You are on page 1of 8

Faculdade Regional da Bahia Direito 3 Semestre

Carlos Augusto da Silva Santos

Fichamento: Estatuto da Advocacia e da OAB

Salvador 2011

Carlos Augusto da Silva Santos

Fichamento: Estatuto da Advocacia e da OAB

Trabalho apresentado como requisito parcial para obteno de aprovao na II unidade da disciplina tica Geral e Jurdica do curso de Direito da faculdade Regional da Bahia.

ORIENTADORA: Rosanete Fernandes

Salvador

2011

OAB, Estatuto da Advocacia e da. Da Sociedade de Advogados in captulo IV, Dispe sobre o Estatuto da Advocacia e a ordem dos Advogados do Brasil OAB, Lei n 8.906 de 04 de Julho de 1994. In verbis.

Art. 15. Os advogados podem reunir-se em sociedade civil de prestao de servio de advocacia, na forma disciplinada nesta Lei e no Regulamento Geral. (p.07) 1 A sociedade de advogados adquire personalidade jurdica com o registro aprovado dos seus atos constitutivos no Conselho Seccional da OAB em cuja base territorial tiver sede. (p.07) 2 Aplica-se sociedade de advogados o Cdigo de tica e Disciplina, no que couber. (p.07) 3 As procuraes devem ser outorgadas individualmente aos advogados e indicar a sociedade de que faam parte. (p.07) 4 Nenhum advogado pode integrar mais de uma sociedade de advogados, com sede ou filial na mesma rea territorial do respectivo Conselho Seccional. (p.07) 5 O ato de constituio de filial deve ser averbado no registro da sociedade e arquivado junto ao Conselho Seccional onde se instalar, ficando os scios obrigados a inscrio suplementar. (p.07) 6 Os advogados scios de uma mesma sociedade profissional no podem representar em juzo clientes de interesses opostos. (p.07) Art. 16. No so admitidas a registro, nem podem funcionar, as sociedades de advogados que apresentem forma ou caractersticas mercantis, que adotem

denominao de fantasia, que realizem atividades estranhas advocacia, que incluam scio no inscrito como advogado ou totalmente proibido de advogar. (p.07) 1 A razo social deve ter, obrigatoriamente, o nome de, pelo menos, um advogado responsvel pela sociedade, podendo permanecer o de scio falecido, desde que prevista tal possibilidade no ato constitutivo. (p.07) 2 O licenciamento do scio para exercer atividade incompatvel com a advocacia em carter temporrio deve ser averbado no registro da sociedade, no alterando sua constituio. (p.07) 3 proibido o registro, nos cartrios de registro civil de pessoas jurdicas e nas juntas comerciais, de sociedade que inclua, entre outras finalidades, a atividade de advocacia. (p.07) Art. 17. Alm da sociedade, o scio responde subsidiria e ilimitadamente pelos danos causados aos clientes por ao ou omisso no exerccio da advocacia, sem prejuzo da responsabilidade disciplinar em que possa incorrer. (p.07)

OAB, Estatuto da Advocacia e da. Do Advogado Empregado in captulo V, Dispe sobre o Estatuto da Advocacia e a ordem dos Advogados do Brasil OAB, Lei n 8.906 de 04 de Julho de 1994. In verbis.

Art. 18. A relao de emprego, na qualidade de advogado, no retira a iseno tcnica nem reduz a independncia profissional inerentes advocacia. Pargrafo nico. O advogado empregado no est obrigado prestao de servios profissionais de interesse pessoal dos empregadores, fora da relao de emprego. (p.08) Art. 19. O salrio mnimo profissional do advogado ser fixado em sentena normativa, salvo se ajustado em acordo ou conveno coletiva de trabalho. (p.08) Art. 20. A jornada de trabalho do advogado empregado, no exerccio da profisso, no poder exceder a durao diria de quatro horas contnuas e a de vinte horas semanais, salvo acordo ou conveno coletiva ou em caso de dedicao exclusiva. (p.08) 1 Para efeitos deste artigo, considera-se como perodo de trabalho o tempo em que o advogado estiver disposio do empregador, aguardando ou executando ordens, no seu escritrio ou em atividades externas, sendo-lhe reembolsadas as despesas feitas com transporte, hospedagem e alimentao. (p.08) 2 As horas trabalhadas que excederem a jornada normal so remuneradas por um adicional no inferior a cem por cento sobre o valor da hora normal, mesmo havendo contrato escrito. (p.08)

3 As horas trabalhadas no perodo das vinte horas de um dia at as cinco horas do dia seguinte so remuneradas como noturnas, acrescidas do adicional de vinte e cinco por cento. (p.08)

Art. 21. Nas causas em que for parte o empregador, ou pessoa por este representada, os honorrios de sucumbncia so devidos aos advogados empregados. Pargrafo nico. Os honorrios de sucumbncia, percebidos por advogado empregado de sociedade de advogados so partilhados entre ele e a empregadora, na forma estabelecida em acordo. (p.08)

OAB, Estatuto da Advocacia e da. Das Incompatibilidades e Impedimentos in captulo VII, Dispe sobre o Estatuto da Advocacia e a ordem dos Advogados do Brasil OAB, Lei n 8.906 de 04 de Julho de 1994. In verbis.

Art. 27. A incompatibilidade determina a proibio total, e o impedimento, a proibio parcial do exerccio da advocacia. (p.11) Art. 28. A advocacia incompatvel, mesmo em causa prpria, com as seguintes atividades: I chefe do Poder Executivo e membros da Mesa do Poder Legislativo e seus substitutos legais; (p.11) II membros de rgos do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico, dos tribunais e conselhos de contas, dos juizados especiais, da justia de paz, juzes classistas, bem como de todos os que exeram funo de julgamento em rgos de deliberao coletiva da administrao pblica direta ou indireta; (p.11) III ocupantes de cargos ou funes de direo em rgos da Administrao Pblica direta ou indireta, em suas fundaes e em suas empresas controladas ou concessionrias de servio pblico; (p.11) IV ocupantes de cargos ou funes vinculados direta ou indiretamente a qualquer rgo do Poder Judicirio e os que exercem servios notariais e de registro; V ocupantes de cargos ou funes vinculados direta ou indiretamente a atividade policial de qualquer natureza; (p.11) VI militares de qualquer natureza, na ativa; VII ocupantes de cargos ou funes que tenham competncia de lanamento, arrecadao ou fiscalizao de tributos e contribuies parafiscais; (p.11) VIII ocupantes de funes de direo e gerncia em instituies financeiras, inclusive privadas. (p.11)

1 A incompatibilidade permanece mesmo que o ocupante do cargo ou funo deixe de exerc-lo temporariamente. (p.11) 2 No se incluem nas hipteses do inciso III os que no detenham poder de deciso relevante sobre interesses de terceiro, a juzo do Conselho competente da OAB, bem como a administrao acadmica diretamente relacionada ao magistrio jurdico. (p.11) Art. 29. Os Procuradores Gerais, Advogados Gerais, Defensores Gerais e dirigentes de rgos jurdicos da Administrao Pblica direta, indireta e fundacional so exclusivamente legitimados para o exerccio da advocacia vinculada funo que exeram, durante o perodo da investidura. (p.11) Art. 30. So impedidos de exercer a advocacia: I os servidores da administrao direta, indireta ou fundacional, contra a Fazenda Pblica que os remunere ou qual seja vinculada a entidade empregadora; (p.11) II os membros do Poder Legislativo, em seus diferentes nveis, contra ou a favor das pessoas jurdicas de direito pblico, empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes pblicas, entidades paraestatais ou empresas concessionrias ou permissionrias de servio pblico. (p.11) Pargrafo nico. No se incluem nas hipteses do inciso I os docentes dos cursos jurdicos. (p.11)

You might also like