You are on page 1of 2

O Aplogo Do Espinheiro

A Bblia contm uma interessante histria em que as rvores conversam sobre qual delas reinaria sobre as demais. A narrativa est em Juzes 9: 7-21 e foi contada em um momento de crise poltica em Israel. As rvores precisavam escolher um rei. Reuniram-se, ento, e pediram oliveira que reinasse sobre elas. Mas a oliveira recusou-se a assumir tal funo. Por causa disso, as rvores pediram figueira: Vem tu e reina sobre ns. Mas a figueira tambm no aceitou o convite. O mesmo aconteceu com relao videira. Por fim, as rvores foram falar com o espinheiro. E o espinheiro respondeu: Se vocs querem mesmo me fazer o seu rei, venham e fiquem debaixo da minha sombra. Se vocs no fizerem isso, sair fogo do espinheiro e queimar os cedros do Lbano. Essa histria faz-nos refletir sobre nossa responsabilidade poltica. Nossas decises muitas vezes nos levam em direo consolidao das instituies democrticas. Contudo, decises tomadas incorretamente nos fazem caminhar em direo ao matadouro. A fbula das rvores que queriam escolher um rei nos ensina grandes verdades. Lderes autoritrios so como o espinheiro. No so dados ao dilogo. Eles no conseguem ocultar sua personalidade dura e intransigente. Revelam-se desde cedo. O espinheiro aceitou o convite, mas de imediato mostrou-se duro e irredutvel.

A sombra do espinheiro Se escolhermos mal nossos governantes, estaremos nos abrigando sombra do espinheiro. Ns, populao, vivemos sob o imprio das leis. Portanto, pense na procurao que voc dar a homens e mulheres que, em seu nome, faro fa as leis do Municpio e o Governaro. Um candidato humorista afirma, em sua propaganda poltica, que no sabe o que um Vereador faz. Mas que, se for eleito, ele vai aprender para contar ao eleitor. Em todo o Brasil so vistos candidatos que, ao que tudo indica, no tm condies de exercer nenhum tipo de mandato.

Escolha bem A Bblia est repleta de narrativas de cunho poltico, especialmente no Antigo Testamento. Tais narrativas mostram descuidos tanto de lderes polticos quanto do povo. Governantes incautos podem trazer grande insatisfao. O rei Roboo, sucessor de Salomo, sem qualquer experincia administrativa, sem tato poltico, sem capacidade de ouvir os mais experientes, causou uma diviso em Israel. Portanto, reafirmo, sejamos cuidados. Lderes autocrticos, que no sabem compartilhar decises, so perigosos. E tambm fiquemos atentos aos que, fazendo-se de democrticos, desejam sustentar projetos pessoais ou de um grupo, esquecendo-se do povo. curioso observar que as repblicas democrticas ou repblicas populares eram redutos de ditadores. A Repblica Popular da China nada mais que a China comunista; a extinta DDR (Repblica Democrtica Alem) era a Alemanha comunista; a Repblica de Cuba nada mais do que a repblica do senhor Fidel Castro; a Repblica Democrtica Popular da Coreia a Coreia do Norte. A histria clara quando mostra a fora de lderes carismticos que, perpetuando-se no poder, subjugaram o povo.

Liberdade de escolha Est em nossas mos a escolha. Reflitamos bem antes de elegermos quem governar o nosso Municipio nos prximos anos. Feita a escolha, teremos de arcar com as conseqncias. No vamos abrigar-nos sombra do espinheiro. Quero concluir com duas afirmaes de Salomo: Quando os honestos governam, o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama. Pv 29: 2

You might also like