You are on page 1of 15

Tecnologia Farmacutica

1 Revestimento de comprimidos

I Introduo: O revestimento de frmacos uma adaptao dos mtodos de conservao de alimentos. Os franceses no sc. XVII descrevem o revestimento como uma forma de mascarar o sabor desagradvel dos frmacos. Aps aceitao das plulas revestidas com acar, essa forma farmacutica slida foi patenteada na Europa e EUA. Rapidamente se verificou que uma drageificao (revestimento com acar) de qualidade em grande escala podia ser feita mais rapidamente em bacias de revestimentos. O equipamento necessrio para a drageificao permaneceu inalterado praticamente por 75 anos seguintes. Em 1953 o laboratrio ABBOTT introduziu uma alterao importante no revestimento de comprimidos, os quais comercializaram os primeiros comprimidos revestidos com uma pelcula. II PRINCPIOS DO REVESTIMENTO DE COMPRIMIDOS Objetivos: 1) 2) 3) 4) 5)

mascarar o sabor, o cheiro ou a cor de um frmaco conferir proteo fsica ou qumica ao frmaco controlar a liberao do frmaco no comprimido proteger o frmaco no estmago com um revestimento gastro-resistente. Melhorar o aspecto numa perspectiva de marketing.

III VARIVEIS NO PROCESSO DE REVESTIMENTO


a) Propriedades dos comprimidos Os comprimidos que sero revestidos devero ter caractersticas fsicas adequadas: Resistncia abraso No podem lascar Possuir superfcie lisa (superfcie que amolea na presena de calor, tende a tornar-se rugosas e no so aceitveis para revestimento pelicular). Na drageificao pela aplicao de elevado teor de slidos e a secagem mais lenta, a imperfeio podem ser disfaradas.

Deve ter forma adequada. A forma esfrica dos comprimidos ideal para o revestimento -> facilidade de rolamento na turbina de revestimento com o mnimo contato entre eles. A forma cbica a pior por possuir faces planas acumulando materiais de revestimento que contribui para a adeso dos comprimidos. Portanto, os comprimidos a revestir devem possuir faces arredondadas e, quanto mais convexa for a superfcie, menor a possibilidade de aderncias. Comprimidos com superfcies hidrfobas so difceis de revestir com substncias hidrossolveis que no molham a superfcie. Ento, a formulao do revestimento deve ser ajustada com a adio de tensoativo para reduzir a tenso superficial da composio de revestimento e melhorar a sua adeso ao comprimido.

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

revestimento, disponibilidade e idade do equipamento, automatizao do processo de revestimento). O princpio de revestimento relativamente simples. A distribuio do revestimento acompanhada pelo movimento dos comprimido, perpendicular a bacia de revestimento ou verticalmente (revestimento por fluidizao) aplicao do material de revestimento.

b) Processo de revestimento (equipamento de revestimento, parmetros do processo de

Equipamento:

Trs tipos de equipamentos para revestimento de comprimidos: 1. Bacia (turbina) de revestimento tradicional uma bacia de metal circular montada num certo ngulo sobre uma base, medindo de 20 a 150 cm de dimetro que gira sobre um eixo horizontal por impulso de um motor.

Neste sistema convencional, o ar aquecido direcionado para dentro da bacia e aplicado sobre a superfcie do leito de comprimidos e a exausto feita por meio de tubos colocados na frente da turbina. As solues de revestimento so aplicadas manualmente ou por asperso do material de revestimento sobre os comprimidos em movimento. Sistemas de atomizao para aspergir o revestimento produzem uma rpida e melhor distribuio da soluo ou suspenso, pois pode reduzir significativamente o tempo de secagem entre as aplicaes tanto na drageificao quanto na aplicao contnua da soluo no filme de revestimento.

Figura 1 - Sistema de Turbina Convencional e laboratrio de revestimento automatizado.

Turbinas de Pellegrini:
Possui uma melhor eficincia no processo de secagem do que nas turbinas tradicionais pois a lmina de imerso e o sistema de tubo de imerso, permitem a distribuio uniformemente do ar aquecido sobre a superfcie do leito de comprimidos. Modelos mais novos so completamente fechados o que aumenta ainda mais a eficincia de secagem. O ar introduzido atravs de uma lmina perfurada que se encontra imersa no leito dos

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

comprimidos molhados criando um ambiente adequado para secagem. O ar aquecido dirigese na vertical atravs do leito dos comprimidos sendo extrado atravs de um tubo convencional.

2. Turbina de revestimento perfurada


Em geral, consiste num tambor perfurado ou parcialmente perfurado que gira sobre seu eixo horizontal numa cmara fechada. O ar de secagem direcionado para a turbina e obrigado a passar atravs do leito de comprimidos sendo eliminado atravs de perfuraes no tambor. Outro sistema, Driacoter o ar quente introduzido atravs de defletores ocos e perfurados que se encontram na periferia interior do tambor. medida que a turbina roda, as barras defletoras introduzidas no leito dos comprimidos possibilitam a passagem do ar seco atravs desse leito de comprimidos fluidificando-os e a exausto do ar feita pela parte posterior da turbina. A soluo de revestimento aplicada superfcie da turbina de rotao atravs de bicos de asperso que se encontram posicionados dentro da turbina.

3. Equipamento de leito fluidizado.


So bastante eficazes na secagem. A fluidizao de um leito de comprimido conseguida numa cmara com forma de coluna pelo fluxo ascendente do ar de secagem. A corrente de ar tem que entrar no centro da coluna possibilitando os comprimidos a ficarem suspensos no centro da mesma. O movimento dos comprimidos na vertical pelo centro da cmara caindo junto parede da bacia e dirigindo-se para o centro da bacia voltando a reentrar na corrente de ar na base da coluna. As solues de revestimento so aplicadas continuamente por um bico de asperso localizado no fundo da cmara ou, sobre a parte superior do leito de comprimidos que rolam em cascata, por bicos localizados na regio superior da cmara. Comprimidos friveis e passveis de se fragmentarem, podem ser difceis de revestir por este sistema devido ao impacto proporcionado entre as superfcies speras dos comprimidos e ao contato deste com as paredes da cmara.

Aspersores:

So sistemas de aplicaes de solues ou suspenses, proporcionando um spray finamente dividido (atomizado). Dois principais sistemas so utilizados: A diferena entre os dois tipos de sistemas est na forma em como se obtm a atomizao do lquido. A escolha depende da frmula da soluo de revestimento e do processo de desenvolvimento de um produto.

a) presso elevada, quando no se usa ar

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

Utiliza-se presso elevada de 250 a 25000 psig (libras / pol2 , do manmetro) atravs de um orifcio reduzido (0,23 mm a 0,51 mm de dimetro interno) no bico de asperso que traduz num spray finamente dividido. O grau de atomizao e a velocidade de asperso so controlados pela presso do fluido, tamanho do orifcio e viscosidade do lquido. b) presso baixa com atomizao de ar. O lquido bombeado atravs de um orifcio mais largo (0,51 a 1,52 mm de dimetro interno) para presses relativamente reduzidas (5 a 15 psgi). A presso reduzida do ar em contato com o fluxo do lquido no bico do atomizador produz um spray finamente divido. O grau de atomizao e controlado pela presso do fluido, pelo orifcio de sada do fluido, pela viscosidade do lquido, pela presso do ar e pelo orifcio de sada do ar.

Parmetros:

Durante o processo de revestimento, os comprimidos atravessam uma zona de aplicao em que uma parte desses comprimidos recebe o revestimento. Fora desta zona, uma parte do revestimento aplicado pode ser transferido da superfcie dos comprimidos adjacentes ou, mesmo para a superfcie do equipamento de revestimento. A maior parte do tempo os comprimidos encontram-se numa zona de secagem afastada da zona de aplicao voltando a atravessar a zona de aplicao ciclicamente. A aplicao do revestimento e o fluxo de ar quente podem ser contnuos ou descontnuos, dependendo da composio desse revestimento e das condies de secagem. Numa operao de revestimento contnuo o revestimento mantido em equilbrio, pelo que a taxa de aplicao do revestimento iguala a taxa de evaporao dos solventes volteis. O afastamento deste equilbrio leva ao aparecimento de problemas srios.

E
(Entrada)

em que: A(T, H) = capacidade do ar C1(S) = composio do revestimento pSA = rea de superfcie do comprimido E = eficincia do equipamento.

A(T1, H1) + C1(S) + pSA1

A(T2, H2) + C2(S) + pSA2

(exausto)

Capacidade do ar A(T, H):

Este valor representa a quantidade de gua, ou de solvente, que pode ser removida durante o processo de revestimento e que depende do dbito de ar atravs do leito de comprimidos, da temperatura do ar (T) e da quantidade da gua contida no ar de entrada (H). Devido s condies de funcionamento possvel saber se a taxa de aplicao se aproxima da capacidade de secagem do sistema. A secagem envolve operaes de transferncia de calor e massa. necessrio que o valor seja transferido para o material para que este adquira o calor latente necessrio vaporizao do solvente.

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

A transferncia de massa ocorre por difuso do solvente atravs do material para a superfcie de evaporao, com a evaporao subseqente do solvente a partir da superfcie e da difuso do vapor resultante para a corrente de ar que passa.

Composies de revestimento C(S):


Contm os ingredientes que vo ser aplicados sobre a superfcie dos comprimidos e os solventes, os quais atuam como transportadores dos outros componentes da formulao. Estes solventes so eliminados durante o processo de revestimento. O Ar quente de entrada proporciona a energia para a evaporao da gua. O Ar de sada torna-se mais frio e contm mais gua devido evaporao do solvente, existente na composio de revestimento. As superfcies dos comprimidos so sensveis soluo de revestimento aplicada, a qual pode causar dificuldades no revestimento. Como o solvente constitui a maior parte da composio do revestimento, sua remoo rpida necessria para prevenir efeitos indesejveis na integridade do comprimido. No entanto, as temperaturas elevadas necessrias para conseguir uma secagem rpida podem interferir com a estabilidade do frmaco no comprimido alm de evitar uma distribuio parcial do revestimento fora da zona de aplicao. Os revestimentos peliculares finos ao secarem mais rapidamente sobre a superfcie dos comprimidos permitem uma aplicao constante e eficiente da soluo de revestimento por atomizao.

rea de superfcie do comprimido (pSA):


O tamanho do comprimido e a presena, ou no, de gravaes afetam as condies de revestimento, alm da qualidade dos comprimidos que necessria para um bom revestimento.

Eficincia do equipamento (E):


um valor obtido por diviso do aumento da massa do comprimido revestido pela massa de revestimento excluindo os ingredientes volteis aplicado aos comprimidos. Idealmente, 90 a 95% do revestimento do filme aplicado deve ficar superfcie do comprimido, caso contrrio, devem ser feitas melhorias no processo de revestimento. A eficincia da drageificao inferior, sendo aceitvel um valor na ordem de 60%. Esta diferena significativa da eficincia do revestimento em pelcula e da drageificao est relacionada com a quantidade do material de revestimento que adere s paredes da turbina. Uma eficincia reduzida num processo de revestimento pelicular pode ser a taxa de aplicao ser reduzida (rea grande da superfcie do comprimido, dbito de ar e temperatura elevada), que resulta numa secagem parcial do revestimento antes que atinja a superfcie do comprimido, sendo eliminado como poeira.

IV PROCESSOS DE REVESTIMENTO DE COMPRIMIDOS

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

O tipo do processo escolhido depende do tipo de revestimento que vai ser aplicado, da natureza do ncleo e da economia do processo. A drageificao continua a ser bastante usada porque confere uma aparncia excelente ao comprimido.

DRAGEIFICAO:
Envolve vrias fases, a durao das quais varia desde algumas horas at vrios dias. O sucesso do produto depende grandemente da percia do operador da drageificao, sobretudo por se tratar de um mtodo manual no qual as solues de revestimento so deitadas sobre os ncleos dos comprimidos. O operador determina a quantidade de soluo a adicionar, o mtodo e a taxa de adio, quando deve usar o ar de secagem, durante quanto tempo e com que velocidade os comprimidos devem ser mantidos na turbina. O processo de drageificao inclui os seguintes passos: 1) Isolamento 2) enchimento 3) alisamento / corante 4) polimento

1. Camada Isolante (impermeabilizao e selamento)


Evita a penetrao de umidade nos ncleos. necessrio nos processos manuais, nos quais podem ocorrer sobre molhagem localizada de uma parte do leito dos comprimidos. Sem a camada isolante, os comprimidos absorveriam a umidade conduzindo ao amolecimento ou desintegrao afetando a estabilidade fsica e qumica do produto acabado. Produtos utilizados para isolamento: Shellac -> um timo isolante mas pode alterar os tempos de desintegrao e dissoluo que tendem a aumentar com o envelhecimento devido aa sua polimerizao. Zena -> derivado obtido do milho, solvel em lcool usado como isolante eficaz.

2. Camada de enchimento
aplicado para arredondar as arestas e aumentar o tamanho do comprimido. A drageificao pode levar ao aumento da massa do comprimido entre 50 a 100%. Consiste na aplicao de uma camada de um aglutinante que adere ao comprimido e de ps de enchimento, ao que se segue uma secagem; camadas subseqentes so aplicadas at que as arestas dos comprimidos tenham sido cobertas e se alcance uma espessura aceitvel (cerca de 3 a 5 sub revestimentos com xarope a base de acar). Geralmente se adiciona um xarope espesso que contm gelatina ou polivinilpirrolidona (PVP) ou acrescenta-se accia na drageadeira. Quando os comprimidos esto parcialmente secos, so pulverizados com um p fino, que normalmente composto por uma mistura de acar e amido, podendo conter tambm talco, accia ou carbonato de clcio precipitado. Aplica-se ar quente aos comprimidos at secagem e repete-se o processo de sub revestimento at atingir o tamanho e a forma desejada.

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

3. Camada Alisante / Corante


A finalidade deste passo cobrir e preencher todas as imperfeies sobre a superfcie dos comprimidos deixados pela camada anterior e tambm conferir a drgea a cor desejada. Esta a fase que necessita de maior habilidade. So aplicadas 5 a 10 camadas adicionais com um xarope bastante espesso, com a finalidade de completar o arredondamento e alisar os revestimentos. Este xarope pode ser composto a base de sacarose ou ter outros componentes como amido e carbonato de clcio. Conforme o xarope aplicado, o operador move a mo sobre os comprimidos que rolam para distribuir o xarope e evitar a aderncia. Aplica-se ar quente para acelerar o tempo de secagem de cada cobertura. Nesta fase podem adicionar corantes diludos para proporcionar uma base corada que facilita uma distribuio uniforme da cor em fases posteriores. No se deve adicionar cor at que os comprimidos se encontrem praticamente lisos. Aplicao prematura de cor em comprimidos rugosos pode conduzir a um aspecto sarapintado nas drgeas finais. Geralmente a etapa de colorao realizada numa drageadeira limpa, livre dos materiais dos revestimentos anteriores.

4. Polimento
O brilho desejado obtido nesta fase final do processo de drageificao. Os comprimidos revestidos podem ser polidos em turbinas de revestimento polidas ou em turbinas de polimentos revestidas com telas de lona por aplicao cuidadosa de cera em p (cera de abelha ou carnaba) ou de solues aquecidas dessas ceras em ter de petrleo ou outros solventes volteis adequados. As tcnicas usadas para se obter o produto desejado, especialmente nos processos manuais em turbina de revestimento, so complexas e s podem ser aprendidos com a prtica. O uso de sistemas modernos, eficientes e automatizados torna as tcnicas manuais obsoletas.

REVESTIMENTO PELICULAR
O revestimento pelicular surgiu a partir da drageificao, e este processo inclui alguns aspectos associados a drageificao. Com exceo do leito fluidizado, o revestimento pelicular e a drageificao compartilham o mesmo equipamento e so afetados pelos mesmos parmetros do processo.

Tcnicas manuais:
Foram utilizadas ao longo de muitos anos mas foram substitudas por novas tcnicas que permitem resultados mais reprodutveis. Processos manuais requerem quase sempre uma fase de secagem adicional para remoo dos solventes residuais. Revestimento a base de gua causa numerosos problemas que variam entre a eroso dos ncleos at a instabilidade do produto devido ao teor de umidade inaceitavelmente elevada dos ncleos.

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

Mtodos de asperso em Turbinas:


A introduo de equipamento de asperso foi o passo seguinte na evoluo melhorando a eficincia nos processos de revestimento pelicular. A asperso conferiu versatilidade ao processo e permitiu a automatizao na aplicao do lquido. Variveis do processo: As variveis a serem controladas num processo de revestimento por asperso em turbina so: a) Variveis da turbina:: - concepo da turbina e dos defletores - velocidade de rotao e carga da turbina afetam o mistura dos comprimidos. Uma mistura uniforme favorece a quantidade de polmero depositada sobre cada comprimido. O revestimento destes comprimidos leva a um aumento aproximado da sua massa em cerca de 2 a 5% da massa de cada comprimido. Movimentos inadequados dentro da turbina de revestimento, obtm-se variaes de cor inaceitveis ou a integridade desses comprimidos pode ser afetada. A forma dos comprimidos pode afetar a mistura. Alguns comprimidos necessitam de um sistema de defletores prprio para assegurar uma mistura adequada, apesar de que estes defletores podem promover a formao de lascas e quebra dos comprimidos se no forem selecionados e usados cuidadosamente. A velocidade no s afeta a mistura como tambm a velocidade com que os comprimidos passam sob o cone de asperso. Uma velocidade muito lenta pode levar a sobremolhagem resultando o fenmeno de adeso entre os comprimidos ou com a turbina. J a velocidade elevada pode no permitir o tempo suficiente para a secagem antes que estes mesmos comprimidos voltem a passar sob o cone de asperso, o que origina um revestimento rugoso. Rotaes de 10 a 15 rpm so ideais para revestimentos peliculares no aquosos enquanto que velocidades mais baixas (3 a 10 rpm) so usadas para revestimento com meio aquoso. b) Variveis de asperso: - taxa de asperso - grau de atomizao - padro de asperso - distncia do bico de asperso ao leito dos comprimidos A taxa adequada para a qual a soluo de revestimento deve ser aplicada, depende da mistura e da eficincia da secagem do sistema. A sobremolhagem ou a submolhagem tem que ser evitadas em qualquer operao de revestimento. Em turbinas grandes, devem-se incluir mais bicos de asperso para cobrir uma largura maior do leito de comprimidos. A atomizao o processo no qual o lquido dividido em pequenas gotculas. O grau de atomizao, o tamanho e a distribuio de tamanhos das gotculas obtidas do bico de asperso, no um parmetro facilmente controlvel. O grau de atomizao s pode ser controlado empiricamente. Uma atomizao que seja muito fina conduz a que algumas gotculas sequem antes de atingirem o leito dos comprimidos. Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

O efeito da secagem do spray pode ser facilmente detectvel pelo aparecimento de rugosidades sobre a superfcie dos comprimidos, ou como excesso de p na turbina. Uma atomizao insuficiente pode resultar em gotculas que sejam demasiadamente grandes ao atingirem a superfcie dos comprimidos e causarem sobremolhagem localizada que pode levar ao aparecimento de fenmenos de adeso entre os ncleos, com a parede da turbina ou simplesmente, com a superfcie apresentando um aspecto de casca de laranja. c) Ar do processamento: - qualidade do ar - temperatura - equilbrio entre a entrada e a sada do ar na turbina As sensibilidades do polmero de revestimento e do aquecimento do ncleo determinam a temperatura mxima a que o processo de revestimento deve ocorrer. Temperatura elevada no leito de comprimidos e dentro da turbina de revestimento conduz a uma evaporao mais rpida do solvente e uma maior velocidade de revestimento. O fornecimento de ar deve ter alguma capacidade de desumidificao.

Processos de Leito Fluido:


Os sistemas de leito fluido tem sido utilizados com sucesso no revestimento rpido de comprimidos, grnulos e cpsulas. As formulaes de revestimento usadas nestes processos so idnticas quelas usadas para os processos em turbinas. A forma dos comprimidos, o tamanho, a densidade e a quantidade de carga afetam a capacidade da massa dos comprimidos a serem fluidizados. Uma fluidizao e uma secagem adequada dependem do volume do ar. O controle do ar do processo conseguido por ajustamento de uma ventoinha regulvel ou pelo uso de reguladores para manter a massa dos comprimidos num movimento fluido constante dentro da cmara. Um dbito muito elevado resulta num excesso de atrito e na quebra dos comprimidos. Se o dbito for muito baixo, a massa de comprimidos no se move com rapidez suficiente atravs da zona de asperso podendo resultar numa sobremolhagem.

V POLIMEROS PARA REVESTIMENTO


Um material ideal para um filme de revestimento deve ter as seguintes propriedades: Solubilidade no solvente selecionado para a preparao. Solubilidade necessria para o uso pretendido, ex. solubilidade completa em gua, baixa solubilidade em gua ou solubilidade dependente do pH (revestimento gastroresistente). Capacidade para produzir um produto com bom aspecto. Estabilidade na presena de calor, umidade, ar, no alterar com o envelhecimento. No deve possuir sabor, cor ou cheiro No ser txico nem possuir atividade farmacolgica e ser fcil de aplicar a partculas e comprimidos. Resistente a fratura Capacidade de ser impresso num equipamento de alta velocidade.

1. 2.

3. 4. 5. 6. 7. 8.

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

10

Nenhum dos materiais disponveis rene todas estas propriedades que caracterizam um material de revestimento ideal. Os polmeros podem ser classificados em gastro-resistentes ou no gastro-resistentes.

Material no gastro-resistente:
a) Hidroxipropilmetilcelulose, USP Material de escolha para sistema de leito fluidizado ou de asperso em turbinas de revestimento. As razoes para o uso: 1. solubilidade no meio gastro-intestinal, em solvente orgnico ou na gua 2. no interfere na desintegrao do comprimido e com a disponibilidade do frmaco. 3. flexibilidade e resistncia fratura e ausncia de sabor ou cheiro 4. estvel na presena de calor, luz, ar ou umidade. 5. capacidade de incorporar corantes e outros aditivos no filme sem dificuldade. A hidroxipropilmetilcelulose aproxima-se das caractersticas de um polmero ideal para a formao de filmes e tambm utilizada freqentemente em solues para conferir brilho ao revestimento. b) Metiletilhidroxicelulose Encontra-se disponvel numa grande variedade de viscosidade. Possui estrutura idntica a hidroxipropilmetilcelulose e espera-se que este polmero tenha propriedades idnticas. c) Etilcelulose completamente insolvel em gua e no meio gastro-intestinal e assim, no pode ser utilizado sozinho como revestimento de comprimidos. Geralmente associado com o hidroxipropilmetilcelulose , para preparar filmes com propriedades que sejam pouco solveis em gua (liberao controlada). d) Hidroxipropilcelulose solvel em gua abaixo dos 40C (insolvel acima dos 45C), em meio gastro-intestinal e em solventes orgnicos polares. bastante adesivo a medida que seca a partir da soluo, podendo ser utilizado para um subrevestimento, mas no para um revestimento corado ou brilhante. Na utilizada sozinha mas sim com outros polmeros .

e) Povidona, USP
um polmero sinttico, encontra-se disponvel em 4 viscosidades diferentes identificadas pelos seus valores de K (K-15, K-30, K-60 e K-90, a que corresponde aproximadamente a massa molecular mdia de 10.000, 40.000, 160.000, 360.000, respectivamente). A mais utilizada na produo de medicamentos a K-30, como aglutinante ou em revestimento de comprimidos. Apresenta uma solubilidade excelente numa variedade de solventes orgnicos, em gua, e nos meios gstricos e intestinais. Quando seca, os filmes de povidona so transparentes brilhantes e resistentes. A povidona tem sido utilizada para melhorar a disperso de corantes nas solues de revestimentos para se obter um filme corado mais uniforme.

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

11

f) Carboximetilcelulose Sdica, USP Encontra-se disponvel em vrias viscosidades; baixa, mdia, elevada e bastante elevada. facilmente dispersvel em gua para formar solues coloidais mas insolvel na maioria dos solventes orgnicos pelo que no um material de escolha para solues de revestimento em meio orgnico. Os filmes so quebradios mas aderem bem aos comprimidos. g) Polietilenoglicis (PEGs) So usados tambm como revestimentos existindo uma grande variedade de massas moleculares. Pesos moleculares baixos (200 a 600) so lquidas temperatura ambiente e so utilizados como plastificantes de polmeros em solues de revestimento. Pesos moleculares elevados (900 a 8000) so brancos e cerosos temperatura ambiente, sendo utilizadas em combinao com outros polmeros para modificar as propriedades dos filmes. As combinaes da cera de polietilenoglicol com o acetoftalato de celulose proporcionam filmes que so solveis no meio gstrico. h) Polmeros do cido Acrlico Com o nome de Eudragit comercializado uma srie de acrilatos. Eudragit E um copolmero catinico que o nico Eudragit bastante solvel em meio gstrico (at pH 5) sendo elstico e permevel acima de pH 5. Eudragit RL e RS so copolmeros sintticos disponveis como solues orgnicas e no estado slido. Estes polmeros produzem filmes para liberao prolongada.

Material gastro-resistente:
Os revestimentos gastro-resistentes de comprimidos existem h mais de cem anos. Razes para o revestimento entrico: 1. proteo do frmaco que se decomponham em meio cido (enzimas e alguns antibiticos). 2. prevenir irritaes gstricas e nuseas . 3. Administrar frmacos para agir no intestino Um revestimento gastro-resistente ideal deve ter as propriedades seguintes: a) resistncia aos meios gstricos b) ser permevel ao meio intestinal c) compatvel com as solues de revestimento d) estabilidade e) formao de um filme contnuo f) no ser txico g) custo reduzido h) facilidade de aplicao O teste de desintegrao apresentado na farmacopia americana para comprimidos gastro-resistente tem que tolerar a agitao num meio gstrico de teste a 37C + 2C (sem discos). Ao final de uma hora de exposio ao meio gstrico os comprimidos no devem apresentar qualquer sinal de desintegrao, fratura ou amolecimento. Ento adiciona-se um disco em cada tubo e o teste continua em meio intestinal simulado a 37C + 2C como meio de Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

12

desintegrao, por um perodo de tempo igual a 2 horas ou no limite de tempo especificado na monografia individual do produto. Se todos os comprimidos se desintegrarem, o produto passa o teste. Pelo contrrio, se 1 ou 2 comprimidos no se desintegrarem completamente, o teste repetido com outros 12 comprimidos. Ento para passar o teste de desintegrao pelo menos 16 dos 18 comprimidos devem desintegrar-se. 1) Acetoftalato de Celulose Tem sido bastante utilizado na industria. Tem a desvantagem de se dissolver unicamente a pH 6 e de retardar a absoro de frmacos. higroscpico e relativamente permevel umidade e aos meios gstricos em comparao com outros polmeros entricos. Os filmes produzidos so quebradios e normalmente so formulados com materiais que promovam a formao do filme de natureza hidrofbica ou de adjuvantes para se alcanar um melhor filme gastro-resistente.

Existem duas formas de polmeros acrlicos disponveis, Eudragit L (disponvel como soluo orgnica de isopropanol, forma slida ou disperso aquosa) e Eudragit S (disponvel como soluo orgnica de isopropanol ou no estado slido), ambos produzem filmes que so resistentes ao meio gstrico. So solveis em meio intestinal a pH 6 ou 7, respectivamente. 3) Ftalato de Hidroxipropilmetilcelulose (HPMCP) Dissolvem para valores de pH mais baixos (entre 5 e 5,5) do que o acetoftalato de celulose ou, dos copolmeros acrlicos o que pode implicar numa maior biodisponibilidade de alguns frmacos especficos por aumento da sua solubilidade.

2) Polmeros Acrlicos

VI - SOLVENTES
Os solventes mais utilizados, isoladamente ou em combinaes so a gua, o etanol,o metanol o isopropanol, o clorofrmio, a acetona, a metiletilcetona e o diclorometano. Devido conservao do meio ambiente, a gua o solvente de escolha. Frmacos que se hidrolisam em meios aquosos podem ser revestidos eficazmente com revestimentos em meios no aquosos.

VII - PLASTIFICANTES
Quando so usados nas propores corretas em relao ao polmero, estes materiais conferem flexibilidade ao polmero por liberar a rigidez das suas cadeias. Os nveis de plastificantes recomendados variam entre 1 a 50%, em massa, do polmero. Alguns dos plastificantes usados mais freqentemente so: leo de rcino Propilenoglicol Glicerina PEGs de baixo PM Tensoativos (tweens, Spans)

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

13

VIII - Corantes
Os corantes podem ser solveis no sistema de solventes ou suspensos como ps insolveis. So usados para proporcionar uma cor e um aspecto prprio da forma farmacutica. Os corantes mais comuns so os corantes certificados para alimentao e cosmtica. Estes corantes so vernizes corados ou produtos sintticos. Os vernizes so obtidos a partir de corantes por precipitao sobre outros materiais, como a alumina ou o talco. Os vernizes tornaram-se os corantes de escolha para a drageificao ou revestimento pelicular por se conseguirem coloraes mais reprodutveis e estveis. Os vernizes contem de 10 a 30% de corantes podendo chegar at 50%. Uma nova linha de corantes est a ser desenvolvida, os quais no so absorvidos pelas mucosas. Para se conseguir tais resultados, ligam-se os corantes a polmeros que, sendo demasiadamente grandes para serem absorvidos no trato gastro-intestinal, so resistentes a uma possvel degradao.

IX - Opacificantes
So substncias inorgnicas, em p, usadas nas formulaes das solues de revestimentos para conferirem um leque amplo de cores e melhorar o revestimento. Estes opacificantes proporcionam um revestimento branco do comprimido. Os materiais mais utilizados so: Dixido de Titnio Silicatos (Talco) Carbonatos (carbonato de magnsio) Sulfatos (sulfatos de clcio) xidos (xido de Magnsio) Hidrxidos (hidrxidos de alumnio)

X - Outros adjuvantes
Edulcorantes Aromatizantes Tensoativos Antioxidantes Conservantes

XI - Controle de Qualidade
Cor (tonalidade e uniformidade) Tamanho Aspecto (defeitos fsicos no revestimento) Teste in vitro (teste de desintegrao e dissoluo) Teste de estabilidade (determinar o efeito do tempo e das condies de armazenagem sobre a estabilidade fsica e qumica do produto revestido).

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

14

XII - Defeitos do Filme


Adeso e remoo de material: Sobremolhagem ou um excesso de adesividade do filme faz com que os comprimidos adiram entre si ou turbina de revestimento. Uma reduo na velocidade de aplicao do liquido ou aumento da temperatura e / ou do volume do ar permite resolver este problema. Uma adesividade excessiva pode ser um indicador de uma m formulao. Rugosidade: Defeito observado com freqncia quando se aplica o revestimento por asperso. Algumas partculas podem secar muito rapidamente antes de atingirem o leito de comprimidos resultando em depsitos sobre a superfcie dos comprimidos das partculas aspergidas, ao invs de gotculas finamente divididas da soluo de revestimento. Diminuindo o grau de atomizao, aproximando o bico de asperso do leito de comprimidos, diminuindo a concentrao de pigmentos e polmeros na soluo de revestimento, pode diminuir a rugosidade. Superfcie pouco uniforme (casca de laranja): Est ligado ao mesmo problema da rugosidade. Isso indica que a asperso impedida pela secagem demasiadamente rpida ou pela viscosidade muito elevada dessa soluo, problema que pode ser corrigido pela diluio da soluo com mais solvente. Retrao e enchimento: Durante a secagem o filme pode encolher e retrair-se das arestas afiadas de uma gravao ou de uma depresso da superfcie, resultando no seu enchimento. Trata-se de um problema na formulao. Aumentando o teor de plastificante, ou alterando o plastificante , pode diminuir-se a incidncia deste fenmeno. Formao de bolhas: Quando o revestimento dos comprimidos necessita de uma secagem final em estufa, uma evaporao rpida do solvente e o efeito de temperatura elevada sobre a resistncia, elasticidade e adeso do filme pode dar origem formao de bolhas. Condies moderadas de secagem so adequadas nestas situaes. Diminuio do brilho: Pode ocorrer quando se usa polmero celulsico aplicado em solues aquosas a temperaturas de processamento elevadas. Tambm pode ocorrer se os comprimidos revestidos so expostos a condies de umidade muito elevadas resultando na solvatao parcial do filme. Variao da cor (marmorizao): Este problema pode ocorrer pelas condies de processamento ou da formulao. Uma mistura imprpria, um padro de asperso irregular e um revestimento insuficiente pode dar origem variao da cor. A migrao de corantes solveis, plastificantes e outros adjuvantes durante a secagem pode originar um revestimento com aspecto pouco uniforme ou manchado (marmorizao). O uso de corantes em vernizes elimina a migrao dos mesmos. Fratura: Ocorre quando a tenso interna no filme excede o seu limite da resistncia. Esta resistncia pode ser aumentada pelo uso de polmeros de peso molecular elevado ou por misturas de polmeros .

Prof.Elias Jos da Silva.

Tecnologia Farmacutica

15

XIII OUTROS TIPOS DE REVESTIMENTOS


Revestimento por compresso: Necessita de uma mquina de comprimir especial. O produto acabado um comprimido dentro de outro (comprimidos mltiplos). Revestimento eletrosttico Constitui um mtodo eficiente de aplicao de um revestimento para substncias condutoras onde o material de revestimento contm ons de carga oposta que aspergido sobre um substrato carregado. Revestimento por imerso: O revestimento aplicado aos ncleos de um comprimido ao mergulh-los no lquido de revestimento. Os comprimidos molhados so secos de forma convencional numa bacia de revestimento. Alternando a imerso com a secagem vrias vezes, consegue-se obter um revestimento uniforme. Este processo demorado, pouco verstil, e menos confivel do que as tcnicas de revestimento por asperso. At o momento no conhecida nenhuma aplicao industrial atravs deste mtodo. Revestimento pelicular sob vcuo: uma nova tcnica de revestimento que necessita de uma turbina especial contendo defletores. A turbina tem uma camisa de aquecimento para gua podendo ser selada obtendose um sistema de vcuo. Os comprimidos so colocados nas turbinas fechadas, sendo o ar removido por azoto, antes de se alcanar o nvel de vcuo pretendido. A soluo de revestimento aplicada atravs de um sistema de asperso sem ar e a evaporao provocada pelo aquecimento da turbina e os vapores so removidos por sistema a vcuo.

Prof.Elias Jos da Silva.

You might also like