You are on page 1of 20

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 16, N. 31, P. 41-60, JUN.

2009

41

Mercado de Crdito no Brasil: Evoluo Recente e o Papel do BNDES (2004-2008)


ANDR ALBUQUERQUE SANTANNA GILBERTO RODRIGUES BORA JUNIOR PEDRO QUARESMA DE ARAUJO*

RESUMO

O artigo analisa a evoluo do mercado de crdito bancrio no Brasil entre 2004 e 2008. Em geral, houve expanso contnua das operaes de crdito em relao ao PIB, fundamentalmente em funo do crescimento do crdito destinado s pessoas fsicas: crdito consignado em folha de pagamentos, nanciamento a aquisio de veculos e leasing. Em 2008, observa-se uma modicao desse cenrio, com boa parte do crescimento do crdito sendo destinado s empresas. A partir de setembro, quando a atual crise internacional agravou-se de forma abrupta, ao contrrio do esperado, o volume de crdito concedido na economia no diminuiu. A atuao anticclica dos bancos pblicos, responsveis por 68% do incremento do crdito do Brasil entre setembro e dezembro de 2008 em grande medida, s empresas , mais do que compensou a desacelerao das operaes de crdito dos bancos privados. S o BNDES contribuiu com 32 pontos percentuais.

ABSTRACT The article analyses the bank credit market development in Brazil between 2004 and 2008. Broadly speaking, there was a continuous expansion of credit facilities compared to the GDP, mainly due to the growth of credit to individuals: payroll-backed credit, nancing to purchase vehicles and leasing. In 2008, this scenario changed. Most credit given was targeted at companies. In September, when the international downturn worsened considerably, the amount of credit granted unexpectedly remained stable. The anti-cyclical performance of public banks, responsible for 68% of credit growth in Brazil between September and December 2008 mostly to companies , adequately offset the slowdown of credit facilities in private banks. The BNDES alone contributed with 32 percentage points.

Economistas do BNDES. Os autores agradecem os comentrios valiosos dos pareceristas. Como de praxe, os autores so inteiramente responsveis por erros e omisses do texto. Este artigo uma verso expandida e revisada dos textos Viso do Desenvolvimento, n. 37 e n. 63.

42

MERCADO DE CRDITO NO BRASIL: EVOLUO RECENTE E O PAPEL DO BNDES (2004-2008)

1. Introduo
desenvolvimento econmico guarda forte relao com a ampliao do crdito. A maior disponibilidade de emprstimos permite que a demanda efetiva se expanda e, consequentemente, gere uma acelerao da trajetria de crescimento da renda e do emprego. O acesso ao crdito permite s famlias aumentar seu consumo de bens durveis e investir, em especial, em residncias e educao.1 A maior disponibilidade de nanciamentos de longo prazo, por sua vez, permite que as empresas se lancem em empreendimentos de maior escala, o que realimenta o processo de crescimento econmico. De fato, em pases com mercados de crdito e de capitais pouco desenvolvidos, a ampliao da capacidade produtiva ca basicamente limitada ao autonanciamento das empresas, capacidade do governo de disponibilizar fundos de longo prazo e aos movimentos de expanso e contrao da liquidez internacional determinantes no volume de captaes externas. A experincia internacional mostra que os mecanismos predominantes de nanciamento de longo prazo podem variar muito entre pases. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, por exemplo, esse papel basicamente cumprido pelo mercado de capitais, com a colocao de aes e ttulos de renda xa das empresas diretamente junto ao pblico. Em outros pases, como Alemanha, Japo e Brasil, os bancos tm um papel mais importante nesse processo, por meio do nanciamento indireto [Demirgu-Kunt e Levine (2004)]. Outra diferena relevante entre os pases a forma como os estados nacionais intervm na alocao de recursos nos mercados de crdito de longo prazo. Segundo Torres (2007), nos pases em que o nanciamento direto dominante, essa ao feita predominantemente por meio de garantias pblicas. Nos mercados em que o nanciamento indireto mais importante, os estados agem por meio de bancos pblicos ou fundos scais. Nos ltimos anos, a atuao dos bancos pblicos vem sendo objeto de controvrsia. Alguns autores armam que essas instituies substituem ou inibem o desenvolvimento do crdito privado. Isso ocorreria em razo de dois fatores que assegurariam ao Estado acesso relativamente mais barato
1 H uma vasta literatura que trata do papel dos mercados de crdito e capitais na relao entre desigualdade e crescimento econmico e tambm para a superao de armadilhas da pobreza. Um texto que resume os principais resultados , por exemplo, Bnabou (1996).

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 16, N. 31, P. 41-60, JUN. 2009

43

a fontes de recursos. O primeiro sua capacidade nica de tributar a sociedade, enquanto o segundo reside no fato de o seu risco de crdito ser normalmente mais baixo do que o do setor privado. Desse ponto de vista, a atuao dos bancos pblicos inibiria o desenvolvimento do setor nanceiro privado e, em consequncia, o crescimento econmico [Novaes (2007) e Pinheiro (2007)]. Em oposio, h uma viso alternativa que sustenta a complementaridade entre bancos privados e pblicos, em especial aqueles voltados a emprstimos de longo prazo. Nesse caso, o Estado, sobretudo por meio de seus bancos de desenvolvimento, atuaria no nanciamento a projetos de investimento que o setor privado, por motivos de prazo e risco elevados, no se interessaria em apoiar em condies compatveis com os retornos esperados [Torres (2007)]. Particularmente no Brasil, uma questo relevante, que ganhou maior importncia a partir de setembro de 2008 com o aprofundamento da atual crise nanceira internacional, a atuao compensatria adotada pelos bancos pblicos. A expanso de suas operaes de crdito tem a caracterstica de ocorrer justamente nos momentos em que o sistema de crdito privado se contrai, possibilitando, assim, a sustentao dos canais de nanciamento dos projetos de investimento. Assim, dada a importncia da oferta de recursos para o desenvolvimento econmico,2 este trabalho tem por objetivo, simultaneamente, investigar as mudanas recentes ocorridas no mercado de crdito bancrio brasileiro e situar o papel do BNDES nesse processo. Para tal, o texto est dividido em seis sees, incluindo esta introduo. A segunda realiza um panorama geral da evoluo das condies do crdito bancrio no Brasil, destacando tanto o seu montante como percentual do PIB em uma comparao internacional quanto sua trajetria interna de expanso entre 2004 e 2008. A terceira seo trata da contribuio dos segmentos por atividade econmica na evoluo do crdito bancrio privado, ressaltando que o processo de crescimento, inicialmente concentrado no crdito s pessoas fsicas, estendeu-se para os demais segmentos do setor privado. A quarta seo mostra como os bancos de diferentes origens de capital responderam a esse movimento de expanso generalizada do crdito. A quinta seo procura
2 Ressalte-se que a ampliao do crdito, em si, no necessariamente favorvel ao desenvolvimento. Para tal, preciso que o nanciamento disponvel seja destinado, de algum modo, ao estmulo da produo e no especulao. Uma das causas apontadas para a crise atual justamente o excesso de crdito imprudente. Os autores agradecem os comentrios de um dos pareceristas a esse respeito.

44

MERCADO DE CRDITO NO BRASIL: EVOLUO RECENTE E O PAPEL DO BNDES (2004-2008)

situar o papel do BNDES nessa nova dinmica, destacando tanto o carter anticclico de sua atuao quanto sua vitalidade no nanciamento de longo prazo da indstria e da infraestrutura no Brasil. Por m, na sexta seo, apresentam-se as concluses do estudo.

2. Panorama Geral do Crdito Bancrio Brasileiro


A relao entre os saldos dos emprstimos e o respectivo produto interno bruto (PIB) dos pases uma importante medida de referncia das condies e da profundidade do mercado de crdito bancrio. O Grco 1 rene esse indicador para um grupo de 34 pases. Percebe-se que esse percentual signicativamente maior nos pases mais desenvolvidos, chegando a atingir mais de 200% do PIB, como no caso dos Estados Unidos. Outra relao importante a intensicao do crdito frente ao PIB nos pases que aceleraram seu crescimento no passado recente. China e Coreia do Sul, por exemplo, tm uma relao crdito/PIB superior a 100%. Alm do nvel e do crescimento da renda per capita, existem outros dois fatores que, de acordo com Djankov e Shleifer (2007), exercem signicativa inuncia sobre o volume da oferta de crdito ao setor privado nos pases: a proteo aos direitos dos credores e o nvel de informao disponvel sobre os tomadores. No Brasil, o crdito ao setor privado apresenta duas caractersticas marcantes quando comparado a outros pases. A primeira delas a de ser relativamente escasso. Segundo dados do Banco Mundial, em 2007 o estoque de crdito no Brasil montava a apenas 43,6% do PIB.3 Ainda que acima de outros pases latino-americanos com grau de desenvolvimento semelhante como Mxico (20%), Argentina (12,5%) e Colmbia (36%) , esse indicador bem inferior ao observado nas economias desenvolvidas e em economias em desenvolvimento do leste da sia Coreia do Sul (101%), Malsia (100%) e Tailndia (82,7%).

3 Cabe observar que os dados de crdito entre Banco Central do Brasil e Banco Mundial so bastante distintos, em virtude de diferenas metodolgicas na apurao.

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 16, N. 31, P. 41-60, JUN. 2009

45

GRFICO 1

Crdito Domstico ao Setor Privado por Pas em 2007

Fonte: Financial Structure Database (2008).

A segunda caracterstica peculiar do crdito no Brasil nos ltimos anos sua volatilidade. De acordo com o BID (2005), a volatilidade do crdito nos pases da Amrica Latina e do Caribe est relacionada tanto aos choques macroeconmicos externos enfrentados quanto s condies de instabilidade da regio [Gourinchas et al. (2001)]. No Brasil, a volatilidade da oferta de crdito esteve ligada aos movimentos no cenrio internacional. As crises do Mxico, em 1994/1995, da sia, em 1997, da Rssia, em 1998, e a prpria crise brasileira, de 1999, so exemplos de choques externos que tiveram efeitos negativos na evoluo das condies de crdito do pas, contribuindo para sua maior volatilidade. Como se pode ver no Grco 2, desde 2004 o volume de crdito em relao ao PIB vem apresentando crescimento de forma continuada, passando de 23,6%, em janeiro daquele ano, para 41,3% do PIB, em dezembro de 2008.

46
GRFICO 2

MERCADO DE CRDITO NO BRASIL: EVOLUO RECENTE E O PAPEL DO BNDES (2004-2008)

Evoluo da Relao Crdito/PIB no Brasil (2004-2008) Dados Mensais at Dezembro de 2008

Fonte: Bacen.

A ampliao do crdito entre 2004 e 2008 foi acompanhada de uma mudana importante no perl do mercado. Houve, de maneira quase contnua, forte alargamento dos prazos das operaes dos bancos com crditos no direcionados. Em janeiro de 2004, o prazo mdio dos emprstimos englobando crdito tanto para pessoa fsica quanto para pessoa jurdica era de 222 dias corridos, enquanto em dezembro de 2008, quatro anos depois, havia se elevado para 379 dias, um aumento de 70,6% no perodo. Outro ponto relevante no segmento de crdito com recursos livres diz respeito trajetria das taxas de juros.4 Como se pode observar no Grco 3, at o m de 2007 as taxas cobradas apresentaram forte tendncia de queda, passando, em termos anuais, de um patamar de 45%, entre 2004 e 2006, para menos de 35%, no nal de 2007. No entanto, essa tendncia foi revertida ao longo de 2008, quando as taxas voltaram a subir, encerrando o ano acima de 40%.

4 Recursos cuja aplicao depende apenas das decises microeconmicas das instituies nanceiras e no so direcionados pelo governo.

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 16, N. 31, P. 41-60, JUN. 2009

47

GRFICO 3

Prazo Mdio e Taxa de Juros das Operaes de Crdito (2004-2008)

Fonte: Bacen.

Dois fatores contriburam para essa inexo da trajetria de queda das taxas de juros: em primeiro lugar, o aumento da alquota do IOF no incio de 2008, com vistas a recompor as receitas governamentais perdidas em decorrncia da extino da CPMF. Em segundo lugar, o agravamento da atual crise nanceira internacional, que gerou a elevao do custo do crdito domstico.

3. Contribuio dos Segmentos na Evoluo do Crdito


Nos ltimos cinco anos, a oferta de crdito bancrio no Brasil apresentou fortes taxas de expanso. A Tabela 1 rene tanto o crescimento real ao setor privado pelos principais segmentos de atividade econmica quanto sua composio e contribuio variao do crdito. Percebe-se que todos os segmentos, sem exceo, apresentaram taxas mdias de crescimento real de dois dgitos. Entre 2004 e 2008, o maior destaque cou a cargo da concesso de crdito s pessoas fsicas. Alm de responder, em dezembro de 2008, por 32,4% do total de mercado, o segmento registrou a taxa mais

48

MERCADO DE CRDITO NO BRASIL: EVOLUO RECENTE E O PAPEL DO BNDES (2004-2008)

elevada de crescimento real mdio, ou seja, 31,5% a.a. entre dezembro de 2003 e dezembro de 2008.
TABELA 1

Evoluo do Crdito Privado


(Em %)
TAXA ANUAL MDIA DE CRESCIMENTO (2004-2008) TAXA DE CRESCIMENTO COMPOSIO DO CRDITO PRIVADO (2008) CONTRIBUIO VARIAO DO CRDITO PRIVADO (2008)

Pessoas Fsicas Indstria Outros Servios Comrcio Rural Habitacional

31,5 20,5 25,1 23,6 17,6 20,4

23,9 38,6 40,6 27,8 19,3 38,0

32,4 24,8 18,3 10,4 8,9 5,2

26,6 29,2 22,4 9,5 6,1 6,2

Fonte: Elaborao prpria, com base em dados do Bacen.

Tal fato deveu-se, por um lado, rpida disseminao das operaes consignadas em folha de pagamento e, por outro, ampliao signicativa dos nanciamentos a automveis, que vieram acompanhados do alongamento dos prazos e da reduo dos juros. Esse quadro alterou-se em 2008, quando o crdito s empresas (indstria, comrcio e outros servios) apresentou uma taxa de crescimento superior do crdito s famlias. Alm disso, o crdito industrial foi o principal responsvel pelos novos emprstimos efetuados, contribuindo com 29,2% da variao do saldo das operaes do crdito privado no ano. Grande parte desse resultado pode ser atribuda ao dos bancos pblicos para sustentar o crdito produtivo diante da crise nanceira internacional.5 Alm do crdito indstria, cabe destacar a variao expressiva do crdito habitao, que cresceu 38,0% em 2008. Esses resultados esto associados, por um lado, ao aumento recente vericado no investimento residencial e, por outro, ao forte ciclo de investimentos vivenciado pela economia brasileira nos ltimos anos. No que tange ao crdito habitacional, foram
5 A respeito do papel dos bancos pblicos na manuteno recente do nvel de crdito, ver Seo 4.

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 16, N. 31, P. 41-60, JUN. 2009

49

relevantes, tambm, algumas melhorias institucionais introduzidas, particularmente alienao duciria e patrimnio de afetao [Nascimento e Coutinho (2006)]. Em suma, a ampliao do crdito resultou de maior proteo ao credor, item apontado como fundamental por Djankov e Shleifer (2007), em uma pesquisa sobre os determinantes do nvel de crdito em mais de cem pases.

4. Bancos e a Expanso do Crdito


Aliado a essa ampliao do nvel de crdito, os bancos procederam tambm a uma mudana na composio de seus ativos. Como se pode ver no Grco 4, a partir de 2002 o crdito ganhou importncia nas aplicaes dessas instituies nanceiras, passando de 28,5% de seus ativos totais, no incio de 2002, para 32,4%, em setembro de 2008, sendo que, em 2006, chegara a 33,3%. Esse aumento do crdito ocorreu em detrimento tanto de ttulos e valores mobilirios (TVM) quanto de aplicaes internanceiras e disponibilidades todos ativos com maior liquidez.
GRFICO 4

Composio Percentual dos Ativos dos Bancos Comerciais Brasileiros (2002-2008) Dados at Setembro de 2008

Fonte: Elaborao prpria, com base em dados do Bacen.

50

MERCADO DE CRDITO NO BRASIL: EVOLUO RECENTE E O PAPEL DO BNDES (2004-2008)

O cenrio de estabilidade econmica dos ltimos anos fez com que ativos de maior liquidez e baixo risco tenham se tornado menos rentveis medida que a incerteza sobre os rumos da economia se reduzia. Assim, como parte de uma estratgia de buscar maior rentabilidade para seus ativos, os bancos comerciais passaram a ofertar no apenas mais crdito aos agentes econmicos, mas tambm outros tipos de servios, como avais e anas, conforme se pode observar na parte de outros ativos, do Grco 4. Esse comportamento vem sendo observado em praticamente todos os bancos comerciais, independentemente da origem do capital. Conforme mostra o Grco 5, tanto os bancos privados nacionais quanto os estrangeiros e os estatais aumentaram suas operaes de crdito de forma semelhante. O resultado nal desse movimento foi que as participaes de mercado entre esses trs grandes conjuntos de bancos mantiveram-se relativamente constantes.
GRFICO 5

Operaes de Crdito ao Setor Privado por Origem do Capital (2003-2008)

Fonte: Elaborao prpria, com base em dados do Bacen.

Deve-se considerar, todavia, que a acentuao da crise nanceira global no segundo semestre de 2008 deve trazer alguns impactos para o pas, sobretudo no mercado de crdito. Assim, possvel que a trajetria de expanso do crdito e a menor exposio dos bancos a ttulos pblicos se revertam em alguma medida, o que poder ser constatado com a divulgao dos

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 16, N. 31, P. 41-60, JUN. 2009

51

resultados nais dos balanos dos bancos para o ano de 2008. De todo modo, esse quadro, ainda que possa sofrer alguma modicao, no deve apresentar transformaes drsticas, sobretudo por causa da signicativa expanso das operaes de crdito dos bancos pblicos. De acordo com a Tabela 2, os bancos pblicos, em 2008, aceleraram suas operaes de crdito a uma taxa praticamente duas vezes maior 40% do que sua mdia de crescimento do perodo 2004-2008 22%. Esse comportamento foi fundamental para a manuteno da trajetria de crescimento do crdito domstico, a despeito do agravamento da crise nanceira internacional. Nota-se que, em 2008, os bancos pblicos foram responsveis por 43,2% do crescimento das operaes de crdito, percentual bem superior tanto ao ano de 2007 (24,7%), quanto mdia do perodo 2004-2008 (33%).
TABELA 2

Taxa de Crescimento das Operaes de Crdito: Bancos Pblicos e Privados


TAXA DE CRESCIMENTO DAS OPERAES DE CRDITO (Em %) Bancos Pblicos Bancos Privados CONTRIBUIO AO CRESCIMENTO (Em %) Bancos Pblicos Bancos Privados

2004 2005 2006 2007 2008 Mdia

15,0 16,0 20,0 19,0 40,0 22,0

22,0 25,0 21,0 33,0 27,0 25,6

31,6 28,7 36,1 24,7 43,2 32,9

68,4 71,3 63,9 75,3 56,8 67,1

Fonte: Elaborao prpria, com base em dados do Bacen.

De fato, grande parte da diferena entre as taxas de variao das operaes de crdito entre os bancos pblicos e privados, em 2008, deve-se s reaes distintas diante do agravamento da crise nanceira no ltimo trimestre. Como mostra o Grco 6, a partir de setembro de 2008, com a quebra do Lehman Brothers, enquanto os bancos privados mantiveram praticamente estvel o nvel de suas operaes de crdito, os bancos pblicos seguiram sua trajetria de crescimento, inclusive acelerando a expanso da oferta de recursos.

52
GRFICO 6

MERCADO DE CRDITO NO BRASIL: EVOLUO RECENTE E O PAPEL DO BNDES (2004-2008)

Expanso das Operaes de Crdito dos Bancos Pblicos e Privados 2008 dez/07 = 100

Fonte: Elaborao prpria, com base em dados do Bacen.

5. O Papel do BNDES em Relao ao Mercado de Crdito


Ao longo de sua existncia, o BNDES tornou amplamente conhecida sua funo de provedor de funding de longo prazo indstria e infraestrutura. No entanto, menos evidente o papel do Banco tambm como importante ator anticclico no mercado de crdito, no qual atua de forma compensatria em relao ao restante do sistema nanceiro. Em todo o mundo, os mercados de crdito so volteis. Isso uma decorrncia natural dos riscos que as instituies nanceiras naturalmente so obrigadas a gerenciar, entre os quais esto o creditcio, o de liquidez, o de taxas de juros e o de taxa de cmbio. Tais caractersticas conferem ao negcio bancrio fragilidades prprias que, por sua natureza, tendem a acentuar-se em cenrios de instabilidade macroeconmica. Essas limitaes tornam-se, por sua vez, menos percep-

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 16, N. 31, P. 41-60, JUN. 2009

53

tveis em situaes de crescimento econmico, j que a prpria concorrncia bancria tende a reduzir a averso ao risco. por esses motivos que o crdito se contrai muito fortemente quando a economia se retrai e, inversamente, se expande rapidamente quando a economia cresce6 [Carvalho et al. (2001)]. A m de evitar esse tipo de comportamento procclico do crdito, o Estado pode atuar, por meio de bancos pblicos, para sustentar as linhas de nanciamento a empresas em momentos de crise. Nesse sentido, o BNDES exerce um importante papel de estabilizador no mercado de crdito nacional. Nos momentos em que o mercado se contrai, como no perodo 2001-2003, o Banco amplia sua participao relativa ao garantir acesso ao crdito s empresas em momentos de liquidez escassa. Entretanto, quando o mercado de crdito se expande, o BNDES v a sua participao se reduzir, deixando a cargo do setor privado o atendimento da demanda por crdito em expanso. Como se observa no Grco 7, diante da retrao do crdito bancrio e da atuao anticclica do BNDES em relao oferta de crdito, sua participao no crdito total ao setor privado, entre junho de 2000 e dezembro de 2003, passou de um mnimo de 18,1%, em abril de 2001, para atingir um mximo de 24,3%, em maro de 2003. Desde ento, medida que os bancos comerciais retomaram a expanso de suas atividades, a participao do Banco no crdito total reduziu-se gradativamente, atingindo 16,0% em setembro de 2008. A partir de ento, em resposta crise nanceira internacional, a participao do BNDES voltou a crescer, alcanando 17,0% no m de 2008, i.e., houve um ganho de participao relativa de 1,0% no mercado de crdito em apenas trs meses. Destaque-se que esse aumento na participao relativa decorreu, de fato, de um incremento nos desembolsos do BNDES acumulados em 12 meses, que passaram de um patamar de 2,4% do PIB, em janeiro de 2008, para 3,1% do PIB, em dezembro de 2008. Nesse sentido, o incremento da participao do BNDES no mercado cresceu em virtude de uma poltica ativa de ampliao de emprstimos.7 Esse movimento pode ser observado, ainda, no Grco 8, quando se comparam os estoques de operaes de crdito por origem do capital. Tomando como base o ms de setembro de 2008, nota-se que tanto o BNDES quanto os demais bancos pblicos (Banco do Brasil, Caixa Econmica Federal etc.) seguiram ampliando o volume de suas operaes, sustentando a trajetria
6 Para uma anlise sobre os impactos procclicos da restrio do crdito na economia via variaes nos investimentos de longo prazo, vide Aghion et al. (2005). 7 O mesmo processo ocorreu ao longo de 2003, quando os desembolsos passaram de 1,9% para 2,2% do PIB.

54

MERCADO DE CRDITO NO BRASIL: EVOLUO RECENTE E O PAPEL DO BNDES (2004-2008)

positiva de expanso do crdito total, a despeito da crise. Os bancos pblicos foram responsveis por 68% da variao lquida das operaes de crdito no perodo, cabendo ao BNDES 32 pontos percentuais de contribuio expanso do crdito no perodo aps o agravamento da crise.
GRFICO 7

Papel Estabilizador do BNDES no Mercado de Crdito (2000-2008) Dados at Dezembro de 2008

Fonte: Elaborao prpria, com base em dados do Bacen.

A ao anticclica recente do BNDES elevou, sobremaneira, a expanso da participao dos emprstimos ativos do BNDES no PIB, rompendo, assim, com a trajetria de expanso suave desse indicador. De acordo com o Grco 9, a participao do BNDES no PIB saiu de 4,5%, em 2000, para atingir 6,0%, em setembro de 2008, quando acelerou fortemente, alcanando 7,0%, no nal de 2008. Parte desse aumento pode ser explicada pela apreciao do dlar frente ao real, com efeitos positivos sobre os ativos em moeda estrangeira do Banco. Descontados os efeitos da depreciao cambial, ocorrida entre junho e dezembro de 2008, ainda assim, a participao poderia ser estimada em 6,6%,8 um patamar bem acima da

trajetria recente.
8 Esse clculo foi realizado supondo-se que o valor dos ativos em moeda estrangeira do Banco permanecesse estvel em dlar, tomando como base o balano do BNDES, de 30.6.2008. Dessa forma,

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 16, N. 31, P. 41-60, JUN. 2009

55

GRFICO 8

Contribuio Expanso das Operaes do Crdito a Partir de Setembro de 2008 Dados at Dezembro de 2008

Fonte: Elaborao prpria, com base em dados do Bacen. * Exclui BNDES.

Vale dizer que, alm do papel anticclico, o BNDES vem apresentando, nos ltimos anos, uma tendncia de crescimento, em decorrncia do ciclo de investimento vivido pela economia brasileira, especialmente nos setores bsicos de infraestrutura energia eltrica, logstica e saneamento. Por se caracterizarem como projetos de longa maturao e elevado risco, o BNDES , naturalmente, a principal fonte de nanciamento de longo prazo para sua viabilizao. Alm disso, tais inverses acabam por gerar estmulos adicionais aos investimentos privados nos demais setores da economia. Isso acontece tanto em funo de os investimentos em infraestrutura aumentarem a competitividade sistmica da economia via efeitos multiplicadores quanto da sustentao de taxas de crescimento de longo prazo mais elevadas por intermdio de efeitos aceleradores.

considerando a depreciao do real de 46,8% no perodo, pode-se estimar a valorizao dos ativos decorrente estritamente do efeito cambial e descontar esse valor dos ativos totais utilizados para calcular a participao das operaes do BNDES no PIB.

56
GRFICO 9

MERCADO DE CRDITO NO BRASIL: EVOLUO RECENTE E O PAPEL DO BNDES (2004-2008)

Participao dos Emprstimos Ativos do BNDES no PIB (2001-2008)

Fonte: Elaborao prpria, com base em dados do Bacen.

6. Concluses
O acesso ao crdito constitui-se em uma ferramenta fundamental para que indivduos e empresas possam satisfazer sua capacidade produtiva e, com isso, estimular o crescimento econmico. No Brasil, o nvel de crdito ainda baixo se comparado ao de pases desenvolvidos como Estados Unidos, Japo e Alemanha ou ao de pases em desenvolvimento de crescimento rpido como China, Malsia e Tailndia. No entanto, nota-se, entre 2004 e 2008, uma expanso do crdito no Brasil muito acima do desempenho do PIB. Paralelamente a isso, esse crescimento veio acompanhado de mudanas signicativas no que diz respeito ao alongamento contnuo dos prazos das operaes de crdito. Em virtude da trajetria de queda da taxa bsica de juros e do aumento da liquidez na economia e, em consonncia com a expanso generalizada do crdito visto que se deu de forma semelhante entre bancos com diferentes origens de capital , os bancos comerciais adotaram uma estratgia diferente em relao sua alocao de ativos: ganharam espao as

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 16, N. 31, P. 41-60, JUN. 2009

57

operaes de crdito, avais e anas em detrimento de outras aplicaes de maior liquidez. Em relao aos segmentos mais dinmicos do mercado de crdito bancrio brasileiro entre 2004 e 2008, podem-se destacar dois momentos distintos. O primeiro, em que predominaram as operaes para as famlias, responsveis por grande parte de toda a expanso do mercado at 2007. Esse processo denota a ampliao das possibilidades de acesso a bens durveis e imveis pelos agentes econmicos, com claros impactos sobre a qualidade de vida da populao. O segundo momento representa a expanso do crdito para as empresas, especialmente em 2008, quando este assumiu a preponderncia em relao ao crdito s famlias. Tal movimento foi sustentado tanto pelo forte ciclo de investimento ocorrido at o terceiro trimestre de 2008 quanto pela sustentao das operaes de crdito pelos bancos pblicos no quarto trimestre. Essa expanso do mercado de crdito constitui uma marca importante do ciclo de crescimento por que passou a economia brasileira. Aps um perodo de crise de liquidez, entre 2001 e 2003, o volume de crdito ao setor privado quase dobrou, nos ltimos quatro anos, atingindo 41,3% do PIB em dezembro de 2008. Outra questo relevante no mercado de crdito o papel desempenhado pelo BNDES. Embora seja conhecida a sua funo de principal provedor de recursos de longo prazo aos projetos de investimento da indstria e da infraestrutura, deve-se ressaltar, tambm, o carter anticclico de sua atuao papel menos conhecido. Nos momentos em que o mercado de crdito apresenta movimentos de expanso, o BNDES perde participao relativa. Todavia, em perodos no qual o crdito bancrio se retrai, o BNDES, em funo de suas caractersticas, eleva sua participao no mercado, impedindo quedas profundas nas linhas de nanciamento s empresas. A ttulo de exemplo, pde-se perceber que, durante a crise de 2002/2003, cou evidente o papel anticclico do BNDES no mercado de crdito, pois, dada a estabilidade de seu funding, o Banco foi capaz de, transitoriamente, sustentar e ampliar seus volumes de emprstimos, elevando sua participao relativa no mercado. Com isso, exerceu, poca, um importante papel na manuteno do crdito s empresas, especialmente no apoio s exportaes.

58

MERCADO DE CRDITO NO BRASIL: EVOLUO RECENTE E O PAPEL DO BNDES (2004-2008)

No perodo recente de recuperao do mercado de crdito analisado no trabalho entre 2004 e 2008 , os segmentos que apresentaram maior dinamismo em termos de taxa de crescimento foram os de crdito a pessoas fsicas e habitao, reas em que o Banco no atua. Assim, sua participao relativa reduziu-se para 16% em agosto de 2008. No entanto, o agravamento da crise nanceira internacional no segundo semestre de 2008 tende, novamente, a evidenciar o papel anticclico do BNDES, especialmente na sustentao do atual ciclo de investimentos. Portanto, nesse momento de instabilidade, em que as empresas necessitam de linhas de nanciamento para seus projetos de investimento, o BNDES tende a aumentar sua atuao como principal fonte de funding de longo prazo no pas.

Referncias
AGHION, P. et al. Volatility and growth: credit constraint and productivityenhancing investment. National Bureau of Economic Research (NBER), 2005 (Working Paper, 11349). BECK, T. et al. A new database on nancial development and structure. World Bank Economic Review, 14, 597-605, 2000. BNABOU, R. Inequality and growth. In: BERNANKE, Ben S. & ROTEMBERG, J. (eds.). NBER Macro Annual, v. 11. Cambridge, MA: MIT Press, 1996. BID BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Libertar o crdito. Rio de Janeiro: Campus, 2005. CARVALHO, F. J. C. et al. Economia monetria e nanceira: teoria e prtica. Rio de Janeiro: Campus, 2001. DEMIRGUR-KUNT, A. & LEVINE, R. Bank-based and market-based nancial systems: cross-country comparisons. In: DEMIRGU-KUNT, A. & LEVINE, R. (eds.) Financial structure and economic growth. Cambridge, MA: MIT Press, 2004. DJANKOV, McLiesh & SHLEIFER, A. Private credit in 129 countries. Journal of Financial Economics, maio de 2007. GOURINCHAS, P. et al. Lending booms: Latin America and the world. National Bureau of Economic Research (NBER), 2001 (Working Paper, 8249).

REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 16, N. 31, P. 41-60, JUN. 2009

59

NASCIMENTO, M. M. & COUTINHO, L. Crdito habitacional acelera o investimento residencial no pas. BNDES, Viso do Desenvolvimento, n. 18, 2006. NOVAES, A. Intermediao nanceira, bancos estatais e o mercado de capitais: a experincia internacional. In: PINHEIRO, A. C. & OLIVEIRA FILHO, L. C. (orgs.) Mercado de capitais e bancos pblicos: anlise e experincias comparadas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007. PINHEIRO, A. C. Bancos pblicos no Brasil: para onde ir? In: PINHEIRO, A. C. & OLIVEIRA FILHO, L. C. (orgs.). Mercado de capitais e bancos pblicos: anlise e experincias comparadas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007. SANTANNA, A. et al. Crdito privado pode chegar a 41% do PIB at 2009. BNDES, Viso do Desenvolvimento, n. 37, 2007. ______, Bancos pblicos sustentam crdito bancrio no Brasil. BNDES, Viso do Desenvolvimento, n. 63, 2009. TORRES, E. O papel anticclico do BNDES sobre o crdito. BNDES, Viso do Desenvolvimento, n. 7, 2006. ______. Direcionamento do crdito: o papel dos bancos de desenvolvimento e a experincia recente do BNDES. In: PINHEIRO, A. C. & OLIVEIRA FILHO, L. C. (orgs.) Mercado de capitais e bancos pblicos: anlise e experincias comparadas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007. TORRES, E. et al. Perspectivas do investimento 2009/12 em um contexto de crise. BNDES, Viso do Desenvolvimento, n. 60, 2009.

You might also like