You are on page 1of 11

REALIZAO DA CEIA - SALO COMUNITRIO

ACENDENDO AS LUZES DA FESTA


Comentrio: Nas famlias judias, cabe me acender as luzes da festa. Isso nos faz crer que na ltima ceia, foi Maria que acendeu as luzes. Ns tambm acendemos luzes na Viglia Pascal, quando no incio da celebrao temos a beno da luz, que a Luz de Cristo. (Neste momento, estando tudo escuro, a me vai acendendo as velas. Aps a recitao materna, reacende-se as luzes do ambiente.) ME: Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos santificaste por teus mandamentos e nos ordenaste esta festa das luzes. Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos conservastes at hoje. Que esta casa seja abenoada, e que tua luz brilhe sobre ns, dando-nos a Paz. Todos: Amm, Amm.

QIDDUSH, A BENO DA FESTA


(todos sentados) Comentrio: Antes da diviso, todo alimento deve ser abenoado, como na missa, o po e o vinho so abenoados pelo celebrante. DIRIGENTE: Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos escolheste entre todos os povos, nos exaltaste acima de todas as lnguas e nos santificaste com os teus mandamentos. Com amor eterno nos deste, Senhor nosso Deus, dias santificados, para que celebrssemos esta festa do po zimo. Por isso reunimo-nos comemorando a nossa libertao, lembrando nosso xodo do Egito. Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, que santificaste Israel e suas festas. (1 clice servido por vrios "servidores", que auxiliam o dirigente.) Comentrio: O vinho servido 04 vezes na ceia, tirado da mesma jarra, para demonstrar unio. Da mesma forma, Jesus serviu os discpulos, e o 1 clice ainda no consagrado, dizendo "Tomai este clice e distribui-vos entre vs. Pois digo-vos: j no tornarei a beber do fruto da videira at que venha o Reino de Deus."

Todos: Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que criaste o fruto da videira. (1 clice tomado. Ento, leva-se ao dirigente a bacia com gua e a toalha.) Comentrio: Lavar as mos significa purificao interior. Provavelmente foi neste momento que Jesus lavou os ps de seus discpulos. (relembrar o encontro do lava-ps) Todos: Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos santificaste com teus mandamentos e nos ensinaste o ritual de lavar as mos. (Pegar as ervas amargas e molha-las na salmoura [gua salgada], smbolo das lgrimas sofrimentos no Egito, dizendo juntos: Todos: Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que criaste o fruto da terra. (Todos comem da erva amarga. Agora, os servidores trazem os pes envolvidos em guardanapos e os entregam ao dirigente. Este divide o po do meio em dois e guarda o restante.) DIRIGENTE: Vou partir o mats ao meio e envolver no guardanapo a parte maior. Ela ser partilhada no fim da ceia, e agora a lembrana do Messias escondido, cuja vinda para ns cristos, muito esperada. Comentrio: Durante a Pscoa, os judeus eram obrigados usar o po zimo, por que na sada do Egito os hebreus no tiveram tempo para fermentar os pes. O po da Eucaristia sem fermento por que Jesus tambm usou o po azimo. DIRIGENTE: Olhem: este o po do tormento, que nossos pais comeram no Egito. Todos ns que temos fome, vinde e comei. Todos que o desejam, vinde e celebrai a Pscoa conosco. Permita Deus redimir-nos e todo mal e toda escravido. Este ano festejamos aqui, no ano que vem, na terra de Israel, em Jerusalm. Este ano somos escravos. No ano que vem seremos livres!

HAGAD, O RELATO DA SADA DO EGITO


(2 clice servido. Este o clice da Redeno) Comentrio: Agora, relembremos a histria da 1 pscoa. Hoje, quem faz as perguntas o mais jovem, provavelmente, na ltima ceia de Jesus, quem o fez foi Joo.

O MAIS NOVO: Por que esta noite diferente das outras? Nas outras noites, comemos todo tipo de po. Por que hoje s comemos o po zimo? Todas as outras noite comemos vrias verduras. Por que hoje comemos as ervas amargas? Todas as outras noites no colocamos tempero nas verduras. Por que hoje colocamos gua salgada e harosset? Todas as outras noites comemos sem motivo especial. Por que esta noite celebramos a Pscoa? DIRIGENTE: Eis o por que: Os arameus haviam perseguido de tal modo nossos pais que estes abandonaram a terra de Israel e foram para o Egito. Neste pas, se construiu uma grande e forte nao. Porm no Egito nosso povo foi oprimido, perseguido e obrigado a ser escravo. Clamamos ento, ao Senhor Deus de nossos pais, e Ele nos ouviu. E nos levou para fora do Egito, por meio de muitos sinais e prodgios. Esses prodgios, contra os egpcios, so recordados como as 10 pragas que os deixaram com muito medo, por que o fara no queria deixar os hebreus partirem. Cada uma das pragas que ns formos lembrando, deixem cair uma gota do seu vinho no prato. Como o vinho diminui, assim nossa alegria se empanou com o sofrimento e morte de nossos opressores. Apesar de tudo, eram tambm filhos de Deus, como ns. Comentrio: A cada praga, deixem cair uma gota de vinho no seu prato. DIRIGENTE: A gua transformada em sangue. As rs As moscas A doena do gado As lceras A chuva de pedra Os gafanhotos As trevas A morte dos primognitos

DIRIGENTE: Portanto, mesmo se fossemos sbios no conhecimento da Lei, ainda assim seria nosso dever relembrar todos os anos, o fato inesquecvel de nossa sada do Egito. Ler Ex. 12, 1-43 (resumir) (O cordeiro trazido, colocando-o na frente do dirigente.) Comentrio: Agora o dirigente explica a relao entre a sada do Egito e a Ceia Pascal atravs dos alimentos. Todos: Qual o significado do Pessach? (Carne) (o dirigente mostra o cordeiro) DIRIGENTE: Pessach significa Cordeiro pascal que nossos antepassados sacrificaram ao Senhor em memria daquela noite, quando o todo poderoso passou pelas casas de nossos pais no Egito, como est escrito: Quando vossos filhos vos perguntaram: que significa este rito? Vocs responder no: o sacrifcio da Pscoa em honra ao Senhor que, ferindo os egpcios passou por cima das casas dos israelitas no Egito e preservou nossas casas! Todos: Qual o significado da Mats? (Po zimo) (o dirigente mostra os pes zimos) DIRIGENTE: Este o po do tormento que nossos pais levaram consigo para fora do Egito como est escrito: "Cozeram bolos zimos com a massa que levaram do Egito, pois esta massa no se tinha fermentado, por que tinham sado s pressas do pas e no puderam deter-se nem para fazer provises." Todos: Qual o significado do Marr? (Ervas Amargas) (o dirigente ergue as ervas amargas) DIRIGENTE: Marr significa erva amarga. O comemos para lembrar que os egpcios amarguraram a vida de nossos pais. Todos: Qual o significado da Harroset? (Suco [vinho], ma ralada, noz moda e canela) (o dirigente ergue a cremeira com a harosset)

DIRIGENTE: A harroset, com sua cor vermelha significa a massa e os tijolos que os hebreus faziam no Egito. Misturada com as ervas amargas, simboliza a vida, com coisas boas e outras ms, porm abertas esperana! Todos: Em tempos de opresso, no falte a esperana da liberdade; em tempos de liberdade, no se apague a lembrana da escravido.

AO DE GRAAS PELA SADA DO EGITO


Comentrio: Em agradecimento, vamos entoar um salmo em louvor nosso grande Deus. (o dirigente est com o 2 clice na mo) DIRIGENTE: Em toda gerao deve considerar-se como se estivesse pessoalmente sado do Egito. Portanto nosso dever agradecer, louvar honrar, glorificar, celebrar, enaltecer, consagrar, exaltar e adorar quem realizou esse milagre para nossos pais e para ns! Por isso, cantemos a cano! Todos: Aleluia, louvemos o Senhor Aleluia, louvemos o Senhor Coro 1: Quando Israel saiu do Egito, a casa de Jac de um povo brbaro Coro 2: Jud tornou-se o santurio do Senhor, e Israel o seu reino. Coro 1: O mar viu e fugiu, voltou atrs o Jordo. Coro 2: Os montes pularam como cordeiros, as colinas como ovelhas Coro 1: Que tens, mar, para fugir? Por que voltas atrs, Jordo? Coro 2: Por que saltais, montes, como cordeiros? E vs, colinas, como ovelhas? Coro 1: Treme, terra, ante a face do Senhor, ante a face do Deus de Jac DIRIGENTE: Que muda a rocha em gua e a pedra em fonte. Aleluia, louvemos o Senhor Aleluia, louvemos o Senhor

LOUVOR SOLENE PELOS ALIMENTOS


(sentados) Comentrio: Agora abenoa-se o vinho, os pes e as ervas, smbolos da escravido do Egito, da qual Deus libertou seu povo. (dirigente toma o 2 clice e diz: ) DIRIGENTE: Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos redimiste, libertaste nossos pais do Egito, e nos permitiste viver esta noite para participar do cordeiro, po zimo e das ervas amargas. Possa assim o Senhor nosso Deus e Deus de nossos pais permitir-nos viver at outras festas. Possa tua vontade ser cumprida por Jac, teu servo escolhido, de modo que o teu Nome seja santificado por todos na terra e todos os povos seja levados a louvar-te. E ns te cantaremos novos hinos de louvor pela nossa redeno e pela nossa libertao. Glorificado sejas tu., Senhor, que redimiste Israel! Todos: (com o clice nas mos): Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que criaste o fruto da videira! (todos tomam do 2 clice, e o dirigente pega a 1 mats e diz: ) DIRIGENTE: Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que da terra tiras o po! Comentrio: Como o vinho vem da mesma jarra, a diviso do mesmo po mostra unidade. Por isso o dono da casa molhava um pedao de po no harroset oferecendo aos convidados. Tambm Jesus fez isso quando molhou o po e o ofertou Judas, demonstrando seu imenso amor quele que o trairia. (O po zimo dividido. Segurando seu pedao, todos dizem junto: ) Todos: Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que por teus mandamentos nos santificaste e nos ordenaste comer do po zimo. (todos comem o po) DIRIGENTE: Vamos tomar das ervas amargas e colocar nelas um pouco da harroset, comprometendo-nos a assumir a vida de cada dia, com todas suas dores e alegrias.

(Cada um pega sua folha, molha na harroset e diz: ) Todos: Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que por tua vontade nos santificaste e nos ordenaste comer das ervas amargas temperadas com sua doura!

REALIZA-SE A CEIA PASCAL


Comentrio: Neste momento dividiremos o cordeiro. (o jantar servido. Pode-se neste momento dividir, alm do cordeiro, pes, frutas, vinho...)

PO E VINHO "DA BENO"


(3 po repartido, e divido em pequenos pedaos aos convidados) Comentrio: Para terminar a refeio, faremos a 2 distribuio de pes zimos. Provavelmente foi neste momento que Jesus falou: "Isto meu corpo, que dado por vs." (todos seguram seu pedao de po. O dirigente diz: ) DIRIGENTE: Bendigamos ao Senhor! Todos: Que Seu nome seja bendito agora e sempre! DIRIGENTE: Bendito seja o Senhor nosso Deus, rei do universo, que alimento todo o mundo com bondade, graa amor e misericrdia! Ele d po todos, pois eterno seu amor e santo seu nome. Ele quem tudo sustenta, faz bem a todos e prov alimento para todos seus filhos. Todos: Bendito sejas tu, Adonai, Nosso Deus, que ds alimento a todas as criaturas! (todos comem o po. 3 clice servido.) Comentrio: Este o clice, que em Lucas, Jesus disse: "Este o clice da nova aliana em meu sangue, que ser derramado por vs. Agora, recitemos o salmo antes de beber do vinho. (em p, com o clice na mo) DIRIGENTE: Que poderei retribuir ao Senhor, por tudo que Ele me d?

CORO 1: Erguerei o clice da salvao, invocado o nome do Senhor. DIRIGENTE: Cumprirei meus votos para com o Senhor na presena de seu povo. CORO 1: Preciosa , aos olhos do Senhor, a morte de seus santos. DIRIGENTE: Sou, Senhor, o teu servo. Teu servo, filho da tua terra. CORO 1: Quebraste os grilhes. Vou oferecer-te um sacrifcio de louvor, invocando o nome do Senhor. DIRIGENTE: Cumprirei meus votos, para com o Senhor na presena de todo seu povo; nos trios da casa do Senhor, no teu recinto, Jerusalm. CORO 1: Bendito sejas tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que criaste o fruto da videira. (todos tomam o 3 clice)

A TAA DE ELIAS
DIRIGENTE: Demos as boas vindas Elias, o profeta, defensor de seu povo, mensageiro de Deus! Bendita sua presena, inspirao para ns e toda humanidade. Comentrio: Acolhemos hoje, o profeta Elias. Lembrando de homens e mulheres que morreram para anunciar liberdade e f, salvando as pessoas dos mais maldosos tiranos, como o fara que escravizou os hebreus. DIRIGENTE: Vamos lembrar dos milhes de judeus, e pessoas de todas as crenas que morreram e continuam morrendo por causa da busca incessante de riquezas materiais, destruindo aquilo que para os judeus, cristos e todos os povos o mais importante: o Dom da vida que manifestao de Deus. Comentrio: agora, saudemo-nos com um gesto de paz, para que haja realmente o amor ao irmo no nosso corao. DIRIGENTE: Sejam todos bem vindos. Estendemos nossas mos, abrindo nossos coraes e oferecendo nosso apoio, para que todos possam caminhar na construo de um mundo melhor.

DILOGO DA CEIA (Jo 13-15)

(narrar a leitura do livro de Joo) NARRADOR: Assim que Judas Saiu, disse Jesus: JESUS: Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi nele glorificado, tambm Deus o glorificar em si mesmo e o glorificar em breve. Filhinhos, s ficarei com vocs mais um pouco. Vocs vo me procurar, mas como disse aos judeus, tambm digo vocs: aonde eu vou, vocs no podem ir. Dou-lhes um novo mandamento: amem-se uns aos outros. Como eu amei vocs, assim vocs devem amar-se uns aos outros. Nisto conhecero todos que vocs so meus discpulos: se amarem-se uns aos outros. NARRADOR: Perguntou-lhe Pedro: PEDRO: Para onde vai, Senhor? JESUS: Para onde vou, no pode ir agora, mas vai seguir-me mais tarde. PEDRO: Senhor, por que no posso ir agora? Darei minha vida por ti! JESUS: Dars sua vida por mim? Em verdade te digo: no cantar o galo sem que tenha me negado trs vezes. NARRADOR: Disse Tom: TOM: Senhor, no sabendo aonde vai. Como podemos saber o caminho? JESUS: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, Tom. Ningum vai ao Pai, seno por mim. Se vocs me conhecessem, tambm conheceriam o Pai. Mas j o conhecem, por que o viram. NARRADOR: Disse Filipe: FILIPE: Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta! JESUS: H tanto tempo estou com vocs e ainda no me conhece, Filipe? Aquele que me v, tambm v ao Pai. Como diz: Mostra-nos o Pai? Vocs no crem que estou no Pai e Ele est em mim? No sou eu quem diz isto, mas o Pai que est em mim. Por que Ele que realiza as obras. Creiam: estou no Pai e o Pai est em mim. Em verdade te digo: aquele que crer em mim far as obras que eu fao e far ainda maiores, por que

vou para o Pai. Ento, tudo o que vocs pedirem ao Pai em meu nome, eu lhes farei, para que o Pai seja glorificado. Como o Pai me ama, eu tambm amo vocs. Se guardarem meus mandamentos, vocs permanecero no meu amor, da mesma forma que eu guardei os mandamentos e estou no amor do Pai. Disse tudo isto para que minha alegria esteja em vocs e a alegria seja completa. Este o mandamento: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI. Ningum tem maior amor do que aquele que d a vida por seus amigos. Vocs so meus amigos se fizerem o que eu mando. J no os chamo de servos, por que o servo no sabe o que o senhor faz, mas os chamo de amigos, por que ensinei tudo quanto ouvi de meu Pai. No foram vocs que me escolheram, mas eu escolhi vocs e os constitui para que vo e produzam frutos, e o fruto de vocs permanea. Eu assim os constitu para que, tudo quanto pedirem ao Pai em meu nome, ele conceda a vocs. O que lhes mando que amem uns aos outros.

A BENO FINAL
(Momento para que cada um possa dizer o que sentiu neste encontro, principalmente as crianas) (4 clice servido - todos de p) Todos: Bendito seja tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que criaste o fruto da videira! (o 4 clice tomado) DIRIGENTE: Agora, amigos e irmos, antes de nos separarmos, rezemos ainda Deus, nosso Deus e Deus de nossos pais, ao terminar esta refeio ritual que comemora a Pscoa do povo de Israel e sua libertao da escravido do Egito, smbolo de todas as libertaes, assim como a Ceia que Jesus celebrou com seus discpulos na ltima noite de sua vida, prenncio da nova libertao do mal e do pecado por meio de sua morte, pedimos tua ajuda para levar, ao nosso dia-a-dia, esta mensagem de liberdade e vida. Que a recordao deste encontro, com as palavras e gestos de Jesus, inspire nossa conduta ao longo de nosso caminho. Faz-nos sair da escravido que ns mesmos buscamos e qual facilmente nos submetemos: a escravido do poder, do dinheiro, dos prazeres, da vida sem sentido.

Faz-nos compreender que a liberdade que ns pedimos e queremos, deve ser tambm liberdade para os outros. Por isso, ajuda-nos a desterrar de nossos coraes todo sentimento de egosmo, de soberba, de dio, de intolerncia. Por meio de nossa palavra, de nossa atitude, de nosso trabalho, de nosso testemunho, queremos colaborar, na medida de nossas foras, para que ningum viva sob o terror, o medo, a pobreza, a opresso. Sobretudo, para que ningum viva sob a escravido que a raiz de todas as escravides do homem: o pecado. Que a luz da liberdade chegue at os quatro cantos do mundo e ao corao de cada homem. Ento poderemos todos viver, como teus filhos e irmos entre ns, plenamente livres, com aquela liberdade que nos deste por meio de Jesus, teu filho e nosso Senhor. Amm. "vem Senhor Jesus" DIRIGENTE: O Senhor abenoe e guarde a vocs. O Senhor lhes mostre sua face e conceda-lhes sua graa. O Senhor volva seu rosto para vocs e lhes d a paz. O Pai, o Filho e o Esprito Santo. Todos: Amm. Amm. Aleluia! Aleluia!

You might also like