You are on page 1of 22

CONTABILIDADE E MATEMTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Alcione Gotardo Cabaline1 Andressa Cesana Biral2 Francislene Ferraz Magalhes de Paulo3

RESUMO
O processo ensino-aprendizagem da Matemtica no Ensino Superior deve levar em considerao no s a formao cientfica do aluno, mas principalmente, ressaltar as contextualizaes possveis entre a Matemtica e as disciplinas especficas de cada curso. A Contabilidade e a Matemtica so essenciais ao desenvolvimento profissional. Dessa forma, prope-se estabelecer uma abordagem interdisciplinar entre essas disciplinas, visando a uma aplicao prtica da anlise custo/volume/lucro no ensino de funes polinomiais do 1 grau. Pretende-se despertar alunos e pesquisadores para as conexes existentes entre as disciplinas analisadas e as possibilidades de aplicao dos conceitos apresentados nas atividades empresariais. Como metodologia realizou-se uma pesquisa bibliogrfica sobre os temas abordados para fundamentao terica do estudo de caso apresentado posteriormente. Nesse estudo, fez-se um paralelo entre a viso contbil e a viso matemtica, resultando na aceitao da hiptese de que a Matemtica pode utilizar-se da Contabilidade a fim de obter xito no processo de ensinoaprendizagem adequando o conhecimento terico-prtico s expectativas do discente. PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem; Interdisciplinaridade; Funes; Custos.

ABSTRACT
The process teaching-learning of the Mathematics in the Higher Education should consider not only the student's scientific formation, but mainly, to emphasize the possible contextualization between the Mathematics and the specific disciplines of each course. Being the Accounting and the Mathematics essential to the professional development, this article intends to establish an interdisciplinary approach among those disciplines seeking a practical application of the analysis cost/volume/profit in the teaching of functions. It intends to wake up students and researchers for the
Ps Graduada em Gesto Empresarial, Bacharel em Cincias Contbeis pela Faculdade Capixaba de Nova Vencia. Professora da UNIVEN e do INESV. 2 Mestre em Matemtica, Ps Graduada em Gesto Empresarial, Licenciada em Matemtica pela UFES - Universidade Federal do Esprito Santo. Professora da UNIVEN e do INESV. 3 Ps Graduada em Gesto Empresarial, Bacharel em Cincias Contbeis pela Faculdade Capixaba de Nova Vencia. Professora da UNIVEN e do INESV.
1

existent connections between the analyzed disciplines and the possibilities of application of the concepts presented in business activities. As methodology, it was made a bibliographical research on the approached themes for theoretical basis of the study of case presented later. In this study, a parallel was made between the accounting vision and the mathematical vision resulting in the acceptance of the hypothesis that the Mathematics can make use of the Accounting in order to obtain success in the teaching-learning process considering the theoretical-practical knowledge to the expectations of the student. Key-words: teaching-learning; interdisciplinary; functions; costs.

1 INTRODUO Atualmente, o objetivo dos cursos de graduao fundamenta-se em prover ao estudante conhecimentos tericos que possam ser aplicados nas suas atividades profissionais. E para isso necessrio que as disciplinas que compem a grade curricular do curso sejam complementares e possuam aplicao prtica. Dentre as vrias disciplinas oferecidas nos cursos de graduao em Administrao de Empresas e Cincias Contbeis, existem duas reas necessrias e imprescindveis a todo profissional, seja para atuao em negcios de terceiros, empresas ou para administrar as finanas pessoais. Essas duas reas so a Matemtica e a Contabilidade. A Contabilidade e a Matemtica so duas cincias que evoluram desde a antiguidade. Sempre caminharam juntas, paralelamente ao desenvolvimento econmico e social. Esse desenvolvimento influenciou diretamente todas as atividades relacionadas cultura, cincia e educao. Sendo a Contabilidade e a Matemtica duas cincias essenciais ao desenvolvimento profissional e aos diversos cursos de graduao, surge a necessidade de identificar como a disciplina de Matemtica pode utilizar-se da Contabilidade na gesto de custos para a compreenso de um conceito bsico matemtico como funo. Assim, o objetivo deste artigo identificar uma aplicao da anlise 8

custo/volume/lucro nas funes polinomiais do primeiro grau.

Essa aplicao refora a discusso das idias entre as reas de Contabilidade e Matemtica despertando para a importncia da interdisciplinaridade entre as disciplinas oferecidas na grade curricular dos cursos de Administrao de Empresas e Cincias Contbeis.
A prtica interativa que supe a interdisciplinaridade diferente da integrao ou globalizao de contedos. No se trata de disciplinas avizinhadas, trabalhando em torno de um objeto ou objetivo comum apenas (isso seria multidisciplinaridade) e sim de uma permeabilidade trabalhada entre as disciplinas, no sentido da promoo de um fluxo contnuo entre as elas que garanta a autonomia e a diferenciao de cada uma (TRAZZI, 2001, p. 53).

Supe-se que essa permeabilidade pode ser evidenciada entre a anlise de custo/volume/lucro utilizada na gesto de custos e sua aplicao nas funes polinomiais de primeiro grau. Pretende-se com este artigo despertar alunos e pesquisadores para as conexes existentes entre as disciplinas analisadas e as possibilidades de aplicao dos conceitos apresentados nas atividades empresariais.

2 REFERENCIAL TERICO
A Contabilidade e a Matemtica so cincias que utilizam dados quantitativos expressos por nmeros. Sendo assim, o aparecimento dos nmeros e o aparecimento da moeda foram premissas para a evoluo e o desenvolvimento das cincias.

2.1 AS DISCIPLINAS COMO CINCIAS A Matemtica e Contabilidade so duas cincias que se diferem quanto classificao, pois para Ferro (2003, p.32),
a cincia caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemtico, exato, verificvel, falvel, certo e real; pela investigao rigorosa, controlada,

baseada em metodologia, proporcionando obteno das concluses cientficas; desenvolvimento de teorias que sero aplicadas na prtica.

Segundo Bunge (1976 apud Beuren 2003, p. 27), as cincias podem ser classificadas como formais e factuais. As cincias formais so integradas somente pela Matemtica e a lgica. As outras cincias so consideradas factuais, podendo ser naturais ou sociais.
As cincias factuais caracterizam-se por serem: racionais, objetivas, transcendentes aos fatos, analticos, claras e precisas, verificveis, dependentes de investigao metdicas, comunicveis, sistemticos, acumulativos, falveis, gerais, explicativos, preditivos, abertos e teis. (FERRO, 2003, p. 35)

Para Beuren (2003), p. 29), a cincia factual utiliza o mtodo experimental para verificar postulados e hipteses, tratando de objetos concretos, enquanto na cincia formal os argumentos e teoremas dispensam testes para experimentao e tratam entes ideais, podendo ser abstratos. A Contabilidade classifica-se como uma cincia factual social porque busca entender as relaes entre o homem, como agente ativo, e o seu meio de vida. Estuda-se o comportamento dos itens que compem o patrimnio - objeto da Contabilidade.
Ainda que a Contabilidade se utilize mtodos quantitativos, no podemos confundi-la com as cincias Matemticas (ou exatas), que tm por objeto as quantidades consideradas abstratas que independem das aes humanas. Na Contabilidade, as quantidades so simples medidas dos fatos que ocorreram em razo da ao do homem (MARION, 2003, p. 26).

Assim, a Contabilidade uma cincia factual social e a Matemtica, uma cincia formal. Entretanto, apesar de serem cincias diferentes, o surgimento e a evoluo delas se confundem.

2.2 SURGIMENTO DOS NMEROS E O APARECIMENTO DA MOEDA A Matemtica mais antiga considerada aquela que se desenvolveu a partir das necessidades intrnsecas do ser humano como seus primeiros esforos na sistematizao dos conceitos de grandeza, forma e nmero. Diante disso, podemos 10

contemplar o surgimento do conceito de nmero no homem primitivo, quando ele tinha apenas a idia de identificar um elemento, um par de elementos ou, muitos elementos. A evoluo das civilizaes e o desenvolvimento das atividades comerciais estimularam a permanncia do conceito de nmero e do processo de contagem. Inicialmente, a contagem era realizada pela ordenao e grupamento de quantidades (dita base do sistema de numerao), sendo determinado um smbolo (ou nome) para cada elemento e para os nmeros maiores do que tal base se fazia combinaes dos elementos j escolhidos. A inveno das bases dos sistemas de numerao pelas civilizaes teve diferentes adoes. A base dez foi e continua sendo a mais comum no curso da histria, sendo hoje usada quase que universalmente, porm, outros sistemas de numerao foram usados como, por exemplo, a base cinco, vinte, duodecimal (doze) e a sessenta. Conforme Ifrah (1996, p. 71),
a aquisio da faculdade de contar e a descoberta fundamental do princpio da base representaram um papel considervel na histria das civilizaes. Elas favoreceram um grande nmero de criaes, de invenes, e atm mesmo de revolues nos mais diversos campos como, por exemplo, na economia e nas trocas comerciais.

Assim, permuta de bens pode ser considerada como o primeiro tipo de intercmbio comercial direto de produtos, sendo esses de necessidade imediata e sem a interveno de algum instrumento de comparao de medidas. Enquanto os grupos se comunicavam apenas entre si, a permuta de bens era amigvel. Quando se intensificaram as prticas de trocas de produtos entre grupos distintos, surgiu a necessidade de criar um valor que deveria servir de padro de comparao para a comercializao dos produtos. Mesmo assim, o uso de padres diferentes de valores adotados por grupos tambm diferentes resultava em grandes conflitos. De acordo com as idias de Ifrah (1996, p. 74), naturalmente se exige o uso de algum material e de um sistema de valor estveis que pudessem inspirar confiana e serem reconhecidos sem problemas entre os diferentes povos. 11

Assim, a moeda vem ocupar tal cargo. Para Ifrah (1996, p.77),
a idia de pea de moeda de troca no sentido moderno da palavra surgiu provavelmente no sculo VII, simultaneamente entre os ldios da sia Menor e os chineses, quando o metal foi fundido em pequenos lingotes ou em peas fceis de manipular, com um peso fixo e cunhadas com a marca oficial de uma autoridade pblica nica habilitada a certificar o peso certo e o quilate. Assim foi inventado o sistema ideal de troca comercial, hoje universalmente adotado.

Enfim, a Matemtica uma cincia presente em nosso cotidiano que contribui com a humanidade para compreender, organizar e desenvolver melhor o mundo e suas relaes sociais e econmicas.

2.3 A CONTABILIDADE A Contabilidade surgiu da necessidade do ser humano de controlar o seu patrimnio. Controlar aquilo que possua, gastava e devia. Os primeiro sinais de Contabilidade puderam ser observados no inicio da civilizao, onde os pastores j procuravam controlar a sua riqueza, mesmo sem conhecer os nmeros. Era uma forma bem rudimentar de controlar o inventrio.
A preocupao com as propriedades e a riqueza uma constante no homem da Antiguidade, e o homem teve de ir aperfeioando seu instrumento de avaliao da situao patrimonial medida que as atividades foram desenvolvendo-se em dimenso e complexibilidade (IUDCIBUS, 2000, p.30).

Como j foi mencionado, desde a antiguidade, antes do aparecimento da moeda, j existiam a troca de bens, servios e registros sobre tais fatos. Entretanto a evoluo da Contabilidade neste perodo foi lenta at o aparecimento da moeda, o que desenvolveu as relaes de apenas troca de mercadorias para uma relao de compra e venda. O aparecimento do papiro e do clamo (pena de escrever), facilitaram o registro das informaes dos negcios existentes. Para S (1997, p. 15), a Contabilidade nasceu com a civilizao e jamais deixar de existir em decorrncia dela; talvez, por isso, seus progressos quase sempre tenham coincidido com aqueles que caracterizaram os da prpria evoluo do ser humano. 12

Na idade moderna, em torno dos sculos XIV a XVI, principalmente no Renascimento, diversos acontecimentos no mundo das artes, na economia, nas naes proporcionaram um impulso espetacular das Cincias Contbeis, sobretudo na Itlia. Em torno desse perodo tivemos, sem a preocupao de ordem cronolgica, Coprnico, Galileu e Newton, revolucionando a viso da humanidade, aperfeioamento da Imprensa por Gutemberg (j referido), Colombo iniciando as grandes descobertas, o mercantilismo, o surgimento da burguesia, o protecionismo, a descoberta de diversos campos do conhecimento etc. (MARION; IUDCIBUS, 2002, P. 34)

Na evoluo da Contabilidade importante ressaltar o trabalho do Frei Luca Pacioli um estudioso da Matemtica que em 1494, publicou a Summa de arithmetica, geometria et proportionalit. Nessa obra o autor faz a mais completa exposio do mtodo das partidas dobradas at ento. Esse mtodo j era utilizado por mercadores italianos, e j havia sido esboada no livro Lber abaci de Fibonacci de 1202 e aparecera novamente em um livro publicado em torno de 1305, mas, considera-se para a Contabilidade que o trabalho do Pacioli foi a primeira exposio completa deste mtodo. A Contabilidade segundo Iudcibus (2000, p. 31),
teve seu florescer, como disciplina adulta e completa, nas cidades italianas de Veneza, Gnova, Florena, Pisa e outras. Estas cidades e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econmica e cultural, mormente a partir do Sculo XIII at o incio do sculo XVII. Representaram o que de mais avanado poderia existir, na poca, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes.

Os procedimentos utilizados para os registros e apurao de resultado atendiam aos empreendimentos comerciais desenvolvidos na era Mercantilista, onde as empresas na sua maioria no fabricavam os produtos. Posteriormente, no sculo XVIII, com a revoluo industrial tornou-se necessrio apurar o resultado considerando a industrializao de bens e todos os custos relacionados produo. A Contabilidade precisava, neste estgio, mensurar todos os custos relacionados aos fatores de produo, adaptando o conceito inicial das atividades comerciais onde o custo da mercadoria vendida era encontrado em funo do estoque inicial, das compras e do estoque final.
O valor do Estoque dos produtos existentes na empresa, fabricados por ela, deveria ento corresponder ao montante que seria o equivalente ao valor de Compras na empresa comercial. Portanto passaram a compor o custo do produto os valores dos fatores de produo utilizados para sua obteno,

13

deixando-se de atribuir aqueles outros que na empresa comercial j eram considerados como despesas no perodo de sua incorrncia: despesas administrativas, de vendas e financeiras (MARTINS, 2003, p. 20).

Nesse momento, a Contabilidade, procurando apurar os custos relativos a mensurao do estoque fica conhecida como Contabilidade de Custos. Essa rea da Contabilidade fica restrita a apurao do custo at o momento em que as empresas necessitam de mais informaes que possibilitem o gerenciamento das organizaes devido ao crescimento e desenvolvimento das empresas. Segundo Martins (2003, p. 22)
Nesse novo campo, a Contabilidade de Custos tem duas funes relevantes: o auxlio ao Controle e a ajuda a tomadas de decises. [...] a Contabilidade de Custos acabou por passar, nessas ltimas dcadas, de mera auxiliar na avaliao de estoques e lucros globais para importante arma de controle e deciso gerenciais.

Percebe-se que com o desenvolvimento das sociedades, procedimentos de Contabilidade foram avaliados, teorias e prticas surgiram por processos de deduo e induo, at chegar ao estgio atual, onde a preocupao reside em atender s necessidades informativas dos usurios, objetivando informaes teis e verdadeiras que possibilitem a tomada de deciso. Alm disso, tornou-se necessrio estudar e pesquisar meios de mensurar os bens intangveis para melhorar a evidenciao Contabilidade.
O objetivo principal da Contabilidade, [...] o de permitir a cada grupo principal de usurios, a avaliao da situao econmica e financeira da entidade, num sentido esttico, bem como fazer inferncias sobre suas tendncias futuras. (IUDCIBUS; MARTINS; GELBECKE, 2000, p. 43)

das

informaes,

visando

atender

ao

objetivo

principal

da

Para atender a nsia nas empresas por informaes geis num mercado competitivo, desenvolve-se a Contabilidade Gerencial, mais abrangente que a Contabilidade de Custos, mas fundamentada nas concepes e clculos dessa para decises gerenciais.

14

2.3.1 ANLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO Entre as anlises utilizadas pela Contabilidade Gerencial na gesto de custos pode se destacar a anlise custo/volume/lucro. Essa anlise um instrumento utilizado para a tomada de decises, que informa aos gestores a relao existente entre a as vendas com os custos, o nvel de atividade desenvolvido e o lucro desejado.
A anlise de custo-volume-lucro (CVL) examina o comportamento de receitas totais, custos totais e o lucro das operaes com a ocorrncia de mudanas no nvel de produo, no preo de venda, no custo varivel por unidade e/ou nos custos fixos de um produto. (HORNGREN; DATAR; FOSTER, 2004, p. 55).

Diferentemente da Contabilidade Financeira, que visa a atender primeiramente o fisco e a legislao vigente, a anlise custo/volume/lucro utiliza-se do custeio varivel ou direto para fins gerenciais.
Trata-se do Custeio Varivel (ou Direto), em que s so agregados aos produtos seus custos variveis, considerando-se os custos fixos como se fossem despesas. Nas Demonstraes base do custeio varivel obtm-se um lucro que acompanha sempre a direo das vendas, o que no ocorre com o Absoro (MARTINS, 2003, p. 204).

A separao e classificao de custos e despesas como variveis ou fixos pode ser explicada segundo Martins (2003, p. 255), da seguinte forma: onde os custos fixos so fixos dentro de certos limites de oscilao da atividade a que se referem, sendo que, aps tais limites, aumentam, mas no de forma exatamente proporcional, tendendo a subir degraus. Sendo assim, o custo fixo permanece inalterado no total por um dado perodo de tempo, apesar de mudanas amplas no nvel relativo de atividade ou volume total (HORNGREN; DATAR; FOSTER, 2004, p. 28). Portanto, os custos variveis, so aqueles que variam conforme o volume produzido. Ou seja, o custo varivel muda no total em proporo s mudanas no nvel relativo de atividade ou volume total (HORNGREN; DATAR; FOSTER, 2004, p. 28). Aps identificar e classificar os custos em fixos e variveis pode-se apresentar a Demonstrao de Resultado pelo custeio varivel conforme o quadro a seguir:

15

Demonstrao do Resultado - Custeio varivel Vendas brutas (-) Dedues das vendas (=) Vendas lquidas (-) Custos e despesas variveis (=) Margem de contribuio (-) Custos e Despesas Fixas (=) Lucro lquido/Resultado
Quadro 1 Demonstrao do resultado

A anlise que se faz necessria est baseada nas seguintes suposies de Horngren, Foster e Datar (1997, p. 45).
1. Os custos totais podem ser divididos em uma parte fixa e em outra parte que varivel com relao ao nvel de atividade. 2. O comportamento das receitas e dos custos totais linear dentro de uma determinada faixa de atividade. 3. O preo de venda unitrio, os custos variveis unitrios e os custos fixos so conhecidos. 4. A anlise abrange tanto um nico produto quanto supe que um dado mix de receita de produtos permanecer constante mesmo quando a quantidade total de unidades vendidas se alterar. 5. Todas as receitas e custos podem ser adicionados e comparados sem levar em considerao o valor do dinheiro no tempo.

Para que haja respostas s questes relacionadas ao que acontecer com o lucro da empresa com a anlise do Custo/Volume/Lucro, Wernke (2004, p. 41) enumera alguns itens: 1. Aumento ou diminuio do custo (varivel) (ou fixo); 2. Diminuio ou aumento do volume de vendas; e 3. Reduo ou majorao dos preos de venda. A anlise custo/volume/lucro pauta-se nos clculos relacionados margem de contribuio, ponto de equilbrio e margem de segurana. A margem de contribuio obtida da relao entre as vendas, custos e despesas variveis.

16

O ponto de equilbrio refere-se quantidade de unidades ou valor que a empresa precisa vender para sanar, isto , pagar todos os custos e despesas, sejam eles variveis ou fixos.

A margem de segurana indica a quantidade ou valor que a empresa vende acima do ponto de equilbrio. Reflete uma segurana em relao s possibilidades de reduo no volume ou valor vendido.

A Figura 1 abaixo apresenta os componentes da anlise custo/volume/lucro.

A n lis e C u s to /V o lu m e /L u c ro

M a rg e m d e c o n trib u i o

P o n to d e e q u ilb rio

M arg em d e se g u ra n a

Figura 1 Componentes da anlise custo/volume/lucro Fonte: Wenke (2004, p. 41)

Por seu prprio carter de controle e mensurao do patrimnio da empresa e de suas atividades, a Contabilidade uma fonte de informaes gerenciais. Porm, ela no deve ficar restrita apenas ao registro de fatos pretritos, de forma retrospectiva. Pode e deve tambm ofertar informaes preditivas. Assim, a anlise custo/volume/lucro pode ser utilizada para vendas oradas, previses de demandas baseadas em pesquisas e retrospectivas histricas. Para isso, o contador pode apresentar informaes financeiras alm dos registros contbeis obrigatrios legalmente. Ao analisar e combinar dados financeiros por meio de relatrios internos possibilitar subsdios de utilidade gerencial para o administrador.

17

2.4 FUNO Uma das vrias formas das disciplinas de Contabilidade e Matemtica

estabelecerem uma comunicabilidade por meio da abordagem do conceito de funo matemtica na anlise custo/volume/lucro em Contabilidade Gerencial. Para tanto, apresenta-se o conceito de funo e sua trajetria histrica. Mesmo que seja implcito, freqentemente estamos usando o conceito de funo Matemtica, e, acredita-se que na abordagem prtica desse conceito que o professor de Matemtica deve se ater. A relao dialtica entre teoria e prtica constantemente discutida e relevada, porm, no to simples atingi-la no contexto acadmico. Pode-se apresentar ao aluno o conceito de funo Matemtica por meio da reflexo de vrios exemplos: o preo de um produto no mercado depende da demanda; a conta mensal de energia depende do consumo; o valor de um bem depende do seu tempo de vida til; o custo total de uma indstria depende da quantidade de produto fabricada; a receita e o lucro das vendas depende da quantidade vendida, etc.

Todos esses exemplos expressam funes Matemticas, j que estabelecem relaes entre duas variveis. Entretanto, o importante para a Matemtica poder determinar uma lei que generalize essas relaes e tambm usar uma linguagem simblica e universal que possa resolver situaes-problema. Atualmente, tudo o que se estuda sobre a Matemtica do Ensino Fundamental at o Ensino Mdio pode ser dita Matemtica Elementar, que foi desenvolvida, no decorrer da histria, desde a Antigidade at o sculo XVII. Em conformidade com as idias de Eves (1997, p. 660), a evoluo do conceito de funo um exemplo de como os matemticos, a partir do sculo XVII, tiveram a 18

necessidade de generalizar e ampliar os conceitos matemticos. De modo geral, antes desse tempo, as ferramentas Matemticas eram usadas para a resoluo de problemas sem a preocupao do uso de demonstraes formais. Para Eves (1997, p.660),
a palavra funo, na sua forma latina equivalente, parece ter sido introduzida por Leibniz em 1694, inicialmente para expressar qualquer quantidade associada a uma curva, [...]. Por volta de 1718, Johann Bernoulli havia chegado a considerar uma funo como uma expresso qualquer formada de uma varivel e algumas constantes; pouco tempo depois Euler considerou uma funo como uma equao ou frmula qualquer envolvendo variveis e constantes.

A forma como Euler apresentou o conceito de funo a abordada na Matemtica estudada nos currculos atuais. Formalmente, uma funo Matemtica uma regra, lei ou critrio que estabelece uma correspondncia entre duas (ou mais) variveis que devem estar definidas em conjuntos pr-estabelecidos de nmeros. Neste trabalho, consideram-se funes reais de variveis reais4.

3 METODOLOGIA
Para desenvolver este artigo, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliogrfica para fundamentar o tema em pice. A pesquisa bibliogrfica tem por finalidade, conhecer as diferentes formas de contribuies cientficas que se realizam sobre determinado assunto ou fenmeno (FERRO, 2003, p. 62). Assim, todos os documentos bibliogrficos constituem-se em fontes primrias ou secundarias (ANDRADE, 2001, p. 42).
Fontes primrias so constitudas por obras ou textos originais, materiais ainda no trabalhados, sobre determinado assunto. As fontes primrias, pela sua relevncia, do origem a outras obras, que vo formar uma

O conjunto dos nmeros reais formado pela unio entre os nmeros racionais e irracionais.

19

literatura ampla sobre aquele determinado assunto. (ANDRADE, 2001, p. 43).

As fontes secundrias para Andrade (2001, p. 43), refere-se a determinadas fontes primrias, isto , so constitudas pela literatura originada de determinadas fontes primrias e constitui-se em fontes de pesquisas bibliogrficas. A fundamentao terica foi o arcabouo para o estudo de caso com uma aplicao prtica da anlise de custo/volume/lucro e das funes matemticas em uma empresa que fabrica salgados. Essa anlise foi realizada na viso contbil e na viso matemtica, apresentando dados e resultados. Posteriormente os dados foram transformados em uma demonstrao de resultado que forneceu um parecer econmico conciso sobre a produo da empresa.

4 ESTUDO DE CASO : APLICAO PRTICA


O presente estudo refere-se fabricao de salgados para lanchonetes. Na composio dos custos esto: o material direto (incluindo todos os ingredientes para fabricao de cada produto); a mo de obra (calculada em 30% sobre o preo de custo do produto); e os custos fixos.

4.1 ANLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO: VISO CONTBIL A Contabilidade de Custos, Financeira e Gerencial esto correlacionadas no objetivo de fundamentar as tomadas de decises dos gestores das organizaes para melhorar seu desempenho alcanando sua eficincia e eficcia no desenvolvimento operacional. Primeiramente fez-se um levantamento de todos os gastos desde a aquisio da matria-prima identificao dos custos fixos indiretos. Segundo, uma previso de quantidades produzidas e vendidas e posteriormente a construo dos quadros, ordenando de forma linear os custos fixos (CF) e os custos variveis (CV). 20

Constituindo assim, a aplicabilidade do mtodo de custeio varivel, em que demonstra a margem de contribuio para saber o quanto cada tipo de salgado contribui para saldar os custos fixos. Essas informaes so evidenciadas nos quadros a seguir. Coxinha Custo do material direto por unidade Custo da mo de obra por unidade Custo fixo por ms Volume de vendas mensal (em unidades) Preo de venda unitrio R$ 0,31 R$ 0,09 R$ 75,00 2.000 R$ 0,50 Quibe R$ 0,16 R$ 0,05 R$ 60,00 1.200 R$ 0,50

Quadro 2 Custos, volume de vendas e preo de venda da coxinha e do quibe.

VENDAS Coxinha Quibe

Preo de venda (R$) R$ 0,50 R$ 0,50

Unidades vendidas 1.200

TOTAL R$ 600,00

2.000 R$ 1.000,00

Quadro 3 Relao do preo de venda e o volume de vendas.

Custos variveis Coxinha Quibe

Material direto R$ 0,31 R$ 0,16

Mo de obra direta R$ 0,09 R$ 0,05

Custo varivel total R$ 0,40 R$ 0,21

Unidades vendidas 2.000 1.200

TOTAL R$ 800,00 R$ 252,00

Quadro 4 Custos, volume de vendas e preo de venda da coxinha e do quibe.

A partir deste resultado faz-se necessrio calcular qual a quantidade necessria para que o lucro seja igual a zero, e qual a quantidade de volume a ser vendido para alcanar a maximizao dos lucros. Alm de proporcionar uma margem de segurana no sentido de assegurar o quanto empresa pode decrescer em seus preos praticados no mercado. A margem de contribuio, o ponto de equilbrio e a margem de segurana so apresentadas no quadro 5.

21

Coxinha Margem de contribuio unitria Ponto de Equilbrio em unidades Ponto de Equilbrio em valor Margem de segurana em unidades Margem de segurana em valor
Quadro 5 Anlise custo/volume/lucro

Quibe R$ 0,29 R$ 103,50 R$ 496,50

R$ 0,10 R$ 375,00 R$ 625,00

750 unidades 207 unidades 1.250 unidades 993 unidades

4.2 ANLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO: VISO MATEMTICA O presente estudo de caso relata a fabricao de salgados para lanchonete. Pode ser abordado utilizando o conceito de funo Matemtica. importante que o professor da Matemtica busque promover a transformao de um contedo de outra disciplina como a Contabilidade em instrumento interativo entre elas. A anlise/custo/volume pode ser feita usando o conceito de frao Matemtica na forma apresentada a seguir: Como hipteses tero: x a varivel independente, que indica a quantidade de produto (produzida ou vendida); e, C(x) = CV. x + CF o custo total em funo da quantidade produzida, onde cv (custo varivel) e os cf (custos fixos) e pv (preo varivel); R(x) = P V . x a receita em funo da quantidade vendida; L(x) = R(x) C(x) o lucro em funo da quantidade.

22

Dessa forma, as funes do exemplo sero: Coxinha C(x) = 0,40 . x +75 R(x) = 0,50 . x L(x) = 0,10 . x 75 0,50x = 0,40 + 75 0,10x = 75 Quibe C(x) = 0,21 . x + 60 R(x) = 0,50 . x L(x) = 0,29 . x 60 Ponto de Equilbrio R(x) = C(x) ou L(x) = 0 0,50x = 0,21 + 60 0,29x = 60 x = 60 / 0,29 = 207 unid.

x = 75 / 0,10 = 750 unid.

Quadro 6 Frmulas das funes custo, lucro e receita e ponto de equilbrio

Supondo que o nvel mensal de vendas 2.000 unidades para coxinha e 1.200 unidades para o quibe, pode-se encontrar o lucro mensal que cada produto fornece: Coxinha: L(2.000) = 0,10 . 2.000 75 = R$ 125,00 Quibe: L(1.200) = 0,29 . 1.200 60 = R$ 288,00 As funes de custo, receita e lucro so ditas funes polinomiais do 1 grau, j

que o maior expoente da varivel x nessas funes 1. Demonstra-se em Matemtica que o grfico de toda frao polinomial do 1 grau uma reta (ou uma semi-reta). Assim, bastam dois pontos distintos que satisfaam cada funo para se obter o grfico das funes de custo, receita e lucro. Para uma anlise mais crtica do ponto de equilbrio interessante que se atribuam dois valores especiais para a varivel: zero e o ponto de equilbrio em unidades. A confeco do quadro na pgina a seguir auxiliar na construo de cada grfico5.

Os grficos das funes custo total e receita so realizados num mesmo sistema.

23

Coxinha X 0 750 X 0 207 C(x) = 0,40 x + 75 75 375 C(x) = 0,21 + 60 60 103,50 X 0 750 X 0 207 Quibe R(x) = 0,50x 0 103,50 X 0 207 L(x) = 0,29x 60 -60 0 R(x) = 0,50x 0 375 X 0 750 L(x) = 0,10x - 75 -75 0

Quadro 7 Imagens das funes custo, receita e lucro

4.3 ANLISE E INTERPRETAO DOS DADOS De acordo com a confrontao dos clculos matemticos com o ordenamento da contabilidade, resultam na construo de um quadro de Demonstrao do Resultado do Exerccio e grficos que expem os dados interpretados. Demonstrao Vendas Custos variveis Margem de contribuio Custos fixos Lucro liquido/Resultado Coxinha R$ 1.000,00 R$ 800,00 R$ 200,00 R$ 75,00 R$ 125,00 Quibe R$ 600,00 R$ 252,00 R$ 348,00 R$ 60,00 R$ 288,00 TOTAL R$ 1.600,00 R$ 1.052,00 R$ 548,00 R$ 135,00 R$ 413,00

Quadro 8 Demonstrao do resultado pelo mtodo do custeio varivel y

Receita CT

3755 75

750

Grfico 1 Representao grfica do ponto de equilbrio da coxinha

24

y Lucro

750

-75

Grfico 2 Representao grfica do lucro da coxinha

Receita CT

103,50 60

207

Grfico 3 Representao grfica do ponto de equilbrio do quibe y Lucro

207

-60 Grfico 4 Representao grfica do lucro do quibe

Os defensores da utilizao do custeio varivel, dentre eles, Oliveira e Perez (2000, p. 119 e 120), apiam-se em trs pontos principais:
Primeiro: os custos fixos, por sua prpria natureza, existem independente da fabricao ou no de determinado produto ou do aumento ou reduo (dentro da certa faixa) da quantidade produzida.

25

Segundo: por no estarem vinculados a nenhum produto especfico ou a uma unidade de produo, eles sempre so distribudos aos produtos por meio de critrios de rateio, que contem, em maior ou menor grau, a arbitrariedade. Terceiro: finalmente, o valor dos custos fixos a ser distribudos a cada produto depende, alm dos critrios de rateio, do volume de produo.

Diante do exposto, para facilitar o entendimento das vantagens do mtodo no desenvolvimento do caso prtico, por ser um instrumento limitado Contabilidade Gerencial e fundamentado pela matemtica, em que a fabricao de salgados para lanchonete obteve neste perodo os seguintes: Maximizao nos lucros em relao ao volume de vendas com ndices de 48% do produto quibe e 12,5% para coxinhas. Mas, se as quantidades produzidas e vendidas de ambos os produtos fossem iguais para uma comparao do lucro/volume, o resultado operacional do produto quibe sobressai o produto coxinha em + ou - 400%, caso houvesse uma demanda; No clculo da margem de contribuio, o produto que obteve maior resultado, continua sendo o produto quibe, por apresentar uma contribuio de R$ 348,00 (trezentos e quarenta e oito reais) contra R$ 200,00 (duzentos reais) do produto coxinha, em que seus resultados operacionais foram diagnosticados o item anterior a este; No que tange os custos totais, esse mtodo permite separar os custos e despesas fixas dos custos e despesas variveis, por serem esses incorporados aos custos dos produtos acabados, ficando os demais como despesas do perodo, resultando em um lucro menor, objetivando a valorao de seus estoques permitindo assim forar um preo mais corrente no mercado, do que se tivesse aplicado o mtodo de custeio por absoro. Quanto a no aplicabilidade do custeio de absoro no que se refere lucratividade, a desvantagem est no recolhimento a maior dos impostos sobre as vendas dos produtos acabados; No clculo do ponto de equilbrio, verificou-se a necessidade de igualar o preo de venda (receita) com os custos/despesas, resultado em lucro igual a zero, o produto quibe obteve melhor performance nas quantidades no ponto de ruptura igual a 207 contra 750 do produto coxinha, alm de uma margem de segurana em 993 unidades (quibe) contra 1.250 unidades (coxinha).

26

A aplicabilidade da Matemtica utilizando a ferramenta funo polinomial do 1 grau, permitiu os clculos e construo de grficos, ilustrando a textualizao at o momento transcrito. Mostrou que os elos Contabilidade Matemtica formam axiomas na anlise de custo/volume/lucro.

5 CONCLUSO
O artigo apresentou uma alternativa para o ensino da disciplina de Matemtica nos cursos de graduao, visando sua contextualizao em uma rea especfica da Contabilidade, aproximando o aluno de conceitos relacionados ao meio empresarial. Foi identificado ento, como a disciplina de Matemtica pode utilizar-se da Contabilidade na gesto de custos para a compreenso de um conceito bsico matemtico de funo por meio da utilizao da anlise custo/volume/lucro. Sendo assim, o objetivo proposto neste artigo foi alcanado com a aplicao da anlise custo/volume/lucro em um caso prtico, com a utilizao das funes polinomiais do primeiro grau. Aceitou-se a hiptese e foi evidenciada a possibilidade de permeabilidade das disciplinas. de suma importncia a interao entre as vrias disciplinas da grade curricular dos cursos de Administrao de Empresas e Cincias Contbeis. De fato, a interdisciplinaridade favorece maior compreenso acerca dos objetivos estabelecidos para os cursos e torna a Matemtica mais atraente para os alunos que, na sua maioria, desejam estabelecer a aplicao do conhecimento tericoprtico ao longo dos quatro anos.

6 REFERNCIAS
ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2001. BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monogrficos em contabilidade: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 2003. 27

EVES, Howard. Introduo histria da matemtica. 2. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 1997. FERRO, Romrio Gava. Metodologia cientfica: para iniciantes em pesquisa. Linhares, ES: Unilinhares/Incaper, 2003. HORNGREN, Charles T.; FOSTER, Geoge; DATAR, Srikant M. Contabilidade de custos. 9. ed. Rio de Janeiro: Pearson, 1997. ______. Contabilidade de custos. 11. ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2004. IFRAH, Georges. Os nmeros: histria de uma grande inveno. 8. ed. So Paulo: Globo, 1996. IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da Contabilidade. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2000. ______, MARION, Jos Carlos. Introduo teoria contbil: para nvel de graduao. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2000. MARION, Jos Carlos. Contabilidade empresarial. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2003. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2003. S, Antnio Lopes de. Histria geral e das doutrinas da contabilidade. So Paulo: Atlas, 1997. TRAZZI, Patrcia Silveira da Silva. Os PCNs e os enfoques interdisciplinar, transdisciplinar e transversal do conhecimento. Pr-discente: Caderno de Prod. Acad. Cient. Prog. Ps-Grad. Educao, Vitria, ES: v. 7, n. 2, p. 51-58, jul./dez. 2001. WERNKE, Rodney. Gesto de custos: uma abordagem prtica. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2004.

28

You might also like