You are on page 1of 3

Porto Alegre, 14 de maro de 2011 Maria Isabel Ferlini da Rosa Texto 6 Escolha do conceito abstrao para anlise de 1 pintura

ra de Iber Camargo e 4 cenas de trs filmes de Antonioni, que se enquadram no conceito da abstrao potica, ou lrica, pouco explorada no frum. Especializao Artes Visuais SENAC EAD
A abstrao pode ser pensada como formas que derivam da realidade, contudo relacionam-se de tal maneira que resultam um espectro de mltiplos sentidos. No mdulo que trabalhamos a abstrao, ficamos muito focados na geomtrica. Contudo, existe tambm a lrica que, ao contrario da primeira, foge do rigor tcnico para exprimir emoes. Geralmente est caracteriza por manchas e grafismo. No entanto, linhas, sobreposies de objetos tambm podem ser usados para a composio visual. Iber Camargo foi um grande explorador da abstrao lrica na pintura.

A pintura abstrata lrica caracteriza-se pela atitude subjetiva, de contedo simblico e gestual, diante da obra, onde predominam os sentimentos e as emoes. Seus artistas se aprofundam em pesquisas cromticas, conseguindo variaes espaciais e formais na pintura, atravs das tonalidades e matizes obtidos. Nesse quesito, o cineasta Antonioni considerado pintor moderno que fazia de seus personagens linhas e borres na tela. Para ele o preto, o branco e cinza eram, mais que fatores atmosfricos, verdadeiras ideias, que absorvem os personagens e os acontecimentos. (1) O desafeto dos protagonistas se parece com os locais que percorrem com seu desencanto. Espaos desertos, desorganizados, nada familiares, que testemunham uma mutao da paisagem urbana no incio dos anos 60 do sculo 20. Os grupos que eles freqentam so reflexos de seu universo mental decomposto.

Mas Antonioni no nostlgico. Pelo contrrio, ele possui um interesse positivo por esses desertos, esses espaos amorfos, desconectados, vazios; tecido indiferenciado da mutao urbana. (ao lado, A Noite) Os personagens de Antonioni so, no limite, atrados pelo vazio, pelo frio, espaos abstratos que absorvem e engolem a figura humana, o rosto amado, as formas do semelhante. A aventura que eles vivem um desaparecimento. (2) Enquanto cineasta, Antonioni um pintor de enquadramentos inslitos e no-narrativos. Ao contrrio de Eisenstein, Antonioni no persegue uma imagem total aonde viriam se arrumar os elementos fragmentrios (3). Em A Aventura, quem desaparece no apenas Anna. seu prprio desaparecimento que desaparece. o desaparecimento do desaparecimento. Muitos dos filmes de Antonioni giram em torno de uma investigao a respeito de algo que desaparece, inclusive a prpria trama tende ao desaparecimento. Antonioni um pintor moderno, ele se interessa por manchas, por formas nascidas do acaso o mesmo acaso ao qual lanam a si mesmos os personagens em A Noite, na sala-tabuleiro de xadrez. O diretor italiano fotografou e ampliou algumas de suas pinturas que no apreciava muito. Surpreendeu-se com o resultado, agora elas no pareciam ter sido obra sua. Seguindo um processo similar ao abordado em seu filme Blow Up, Antonioni cria uma srie que chama de Montanhas Encantadas. (ao lado) Seus personagens tm fascinao pelo disforme, pela figura que se esconde, que se apaga ou escorrega para o indiferenciado. Mas as manchas tambm significam criao de uma figura singular, ainda que informe e sem nome. Como no ver, nesse carter informe e sem nome, a prpria aventura, o destino desejado e realizado dos heris antonianos? (5)

Trata-se do eclipse dos personagens, dissolvidos no vazio dos locais da cidade e no anonimato, assim como na noite que tudo envolve. Mas o vazio antonioniano subsiste positivamente, prenhe de presenas. Quando os personagens dos filmes de Antonioni desaparecem, abrem caminho ao espao puro. O campo vazio est repleto de presenas, rostos e movimentos.

Este vazio representa o ponto final do ser enfim liberado da negatividade dos projetos, das paixes, da existncia humana (6).

Notas: 1. BONITZER, Pascal. Peinture et Cinema. Dcadrages. Paris: Cahiers du Cinma/ditions de ltoile, 1995. P.97. 2. Idem, p.98. 3. Ibidem, p. 83. 4. CHATMAN, Seymor; Duncan, Paul (ed.). Michelangelo Antonioni. Filmografia Completa. Kln: Taschen, 2004. P.151. 5. BONITZER, Pascal. Op. Cit. , p. 101. 6. Idem.

You might also like