You are on page 1of 2

MANUAL DE INSTALAO

Caro Cliente, obrigado pela confiana. Voc acaba de fazer uma excelente aquisio: um computador Positivo, um dos mais modernos do mercado. Um produto de qualidade, fabricado inteiramente na planta industrial da Positivo Informtica, na cidade de Curitiba, Paran. A Positivo Informtica o maior fabricante de computadores do Brasil. Seus produtos esto presentes em milhares de lares, empresas e rgos pblicos. Siga as instrues ilustradas abaixo para conectar os cabos e montar seu computador corretamente.

1 Os conectores do mouse e do

teclado so de cores diferentes: a do mouse verde e a do teclado roxa.

2 Conecte os cabos do mouse e do


teclado combinando as cores.

3 Conecte o cabo do monitor no

conector "B" indicado na figura, e observe se a direo est correta. Caso esta conexo no esteja presente, conecte o cabo no conector "A".

4 Aps conectar o cabo do monitor, aperte


seus parafusos para uma melhor fixao.
ATENO: Em modelos com monitor LCD o cabo deve ser conectado tambm na parte traseira do monitor. (Veja tambm o manual do monitor.)

5 Conecte o cabo das caixas de som


(se houver) ao conector verde.

6 Conecte uma das extremidades do


cabo telefnico a entrada Line do modem (se houver) e a outra tomada telefnica para poder se conectar Internet*.
* Veja mais no campo: Conexo Internet.

7 Em seguida, conecte o cabo de

alimentao das caixas de som (se houver) sada localizada na parte traseira de seu gabinete (12V). As caixas de som externas no acompanham alguns modelos com monitor LCD que j possuem caixas de som embutidas. (Veja tambm o manual do monitor.)
ATENO: em alguns modelos, as caixas de som podem ser alimentadas por uma das portas USB ou diretamente pela rede eltrica (verifique se a tenso compatvel antes de lig-las).

8 Seu computador vem configurado de fbrica para a


tenso 230V. A tenso da rede eltrica onde o computador e seus perifricos (ex.: Impressora) sero ligados pode ser de 115V ou 230V com tolerncia de no mximo 10% e frequncia de 50 Hz ou 60 Hz (padro brasileiro). Para mudar a configurao de fbrica de acordo com sua rede eltrica, selecione a tenso adequada na chave seletora. No havendo chave seletora, significa que o ajuste de tenso ser feito de forma automtica.

Obs.: Alguns modelos de monitores LCD possuem caixas de som embutidas. Neste caso conecte uma extremidade do cabo que acompanha o LCD ao conector verde do computador e outra ao conector do monitor, conforme indicado na imagem.

IMPORTANTE: Se a tenso de alimentao for instvel ou sujeita a quedas ou surtos de tenso, deve-se utilizar um estabilizador de tenso. Para obter mais informaes contate uma de nossas autorizadas ou nosso SAC. recomendvel a utilizao de circuitos de alimentao independentes para os computadores. A rede no deve possuir interferncias eletromagnticas, eletrnicas ou mecnicas.

9 Conecte o cabo de fora do monitor tomada


(esse cabo est na embalagem do monitor).
ATENO: As tomadas onde sero ligados os equipamentos devem ser tomadas de 03 (trs) pinos (tipo 5415), sendo que o chamado terceiro pino o ponto de terra do equipamento. Este aterramento importante para evitar possveis danos tanto para o usurio quanto para os equipamentos, alm de assegurar condies adequadas de uso quando os equipamentos esto instalados em rede. Todos os equipamentos Positivo possuem cabo de alimentao com tomadas de 03 (trs) pinos. A designao terra significa um ponto ligado diretamente terra, com tenso igual a 0 (zero) V. O padro adotado est descrito nas normas ABNT 5410 especficas sobre este assunto.

10 Acione os botes Liga/Desliga do seu computador, das caixas de som (se houver) e do

monitor pressionando uma vez cada um dos botes. Se o monitor for LCD, pode ser usado o recurso de auto-ajuste da imagem pressionando o boto no painel frontal do monitor para ajustar a imagem rea visvel da tela (ver detalhes no Manual do Usurio do monitor).
IMPORTANTE: Quando seu computador for ligado pela primeira vez, voc dever configurar programas, entre eles o sistema operacional. O procedimento simples: basta seguir passo a passo cada uma das telas. Isso levar vrios minutos para ser concludo. A partir da segunda vez que voc ligar seu computador, a inicializao do sistema operacional ser bem mais rpida, pois as configuraes personalizadas j estaro definidas. Na mesma ocasio, o antivrus (se houver) mostrar uma mensagem, informando que "seu computador pode estar em perigo". No se preocupe: essa mensagem padro e aparece devido ao fato de que, durante o tempo que se passou da fabricao do computador at o primeiro uso, o antivrus ficou sem atualizaes, pois o computador no se conectou internet. A mensagem tambm surgir toda vez que seu computador no se conectar internet por alguns dias. medida que voc for utilizando cada um dos programas do computador, novos procedimentos iro surgindo. Leia-os atentamente, siga os passos das telas e usufrua de tudo que seu computador Positivo lhe oferece.

*CONEXO INTERNET
O desempenho da conexo, incluindo velocidade e estabilidade, para navegao na Internet est diretamente relacionado ao tipo de conexo: discada ou banda larga. Para acessar a Internet com uma conexo discada, o usurio deve ter uma linha telefnica fixa ativa e um discador. O desempenho da conexo discada limitada a 56 kbps e influenciado pelo horrio do acesso, tipo da linha telefnica, entre outros fatores. Os custos das ligaes telefnicas, sejam locais ou interurbanas, so de responsabilidade do cliente. No caso da conexo banda larga, as condies do servio, incluindo a velocidade de navegao, so definidas conforme interesse do usurio. O desempenho depende da estrutura da prestadora do servio, velocidade da conexo contratada, condies de disponibilidade do servio, tipo de modem adquirido, entre outros fatores. As configuraes e demais informaes necessrias para o funcionamento da conexo banda larga so fornecidas pela prestadora do servio.

1 Unidade tica 2 Unidade de disco flexvel (floppy 1,44MB) (opcional) 3 Leds indicadores de uso do HD e de computador Ligado/Desligado. 4 Boto Liga/Desliga. 5 Conectores USB Frontais, entradas para microfone e fone de ouvido.

2008 - Positivo Informtica. Todos os direitos reservados. Este documento de propriedade da Positivo Informtica, no podendo ser reproduzido, transmitido, transcrito, total ou parcialmente, sem autorizao prvia por escrito da mesma. Seu contedo possui carter tcnico-informativo. A Positivo Informtica reserva-se o direito de realizar as alteraes que julgar necessrias em seu contedo sem prvio aviso. Todos os nomes de empresas e produtos citados so marcas registradas de seus respectivos proprietrios. Fotos meramente ilustrativas. Componentes sujeitos alterao sem prvio aviso.

25710_guiarapido_AOPEN360.indd 1

11/6/2008 18:02:45

INSTRUES DE USO
Verificando o Equipamento
Os computadores da Positivo Informtica so embalados em caixas da seguinte forma e com os itens adquiridos pelos usurios: Uma caixa contendo:

Tabela de Resoluo de Problemas


Problema Possvel soluo
Verificar cabos de alimentao Verificar se existe energia nas tomadas Micro no liga Verificar a seleo de tenso na fonte (110/220V) Verificar se os leds do painel frontal acendem Micro reinicia sozinho Verificar a seleo de tenso na fonte (110/220V) Mouse no movimenta

Problema

Verificar conexo cabo PS/2 ou USB com a CPU Confirmar se o Sistema Operacional foi inicializado com o mouse conectado

- gabinete; - teclado; - cabo de alimentao; - mouse; - manual de instalao; - softwares adquiridos e seus manuais (opcional); - caixas de som (opcional); - monitor de vdeo; - cabo de alimentao.

Uma caixa contendo (opcional):

Outros perifricos adquiridos estaro embalados em caixa prpria, com os devidos cabos de alimentao, se necessrio, e os manuais do equipamento. Ao desembalar o computador, conferir se esto presentes todos os itens conforme a configurao da mquina adquirida.

Mouse falha movimentao

Efetuar limpeza dos rolamentos do mouse retirando a bolinha. Em caso de mouse tico, no h rolamentos a serem limpos Verificar se o cabo telefnico est conectado placa e tomada telefnica Verificar se h sinal de linha Verifique se a opo tom/pulso est selecionada corretamente no discador Verifique se a cidade foi corretamente selecionada no discador Verifique cabos de energia e sinal

Recomendaes de Uso
Micro liga e no aparece imagem Verificar se o led do monitor est aceso. Caso esteja, verificar ajustes de brilho/contraste Verificar cabo de sinal do monitor Verificar cabo de energia do monitor Mensagem de erro na inicializao Drive no funciona Verificar se h discos inseridos nos drives. Retire-os Verificar se os discos esto formatados ou danificados. Tentar outro disco Monitor no liga Conexo com Internet no funciona

Verifique se existe energia nas tomadas Verificar chave Liga/Desliga do monitor

Informaes importantes
As mquinas da Positivo Informtica possuem na lateral um lacre que no deve ser retirado, rasgado ou rasurado pelo usurio, pois a garantia de inviolabilidade do equipamento. A violao do lacre acarreta na perda da garantia do equipamento.

Para limpar seu computador, utilize somente pano levemente umedecido em gua, sem detergente ou solventes, como querosene ou lcool, com o equipamento desligado da rede de energia eltrica. Limpe os roletes do mouse (rolamentos que podem ser acessados retirando-se a bolinha do mouse) pelo menos a cada 30 dias, para evitar falhas. Mouse tico dispensa a limpeza. aconselhvel desligar o equipamento das redes de energia eltrica e telefnica durante tempestades ou ocasies em que possa haver queda de energia. Raios podem danificar seu computador. Evite choque mecnico (quedas) contra o computador. A unidade de disco rgido (HD) pode ter seu funcionamento comprometido. No use o equipamento ao mesmo tempo em que estiver se alimentando. Resduos de alimento que porventura entrem em contato com o equipamento, especialmente lquidos, podem comprometer o bom funcionamento. No introduza objeto de nenhum tipo nas aberturas, pois isso pode danificar seu computador e lhe causar choques eltricos. As placas de expanso que porventura deseje instalar somente podem ser colocadas por uma Assistncia Tcnica Autorizada. A instalao no-autorizada implica perda da garantia. Utilize regularmente um antivrus atualizado em seu computador. Utilize um estabilizador de tenso para conectar seu computador rede eltrica. Evite movimentar o equipamento quando estiver ligado, e no realize movimentos bruscos com o gabinete em funcionamento. No sobrecarregue seu computador com arquivos inteis, pois discos rgidos com pouco espao livre deixam o equipamento mais lento e podem causar travamentos aleatrios no mesmo. Leia os manuais de seus equipamentos para a sua correta utilizao.

Especificaes Ambientais

Para um correto funcionamento, seu computador deve trabalhar dentro das seguintes condies ambientais:

Operao
Temperatura mnima Temperatura mxima Umidade relativa mnima Umidade relativa mxima 10C 40C 20% 90% (sem condensao)

Armazenamento
-20C 50C 10% 90% (sem condensao)

O local onde o computador ser instalado deve estar limpo e sem umidade, com uma iluminao preferencialmente indireta em relao tela do monitor de vdeo para evitar reflexos. No instale seu computador em locais fechados onde no h circulao de ar. Certifique-se de que as aberturas existentes no monitor de vdeo, na parte traseira e laterais do gabinete e em outros perifricos no estejam tampadas impossibilitando uma melhor circulao de ar. Permita um espao de pelo menos 10 cm entre as laterais e a traseira do computador. Caso no siga estas recomendaes, a temperatura interna ser superior aos nveis suportados pela mquina, ocasionando mau funcionamento e at a queima de alguns componentes internos ou da prpria mquina. Instale o equipamento em uma superfcie estvel, evitando carpetes e tapetes. O reparo e a manuteno dos equipamentos deve ser realizado apenas por assistncias tcnicas credenciadas pela Positivo Informtica. Internamente, h pontos de alta tenso que podem causar leses e danos (ao usurio e ao equipamento).

Condies fora das recomendadas acima podem ocasionar o mau funcionamento de seu computador!

25710_guiarapido_AOPEN360.indd 2

Disco de recuperao (disponvel apenas para modelos que no possuem sistema de recuperao eletrnico) O seu computador vem com disco de recuperao do Sistema Operacional, que poder ser necessrio para recuperar a instalao original de fbrica, caso sofra danos. Para instal-lo, coloque o disco na unidade de leitura e reinicie o computador. Siga as instrues da tela. ATENO: ao usar o disco de recuperao, voc perder todos os seus arquivos. Por preveno salve, habitualmente, cpias de seus arquivos mais importantes em CDs. O disco de recuperao no restaura os softwares adicionais nem os demonstrativos gratuitos que acompanham originalmente o equipamento. Para concluir o processo de restaurao do sistema operacional com o disco de recuperao, pode ser necessrio um longo perodo de tempo. Como um processo lento e suas configuraes e dados pessoais sero perdidos, utilize o disco de recuperao apenas como ltimo recurso.

3 Ligando para 4002 6440 (Curitiba / Belo Horizonte / Braslia / So Paulo - capital) ou 0800 644 7500 (para o restante do Brasil), de segunda a sbado, exceto feriados, das 8 s 20 horas.

2 Via e-mail: positivoinformatica@positivo.com.br. Ao encaminhar sua dvida via e-mail, no se esquea de citar seu nome completo, telefone e nmero de srie do equipamento.

1 Pela Internet: www.positivoinformatica.com.br, seo SUPORTE. L, voc encontrar respostas a perguntas freqentes, drivers, entre outros.

Suporte Tcnico e Dvidas Para orientaes sobre garantia, suporte tcnico ao seu Computador Positivo, ou em caso de dvida sobre a Rede de Assistncias Tcnicas Autorizadas Positivo Informtica, entre em contato conosco:

Rede de Assistncias Tcnicas Autorizadas A Positivo Informtica possui uma Rede de Assistncias Tcnicas Autorizadas em todo o Brasil. Confira a lista completa na relao anexa ou pelo site www.positivoinformatica.com.br.

Modalidade de Atendimento Para o cliente saber a modalidade de atendimento dever consultar a nota fiscal de compra ou ligar em um dos nmeros do suporte tcnico, com o nmero de srie do equipamento em mos. Balco - O equipamento deve ser encaminhado at a Assistncia Tcnica Autorizada Positivo Informtica mais prxima. On Site - Deve-se entrar em contato atravs de um dos telefones do Suporte Tcnico para comunicao do problema. Caso seja necessria a presena de um tcnico para a correo do problema, ser providenciado o agendamento de uma visita tcnica.

Garantia O prazo de garantia do equipamento consta no campo de observaes da nota fiscal de compra. Na ausncia desta o prazo de garantia pode ser consultado atravs de contato com um dos nmeros de Suporte Tcnico, tendo o nmero de srie do equipamento em mos.

positivoinformatica@positivo.com.br

Cd.: 25710

www.positivoinformatica.com.br

MANUAL DE INSTALAO

11/6/2008 18:02:46

Possvel soluo

You might also like