You are on page 1of 6

Como Viver Sem Medo do Amanh

Salmos 23.1 Logo aps a segunda guerra mundial, os exrcitos aliados recolheram milhares de crianas desabrigadas e famintas e as levaram para alojamentos especiais. Ali essas crianas foram alimentadas e tratadas. Entretanto, noite, elas no conseguiram dormir bem. Pareciam sempre inquietas e temerosas. Por fim, um psiclogo descobriu a razo do problema e como solucion-lo. Tratava-se de insegurana. Ento, eles decidiram que, quando as crianas fossem dormir, receberiam uma fatia de po para segurarem. Aquele pedao de po no era para ser comido; deviam apenas segur-lo. A certeza de que tinham po para o outro dia, fez um efeito milagroso. As crianas passaram a dormir. O Salmo 23 o texto mais lido no mundo. o mais amado. o primeiro que as crianas decoram. o texto mais lido beira do leito da enfermidade e o predileto dos cultos fnebres. Neste Salmo marinheiros tm achado um porto, os errantes tm encontrado o caminho, os tristes tm encontrado consolo e os doentes cura. Esse Salmo tem sido musicado em centenas de canes, traduzido em milhares de lnguas e domiciliado em milhes de corao. O mesmo Deus que alimenta as aves do cu e veste os lrios do campo, tambm cuida de ns. Ele o nosso provedor. Ele o nosso pastor.

POR QUE DEUS PODE SER O NOSSO PASTOR?

1-Ele o Deus imutvel Se Deus aquele que , ento, Ele o Deus imutvel. Quando eu digo eu sou, preciso acrescentar algo: eu sou feliz. Eu sou triste. Eu sou forte. Eu sou Samuel. Deus no precisa nenhuma palavra descritiva, porque ele nunca muda. Deus o que . Ele o que sempre foi e jamais deixar de ser. Ele o nosso Pastor. Conselheiros podem nos confortar na tempestade, mas s ele pode acalmar a tempestade. Os amigos podem segurar a nosssa mo na hora da morte, mas s ele venceu a sepultura. Filsofos podem debater o significado da vida, mas s ele pode dar a voc sentido para viver. 2- Ele o Deus incausado Embora Deus crie, ele nunca foi criado. Embora faa, ele nunca foi feito. Embora cause, ele nunca foi causado. Diz o salmista: Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu s Deus (Sl 90:2). Ningum soprou vida para dentro de Yahweh. Ningum o gerou. Ningum o deu luz. Ningum o causou. Nenhum ato o fez nascer nem nenhum ato pode acabar com ele. Ele no teme terremoto. Ele no teme filosofias. Ele no enfermidades. Ele no teme cemitrios. Ele estava aqui antes que eles surgissem. Ele estar aqui depois que eles houverem passado. Ele incausado.

3-Ele o Deus ingovernado Ns somos governados, Deus no. O clima decreta o que vestimos. A gravidade dita a nossa velocidade. A sade determina o nosso vigor. Mas Yahweh, o nosso pastor, no verifica o clima; ele o faz. No desafia a gravidade; ele a criou. No afetado por problemas de sade; ele no tem corpo. Esprito (Jo 4:24). Ele est presente em todo lugar ao mesmo tempo. Est aqui e na ltima galxia do universo ao mesmo tempo. Diz o salmista: Para onde me irei do teu Esprito? Para onde fugirei da tua face? Se subir ao cu, tu a ests; se descer ao mais profundo abismo, eis que ali tu ests tambm (Sl 139:7,8).

2. Deus pode ser o nosso Pastor porque Ele o Deus Pessoal v. 1 O Senhor o MEU pastor. Ele no o Deus distante dos filsofos. Ele no o Deus fraco e caprichoso dos msticos. Ele no Deus vingativo das mitologias. Ele o Deus pessoal, presente, que se fez carne, que se tornou um de ns. Que nos amou. Que se manifestou. Que nos buscou. Que nos conquistou. Que nos remiu. Que entrou em nossa vida e reina em nosso corao. Ele no o Deus da experincia dos outros. Ele o meu Deus! Ele o teu Deus !

Davi poderia ter pensado numa figura mais apropriada: O Senhor o meu comandanteem-chefe, e eu sou o seu soldado. O Senhor a minha inspirao, e eu sou o seu cantor. O senhor o meu rei, e eu sou o seu embaixador. Mas por que ovelha? A ovelha o animal menos capaz de cuidar de si prpria 1)As ovelhas so simplesmente ingnuas 2) As ovelhas so indefesas Elas no possuem presas ou garras. Elas no podem mord-lo nem correr mais que voc. 3) Um gato pode limpar-se. Um cachorro tambm. Vemos pssaros no banho e ursos no rio. Mas ovelhas? Elas se sujam e ficam assim mesmo.

4) As ovelhas so mopes Elas no enxergam os perigos. Elas no vem o abismo nem percebem a chegada do predador. 5) As ovelhas so teimosas Muitas vezes o pastor precisa usar a vara e at mesmo o cajado para tir-la do abismo, porque ela teima em andar longe do rebanho. 6) As ovelhas no tm senso de direo Se deixadas sozinhas podem cair em abismos e seguir trilhas perigosas 7) Os seus dotes podem ser a sua runa A sua l pode ser um peso mortal. Quando a ovelha cai na gua a sua l a arrasta para o fundo do poo e ela pode morrer se no for resgatada. A vaidade pode matar. Ns precisamos de Pastor porque somos extremamente vulnerveis

Ilustrao: Um homem se preocupava tanto que resolveu contratar uma pessoa para se preocupar por ele. Era o seu preocupador. Contratou por um alto salrio de 200 mil dlares por ano. Depois que o homem aceitou o trabalho, a primeira pergunta ao seu patro foi: Onde voc vai arranjar 200 mil dlares por ano? Ao que o homem respondeu: Esta preocupao sua.

Se o Senhor no for o nosso Pastor, podemos terminar a vida de forma desoladora H um outro Salmo 23 para aqueles que no tm Jesus como o Seu Pastor: Eu sou o meu prprio pastor; estou sempre em necessidade. Eu cambaleio de shopping em shopping, de psiquiatra em psiquiatra, buscando alvio, mas nunca o encontro. Eu me arrasto pelo vale da sombra da morte e caio em pedaos. Eu temo qualquer coisa, desde pesticidadas a fio eltrico, e estou comeando a agir como a minha me. Vou s reunies semanais do grupo e acho-me cercado de inimigos. Vou para casa, e at o meu peixe dourado me faz carranca. Unjo a minha cabea com uma dose extra de Tilenol. E o aqurio do meu peixinho transborda. Certamente que a misria e o infortnio me seguiro, e eu viverei em autodesconfiana pelo resto de minha vida solitria. Quem o seu pastor?

3. Jesus nos oferece plena satisfao A maior e mais congestionada priso do mundo a priso do querer. Nenhuma priso to populosa, nenhuma to opressiva, e, alm disso, nenhuma to permanente. A maioria dos ocupantes nunca sai. Eles nunca escapam. Nunca so soltos. Eles querem alguma coisa: Querem algo maior. Mais bonito. Mais rpido. Querem um novo emprego. Um novo carro. Uma nova casa. Um novo cnjuge. Eles pensam que ao terem o que desejam sero felizes, mas o cheiro do carro novo passa. O novo emprego fica velho. O vizinho compra uma televiso maior. O novo cnjuge possui maus hbitos. Voc est nesta priso?

Tenho um segredo para voc. O segredo da satisfao: O Senhor o meu pastor, NADA ME FALTAR. O que eu tenho em Deus maior do que o que eu no tenho na vida. Pense no seu dinheiro, na sua casa, no seu carro, nas suas jias, na sua empresa. Deixe-me dizer-lhe duas coisas: 1) Seus bens no so seus Quando voc partir deste mundo no poder levar um centavo. No h bolso em mortalha, nem caminho de mudana em funeral. Ilustrao: Quando John Rockefeller, o primeiro homem bilionrio do mundo morreu, seu contador foi interrogado: Quanto John Rockfeller deixou? A resposta do contador: TUDO. 2) Seus bens no so voc Quem voc no tem a ver com a casa que voc mora, o carro que voc dirige e as roupas que voc usa. A vida de qualquer no consiste na abundncia de bens que ele possui (Lc 12:15). Ilustrao: Gandi convidado a visitar o presidente da ndia. Vai de tanga. No aceito. Compra um terno e manda para o presidente. Minha roupa mais importante do que eu. Deus no conhece voc como o doutor fulano de tal, com tantos ttulos. Deus conhece o seu corao. Se o seu contentamento depender do que tem, se sentir bem quando tiver muito, e mal, quando no tiver.

Ilustrao: Um missionrio estava liderando o louvor numa colnia de leprosos e indagou se algum tinha uma cano favorita. Foi ento que uma mulher se voltou e ele viu a face mais desfigurada que jamais vira. Ela no tinha orelhas nem nariz. Seus lbios j no existiam. Contudo, ela levantou uma das mos sem dedos e pediu: Poderamos cantar CONTA AS MUITAS BNOS? Ilustrao: Certa vez um homem foi pedir conselho a um pastor. Ele achava-se no meio de um colapso finceiro: Perdi tudo, lamentou ele. Oh estou to triste por voc ter perdido a sua f. No, corrigiu o homem, No perdi a minha f. Bem, ento, sinto muito, por voc ter perdido o seu carter. Eu no disse isto. Ainda tenho o meu carter. Que pena que voc perdeu a sua salvao. No, eu no perdi a minha salvao. Voc tem sua f, carter e salvao. Parece-me que voc no perdeu nenhuma das coisas que realmente importam. O que voc ganhar com o contentamento: Poder ganhar o seu casamento. Poder ganhar horas preciosas com os seus filhos. Poder ganhar o seu auto-respeito. Poder ganhar alegria. Poder ganhar a f para dizer: O Senhor o meu Pastor e nada me faltar.

You might also like