You are on page 1of 4

A SOLUO DE DIOCLES Durante longo perodo de tempo tudo o que se conhecia sobre a obra e vida de Diocles, matemtico do incio

do sc. II a.C., era atravs de dois fragmentos da sua obra Dos Espelhos Custicos, preservados por Eutcio. Diocles apresenta dois mtodos para a duplicao do cubo: o primeiro reproduz simplesmente uma forma alternativa ao mtodo das duas parbolas de Menecmo, enquanto que o segundo utiliza uma curva especial, conhecida nos tempos modernos com o nome de cisside. Deve-se a Diocles a soluo do problema da duplicao do cubo por meio de uma nova curva - a cisside. Segundo parece no foi Diocles quem lhe atribuiu este nome, pois nos seus escritos ele utiliza o termo 'linha' para se referir a tal curva e, alm disso, "o nome cisside ('forma de hera') mencionado pela primeira vez por Gmino cerca de um sculo depois da morte do inventor Diocles. Na cisside de Diocles as duas curvas envolvidas so uma circunferncia e uma reta tangente a esta, sendo o ponto fixo A o ponto da circunferncia diametralmente oposto ao ponto de tangncia. Desenhemos uma reta passando por A e intersectando a circunferncia e a reta nos pontos Q e R, respectivamente. Considere-se o ponto P, encontrado nesta linha tal que AP = QR . Ento, o lugar geomtrico do ponto P descreve a cisside de circunferncia e reta relativamente ao ponto A.

Vejamos como Diocles construiu a sua cisside. Considere-se uma circunferncia de centro O onde AB e DC so dimetros perpendiculares entre si. Sejam E e F pontos da circunferncia nos quadrantes BD e BC, respectivamente, e colocados de modo a que os arcos EB e BF sejam iguais. Desenhemos GE e HF perpendiculares a DC, tracemos EC e seja P o ponto de interseco de EC com HF. Suponhamos, agora, que E e F ocupam

novas posies nos quadrantes DB e BC, respectivamente, mas sempre a igual distncia de B. A cisside de Diocles a curva traada pelo ponto P nas vrias posies que este ocupa.

Assim o ponto P, encontrado como acima foi descrito, permite provar que HF e HC so os dois meios proporcionais entre os segmentos DH e HP, isto :

. Vemos assim, que HF e HC so os dois meios proporcionais entre DH e HP. Para fazer os dois meios proporcionais entre dois segmentos a e b, devemos construir uma circunferncia, de centro O, onde AB e DC so dimetros perpendiculares. Seguidamente, construmos a cisside de Diocles, como anteriormente descrito, e tomamos um ponto K em OB de modo a que ,com (a>b). Ligamos o ponto D ao ponto K e prolongamos o segmento DK de modo a intersectar a curva cisside num ponto que vamos designar por Q. Passando por Q construmos o segmento ML paralelo a AB. Pelo que foi anteriormente exposto, ML e MC so os dois meios proporcionais entre DM e MQ, isto ,

Por semelhana de tringulos (A.L.A.), temos que DMQ e DOK so semelhantes, da, Assim, (*).

Recorde-se que entre DM e MQ j inserimos dois meios proporcionais: ML e MC. Vamos agora procurar dois meios proporcionais entre a e b (que so dados), procurando x e y tais que, . Tais x e y so encontrados desta forma:

Disto,

e da mesma forma,

Por outro lado, tendo em ateno (*), tem-se que:

, isto ,

Finalmente, , o que implica em (**), isto , x e y so os dois meios proporcionais entre a e b. Da mesma forma, segundo van der Waerden, para obter os dois meios proporcionais entre os segmentos dados a e b, basta multiplicar os quatro termos da proporo por um fator de proporcionalidade adequado. Temos que ab=xy de (**) e fazendo a=2b e substituindo, temos que (2b)b=xy, ou seja, 2b=xy. De (**) obtemos tambm que y=xb, e isolando o x, x=y/b. Substituindo o x=y/b na equao 2b=xy, tiramos que 2b=(y/b)y, ou seja, 2b=y. Assim, se a=2b o cubo de aresta y tem o dobro de volume do cubo dado de aresta b. Obtivemos mais uma soluo que no pode ser feita apenas com rgua no graduada e compasso, pois no possvel construir todos os pontos da curva com estes instrumentos.

You might also like