixao de nitrognio molecular ).
[editar]Aplicaes

Aproximadamente dois teros do molibdnio consumido empregado em ligas metlicas. O uso deste elemento remonta da Primeira Guerra Mundial, quando houve uma forte demanda de wolfrmio, que comeou a escassear, e havia necessidade de aos muito resistentes. O molibdnio passou a ser usado na produo de ligas de alta resistncia, que suportassem bem temperaturas elevadas e resistissem corroso. Estas ligas so usadas na construo de peas para avies e automveis.

O molibdnio usado como catalisador na indstria petroqumica. til para a eliminao do enxofre.

O 99Mo empregado na indstria de istopos nucleares. empregado em diversos pigmentos (com colorao alaranjada) para pinturas, tintas, plsticos e compostos de borracha.

O dissulfeto de molibdnio (MoS2 ) um bom lubrificante e pode ser empregado em altas temperaturas.

O molibdnio pode ser empregado em algumas aplicaes eletrnicas, como nas telas de projeo do tipo TFT.

Na forma de fios podem ser utilizados para usinagem por eletroeroso de corte a fio (fast-cut).

[editar]Histria

O molibdnio no encontrado livre na natureza e os seus compostos foram confundidos com compostos de outros elementos (carbono echumbo ) at o sculo XVIII. Em 1778 Carl Wilhelm Scheele reagiu o mineral molibdenita (MoS2 ) com cido ntrico obtendo um composto com propriedades cidas que chamou de "acidum molibdenae" (a palavra molibdnio provm do grego "molybdos" que quer dizer como o chumbo, pois era confundido com este elemento ). Em 1782 Hjelm isolou o metal impuro mediante a reduo do composto anterior com carbono. O molibdnio foi usado muito pouco, apenas em laboratrio, at finais do sculo XIX, quando uma empresa o empregou como agente ligante e observou as boas propriedades destas ligas contendo molibdnio.
[editar]Obteno

A principal fonte de molibdnio o mineral molibdenita (MoS2 ). Tambm pode ser encontrado em outros minerais como na wulfenita (PbMoO4) e na powellita (CaMoO4). O molibdnio obtido da minerao de seus minerais e como subproduto da minerao do cobre; estando presente nos minrios entre 0.01 e 0.5%. Aproximadamente a metade da produo mundial de molibdnio se localiza nos Estados Unidos.

[editar]Papel

biolgico

o nico elemento da segunda srie de transio cuja essencialidade reconhecida. O molibdnio encontrado na natureza na razo de partes por milho (ppm). encontrado numa quantidade importante na gua do mar na forma de molibdatos (MoO42-), e os seres vivos podem absorve-lo facilmente desta forma. O molibdnio se encontra no chamado cofator de molibdnio (coMo) em diferentes oxotranserases, com a funo de transferir tomos de oxignioda gua (H2O) que por sua vez produz a transferncia de dois eltrons. Algumas das enzimas que contm este cofator so a xantina oxidase que oxida a xantina a cido rico, a aldedo oxidase que oxida aldedos, assim como aminas e sulfetos no fgado, a sulfito oxidase que oxida sulfitos no fgado, e a nitrato redutase, importante no ciclo do nitrognio nas plantas. Tambm se pode encontrar um cofator de ferro e molibdnio em enzimas chamadas nitrogenases. Estas nitrogenases intervm na fixao donitrognio molecular atmosfrico no ciclo de nitrognio de bactrias e outros micro-organismos. A deficincia de molibdnio no organismo pode produzir graves problemas, porm encontrado em todos os alimentos tornando esta deficincia muito rara.
[editar]Istopos

O molibdnio tem 6 istopos estveis e cerca de duas dezenas de radioistopos, a maior parte com tempos de vida mdia da ordem de segundos. O 99Mo se usa em geradores de 99Mo / 99mTc para a indstria de istopos nucleares. Estima-se que este mercado de produtos de99Tc mova aproximadamente 100 milhes de euros ao ano.

Propriedades fsicas e qumicas do molibdnio: Nmero atmico: Peso atmico: Ponto de fuso: Ponto de ebulio: Densidade: Estados de oxidao: Configurao eletrnica: 42 95,94 2.610 C 5.560 C 10,2 (20 C) 0, +2, +3, +4, +5, +4 2-8-18-13-1 ou (Kr) 4d55s1

http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/molibdenio/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Molibdenio http://www.tabela.oxigenio.com/metais_de_transicao/elemento_quimico_molibdenio.htm

You might also like