You are on page 1of 10

Prlogo Foi uma longa jornada, definitivamente foi.

Chegar nesse ponto e escrever essas palavras eu creio que algo para se comemorar, ou padecer.

Encontrar as combinaes corretas para montar essa apresentao de um projeto que constru durante alguns anos de ideias e ideais passados e assimilados se tornou um processo de questionamento: Afinal, por que um livro?

Ego, talvez seja resposta padro. Clich? Pois escrever sempre um sonho. Eu acredito que seja mais vontade de mostrar que no seja impossvel, mas no para algum em especial, mas para mim mesmo, que talvez por momentos enquanto criador no pudesse crer que minhas criaturas tomassem vida prpria e assim caminhassem em direes diferentes.

Mas tudo aqui sobre o sentir das coisas, as minhas no caso, e a necessidade que eu tinha de expressar esses sentimentos. A profuso das incertezas talvez tenha gerado a indefinio de gneros: Crnicas, contos. Acredito que essa discrdia gerada pela inquietude de sentir e no conseguir liberar toda essa carga em uma nica forma, de um nico modo especfico.

Escrever sempre se revelou para mim no apenas uma vlvula de escape das mazelas do mundo, mas das minhas prprias, para mim mesmo e em meu mundo. Publicar talvez seja o meu maior desafio, pois saio do mbito do meu prprio julgamento e caio no colo da opinio de pessoas, o que sempre estar fora do meu crculo de segurana: eis o desafio das pginas a seguir.

See you in another life brother, Desmond Hume

Para minha famlia (Jane e Fabio) e todos aqueles que estiveram presentes nesses longos dias.

Te vejo em outra vida, amigo Frase do personagem Desmond Hume no seriado Lost.

Crnicas

Les passions des Franais


O barulho que ecoa naquele quarto estende suas ondas por todas as ligaes sinpticas que os nervos daquele crebro possui. Em poucos minutos a sua conscincia sabe que na hora do despertar,

meticulosamente, ir ligar as articulaes, as contraes, pulsaes e, enfim, o levantar de corpo e mente ser completo: enquanto isso dorme de olho aberto. Plim, plim! Plim, plim! Chegou o despertador!

O melhor momento do dia! Esta talvez seja a definio que um trabalhador d para o sono de antes do acordar. Isto simplesmente por talvez ser esse o momento em que estamos acordados, mas no temos conscincia de nada que nos aflige, apenas nos importamos com o prximo segundo, como se esse fosse o ltimo que respiraramos.

Quando o boto consciente do dia-a-dia ligado licena potica que recaiu sobre aqueles segundos est totalmente perdida e o simples pensar nos decorre milhes e milhes de preocupaes to grandes, por ns definidas, que pensamos apenas quando chegaremos em casa de novo e, num piscar de olhos, voltarmos para insensatez daqueles momentos depois de uma noite de sono.

Mas, ento, por que acordar? Paixo! Da mais simples a mais complexa relao cotidiana, paixo o combustvel que rega essa engrenagem. o motivo pelo qual acordamos e seguimos; sofremos e choramos; e principalmente: no desistimos. simplista demais, obvio demais, por isso to real: s vive bem quem apaixonado pela vida!

Por isso sonhamos, para termos a possibilidade de nos apaixonar por coisas que, s vezes, nos parece impossveis, e por outro lado

quando nos aproximamos de concretizar os sonhos nos deparamos com a dor da realidade, e essa, no nada apaixonante.

Mas eu prefiro ver o mundo com os olhos de um sonhador, um amante da vida e tentar colocar em cada momento a voracidade do crepsculo do meu tempo. Eu quero amar como Truffaut amava o cinema e suas mgicas; como Gainsbourg amava a msica; como Cazuza amava a boemia e a inconsequncia; enfim, amar francesa, do meu jeito e com a minha intensidade.

Esta a questo decorrente desta gerao, pelo que sou apaixonado? Em tempos de socializao e banalizao das relaes interpessoais as pessoas tm que se apaixonar por elas mesmas antes de preocupar-se com as outras coisas, assim teramos mais respostas que perguntas, mais sentimento e contedo do que junkie culture.

No epitfio dos dias as nossas relaes sero definidas pelas paixes que cultivamos. A capacidade de ns reunirmos todos os nossos Eus em uma nica pessoa permitir que mais e mais companheiros nos prestigiem e lembrem-se dos nossos momentos juntos porque, no fim, descobrimos que nos apaixonar por algo apenas querer compartilhar com todos aquilo que sentimos aqui dentro, mesmo que esse algo seja eu mesmo.

Franois Truffaut - Diretor de cinema francs. Serge Gainsbourg Msico, cantor e compositor francs.

Aqui!
De repente voc acorda e sente que as tarefas do dia correm, como se fosse mais um dia qualquer. E passam as horas, os minutos, est quente, o sol abaixa, a noite cai, voc anda, voc corre, esfria, voc sente: a alegria caiu como o frio e aqui dentro venta a solido da noite.

A poesia do autodescobrimento! Nada de graa, somente a graa do Senhor, quem disse isso procurava por uma bravura, um dom, uma caracterstica que incumbida, trazida de bero, mas os bravos vo guerra, vo luta ento eu s me pergunto: Cad o vilo? Eu respondo (sou especialista em achar respostas para minhas

perguntas!): Aqui!

A cama pensa, e agora deito na parte baixa, como se o colcho estivesse caindo. Do meu lado, apenas uma glida parede trazendome para o abismo que possui ali entre ela e a cama, eu sei que se mudar de lado no h possibilidade de cair, de entrar no vo que me puxa, mas ele puxa forte porque treinado, ou melhor, foi treinado. Como se existisse uma corda imaginria que ao invs de responder o meu consciente, debanda para o dark side, para aquela fora incontrolvel e no entendida chamada inconsciente isso o que chamo de Aqui! De dentro! De tudo!

algo que me consome literalmente! Se meus dias, minhas decises, enfim, minha vida fosse um carro eu sempre soube como dirig-la, sempre houve um motorista e vrios passageiros. simples a lgica, no h confuso. Mas a matemtica das relaes nunca um simples posicionamento de taxista.

Um dia um algum diz para mudar o caminho, para cortar o cabelo, para emagrecer; um dia voc ama e amado; um dia voc fala outro voc escuta; um dia voc ri, em outro voc chora; e assim tudo parece que s existiu dentro desse carro, dessa jornada que lembrada pela continuidade dos momentos.

Bom seria, ou melhor, mais fcil seria se nossa vida fosse uma impresso talhada com a perfeio do maquinrio das impressoras: felizmente vivemos em uma pintura talhada pelas mos de uma criana que a cada segundo descobre uma forma, crianas no so fceis! Da surgem as pedras na estrada, o motivo, a fora para sair de seu carro, de parar com o continusmo que voc mesmo se colocou. Nesse instante, voc vagamente descobre a vida antes de tudo, o porqu de chegar at aqui dessa forma. De repente vrios eus querem entrar no carro, e cada um tem uma estrada, um caminho, e todas as estradas levam pra l, que se torna o Aqui: voc, o eu, ou dentro de ns.

Aqui! Pra c vem o amor quando ele acaba! Sentimentos quando sentidos nunca deixam de existir simplesmente pelo fato de j serem conhecidos demais por ns mesmos para no serem lembrados. Ele ama, odeia, confunde, esclarece e vai seguindo porque ele voc, sou eu, meu maior defeito, minha maior virtude, e principalmente assim do jeito que est colocado para todos verem.

O eu, o voc e o quebra-cabea


Antes de tudo, de voc pegar minha mo. Antes de eu ouvir os gritos enfurecidos dos animais que me rodeiam, e nesse momento as coisas que digo j no importam mais; apenas para de debruar palavras ao vento. Agora eu tambm paro, e as msicas favoritas eu no toco mais no meu Ipod. Ento eu vejo, entre olhares, paisagens hostis e planos de fundo: os quebra-cabeas se encaixam.

Pois ento eu vou, e tu vais; volta; eu me focalizo no confinamento de observar um sorriso e sentir o sangue misturar-se com o ar e as partculas se evaporaram atingindo a insignificncia que o momento, este, transcende o meu destempero.

Um poeta, talvez um escritor, quem sabe um cronista que no esperaria partida e muito menos desaparecimento em meio a tantos gritos que vm de fora, fazendo com que nem o estardalhao que possa ser minha voz alcance os ouvidos e singelamente subvertam: vem e deixa rolar; vem e deixa rolar; vem e deixa rolar...

Olho para o passado e enxergo caminhos tortuosos entre cenrios simples, mas vibrantes e exalam premissas que no omitem um lampejo de felicidade que talvez tenha sido alcanada em toda sua complexidade. Sem marcas ou angstias, apenas sorrisos e poses: era a constatao dos momentos fotognicos.

A plenitude de alguns meros gestos transborda o que mil palavras talvez no. Apenas olho para frente e vislumbro as aquarelas em sua forma, sem cores vibrantes, apenas o preto e branco em toda a sua dualidade. Agora a hora e no segundo seguinte apenas vejo o frescor de um danar sobre guas, como se pincis fossem

construindo e dando cores a paisagem para que assim a dualidade saia e a pluralidade chegue.

E nesse mar de sonhos, para qualquer lado que tento ir no far mais diferena, pois a dana sob a msica dos sentimentos ainda no construiu estradas, somente caminhos imaginrios e agora,

justamente agora, os quebra-cabeas se encaixam.

You might also like