You are on page 1of 10

Arte Paleocrist Arte Bizantina Arte Islmica

ARTE PALEOCRIST

ARTE PALEOCRIST
Tambm chamada de Arte das Catacumbas, desenvolveu-se dentro do Imprio Romano, quando surgiram os primeiros ncleos cristos. Em funo das perseguies que sofriam, os cristos refugiavam-se nas catacumbas, at o Edito de Milo, em 313, conceder liberdade de culto aos cristos.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS
- ESPIRITUALIDADE - SIMBOLISMO - INSPIRAO EM TEMAS BBLICOS - SIMPLICIDADE

Catacumbas

BASLICA
- Tanto gregos como romanos adotaram um modelo de edifcio chamado Baslica (Basileu = Juiz), lugar civil destinado ao comrcio e aos assuntos judiciais. - Com o fim da perseguio aos cristos (313 d. C Edito de Milo), os romanos cederam algumas baslicas para que eles pudessem usar como local para suas celebraes.

Baslica: Plano retangular de 4 a 5 mil


metros quadrados, com trs naves separadas por colunas e uma nica porta na fachada principal. Teto em formato de cpula.

ARTE BIZANTINA

Imprio Bizantino
O Imprio Bizantino durou mais de mil anos e recebeu essa denominao devido a cidade de Bizncio (em 330, Constantino passou a cham-la Constantinopla; atualmente a atual capital da Turquia e se chama Istambul). - Civilizao urbana que recebeu influncia grecoromana, crist, sria e persa. A arte bizantina reflete uma sntese entre Oriente e Ocidente.

CARACTERSTICAS GERAIS ARTE BIZANTINA


Arte em mosaicos; Igrejas simples no exterior e com interior bastante ornamentado; 527 565 d. C. Apogeu do Imprio Bizantino: Imperador Justiniano, casado com Teodora; Cesaropapismo: chefe do Estado tambm chefe da Igreja; Arquitetura das grandes igrejas cupulares em: a) Ravena (colnia bizantina, sul da Itlia) b) Constantinopla (Igreja de Santa Sofia)

Baslica de San Vitale (Ravena)

Baslica San Vitale (Ravena)

Imperatriz Teodora (mosaico da Igreja San Vitale)

Justiniano e Teodora

Mosaico Interior da Baslica San Vitale

Igreja de Santa Sofia


a mais importante Igreja construda pelos bizantinos. A decorao das paredes mostra decorao feita em mosaico: colagem de pequenas pedras ou vidros coloridos sobre superfcie lisa, formando imagens.

Igreja de Santa Sofia (Hagia Sofia)

Parte Interna Santa Sofia

Mosaicos Santa Sofia

Questo Iconoclasta

Foi o caso mais clebre da fora do Estado sobre a Igreja. No sculo VIII, o Imperador Leo III proibiu o culto de imagens e ordenou a destruio das mesmas.

ARTE ISLMICA

Arte islmica
a arte orientada pela religio muulmana. Surgiu no sculo VII, quando Maom unificou as tribos rabes (610-632). Comea com a pregao em Meca (622). Arte ecltica: ao mesmo tempo em que incorporou traos culturais dos povos que conquistou, produziu elementos culturais prprios.

Arte Islmica
A arte islmica tem como caracterstica marcante a proibio de imagens humanas. Al, deus muulmano, teria natureza exclusivamente divina e Maom o nico profeta aparece em gravuras com cabea em forma de chama.

Arquitetura islmica
Criao original: MESQUITA casa de orao. uma das paredes internas da mesquita quibla possui o mihrab, que indica a direo de Meca (todo fiel deve rezar prostado em direo Meca); construo geralmente em forma cbica, com teto circular formando uma cpulas; Minarete = espcie de farol. Do alto do minarete os fiis so chamados cinco vezes ao dia para as oraes. Sahn ptio localizado no interior das mesquitas. Nele situa-se uma fonte de gua corrente, na qual os fiis lavam-se depois de orar. no interior a decorao luxuosa e ricamente ornamentada.

Mesquita de Crdoba Espanha

Mesquita de Al Aqsa Jerusalm

Mesquita de Damasco

Taj Mahal

Mesquita Azul Turquia

Palcio de Alhambra Espanha

Ptio dos Lees Palcio de Alhambra

Caligrafia Islmica
A pintura islmica basicamente o embelezamento de livros graas caligrafia e s ilustraes. Para aumentar a beleza dos livros, calgrafos copiavam textos com lindas letras e artistas acrescentavam ilustraes. Os primitivos artistas islmicos decoravam as pginas com desenhos rebuscados, porque sua religio proibia a reproduo de animais e seres humanos.

Caligrafia rabe

You might also like