You are on page 1of 3

www.acupunturabrasil.org Constipao 1. Plenitude - Constipao persistente: uma fezes c ada 3 e 5 dias por vzes mais, Defecao difcil.

- Compresso do calor perverso no interi or, com sensao de corpo pesado, rubor facial, sede, procura bebidas frias, hlito fti do, pulso escorregadio e pleno, lngua recoberta de revestimento amarelo seco. - C ompresso do sistema energtico do organismo com meteorismo abdominal acompanhado po r vezes de dor abdominal e eructao, anorexia, pulso tenso, lngua mida com revestimen to delgado.

2. Vazio Tez baa, unhas de cor esbranquiada, cefalia e palpitaes cardacas, astenia ps ica, lngua recoberta de um revestimento delgado plido. Como se trata de um bloquei o do Yin/frio, sensao de frio e dor abdominal , procura de calor e temor ao frio, pulso profundo e lento, revestimento lingual branco e mido. 1. Plenitude Consequente a uma alimentao muito temperada e quente, de uma agresso d o calor perverso, ou de um desiquilbrio entre a energia e o lquido orgnico. Os prod utos alimentares temperados e quentes so os preferidos pelos indivduos com Yang em plenitude. Ento o calor alimentar se acumula no intestino produzindo a desidratao do mesmo. O calor perverso superaquece o lquido orgnico e bloqueia a circulao do estm ago e dos intestinos. O sistema energtico dos rgos comprimido por distrbios psico af etivos. A bio-energia perde ento a ligao com o lquido orgnico. Com o tempo se produz uma reduo da maturidade intestinal. 2. Vazio a. A constipao vazio geralmente devido aos disturbios de sangue/energia, a insuficincia de sangue/energia: o potencial do sangue e da energia no completame nte recuperado aps uma doena ou uma gravidez.

b. esgotamento de sangue/energia: entre os idosos a energia est em vazio e no pode mais circular; o sangue est em vazio e no pode mais irrigar os intestinos. c. ins uficincia do aquecedor inferior: O Yin/frio (lquido orgnico) bloqueado e para o trns ito intestinal.

1 - Geral O tratamento consiste em utilizar os pontos Shu-Mo e os pontos "Ho inf erior" do Intestino Grosso como pontos principais seguindo a tcnica de disperso no s casos de constipao - plenitude e de tonificao associada a Moxabusto nos casos de va zio. B25 MOXA Shu do Intestino Grosso E25 Mo do Intestino Grosso E 37 Ho inferio r do Intestino Grosso Embora a constipao seja devido mecanismos diferentes, a reduo do peristaltismo e do tonus intestinal so fatores frequentes, por esta razo os pon tos acima permitem reforar a ao do Intestino Grosso. O TA6, coloca em movimento o t riplo-aquecedor para que este leve o lquido orgnico para os intestinos. Ele harmon iza tambm a energia do estmago e dos lquidos. - Plenitude Nos casos de acmulo de cal or: IG4 e IG11 que purificam o calor no intestino grosso. - Vazio Nos casos de i mobilidade energtica VC12, ponto de reunio do conjunto das energias das vsceras, pe rmitem reequilibrar a energia destas vsceras. F2, tem opoder de recolocar a energ ia em movimento, pois a energia do Fgado estando comprimida, o sistema energtico e st bloqueado. Nos casos de vazio de sangue/energia B20 Shu do Bao Pnceas MOXA B21 S hu do Estmago MOXA Estes pontos estimulam a energia do aquecedor mdio e reforam as bases de ao dos metabolismos, para um bom potencial energtico do Bao Pncreas e Estmag , permitir que o sangue e a energia se produzam e se transformem. o tratamento d e base para todos os casos de vazio devido a uma obstruo. Nos casos de obstruo pelo frio: VC8 e VC6, em ambos MOXA, eles permitem o reequilbrio da energia Yang e aqu ela do aquecedor inferior (a fim de liberar o Yin bloqueado).

You might also like