You are on page 1of 12

Guia Didtico do Professor

Programa

A Qumica do Fazer
Plstico

Vesturios e Embalagens Qumica 2 Srie | Ensino Mdio

CONTEDOS DIGITAIS MULTIMDIA

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Coordenao Didtico-Pedaggica Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Redao Gisele da Silva Moura Tito Tortori Reviso Alessandra Muylaert Archer Projeto Grfico Eduardo Dantas Diagramao Isabela La Croix Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider Objetivo geral: Reconhecer a importncia da Qumica como conhecimento imprescindvel para a compreenso do mundo que nos cerca.

Objetivos especficos: Produo Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro Realizao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Ministrio da Cincia e Tecnologia Ministrio da Educao Distinguir diferentes tipos de plsticos; Identificar o petrleo como a fonte primria para a produo de polmeros; Definir polmero; Explicitar a cadeia produtiva at o objeto final de plstico; Compreender a importncia ecolgica da reciclagem do plstico; Identificar as variadas formas de utilizao do plstico; Citar os principais mtodos de produo de objetos de plstico.

Vdeo (Audiovisual) Programa:A Qumica do Fazer Episdio: Plstico Durao: 10 minutos rea de aprendizagem: Qumica Contedo: Vesturios e Embalagens Conceitos envolvidos: craqueamento, extruso, hidrocarbonetos, moldagem por injeo, moldagem por sopro, monmeros, nafta, petrleo, polmeros, polimerizao, reciclagem. Pblico-alvo: 2 srie do Ensino Mdio

Pr-requisitos: No h pr-requisitos.

Tempo previsto para a atividade: Consideramos que uma aula (45 a 50 minutos cada) ser suficiente para o desenvolvimento das atividades propostas.

O programa A Qumica do Fazer tem a proposta de tratar a qumica de maneira ldica e divertida, abordando suas aplicaes no cotidiano. Este guia, que acompanha o vdeo, apresenta sugestes de abordagens do episdio em questo, Plstico, assim como dicas de leitura e informaes sobre o contedo. Lembre-se que o aluno o elemento central na construo do conhecimento, mas a sua atuao na mediao da aprendizagem fundamental e definitiva. Por isso, tente promover um clima descontrado, de modo que os alunos levantem questes sem qualquer constrangimento. Fique atento aos depoimentos e comentrios dos alunos, pois essas participaes denotam seus conhecimentos prvios e, consequentemente, os modelos mentais a partir dos quais eles fazem a leitura do mundo. Planeje com antecedncia a apresentao do vdeo e verifique os equipamentos com antecedncia: DVD, vdeo, projetor, TV e tudo o mais que for necessrio para realizar a apresentao.

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Plstico

Introduo

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

professor!
Lembre-se que o dilogo um instrumento poderoso de motivao e aprendizagem!

1.

Desenvolvimento
Geralmente no paramos para pensar que muitos objetos de uso cotidiano so, pelo menos em parte, feitos de plstico ou contm esse material em sua composio. Seria interessante introduzir o tema falando dos vrios setores no mundo que utilizam o plstico, como, por exemplo, a indstria automobilstica, de eletrodomsticos, de embalagens (alimentos, produtos de higiene e limpeza), na construo civil, dentre outras. O episdio em questo traz diversas informaes sobre os tipos, a produo e o uso do plstico no dia-a-dia. O tema apresentado no episdio deve ser abordado de forma coerente, aproveitando as questes levantadas pelo grupo. Para contribuir com o seu trabalho, o guia traz sugestes, informaes e atividades, entretanto, no necessrio explorar todo o material. Voc poder deter-se apenas nos contedos que estiverem alinhados com o seu planejamento.

Versatilidade do Plstico

Pense rpido: o que , o que ? Pode ser transparente ou colorido; malevel ou resistente, e assumir as mais diferentes formas?
Seria interessante iniciar este tema questionando os alunos sobre os objetos do nosso cotidiano que possuem o plstico em sua composio. Se for perguntado aos alunos de que forma eles percebem o uso do plstico no dia-a-dia, provavelmente eles faro uma lista vasta, j que esses objetos esto presentes de vrias formas, cores, maleabilidade e pesos. Eles certamente iro lembrar-se de muitos exemplos, mas ser que eles associam o plstico com os tecidos, os coletes prova de bala, culos e os materiais antiaderentes das panelas? Explique que os diferentes tipos de plsticos possuem propriedades excepcionais e, por isso, so um dos materiais mais teis no mundo moderno. Informe que muitos dos tecidos chamados de sintticos polister, poliamida, acrlico e nilon so produzidos a partir de resinas polimricas e excelentes para a produo de casacos e agasalhos, por serem isolantes trmicos. Explique que o Kevlar um polmero mais resistente que o ao e, por isso, usado em equipamentos de proteo como coletes, capacetes, luvas, joelheiras, etc. Lembre que o Teflon usado como antiaderente em panelas e o policarbonato usado em lentes de culos tambm so exemplos de plsticos.

Explique aos alunos que o termo plstico origina-se do grego plastiks, que quer dizer flexvel, moldvel. Alm disso, um material extremamente resistente, de baixo custo e grande durabilidade. Essas propriedades levam vrios setores da economia, como indstrias txteis, automobilsticas, eletro-eletrnicos, informtica, embalagens, entre outros, a adotar o plstico em substituio a diversos outros materiais.

Obteno de Monmeros

O primeiro passo para entender a fabricao do plstico saber do que ele feito.
importante informar que a matria-prima do plstico a nafta componente incolor extrado do petrleo. Informe que apenas 3% do petrleo so separados e utilizados na produo dos plsticos. Esclarea para os alunos que os plsticos so formados por um conjunto de cadeias moleculares chamadas polmeros, sendo seu tamanho e estrutura responsveis por determinar as propriedades do material plstico. Aproveite para lembrar que a teoria mais aceita para a origem do petrleo afirma que o leo teria se originado pela decomposio de resduos orgnicos em ambientes com muita presso e calor e de baixa taxa de oxignio. Esses resduos teriam sido acumulados h milhes de anos e o processo de transformao gerou uma mistura complexa de hidrocarbonetos, que denominamos petrleo. O episdio apresenta uma imagem com a formao das camadas de sedimento e matria orgnica durante milhes de anos. Informe aos alunos que, aps a extrao, o petrleo levado at a refinaria, onde sofre destilao fracionada. Tambm na refinaria so separadas fraes do petrleo, de acordo com os pontos de ebulio de seus componentes. Nesse processo, h a separao dos diferentes hidrocarbonetos nas torres de destilao. A nafta, um subproduto do petrleo, de baixa densidade, separada nas partes altas das torres, em temperaturas relativamente baixas.

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Plstico

Discuta com os alunos que h no discurso do senso comum a percepo de que o plstico um material danoso e pernicioso. Lembre que essa imagem est associada ao fato de que a sua durabilidade faz com que o plstico, se descartado na natureza, demore centenas de anos para ser decomposto. Lembre-lhes que o problema no o material em si, mas a forma de gerenciamento dos resduos residenciais e industriais.

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

mais detalhes!
Saiba mais sobre os polmeros lendo o resumo Polmeros - Introduo: Conceitos Fundamentais, disponvel em: http://educar.sc.usp.br/ licenciatura/2003/quimica/paginahtml/polimeros1.htm

Destaque para os alunos a imagem estilizada de uma torre de destilao onde a nafta, um hidrocarboneto com poucos tomos de carbono (C5 C9), separada: Informe que no processo de refino h a etapa de craqueamento, que permite quebrar hidrocarbonetos complexos em hidrocarbonetos simples ou monmeros como o etileno, estireno, propileno e butadieno. Os monmeros so pequenas molculas de hidrocarbonetos que podem ser encadeados para formar os polmeros. Esse processo denominado polimerizao.

Polimerizao
Destaque a imagem do vdeo que mostra os monmeros agrupados formando os polmeros. Este episdio oferece o exemplo do plstico denominado de polietileno, produzido a partir de uma reao de polimerizao, que tem o etileno como monmero.
polmero

Aponte a imagem do vdeo que representa a polimerizao do etileno. Explique para os alunos que, dependendo do tipo de monmero, os plsticos esto classificados em sete categorias distintas: PET, PEAD, PVC, PEBD, PELBD, PP, PS e outros (ABS/SAN, EVA, PA, PC).

Pense em oferecer aos alunos uma tabela com um resumo das informaes sobre os diferentes tipos de plsticos.

Avalie a possibilidade de realizar os experimentos envolvendo polmeros, propostos no artigo de CURI, Denise, Polmeros e Interaes Intermoleculares, Qumica Nova na Escola, n 23, maio, 2006, p. 19-22, disponvel em: http://qnesc.sbq. org.br/online/qnesc23/ a05.pdf

Sigla
PET PEAD PVC PEBD PELBD PP PS Outros: ABS/SAN, EVA e PA

Nome
Polietileno Tereftalato Polietileno de alta densidade Policloreto de Vinila Polietileno de baixa densidade Polietileno linear de baixa densidade Polipropileno Poliestireno

Caractersticas
Transparente, inquebrvel e leve. Resistente a baixas temperaturas, inquebrvel, impermevel e leve. Resistente temperatura, inquebrvel, transparente, impermevel. Flexvel, leve, impermevel, transparente, baixo custo. Leve, flexvel, transparente, impermevel. Brilhante, transparente, inquebrvel, resistente a temperaturas, rgido. Leve, brilhante, transparente, impermevel, inquebrvel, rgido. Flexvel, leve, resistente abraso, possibilidade de design diferenciado.

Exemplos
Frascos e garrafas de uso domstico. Sacolas de supermercados, tambores para tintas, embalagens para detergentes. Embalagens de gua mineral, tubulao de gua, mangueiras, bolsas de sangue. Sacolas de lojas. Sacolas de lojas, filmes para embalar leite, bolsa de soro medicinal. Potes, fraldas, seringas descartveis, caixa e bebidas, fios e cabos. Aparelho de barbear, pratos, pote de iogurte e sorvete. Chinelos, pneus, acessrios esportivos e nuticos.

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Plstico

Alguns exemplos desses diferentes tipos de plsticos so apontados no vdeo:

dica!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Produo do Plstico

O plstico um derivado do petrleo, mas esse s o incio do seu processo de produo.


Explique para os alunos que as indstrias de transformao usam os diferentes tipos de polmeros na forma de grnulos, denominados pellets, para produzir objetos de plstico. Destaque que existem trs tipos bsicos de processo de produo de objetos de plstico: extruso, moldagem por injeo e moldagem por sopro. Lembre que todos os processos comeam com o amolecimento dos polmeros para que possam ser moldados. Informe aos alunos que um dos processos mais comuns de transformao realizado em uma mquina chamada injetora de plstico, onde a massa aquecida de polmero forada sob presso para o interior de moldes. O vdeo apresenta uma imagem de uma injetora de plstico. Objetos macios como colheres, canetas, tampas, bacias, caixas, componentes automotivos, calotas etc., so produzidos por esse processo. Por outro lado, o processo de extruso realizado com a compresso da massa fundida de polmeros, de forma contnua ou semicontnua, por perfis vazados. O vdeo apresenta uma imagem do processo de extruso. Sacos plsticos, tubos de PVC e canaletas so produzidos por esse mtodo. Explique para os alunos que tambm existe a moldagem a sopro de ar ou sopragem, em que os objetos so formados pela combinao de molde, presso e ar injetado. O vdeo apresenta o processo de sopro de ar, til na produo de frascos e garrafas.

No d pra falar em plstico sem tocar na questo ambiental.


Lembre que, apesar de ser um material fantstico, o plstico pode gerar muito impacto e desequilbrio ambiental. A durabilidade uma caracterstica importante desse material, mas torna-se um problema quando o plstico descartado de forma inadequada, pois pode levar mais de um sculo para se decompor na natureza. Informe aos alunos que o tempo de decomposio vai depender do tipo do plstico e onde foram depositados. Por exemplo: sacolas plsticas soterradas no lixo duram 200 anos, mas, expostas ao sol, at 1 ano. Alguns de seus alunos j devem ter percebido algumas iniciativas ecolgicas como, por exemplo, o incentivo ao uso de sacolas permanentes e degradveis em supermercados para substituir as habituais sacolas plsticas. At as agncias de publicidade tm investido em propagandas e slogans a favor das ideias ecolgicas. Lembre que o discurso implcito na mdia tende a apontar o plstico como um material danoso. Destaque, contudo, que o problema no pode ser atribudo ao material, mas sim a forma de descarte e gerenciamento dos resduos desse material. O vdeo mostra algumas imagens do problema ambiental envolvendo o descarte inadequado.

Saiba mais sobre a reciclagem do PET lendo o folheto informativo da Associao Brasileira da Indstria de PET disponvel em: http://www. abipet.org.br/noticias/ ABIPET-folheto-A4web.pdf

mais detalhes!
No artigo, de FRANCHETTI, Sandra Mara M. e MARCONATO, Jos Carlos. A Importncia das Propriedades Fsicas dos Polmeros na Reciclagem, Qumica Nova na Escola, n 18, novembro, 2003, p. 42-45, possvel compreender vrias informaes sobre a classificao dos polmeros. Disponvel em: http:// qnesc.sbq.org.br/online/ qnesc18/A09.PDF

Incentive seus alunos a realizar alguma atividade que mobilize no s a comunidade escolar, mas tambm todos que os rodeiam. Outra forma de iniciativa ecolgica pode ser percebida nos trabalhos de artesanatos em que se usa, por exemplo, garrafas PET para confeco de puffs; enfeites de chinelos feitos com canudos; bolsas; mbiles; abajures; porta-lpis; roupas e muitas outras coisas.

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Plstico

Problema ambiental

dica!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

mais detalhes!
Leia algumas consideraes sobre a reciclagem do plstico no artigo de FORLIN, Flavio J. e FARIA, Jos de Assis F., Consideraes sobre a Reciclagem de Embalagens Plsticas, Polmeros: Cincia e Tecnologia, vol. 12, n 1, p. 1-10, 2002, disponvel em: http://www.revistapolimeros.org.br/PDF/ v12n1a01.pdf

Reciclagem

Infelizmente, grande parte do plstico consumido no Brasil ainda jogada fora.


Lembre aos alunos que a maioria do plstico presente em objetos do nosso cotidiano pode ser reciclada. Informe que um dos grandes problemas ambientais do plstico o seu descarte inadequado e que a melhor forma de resolver esse problema a coleta seletiva. Explique que uma dificuldade a ser enfrentada na reciclagem do plstico que ele apresenta muitas diferenas na sua composio qumica. Lembre que, por esse motivo, os fabricantes de objetos devem imprimir smbolos nas embalagens reciclveis, de acordo com sua caracterstica, para auxiliar sua identificao. Mas, destaque que na reciclagem basta que os objetos de plsticos sejam mantidos secos, limpos, separados do lixo orgnico e encaminhados para a coleta seletiva. Informe que as centrais de reciclagem so responsveis por separar cada tipo de plstico nas suas diferentes categorias. Aproveite para apresentar uma tabela com a numerao para a reciclagem dos diferentes tipos de plstico. O objetivo ajudar os alunos a refletirem sobre questes ligadas reciclagem e sade.

PET

PEAD

PVC

PEBD

PP

PS

OUTROS

1. Politereftalato de etileno 2. Polietileno de alta densidade 3. Policloreto de vinila 4. Polietileno de baixa densidade

5. Polipropileno 6. Poliestireno 7. Outros

10

Para saber mais sobre este tema acesse o portal da Sociedade Brasileira de Qumica: http://www.uff.br/ sbqrio/novidades/bisfenol%20policarbonato%20mamadeira.html

2.
a) b)

Atividades
Proponha que os alunos faam uma campanha de conscientizao e reciclagem do plstico. Como produto final, voc pode sugerir que montem uma exposio de objetos feitos de plsticos reaproveitados; Sugira que os alunos, em grupos, faam maquetes da cadeia produtiva do plstico, mostrando desde a extrao do petrleo at a sua separao em torres de destilao e, depois, a produo de objetos. Divida os alunos em grupos e sorteie um tipo especfico de plstico para cada. Oferea um roteiro de pesquisa que envolva identificar as caractersticas de cada tipo, sua composio qumica (polmero), aplicao e curiosidades. Pea que cada grupo organize uma apresentao e marque um dia de apresentao para o restante da comunidade escolar. Pea aos alunos que faam uma lista com os tipos de plsticos com sugestes de como eles podem ser reaproveitados.

c)

d)

3.

Avaliao
A avaliao , na maioria das vezes, confundida com prticas formais, mecnicas e obrigatrias de atribuir notas aos alunos, classificando-os em promovidos ou retidos em determinada disciplina. Em contraponto a essa antiga concepo, acreditamos que a avaliao deve ser tratada como um processo contnuo e diferenciado, levando em conta que o conhecimento algo que est em constante movimento, sendo construdo por cada pessoa em tempos e formas diferentes. O professor, nesse sentido, deve procurar aprimorar seu mtodo de ensino para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma positiva e prazerosa. Considere como instrumentos de avaliao a participao, a presena, o empenho e o compromisso no cumprimento das tarefas, bem como a autoavaliao.

11

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Plstico

Destaque ainda que considerando a questo da salubridade dos produtos de plstico, vrias reportagens na mdia apontam para o cuidado com uma substncia chamada bisfenol-a, contida em alguns tipos de mamadeiras de plstico. Explique que pesquisadores tm alertado sobre o cuidado que se deve ter ao aquecer ou esterilizar a mamadeira de plstico, visto que essa substncia pode ser passada para os alimentos, causando danos sade do beb, tais como a predisposio ao cncer, hiperatividade, dficit de ateno e diabetes. Recomenda-se, portanto, que as pessoas verifiquem um selo localizado no fundo das mamadeiras e usado para a reciclagem, que contm uma numerao especfica para cada um dos diferentes tipos de plsticos. Os plsticos mais seguros so os identificados pelos nmeros de 1, 2, 4 e 5.

mais detalhes!

VDEO - AUDIOVISUAL EQUIPE PUC-RIO

Coordenao Geral do Projeto Prcio Augusto Mardini Farias Departamento de Qumica Coordenao de Contedos Jos Guerchon Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider Assistncia Camila Welikson Produo de Contedos Jos Roberto M. dAlmeida CCEAD - Coordenao Central de Educao a Distncia Coordenao Geral Gilda Helena Bernardino de Campos Coordenao de Audiovisual Sergio Botelho do Amaral Assistncia de Coordenao de Audiovisual Eduardo Quental Moraes Coordenao de Avaliao e Acompanhamento Gianna Oliveira Bogossian Roque Coordenao de Produo dos Guias do Professor Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Assistncia de Produo dos Guias do Professor Tito Tortori Redao Alessandra Muylaert Archer Gabriel Neves Gisele Moura Gislaine Garcia Design Eduardo Dantas Isabela La Croix Romulo Freitas Reviso Alessandra Archer Gislaine Garcia

You might also like