You are on page 1of 10

Escola Cooperativa de Vale (S.

Cosme)
ENSINO SECUNDRIO - 10 ANO
Ano Lectivo de 2010/2011

TESTE ESCRITO Unidad e: Data 2 0 :


O Cludia 1 0 Professor: Cardoso O Coordenador:

10

Manuela Fonseca

CRITRIOS DE CORRECO

Todas as respostas devero ser perfeitamente legveis e estar correctamente identificadas. Quando se verificar um engano, deve ser riscado e corrigido frente. Os termos cientficos que contenham erros ortogrficos sero penalizados com 1 (um) ponto, no sendo o mesmo erro penalizado mais do que uma vez ao longo da prova. Nos itens de resposta curta em que seja solicitado um nmero definido de elementos de resposta, apenas ser atribuda cotao aos primeiros elementos, de acordo com o nmero pedido. Caso o examinando apresente na sua resposta um nmero de elementos superior ao solicitado, e os elementos excedentes sejam incorrectos, a resposta ser penalizada. A penalizao a atribuir a cada elemento excedente incorrecto ter valor igual cotao atribuda a cada elemento de resposta correcto, no podendo a cotao final do item ser inferior a O (zero) pontos. Nos itens relativos a sequncias, s ser atribuda cotao se a sequncia estiver integralmente correcta. Nos itens de correspondncia ou associao, ser penalizada cada associao incorrecta, de acordo com o critrio especfico definido para cada um destes itens. Nos itens de verdadeiro/falso (V/F), sero anuladas as respostas que indiquem todas as opes como verdadeiras ou como falsas. Nos restantes casos, cada resposta errada ser penalizada com o valor da cotao de uma resposta certa (um ponto), no podendo a cotao final do item ser inferior a O (zero) pontos. Os itens de escolha mltipla apenas admitem uma opo correcta. No caso em que o examinando apresente mais do que uma opo, a resposta ao item ter a cotao O (zero) pontos, ainda que contenha a alternativa correcta. Os itens de escolha mltipla sero agrupados em conjuntos de 3 ou 4 itens. As respostas que contenham elementos que se contradigam sero penalizadas, sendo anuladas as cotaes parciais dos elementos contraditrios.
1

Grupo I
O lago Aral
O lago Aral j foi considerado a quarta maior massa interior de guas salobras. Actualmente, reveste-se de um grande interesse e de preocupao crescente, devido considervel reduo da sua rea e volume ocorrida na segunda metade do sculo XX. Esta alterao devida, principalmente ao desvio (para fins de irrigao) das guas dos rios Syr Darya e Amu Darya, que desaguam no lago Aral, sendo as suas principais fontes de fornecimento de gua (figura1)

Os factores mais significativos que afectam o balano hdrico do Lago Aral so o fornecimento fluvial (representando cerca de 80% da recarga) e a evaporao da gua do lago, que anteriormente correspondia, aproximadamente, mesma quantidade de gua transportada pelos rios. A meados dos anos 80, o Lago Aral tinha j perdido mais de metade do seu volume de gua, ao mesmo tempo que o contedo mineral e de sais aumentava drasticamente, tornando a gua imprpria para consumo e eliminando grande parte da fauna endmica: estrujes, carpas, robalos e outros. Nos anos 90, comearam a surgir problemas de sade nas populaes em taxas anormalmente elevadas: leitos fluviais secos e expostos conduziram a tempestades de areia que transportam uma poeira txica, contaminada com sais, fertilizantes e pesticidas. A no ser que medidas drsticas sejam tomadas, muito provvel que o Lago Aral possa desaparecer entre 20 e 30 anos, deixando um enorme deserto no seu lugar.

1- Indique se so verdadeiras ou falsas as seguintes afirmaes:


A- A reduo da recarga hdrica no Lago Aral condu a um aumento da sua salinidade. B- O homem no teve influncia na reduo da rea e do volume do Lago Aral C- Na primeira metade do sculo XX, cerca de 80% da gua perdida pelo Lago Aral correspondia a fenmenos de evaporao. D- A desertificao do Lago Aral inevitvel. E- Apesar das margens do Lago Aral terem recuado nas ultimas dcadas, o lago no deixa de ser considerado um sistema. F- As doenas que tm surgido na regio so introduzidas pelo prprio homem. G- As alteraes do Lago Aral so motivo de preocupao apenas para as populaes locais. H- Estrujes e carpas so espcies halfitas, isto , preferem meios salinos.

2- Para cada uma das questes seguintes, escolha a opo correcta. 2.1- Os depsitos salinos encontrados, usualmente, no ________, nas margens do Lago Aral, fazem parte
da_______.
5

ABCDE-

[] [] [] [] []

inverno [] hidrosfera vero [] hidrosfera inverno [] geosfera Vero [] geosfera Vero [] biosfera

2.2-Os leitos fluviais secos e expostos descritos no texto pertencem ABCDEhidrosfera atmosfera geosfera biosfera criosfera.

2.3-Os diferentes subsistemas terrestres so constitudos por conjuntos de elementos que . ABCDse encontram muito prximos, mas mantm-se independentes. Interactuam raras vezes e de modo desconexo. No mantm qualquer tipo de inter-relaes entre eles. Realizam trocas de energia, mas no de matria entre eles.

E10

Interactuam sistematicamente e de modo organizado.

3- Utilize a situao descrita, relativamente s alteraes verificadas na regio do Lago Aral, para
demonstrar a interdependncia entre os subsistemas terrestres.

4- Ordene as letras de A a E, que se referem aos acontecimentos ocorridos na regio do Lago Aral, de modo
a reconstruir a sequncia cronolgica desses acontecimentos. ABCDEDesertificao do local Desvio dos afluentes para fins agrcolas. Evaporao da gua do lago excede o aporte de gua. Desaparecimento da fauna endmica Aumento da salinidade do lago.

5-

Estabelece a relao entre os termos da coluna I e as definies da coluna II Coluna I A sistema B- Sistema isolado C- Sistema aberto DSistema fechado E- Subsistema Coluna II 1- Sistemas que raramente ocorrem na natureza. 2- H transferncias de energia e de massa 3- Partes de um sistema. 4- Poro do Universo que se pretende estudar 5- Ocorre apenas permuta de energia com o meio envolvente.

6 - Da __________ fazem parte os solos e as rochas, enquanto que os oceanos so reservatrios que fazem parte da __________. A- () geosfera () atmosfera B- () hidrofera () atmosfera C- () geosfera () hidrosfera D- () atmosfera () biosfera 7 - A __________, de que fazem parte os seres vivos que existem na Terra, interage com outros subsistemas. As plantas, por exemplo, interagem com a __________, captando o CO2 e libertando o O2. Recebem ainda da __________ sais minerais. A- biosfera () atmosfera () geosfera () B- biosfera () geosfera () atmosfera () C- geosfera () atmosfera () criosfera () D- geosfera () atmosfera () biosfera ()

8- Este ano no nosso pas, durante o Vero ocorreram muitos incndios que vo destruindo o coberto vegetal e formando, desta forma, a eroso acentuada das rochas. Esta situao descreve uma relao directa entre A- a biosfera e a geosfera B- a biosfera e a atmosfera C- a atmosfera e a geosfera D- a atmosfera e a hidrosfera

Grupo II
Pontes continentais realidade ou fico? Um dos pressupostos bsicos da Biogeografia o de que cada espcie se originou uma nica vez. A regio uma rea mais ou menos vasta onde isso ocorre conhecida como o centro de origem de uma espcie. A partir do seu centro de origem, cada espcie pode espalhar-se por reas ainda mais vastas, at que uma qualquer barreira fsica, ambiental ou ecolgica trave a sua disperso. Os Descobrimentos Portugueses, seguidos das grandes viagens de explorao dos sculos XVII, XVIII e XIX, deram a conhecer civilizao europeia mltiplas formas de vida, actuais e passadas, cuja existncia era ignorada na altura. Estudos sistemticos, de natureza geolgica e paleontolgica, permitiram tambm constatar os seguintes factos: Lystrossaurus aparece fossilizado em estratos do Prmico (Paleozico), na Antrctida e na frica do Sul; em terrenos datados do Prmico, Mesossaurus um fssil comum em frica e na Amrica do Sul; em terrenos datados do Carbnico (Paleozico), encontram-se fsseis de uma planta, Glossopteris, na ndia, em Madagscar, em frica e na Amrica do Sul. Como explicar estas correlaes? Afinal, entre as reas continentais citadas, existem oceanos que constituem barreiras disperso das espcies terrestres, barreiras consideradas, inicialmente, bastante eficazes. Alguns autores sugeriram a existncia de pontes continentais faixas mais ou menos largas de terra firme que estabeleciam a ligao entre os diferentes continentes (figura 2). Um dos defensores da existncia destas massas rochosas foi Eduard Suess (1831-1914), um gelogo austraco que sugeriu que os continentes antigos eram mais vastos do que os actuais e que os seus fragmentos jazem hoje no fundo dos oceanos. Segundo aquele autor, teriam ocorrido abatimentos contnuos da crosta, que se afundou nos materiais subjacentes, medida que a Terra foi arrefecendo e se foi contraindo. Alfred Wegener (1880-1930), um meteorologista alemo, defendeu a hiptese da deriva continental: os continentes, que formaram uma massa nica h milhes de anos atrs, foram-se separando ao longo dos tempos (figura 3). Esta hiptese, retomada mais tarde e devidamente reformulada, ficou conhecida como Teoria da Tectnica de Placas.

Figura 2 Hiptese das pontes continentais Figura 3 Hiptese da deriva continental


8

As afirmaes seguintes referem-se a evidncias de natureza geofsica e paleobiogeogrfica, que tm sido utilizadas como argumentos a favor da hiptese das pontes continentais e/ou da hiptese da deriva continental. 1- Faa corresponder V (argumento verdadeiro) ou F (argumento falso) a cada uma das letras que identificam as afirmaes seguintes, de acordo com a possibilidade da sua utilizao como argumentos a favor da hiptese das pontes continentais. A Actualmente, encontram-se animais semelhantes em reas geogrficas separadas por oceanos, sem que para a tivessem sido levados pela aco do homem. B Na Amrica do Sul, as rochas do Carbnico apresentam associaes faunsticas semelhantes s que se encontram em rochas da mesma idade, em frica. C As rochas dos fundos dos oceanos apresentam diferentes idades, verificando-se que, em relao a um rifte, as idades so simtricas. D A disperso de algumas espcies pode ser travada por barreiras como a localizao de massas continentais em zonas climticas distintas. E Glossopteris um gnero tpico de latitudes elevadas que aparece associado a depsitos glacirios.

F A Amrica do Sul e a Antrctida esto, na actualidade, praticamente ligadas por uma cadeia de ilhas. Uma pequena descida do nvel das guas do mar poria em evidncia uma banda de terra a unir as duas massas continentais. G As dorsais ocenicas so regies de elevado fluxo trmico (calor), em consequncia da ascenso de materiais fundidos, provenientes do manto terrestre. 2- Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte. Lystrossaurus foi descoberto em rochas da frica do Sul e da Antrctida. Na Amrica do Sul, no se encontraram rochas que datem da altura em que aquele animal viveu. De acordo com estes dados, pode afirmar-se que uma explicao plausvel para a inexistncia de fsseis de Lystrossaurus no continente sulamericano que

(A) ... Lystrossaurus no colonizou os ecossistemas existentes na Amrica do Sul. (B) ... o clima, na Amrica do Sul, no era propcio sobrevivncia de Lystrossaurus. (C) ... na Amrica do Sul, os estratos contemporneos de Lystrossaurus foram erodidos. (D) ... durante o Prmico, no ocorreram condies favorveis formao de fsseis na Amrica do Sul. 3- Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte. Afirmaes do tipo A extino de Mesossaurus pode atribuir-se a um evento nico, de grandes propores, localizado no tempo, generalizadas a outros seres vivos, enquadram-se em hipteses...

(A) ... catastrofistas. (B) ... actualistas. (C) ... uniformitaristas. (D) ... mobilistas. 4- O estudo dos sedimentos e das rochas sedimentares fornece importantes informaes acerca da histria da Terra e da Vida. Faa corresponder a cada uma das letras (de A a E), que identificam afirmaes relativas formao de rochas sedimentares e do seu contedo, o nmero (de I a VIII) da chave que assinala o respectivo processo de formao.

Afirmaes

A o processo que altera as caractersticas primrias (fsicas e/ou qumicas) das rochas, superfcie da Terra. B um fenmeno que ocorre quando a aco dos agentes de eroso e de transporte se anula ou muito fraca. C Consiste na transformao dos sedimentos mveis em rochas sedimentares consolidadas, por via fsica ou qumica. D o conjunto de processos fsicos que permitem remover os materiais resultantes da desagregao da rocha-me. E Ocorre por substituio dos tecidos, partcula a partcula, por slica, ficando a estrutura original preservada.

Chave
5

I Mineralizao II Sedimentao III Transporte IV Diagnese V Moldagem VI Eroso VII Meteorizao VIII Mumificao 5- O grfico seguinte ilustra, de forma muito esquemtica e simplificada, curvas hipotticas da variao de temperatura ao longo do tempo, durante a formao de diferentes tipos de rochas. 5.1. Qual (is) a(s) curva(s) que ilustra(m) processos que correspondem formao de rochas superfcie? A- Curva 1 e 2 B- Curva 2 e 3 C- Curva 3 e 1 D- Curva 4 e 3 5.2- Faa corresponder a cada uma das curvas uma das seguintes designaes: A Rochas magmticas intrusivas. B Rochas magmticas extrusivas. C Rochas metamrficas.

D Rochas sedimentares.

5.3- As rochas expostas podem ser _________ por aco de agentes atmosfricos, originando __________ que so removidos e, aps sedimentao e __________ , originam rochas sedimentares __________. A- meteorizadas sedimentos fuso consolidadas B- metamorfizadas sedimentos metamorfizao consolidadas C- metamorfizadas detritos eroso desagregadas. D- meteorizadas detritos diagnese consolidadas. 6-Na figura seguinte esto ilustrados diversos acontecimentos geolgicos que modelaram uma determinada paisagem.
5

6.1- Ordene acontecimentos desde o mais antigo at ao mais recente.


6

esta

sequncia

de

A) Eroso da sequncia paleozica; B) Deposio da sequncia mesozica; C) Deposio da sequncia paleozica; D) Eroso da sequncia mesozica; E) Deformao da sequncia paleozica; F) Ocorrncia de uma falha. 6.2-Dos acontecimentos observados na figura h um que no referido nas alneas anteriores. Qual? A- Aparecimento de rochas metamrficas B- A intruso magmtica C- alterao da rocha gnea D- deformao do calcrio. 7- Foram vrios os princpios do raciocnio geolgico vigentes ao longo do tempo. 7.1- Aplique os princpios da Geologia, da chave, a cada uma das afirmaes que se indicam de seguida.

Chave: I - Princpio do Gradualismo II - Princpio do Catastrofismo III - Princpio das Causas Actuais Afirmaes: A - As leis fsicas e qumicas que actuaram no passado da Terra so as mesmas que actuam nos dias de hoje. B - Uma possvel explicao para a extino dos dinossurios a coliso de um grande meteorito com a Terra. C - O presente a chave do passado. D - O tempo geolgico um tempo longo marcado pela mudana. E - A acumulao, ao longo do tempo, de pequenas alteraes pode transformar a superfcie da Terra. F - A evoluo faz-se por grandes descontinuidades. 8- O esquema da figura representa uma sequncia de estratos na sua original. 8.1- Se o estrato referenciado com o nmero 2 for datado do Silrico, os estratos: A 2 e 3 so contemporneos e mais antigos que 1 B 3 mais antigo que 2 e mais recente que 1 C 1 mais antigo que 2 e mais recente que 3 D 1 e 3 so contemporneos. posio

8.2. Refira o princpio geolgico em que se baseou para responder alnea anterior. A- Principio da identidade paleontolgica B- principio da continuidade lateral C- principio da horizontalidade dos estratos D- principio da sobreposio dos estratos. 8.3. O plano de separao entre dois estratos contguos revela:
5

A uma continuidade das condies de sedimentao e dos materiais depositados. B uma diferena nos materiais transportados pelo agente transportador. C - a interrupo definitiva da sedimentao. D ausncia definitiva de transporte de materiais.

8.4. Se no estrato 2 existirem fsseis de trilobites, pode afirmar-se que: A os fsseis e a rocha so da mesma idade. B a rocha se formou antes dos fsseis. C a rocha posterior formao do fssil. D no possvel estabelecer relao entre a idade do fssil e a idade da rocha.

9- A datao radiomtrica baseia-se na existncia de _________________ nas rochas. Estes elementos chamamse istopos-pai e transformam-se em ___________________. A relao entre as quantidades destes elementos permite datar as rochas. A- () elementos radioactivos () istopos-filho () B- () elementos radioactivos () istopos- pai () C- () elementos condutores () istopos-filho () D- () elementos condutores () ispos-alterados () 10- A _______________ de um radioistopo calculada pelo tempo que gasto para reduzir o respectivo nmero de tomos _____________. A- idade () ao dobro. B- idade () a metade C- quantidade () ao dobro D- quantidade () a metade. 11- A granulometria (fina, mdia e grossa) dos sedimentos arenosos, assim como o grau de arredondamento e de polimento dos gros, esto directamente relacionados com as caractersticas fsicas do ambiente de sedimentao. De que modo pode ria identificar atravs de uma amostra de areia se ela de uma duna ou de uma praia.

10

12- Os dados do grfico da figura 5 representam o modo como se verifica a desintegrao de um elemento radioactivo ao longo do tempo. 12.1. Seleccione a opo que completa correctamente o texto seguinte: Quando se inicia a ____________ do 40K, o nmero de tomos , em percentagem, ___________ e o nmero de tomos do istopo-filho ________________. Para duas semividas, a percentagem de rgon 40 _________________. A semivida do potssio 40 1,4 x 109 anos, logo, quando numa rocha existir 12, 5% de potssio 40, o mineral que o contm ter ____________ anos. A desintegrao 100%... 0%... 75%... 4,2 x 109 anos. B fuso 100%... 50%... 25%... 2,8 x 109 anos. C desintegrao 0%... 100%... 50%... 1,4 x 109 anos. D diviso 50%... 25%... 100%... 0 anos.

13- Fsseis de idade correspondem a formas que sobrevivem durante intervalos _________ e tiveram uma __________ distribuio geogrfica. A- longos () ampla B- longos () reduzida C- curtos () reduzida D- curtos () ampla.

de tempo

Grupo III
Leia, com ateno, o seguinte texto retirado de uma notcia de um jornal.

O Senhor dos anis


10

E de repente todos fomos surpreendidos com a nova imagem deste planeta o senhor dos anis tirada pelo novo telescpio europeu do Hemisfrio Sul, o Observatrio Paranal, no Chile. Quando descobertos, h 400 anos, por Galileu, os anis contriburam tambm para a ideia do abandono do sistema ptolomaico, segundo o qual eram os planetas e o sol que giravam em torno da Terra e a confirmao do sistema heliocntrico. Uma ideia que Coprnico j tinha abandonado, e que Galileu confirmou com as sua observaes astronmicas. Os anis deste astro so de facto um cone deste planeta e do Sistema Solar. A sua grandeza, beleza e complexidade tornam-nos admirveis a todos os que gostam de observar o cu com um simples binculo ou uma luneta. A foto do observatrio do Paranal confirma-o e mostra que, no Sistema Solar, este planeta sem dvida o "senhor dos anis". Jornal de Notcias, 9 de Fevereiro de 2002 (adaptado) APTULO 1 1- Indique as caractersticas deste planeta, tendo em conta: a Densidade, Nmero de satlites e Posio relativamente cintura de asterides. 2. Para cada uma das afirmaes que se segue, assinala a opo correcta. 2.1 Durante a formao do Sistema Solar: A- Os planetas telricos formaram-se numa zona de baixa temperatura. B- Os planetas telricos formaram-se numa zona de elevada temperatura. C- Os planetas gasosos adquiriram os materiais mais densos. D- Os planetas gasosos formaram-se a elevadas temperaturas. 2.2 Os planetas gigantes no possuem a seguinte caracterstica: A- Baixa densidade. B- Muitos satlites naturais. C- Movimento de rotao lento. D- Anis em seu redor. 3- Estabelea a relao entre os termos da coluna I e as afirmaes da coluna II.

11

Coluna I
A- siderlito B- Siderito C- Ptreo D- condritos E- Acondritos

Coluna II
1234iguais pores de minerais silicatados de ferro-niquel agregados esfricos de minerais de alta temperatura constitudo essencialmente por ferro e nquel elevada percentagem de minerais silicatados.

4- O quadro I apresenta algumas das propriedades de quatro planetas principais do Sistema Solar.

Colocou-se a hiptese de um dado planeta ser um dos planetas telricos caracterizados no quadro I. 4.1- Faa corresponder S (sim) ou N (no) a cada uma das letras que identificam as afirmaes seguintes, de acordo com a possibilidade de serem utilizadas como argumentos a favor da hiptese mencionada.
5

A Os materiais que o constituem apresentam densidade superior a 3 g cm3. B A durao de um dia nesse planeta inferior durao de um dia terrestre. C Apresenta rotao em sentido retrgrado, independentemente da inclinao do eixo. D O azoto um dos principais constituintes da sua atmosfera. E O levantamento de um peso exigiria nele maior esforo que na Terra. F Apresenta temperaturas mdias, superfcie, entre -100 C e +100 C. G Apresenta uma dimenso semelhante ou inferior da Terra. H A massa do planeta superior da Terra. 5- Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos e obter uma afirmao correcta. 5.1- possvel determinar a idade de formao do Sistema Solar recorrendo a mtodos de datao absoluta. Sero condies necessrias para que uma dada rocha possa ser utilizada com este fim: a rocha ser oriunda de um astro do Sistema Solar onde _____ actividade geolgica interna e a amostra no ter sido alvo de _____ posterior. (A) no se tenha verificado [] contaminao (B) no se tenha verificado [] alterao fsica (C) se tenha verificado [] contaminao (D) se tenha verificado [] alterao fsica

Bom Trabalho

10

You might also like