You are on page 1of 2

Clusula penal.

CP a clusula acessria a um contrato pelo qual as partes fixam previamente o valor das perdas e danos que por acaso se verifiquem em conseqncia da inexecuo culposa da obrigao (408, ex: um promotor de eventos contrata um cantor para fazer um show, e j fixa no contrato que, se o artista desistir, ter que pagar uma indenizao de cem mil).A clusula penal acessria, no obrigatria, ento se a dvida no for paga no vencimento ( = se o cantor no fizer o show), e no existir clusula penal no contrato, o Juiz quem ir fixar a indenizao devida pelo cantor, tornando a obrigao lquida (vide aula 9), para s depois possibilitar o ataque pelo credor (o promotor de eventos) ao patrimnio do cantor.Essa a grande vantagem da clusula penal: pr-fixaras perdas e danos, economizando tempo, eliminando recursos processuais ao dispensar o Juiz de calcular o valor previsto no art. 402 do CC.

] Obrigao momentnea ou instantnea:


a que se consuma num s ato emcerto momento, como, por exemplo, a entrega de uma mercadoria; nela h umacompleta exausto da prestao logo no primeiro momento de seu adimplemento.

Obrigaes propter rem:


So as que recaem sobre uma pessoa por fora de umdeterminado direito real, permitindo sua liberao pelo abandono do bem; passa aexistir quando o titular do direito real obrigado, devido sua condio, a satisfazer certa prestao; seus caracteres so: a) vinculao a um direito real, ou seja, adeterminada coisa de que o devedor proprietrio ou possuidor; b) possibilidade deexonerao do devedor pelo abandono do direito real, renunciando o direito sobre acoisa; c) transmissibilidade por meio de negcios jurdicos, caso em que a obrigaorecair sobre o adquirente.

O QUE PURGAR A MORA?

Purgar a mora o mesmo que quitar uma dvida, deixando de ser inadimplente. Ou, como indica o nome, tirar o atraso, no sentido jurdico.
APARTIR DE UM ATO ILICITO, QUANDO COMEA A CONSTITUIR MORA? Quando no houver prazo assinalado, os juros moratrios so devidos desde a interpelao, notificao ou protesto, de acordo com o artigo 397, pargrafo nico, do Cdigo Civil de 2002. Em obrigaes ilquidas, contam-se os juros de mora desde a citao inicial, de acordo com a Smula 163 do STF e o artigo 405 do Cdigo Civil de 2002 diz que os juros de mora contam-se desde a citao inicial. ESTANDO EM MORA, QUANDO SE PERPETUA A OBRIGAO?

Na perpetuao da obrigao, pela qual responde o devedor moroso pela impossibilidade da prestao, ainda que decorrente de caso fortuito ou de fora maior. A mora do devedor produz a inverso do risco. Se o devedor est em mora quando vem a impossibilidade casual da prestao, seu risco, ainda que este coubesse em princpio ao credor. A expresso salvo se provar iseno de culpa defeituosa, se o devedor provar tal iseno no haver mora, estar livre das conseqncia desta. Se a impossibilidade da prestao resulta de caso fortuito ou de fora maior, porque no houve culpa do devedor. A nica escusa admissvel a de que o dano sobreviria ainda quando a obrigao fosse desempenhada em tempo. Quando o objeto da prestao perece em decorrncia do fortuito e da fora maior, o devedor fica, em princpio, exonerado ou liberado da obrigao. O perecimento se d estando o devedor em mora incorre a desonerao. A obrigao que normalmente se extingue, em virtude do caso fortuito que impossibilita a prestao, como que se perpetua por causa da mora. Estando o credor em mora, responsabilizar-se- pelos prejuzos e ter de receber a coisa pela sua estimao mais favorvel ao devedor, se o valor dela oscilar entre o dia estabelecido para o pagamento (vencimento) e o da sua efetivao. Logo, se, no dia da entrega efetiva do bem, o preo se elevar, dever o credor moroso pagar de conformidade com a cotao mais elevada e no de acordo com o preo anteriormente avenado, mas, se o preo cair aps a sua mora, pagar a do dia da mora, que o convencionado.Se assim no fosse, o devedor teria prejuzo injusto e o credor moroso, proveito indevido. O cumprimento da obrigao de no fazer continuado. Perpetua-se no tempo e se renova a cada momento, enquanto o devedor estiver se abstendo de fazer o que se obrigou a no fazer.

O QUE OBRIGAO DIRETA E OBRIGAO IMEDIATA? ????

QUAL O OBJETIVO DA TEORIA GERAL DA OBRIGO? Complexo de normas que regem relaes jurdicas de ordem patrimonial, que tem como objeto prestaes de um sujeito em proveito de outro.

You might also like